18/10/2013
Giandréa Reuss Strenzel
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Partilhar do momento de atenção à história juntamente com os colegas;
Demonstrar os conhecimentos que possui sobre as formas geométricas, bem como, sobre o entendimento da história abordada no grupo;
Identificar as características que constituem as formas geométricas;
Trabalhar em pequenos grupos na confecção de brinquedos com materiais recicláveis.
Esta aula é indicada para um grupo de crianças de 4 anos de idade e para a sua realização é necessária a articulação entre professor e auxiliar.
1º Momento: Conhecendo as formas do mundo.
Materiais Necessários: tapetes, almofadas e o livro sugerido no plano.
Neste primeiro momento, o professor organizará o espaço para contar a história com o auxilio das crianças. Nesta ocasião, os adultos devem auxiliar as crianças a se acomodarem e conversar com elas explicando-lhes que ouvirão uma história especial e, para isso, devem ficar atentas a cada detalhe. A história sugerida para este plano é “As formas do Mundinho” da escritora Ingrid Biesemeyer Bellinghausen (Ver recursos complementares). Durante a narrativa, o professor deverá envolver as crianças, instigando-as sobre o que poderá surgir a seguir, criando uma atmosfera de curiosidade e de participação neste momento. As crianças que já conhecem essa narrativa podem contribuir para esse momento, adiantando alguns episódios ou verbalizando sua opinião. Escolhemos esta história com o objetivo de sensibilizar as crianças em relação percepção de formas geométricas em seu cotidiano.
Livro: As formas do mundinho.
Escrito por: Ingrid Biesemeyer Bellinghausen
Imagem disponível em: http://www.extra.com.br/livros/LiteraturaInfantojuvenil/Infantil-ate3anos/Colecao-O-Mundinho-As-Formas-do-Mundinho-284886.html
Acesso em: 08/10/2013
A seguir, o professor irá promover uma conversa com a turma sobre a história. Inicialmente irá solicitar às crianças, o que compreenderam sobre a narrativa, direcionando a conversa com os seguintes questionamentos:
Este momento é destinado a escuta das crianças, buscando identificar o que ela compreende sobre a temática abordada e tem percebido a presença de formas geométricas em sua vida, bem como, sobre o entendimento da história apresentada. A mediação neste momento de expressão é fundamental. Os adultos devem auxiliar enfatizando os momentos destinados ao falar e escutar, bem como, nas situações de expressão, ajudando na articulação e na escolha das palavras adequadas.
2º Momento: As formas presentes nos objetos.
Materiais Necessários: materiais recicláveis.
Em seguida, o professor irá disponibilizar as crianças uma série de objetos e solicitar para que os toquem, percebendo a textura, o peso e que identifiquem quais formas estão presentes nestes objetos. A mediação neste momento é fundamental, já que o grupo trará seus saberes acerca daquele objeto e o professor deve ampliar estes conhecimentos, diferenciando as formas planas, dos poliedros. Para auxiliar neste processo de identificar o nome destas formas, o professor pode disponibilizar as formas em uma cartolina com os nomes (figura 3), para que a turma possa visualizar e comparar com os objetos que tem em mãos.
Imagem disponível em: http://cleanlourenco.blogspot.com.br/2010/03/formas-geometricas-espaciais.html e http://cleanlourenco.blogspot.com.br/2012/02/formas-em-toda-parte.html
Acesso em: 08/10/2013
3º Momento: Confeccionando brinquedos.
Materiais necessários: materiais recicláveis, cola, fita adesiva, papéis coloridos, grude (ver recursos complementares), tintas de várias cores, pincéis e aventais para pintura.
A seguir, o professor deverá desafiar as crianças a criarem um brinquedo com os materiais recicláveis. Reunidos em pequenos grupos, as crianças deverão combinar o que criarão e em seguida com o auxílio do adulto, iniciar a criação. A atividade deve ser realizada em pequenos grupos para permitir a mediação de forma mais intensa, momento este em que o professor poderá dar sugestões de como os objetos podem ser fixados e mostrar-lhes algumas imagens de construções realizadas com material reciclável. Enquanto um grupo participa da confecção dos brinquedos o outro grupo de crianças estará com o auxiliar de classe, brincando com os espaços previamente organizados para este momento.
Após organizar os objetos como desejarem, as crianças podem realizar a técnica de papietagem (ver recursos complementares) em suas construções. E combinar que no dia seguinte os grupos apresentarão suas construções para o grande grupo.
Exposição das construções.
Imagem disponível em:http://www.riobranco.org.br/149/ensino-fundamental-i/reaproveitando-materiais-reciclaveis
Aulas do portal com temática semelhante:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4599
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/109/artigo256591-2.asp
Receita de grude para a papietagem:
http://www.artesanatodicas.com.br/passo-apasso/receita-de-grude/
Aula do portal com a técnica de papietagem com crianças:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37796
Para avaliar esse plano, o professor deve observar de que forma as crianças apresentaram seus conhecimentos prévios; de que maneira as histórias escolhidas e as conversas em grupo ampliaram o conhecimento das crianças sobre o tema e como elas interagiram nos momentos de roda e de trabalho em pequenos grupos; observar se compreenderam a temática abordada e de que forma perceberam a presença das formas geométricas na vida cotidiana. É importante que o professor possa registrar as falas e ações das crianças, pois esse instrumento é fundamental para avaliar e estruturar as próximas intervenções com o grupo.
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