Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Interpretando “No meio do caminho”, de Carlos Drummond de Andrade

 

03/09/2009

Autor y Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer o texto “No meio do caminho” como um poema que apresenta uma estrutura própria desse gênero textual;
  • compreender a relação entre texto e contexto social;
  • interpretar o referido poema.
Duração das atividades
1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão reconhecer um poema a partir de sua estrutura: verso e estrofe. É importante também que já conheçam pelo menos um pouco do período modernista.
Se o professor considerar importante, poderá organizar com o professor de Artes uma aula sobre o período modernista, ou mesmo poderá pedir aos alunos que pesquisem na Internet sobre esse assunto.

Estratégias e recursos da aula

Atividades de interpretação orais;
atividades em duplas;
cartazes;
vídeo,
recurso de áudio (internet).

Aula 1

Atividade 1

Para iniciar a aula, o professor afixará cartazes (que poderão ser feitos no computador) no quadro com as seguintes frases:

"Com as pedras que tentam me jogar, eu fortaleço os alicerces do meu futuro castelo. (Anônimo)

"É mais alegre contarmos as estrelas do céu do que as pedras do caminho." (Gonçalves Ribeiro).

Na sequência, conversará com os alunos sobre o sentido conotativo da palavra “pedra”. O professor deve perguntar-lhes por que a pedra é considerada um obstáculo.

Colocar também no quadro ou projetar o poema “No meio do caminho” de Drummond.

No meio do caminho

No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.

Carlos Drummond de Andrade

In Alguma Poesia. Ed. Pindorama, 1930


Atividade 2


O professor solicitará aos alunos que trabalhem em duplas e, juntos, façam a leitura do poema, tentando compreendê-lo. O professor, então, fará a leitura do poema em voz alta para os alunos. Poderá também usar o áudio/vídeo do poema declamado por Paulo Autran, disponível no site:

http://www.youtube.com/watch?v=fhN1zwrBIMk acesso em 22/07/2009

Em seguida e oralmente, o professor fará perguntas aos alunos suscitando respostas:

- Que relação há entre essa pedra e a das frases que lemos?
- Por que há a constante repetição de “no meio do caminho tinha uma pedra”?
- Por que o eu lírico afirma que suas retinas já estão fatigadas? Procuremos o significado de “retina” e “fatigada” no dicionário para melhor compreendermos esse verso.

O professor poderá, então, mostrar aos alunos o que acontecia no mundo na época em que Drummond escreveu o poema. Para isso, poderá usar o recurso “No meio do caminho”, disponível no Portal do Professor:

No meio do caminho

Em seguida, o professor poderá conversar com os alunos sobre o contexto histórico do Brasil naquela época. Para isso, relembrará a aula de Artes que tiveram sobre o modernismo ou sobre a pesquisa que fizeram. É importante fazer esse trabalho com os alunos por meio de questionamentos para que eles mesmos façam a relação entre texto e contexto.

Importante: o professor deverá falar a respeito da forma do poema e o que os modernistas pensavam a respeito disso, poderá conversar sobre a temática dos poemas daquela época e a própria temática drummondiana. Para tanto, o professor deverá estudar o conteúdo.
Feito isso, o professor solicitará aos alunos que escrevam em uma folha (em duplas) tudo o que foi discutido na aula a respeito do poema, fazendo assim uma análise do poema de Drummond.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
No meio do caminho Animação/simulação
Recursos Complementares

Como atividade complementar, o professor poderá levar para a sala de aula mais informações da vida e obra de Drummond, outros poemas do grande poeta e, ainda, colocar para os alunos assistirem o vídeo “No caminho de Drummond” (Mestres da Literatura) disponível no Portal do Professor

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18557

Avaliação

A avaliação será feita por meio da observação da participação dos alunos nas atividades orais. É importante perceber se suas respostas atendem ao que foi perguntado. A atividade escrita contribui para mostrar a efetiva compreensão de tudo aquilo que foi discutido na aula.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 8 calificaciones

  • Cinco estrelas 5/8 - 62,5%
  • Quatro estrelas 2/8 - 25%
  • Três estrelas 1/8 - 12,5%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • sarah, ABEU , Rio de Janeiro - dijo:
    sara-fernandes2011@live.com

    03/10/2012

    Três estrelas

    ótimo para os professores em geral de literatura...principalmente os iniciantes...


  • flavia da silva, instituto federal de alagoas-ifal-uab , Alagoas - dijo:
    flavialaje@hotmail.com

    24/05/2012

    Quatro estrelas

    otimo para o professor trabalhar com o aluno sobre este poema.


  • leandro , colegio bom jesus , Paraná - dijo:
    lfortunati@bol.com.br

    25/05/2011

    Cinco estrelas

    muito legal.completa.excpcional.podiam fazer mais dessas né?


  • NORMA, EEFM TIRADENTES , Ceará - dijo:
    profnorma@yahoo.com.br

    11/11/2010

    Cinco estrelas

    Muito bom essa atividade que estimula os alunos a pensar sobre a temática de Drummond. Ao utilizar esse texto faremos um exercício de reflexão diária.


  • ardar, Barbados - dijo:
    ardar@hotmail.com

    06/07/2010

    Cinco estrelas

    gostei ;D


  • ecineide, Edilson Feire , Bahia - dijo:
    ecisoares.escola@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei otima a aula, bastante criativa


  • Maria de Lourdes Silva, Escola Sete de Setembro , Goiás - dijo:
    mlourdes@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei da aula.... os recursos, sites e a forma como foi elaborada permitem ao professor do ensino fundamental um aula diferente.


  • Leila Ataides, Centro de Ensino Integrado do Parecis , Mato Grosso - dijo:
    leilaataides@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    As atividades propostas são ótimas e através delas é possível trabalhar as diferentes habilidades dos alunos.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.