15/09/2009
Elizabet Rezende de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais |
Conhecer/formar um repertório da produção poética visual na linguagem contemporânea da instalação;
Trabalhar a apreciação/leitura/recepção de imagens de obra, com enfoque em obras instalacionais de artistas contemporâneos;
Produzir plasticamente no contexto das instalações, à luz do referencial teórico-plástico estudado.
• Incursões pelo Banco de Dados/Acervo contemporâneo da sala ambiente de artes, onde estão livros de arte, portifólios de artistas, reprodução de imagens de obras, folders e catálogos de exposições – para apreciação e apropriação teórico-plástica;
• Trabalhos de campo em museus e galerias que contemplam a Arte Contemporânea na linguagem plástica das Instalações;
• Exercícios de leitura/recepção de obras e imagens de obras;
• Diálogo com artistas da cidade que trabalham com a linguagem da instalação - em seus ateliês ou na visita destes à escola.
Aula 1
Disponibilizar o Banco de Dados da Sala ambiente de artes para que os alunos incursionem pela poética contemporânea dos artistas, nos livros, encartes, folders, catálogos de exposição, dentre outros (previamente selecionados) – de modo a se familiarizarem com as propostas artísticas presentes hoje no meio artístico-cultural brasileiro e internacional.
Destacar as produções/obras instalacionais contidas no Banco de Dados, ressaltando suas características – unidade tripartida na interação do espectador/público, com a obra e o espaço.
Falar que as instalações podem vir acompanhadas de som, cheiro, iluminação especial, apresentação de vídeo e performance.
Construir com os alunos, um conceito de arte contemporânea e de instalação, a partir das discussões e reflexões socializadas no grupo.
Registrar as conclusões do grupo, os conceitos construídos sobre arte contemporânea e instalação em um cartaz e fixá-lo na parede em lugar visível/acessível a todos.
Aula 2
Para fechar as questões propositoras da aula anterior, planejar uma apresentação em power-point contemplando a linguagem artística da instalação na arte contemporânea, buscando a sistematização do conteúdo em estudo, com aula teórica. Ex:
AGUEDA DICANCRO, La Conferencia, 1989, Instalação, Uruguai.
II Bienal do Mercosul: 12 cadeiras de vidro alinhadas lado a lado – piso, paredes e teto pretos (vidro, ferro e luz)
Fonte: Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul – Ação Educativa: Projeto Educação II Bienal do Mercosul – Secretaria do Estado da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul
GONZALO DIÁZ, Unidos em la gloria y em la muerte, s/d, Instalação, Chile.
II Bienal do Mercosul: estrutura de madeira nas paredes a sala como se fossem andaimes da construção civil.
Fonte: Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul – Ação Educativa: Projeto Educação II Bienal do Mercosul – Secretaria do Estado da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul
ANINHA DUARTE, Atributos, 2000, Instalação, Uberlândia – Brasil.
Oficina Cultural: taças com vinho e água, vestidos de anjos, cruz, aquário, cabeças de parafina e outros.
Fonte: http://www.deart.ufu.br/portfolio-AninhaDuarte.pdf
ANINHA DUARTE, Analgesias Votivas, 2003, Instalação, Uberlândia – Brasil.
Museu Universitário de Arte: peças de parafina, bonecas, roupas, fotografias, remédios, cartas, troféu, objetos artesanais e industriais.
Fonte: http://www.deart.ufu.br/portfolio-AninhaDuarte.pdf
ROSA VELASCO, La maquina del deseo, 2003, Instalação, Chile.
V Bienal do Mercosul: sacos vazios com feltro retangular no seu interior, acumulados para construir colunas que sustentam quase nada.
Fonte: Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul – V Bienal do Mercosul: Ação Educativa
HÉLIO OITICICA, CC3 Maileryn, s/d, Instalação, Rio de Janeiro - Brasil.
Gal eria de Arte/Londres: A sala que exibe a instalação CC3 Maileryn traz um chão de areia forrado com plástico e coberto por balões. Em meio a tudo isso, são dispostos colchões no solo, para que o visitante possa se deitar e assistir a slides, que exibem fotos de Marilyn Monroe cobertas por cocaína.
Fonte: Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul – V Bienal do Mercosul: Ação Educativa
CILDO MEIRELES, Desvio para o vermelho, s/d, Instalação, Rio de Janeiro - Brasil.
XXIV Bienal de São Paulo: O monocromo, nesse caso, é resultado da saturação purista de uma única cor, materialização desta como entidade, formadora em si de um campo expressivo.
A instalação "Desvio para o vermelho", obra de Cildo Meirelles, coloca em questão a estrutura do espaço tridimensional monocromático. É um espaço com uma impregnação acentuada em vermelho que se torna extremamente saturada causando grande excitação sensorial. O artista cria desse modo um ambiente de simbolismo e de referências como podemos observar já no momento de entrada na instalação: a formação de um ambiente único que não remete a nenhum dos clássicos cômodos de uma casa, o ambiente não é nem um quarto, nem um escritório ou mesmo uma sala, nem mesmo uma cozinha, seria uma casa inteira? É um ambiente indefinido pois apresenta móveis e objetos mistos. Esta característica é um dos fatores que primeiramente chama atenção do observador: a quantidade de objetos presentes sem uma lógica própria como variados quadros, esculturas, móveis, roupas e tapetes.
Fontes: http://tgmacedo.blogspot.com/2007/12/desvio-para-o-vermelho.html
http://bienalsaopaulo.globo.com/artes/artistas/artista_descritivo.asp
MESCHAC GABA, SWEETNESS (Doçura), 2006, Instalação, Benin.
BIENAL São Paulo 2006: Esculturas arquitetônicas em açúcar.
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis, São Paulo, outubro/2006
CARMELA GROSS, Projeto para V Bienal do Mercosul, s/d, Instalação,
São Paulo - Brasil.
V Bienal do Mercosul: obra permanente construída ao ar livre para transformar o espaço público.
Fonte: Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul – V Bienal do Mercosul: Ação Educativa
NADIN OSPINA, Salon Colombia, 1996, Instalação, Colômbia.
II Bienal do Mercosul: caricatura de Mickey Mouse / simulacro: abandono ou substituição do objeto real por sua representação - peça em resina de poliéster.
Fonte: Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul – Ação Educativa: Projeto Educação II Bienal do Mercosul – Secretaria do Estado da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul
MARTA MINUJIN, El Partenon, s/d, Instalação, Argentina.
II Bienal do Mercosul: uma estrutura metálica gigantesca, 12 metros de altura, de formato tubular, 44 colunas recobertas com cerca de 20.000 livros: imensa escultura de livros para ser destruída e os livros entregues à população por personalidades culturais.
Fonte: Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul – Ação Educativa: Projeto Educação II Bienal do Mercosul – Secretaria do Estado da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Aula 3
Referendados pelas incursões teórico-plásticas sobre arte contemporânea e instalação, propor aos alunos que, divididos em pequenos grupos, criem projetos instalacionais com objetos do cotidiano escolar e materiais disponíveis n a sala de aula, podendo-se ocupar qualquer espaço no interior da escola. Os alunos poderão lançar mão de carteiras, mesas, livros, mochilas, vidros de tinta, pincéis, sucatas, vassouras, rodo, tecidos, retalhos de papel... objetos de uso pessoal, enfim... tudo aquilo que é móvel neste contexto, criando-se novos espaços e alterando a rotina escolar.
Socializar cada proposta apresentada pelos grupos, fazendo uma rodada de idéias, percepções, escutas e olhares em torno das questões motivadoras para a realização dos projetos.
Registrar com fotografias as produções coletivas de modo a perpetuar a efemeridade da construção.
• Contemporâneo – (arte contemporânea) é do mesmo ou do nosso tempo. (BUENO, Francisco de Oliveira. (Dicionário Escolar de Língua Portuguesa, 11 ed. Rio de Janeiro: FAE, 1984, p. 293)
• Efemeridade – transitoriedade. (BUENO, Francisco de Oliveira. Dicionário Escolar de Língua Portuguesa, 11 ed. Rio de Janeiro: FAE, 1984, p. 389)
• Efêmero – adj. Passageiro, transitório. (BUENO, Francisco de Oliveira. Dicionário Escolar de Língua Portuguesa, 11 ed. Rio de Janeiro: FAE, 1984, p. 389)
• Espaço - Na visão de Platão (427-345 a.C.) o espaço seria recipiente, receptáculo de tudo que existe [...] lugar de geração das coisas sensíveis. Em Aristóteles (384 - 322 a.C.) o próprio espaço é concebido como soma global dos lugares ocupados pelos corpos. Para Aristóteles, o lugar seria aquela parte do espaço cujos limites coincidem com os limites do corpo que o ocupa. (CAMPOS, Jorge Lúcio. Do simbólico ao virtual – a representação do espaço em Panofsky e Francastel. São Paulo: Ed. Perspectiva, Coleção debates, 1990, p. 47- 49).
• Instalação – Na arte contemporânea, substitui a noção de obra e designa o conjunto de objetos e intervenções concebidos na estreita relação com o espaço compositivo ou com o ambiente. (Material Didático, II Bienal do Mercosul, Porto Alegre, Nov. 1999 a Jan. 2000).
• Sugestão para estudos do professor: VÍDEO -– “Todo o passado dentro do presente” – pontos de vista de diferentes artistas e intelectuais sobre a trajetória da produção artística contemporânea. Acervo Midiateca Instituto Arte na Escola – Pólos da Rede Arte na Escola (www.artenaescola.org.br)
Avaliação
• Acredita-se que em um processo contínuo, as trocas e reflexões acerca da fruição e da produção artística pelo viés da História da Arte, atribuem mérito à produção do conhecimento em arte e contribuem para a construção do repertório e vocabulário plásticos. Neste sentido, o ensino de arte deve buscar a educação estética, entendendo a avaliação em Arte como processual e qualitativa, não visando apenas a um resultado final.
Recursos educacionais
Nome Tipo
Aula expositiva projetor multimídia Teórica
Apreciação de imagem de obra Teórica
Criação de projeto instalacional Prática
Socialização/Discussão da proposta Prática
Registro fotográfico (arte efêmera) Prática
Quatro estrelas 8 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
03/12/2015
Cinco estrelasFantásticamente elaborada...Já viajei só de ler! Parabéns!
01/12/2015
Cinco estrelasMuito bom,me ajudou muito em um trabalho escolar que estou fazendo.Obrigado por este material.
25/10/2015
Cinco estrelasachei exceelnte, parabens
05/09/2012
Cinco estrelasbacana, sua pratica de aula... Ten tudo haver as imagens com atematica contemporanea.parabéns!
16/05/2012
Quatro estrelasNota 10!!! muito interessante o método de ensinar sobre instalação, riquíssima e esclarecedora as imagens usadas....aula pratica onde os alunos jamais esquecerão o que é uma instalação. PARABÉNS à equipe!!!!!!!!
29/09/2011
Cinco estrelasA matéria é excelente pois ela nos trás muitas novidades que podemos instruir os nossos alunos sobre a produção artística. Parabéns!
23/09/2010
Cinco estrelasAchei excelente o projeto de aula sobre instalações, o que proporciona ao aluno conhecimento neste campo de linguagem artística,e também desenvolvendo a criação de um trabalho próprio a partir do aprendizado adquirido. Através da forma como foram explanadas as aulas fica mais fácil como executar uma obra no caso uma instalação, passando pelas várias fases de construção de um projeto de instalação. Pode ser uma forma de incentivar a crítica, apreciação,avaliação de trabalhos que foram mostrados.
05/08/2010
Cinco estrelasAdorei o site a aula mostra praticamente tudo que se precisa saber