28/08/2008
Cristina Leite
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Professor (a), esta proposta de aula foi estruturada na forma de quatro atividades distintas e subseqüentes.
Os principais conceitos trabalhados nessa aula são: efeito estufa e mudanças ambientais.
Professor (a), realize a simulação descrita abaixo a fim de despertar a curiosidade dos alunos para o tema a ser abordado. Essa simulação foi proposta pela equipe de mudanças climáticas do INPE e permite a representação do efeito estufa.
Materiais necessários: dois copos com água, papel alumínio, caixa de sapato, tesoura e filme plástico.
Procedimentos:
Forre o interior da caixa (fundo e borda) com papel alumínio;
Coloque um dos copos com água dentro da caixa;
Tampe a caixa com o filme plástico;
Coloque o segundo copo com água e a caixa sob a luz do sol ou sob a luz de uma lâmpada acesa;
Após dez minutos abra a caixa e sinta com o dedo qual dos dois copos está com água mais quente.
Professor (a), explique aos alunos o que aconteceu: ao iluminar a caixa a luz passa pelo filme e se transforma em calor ao atingir a superfície interna. O ar se aquece e não pode sair da caixa por causa do filme plástico, aumentando assim a temperatura interna da caixa. Por esse motivo, a água do copo que está dentro da caixa fica mais quente que a água do copo que está fora.
O mesmo ocorre na atmosfera, onde os gases estufa, assim como o filme plástico na caixa, impedem que o calor na forma de radiação infravermelha volte para o espaço.
Vídeo 1: Mudanças Ambientais Globais - O Efeito Estufa
Mudanças Ambientais Globais - O Efeito Estufa
Vídeo 2: Mudanças Ambientais Globais - Impacto das Mudanças Climáticas no Brasil
Mudanças Ambientais Globais - Impacto das Mudanças Climáticas no Brasil
Professor (a) interrompa a apresentação dos vídeos para complementar, apontar detalhes, acrescentar informações e reforçar explicações sobre os conceitos trabalhados.
Professor (a), depois de assistir aos vídeos, fomente um debate a partir das questões abaixo relacionadas. Faça as perguntas uma a uma, de modo a recapitular cada idéia e volte ao texto quando achar necessário.
Oriente os alunos a anotarem os pontos principais.
O que é efeito estufa?
Como ele ocorre?
Quais são os principais gases estufa?
De que modo o efeito estufa modifica o equilíbrio do sistema Terra/Atmosfera?
Com base no que foi apresentado no vídeo podemos afirmar que o efeito estufa é totalmente prejudicial ao planeta Terra? Justifique sua resposta.
O que os estudos monitorados pelo IPCC apontam sobre as mudanças climáticas?
Quais os setores da economia podem ser afetados pelas mudanças climáticas?
Quais cidades brasileiras podem ser comprometidas?
Quais são as projeções do IPCC para as temperaturas na Am érica do Sul no final do século XXI?
Nome | Tipo |
---|---|
Mudanças Ambientais Globais - Impacto das Mudanças Climáticas no Brasil | Animação/simulação |
Mudanças ambientais globais: o efeito estufa | Animação/simulação |
Quatro estrelas 8 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/05/2011
Cinco estrelasmuito bom , eu como aluna gostei! *-*
27/04/2011
Cinco estrelasfoi exelente para meus estudos sobre o assunto
27/08/2010
Cinco estrelasFiquei encantada com os vídeos, adoro utilizar esses tipos de audiovisuais em sala de aula, ainda não conhecia esse site, obrigada pela contribuição...
24/03/2010
Quatro estrelasA experiência citada nos procedmetos é bastante faorável à compreensão do aluno com relação ao efeito estufa provocado pelo homem mediante a poluição da atmosfera
24/03/2010
Cinco estrelasAula prática, com experiência simples e de fácil compreensão.
24/03/2010
Quatro estrelasDesta maneira não há que não aprenda. Parabéns! Estou fazendo um curso de mídias em educação, e preciso aprender como colocar o vídeo no desenvolvimento da aula.
24/03/2010
Cinco estrelasOlha fiquei surpreso com a riqueza dos detalhes, os vídeos, não conhecia até então, este site. Parabéns.
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns pelo site. Muito bom para tornar as aulas de geografia mais dinâmicas Adorei