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AS ROCHAS SEDIMENTARES EM NOSSO DIA-A-DIA

 

28/09/2009

Autor y Coautor(es)
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ALEXIA PADUA FRANCO

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

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Leila Floresta

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

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GETULIO RIBEIRO

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

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LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

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Hudson Rodrigues Lima

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Ambientalismo: pensar e agir
Ensino Fundamental Final Geografia Fenômenos naturais, sua regularidade e possibilidade de previsão pelo homem
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar as rochas sedimentares na natureza terrestre.
- Compreender o processo de formação das rochas sedimentares.
- Reconhecer a utilidade das rochas sedimentares na vida das pessoas.
- Localizar as formações sedimentares na localidade e na região onde vivem os alunos.
- Manipular, de maneira lúdica, as rochas sedimentares disponíveis na localidade e região de sua Escola.

Duração das atividades
7 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções de geografia física, paisagens naturais, paisagens culturais.

Estratégias e recursos da aula

A metodologia proposta tem por objetivo despertar o espírito investigativo sobre a realidade, no interior da sala de aula. Assim, é recomendável que o professor estimule os alunos a construírem suas indagações sobre a realidade (problematização), construindo as suas hipóteses, decorrentes de observações pessoais e/ou da vivência com a sua família e com a comunidade. Ao ouvir os alunos é importante considerar as suas observações, problemas e hipóteses; tanto aquelas que são equivocadas para que sejam esclarecidas, quanto aquelas que são corretas e que devem ser valorizadas perante a turma.

Para iniciar as atividades sobre rochas magmáticas, sugerimos lançar questionamentos construídos a partir de situações vivenciadas pelos alunos cotidianamente, como por exemplo:

1. Como surgiu a areia utilizada na construção de casas e prédios? Em quais lugares da natureza mais encontramos a areia?

O professor deve desenvolver o conceito de rocha sedimentar detrítica e que ao sofrer a ação dos ventos, da água e do sol, foi se desmanchando, dando origem ao solo arenoso, ao mesmo tempo deve identificar na localidade onde vivem seus alunos as áreas onde são extraídas as areias. Lembre-se que os próprios solos por onde pisamos são resultado do intemperismo existente sobre os diversos tipos de rochas, dando oriem a diferentes tipos de solos, desde o arenoso até o argiloso.

Paisagem de extração de areia do leito do Rio Paraíba - Rio de Janeiro

Cena de extração de areia no Jalapão - Tocatins - Área de Preservação Ambiental

As areias das praias marítimas são difíceis de aproveitamento econômico em função da forte concentração de sal.

2. Como surgiram os cascalhos utilizados em construções, em estradas? Em quais lugares da natureza mais encontramos o cascalho(seixos)?

O professor deve desenvolver o conceito de rocha sedimentar detrítica e que ao sofrer forte ação das águas, foi desgastando a rocha original com a passagem da água seja em correnteza ou rolando as pedras, gerando um formato um pouco arredondado ao cascalho, dando origem à cascalheira. Uma outra formação de cascalho se dá pela forte variação da temperatura entre o frio e o quente, gerando cascalhos com formas mais angulares do que arredondados. O professor deve identificar na localidade onde vivem os seus alunos as áreas onde são extraídos os cascalhos, identificando suas formas e cores, bem como se são originários de rochas sedimentares, metamórficas ou magmáticas.

Cascalho de origem sedimentar, comuns em cursos de água:

Cascalhos (seixos) de quartzitos

Cascalhos (seixos) dolomíticos

Cascalhos (seixos) metamórficos

Cascalhos de quartzo (ametistas)

3. Como surgiu a argila utilizada para artesanatos e fabricação de tijolos? Em quais lugares da natureza mais encontramos a argila?

O professor deve desenvolver o conceito de rocha sedimentar detrítica e que a areia/solos ao sofrerem a ação intensa de ambiente aquoso foi dando origem ao solo argiloso, ao mesmo tempo deve identificar na localidade onde vivem seus alunos as áreas onde são extraídas as argilas. Lembrar que as argilas podem ter texturas e colorações diferentes, conforme a origem das rochas advindas.

Peças de argila industrializadas com diferentes cores e origens rochosas

Cerâmica extraída da natureza aguardando beneficiamento no Município de Itu - São Paulo

4. Como surgiram a cal e o cimento utilizados nas construções e acabamentos e o calcário utilizado na agricultura? Em quais lugares da natureza são encontrados estes minerais?

O professor deve desenvolver o conceito de rocha sedimentar química ou orgânica e que  os calcários são rochas resultantes da decomposição de minerais e matérias orgânicas que se mineralizaram ao longo de milhares de anos, ao mesmo tempo deve identificar na localidade onde vivem seus alunos as áreas onde são extraídos os calcários. Lembre-se que os calcários possuem diversas colorações e propriedades minerais, conforme a formação rochosa a que pertencem.

Extração de Calcário na região metropolitana de Curitiba - Paraná

Mostra de rocha de calcário utilizada para a produção de cimento utilizado na construção civil

Mina de Calcário

5. Você conhece algum tipo de rocha (pedra) que se parece com grãos de areias ou camadas de areia? Elas são utilizadas para alguma coisa?

O professor deve desenvolver o conceito de rocha sedimentar resultante da acumulação de solos durante milhares de anos. Estas rochas, como os arenitos, são muito utilizadas em revestimentos de paredes e calçadas, identificando este tipo de rocha na localidade é interessante identificar as áreas onde as mesmas sejam extraídas.

Arenito em área de Parnaíba - Piauí

Ardósia

Cada professor deve adequar, conforme sua realidade escolar e ritmo próprio, o tempo disponibilizado para o desenvolvimento de cada uma das atividades sugeridas nos itens "Estratégias e recursos de aula" e "Avaliação".

Recursos Complementares

O professor pode consultar os seguintes endereços da internet para auxiliar na execução das aulas:

www.cprm.gov.br  no menu CANAL ESCOLA é possível obter informações de qualidade sobre tudo que se relaciona à Geologia e rocha.

www.geoturismobrasil.com  o menu é interessante pois relaciona a geologia com o cotidiano das pessoas. No menu Livros e Publicações clique em Pedra por Pedra e conheça um jogo interessante sobre o uso das rochas em uma residência.

www.museumin.ufrgs.br  você encontra uma listagem dos principais tipos de rochas.

www.rc.unesp.br/museudpm  você encontra um museu virtual de minerais e rochas.

O professor também pode trabalhar esta temática em conjunto com conteúdos de Ciências, Língua Portuguesa, História e Matemática. Em Ciências, trabalhando o conceito de matéria orgânica e inorgânica e as suas composições químicas encontradas em minerais. Em Lngua Portuguesa, trabalhando as questões debatidas para se compor redações ou incentivar a leitura de textos literários com o tema da mineração. Em História, trabalhando a formacão de municípios e estados a partir da atividade mineradora, bem como as mudanças e as permanências nas condições de trabalho nas mineradoras em diferentes tempos da História do Brasil. Em Matemática, trabalhando o conceito de peso de rochas, tamanho de área mineradora, preços do comércio de rochas, tonelagem da produção mineradora, etc.

Avaliação

Os conteúdos trabalhados com as rochas sedimentares apresentam várias possibilidades avaliativas. As descritas abaixo podem ser utilizadas em seu conjunto ou apenas parte delas, conforme o tempo disponibilizado pelo professor:

1. Incentivar o aluno a “colecionar” os tipos de rochas sedimentares e areias encontradas na sua localidade, classificando e descrevendo suas características: nome, cor, textura, utilidade, local de origem.

2. Realizar trabalhos de campo, visitando as áreas de extração de rochas e areias. Neste tipo de atividade deve-se orientar os alunos a coletarem as amostras das rochas sedimentares, observar a forma de extração das rochas, as características ambientais dos lugares de extração, relatos de  trabalhadores e proprietários da mineração. Por fim devem elaborar um relatório sobre o trabalho de campo com as conclusões gerais e pessoais. Incentivar o aluno ilustrar o relatório com fotografias.

3. Produção de cartazes ilustrados com tipos de rochas sedimentares e identificando o uso delas no dia-a-dia do aluno. Para isso deve conter a imagem do tipo de rocha e fotografia do lugar onde ela foi empregada.

4. Produção de obras de artes plásticas. Com uma base de papelão, prepara-se o fundo do papelão utilizando tinta guache na cor desejada pelo aluno ou professor e sobre esta base de papelão o aluno deverá traçar seu desenho (sugerindo forma circular, a exemplo de mandalas) e neste desenho o aluno vai colando cascalhos, areias, fragmentos de rochas sedimentares. Para concluir o aluno pode elaborar texto explicando o que quis expressar com a produção artísticas e os tipos de rochas sedimentares utilizadas para a sua produção.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 7 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/7 - 42,86%
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