Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Introdução ao Sistema Respiratório

 

21/12/2008

Autor y Coautor(es)
Clayton Humberto de Freitas
imagem do usuário

ITUIUTABA - MG Instituto Superior de Ensino e Pesquisa de Ituiutaba

Cleidiane Marques da Silva Freitas

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar as principais características do sistema respiratório.
Duração das atividades
Uma hora-aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos básicos sobre sistema respiratório.
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Leve seus alunos à sala de informática. Como motivação, pergunte a eles se sabem o que é espirro e por que espirramos. Existe algum tipo de situação que faz as pessoas espirrarem mais? Se sim, por que será que isso acontece? Quais estruturas do organismo podem ser relacionadas ao espirro? O objetivo de tais perguntas é, além de sondar os conhecimentos prévios dos alunos, despertar o interesse para o tema.

Atividade2: Peça aos alunos que assistam o vídeo "De onde vem o espirro?"

De onde vem o espirro?

Este vídeo, que fala de espirro e tosse, é uma introdução ao estudo do sistema respiratório. Por meio da explicação do espiro e da tosse, o vídeo aborda alguns conceitos do sistema respiratório. Por exemplo, o vídeo mostra as vias aéreas pelas quais o ar passa (nariz, faringe, laringe, traquéia, brônquios) até chegar nos pulmões. Mostra também a ação dos músculos na respiração e no espirro. Professor, caso seja necessário, faça uma revisão com seus alunos sobre os conceitos apresentados no vídeo, já que alguns nome podem ser até então desconhecidos pelos alunos.

Atividade 3: Para complementar o vídeo, mostre aos alunos a primeira atividade da página www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_resp/index.htm, que apresenta o movimento das costelas, dos pulmões e do diafragma durante a inspiração e a expiração. Aproveite a atividade para fazer uma breve explicação expositiva sobre as estruturas do sistema respiratório (algumas já apareceram no vídeo). Diga o nome e explique as funções e a posição de cada órgão.

Atividade 4: Para consolidação da sua explicação expositiva, peça aos alunos que executem a segunda atividade da página: www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_resp/index.htm. A atividade é um exercício de identificação de estruturas. Se o aluno indicar a estrutura errada, o erro é identificado automaticamente, fazendo com que a palavra volte para a caixa onde estava. Supervisione a atividade; repare se os alunos estã o tendo dificuldade com a atividade, ou se têm dúvidas em relação ao conteúdo.

Para casa: Explique à sua turma qual será a tarefa que eles devem fazer: um desenho esquemático (ou colagem) do sistema respiratório, indicando os nomes dos órgão. Usando as informações da aula, eles terão condições de executar essa tarefa. Peça-lhes para que tragem o desenho ou colagem na aula seguinte.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
De onde vem o espirro? Vídeo
Recursos Complementares
www.drashirleydecampos.com.br/noticias/2673 - recurso recomendado para o professor. É um resumo sobre o sistema respiratório. htt://www.afh.bio.br/resp/resp1.asp - recurso para o professor.
Avaliação
A avaliação terá por ojeto o desenho esquemático (ou colagem) produzido pelos alunos sobre o sistema respiratório. Os alunos devem destacar os principais aspectos do sistema respiratório: os órgãos e a respiração mecânica (inspiração e expiração). Observe se o aluno consegue representar corretamente esses aspectos - independente da qualidade artística do trabalho.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Leila, Escola Municipal Caramuru , Paraná - dijo:
    leilaheliana@gmail.com

    11/05/2014

    Cinco estrelas

    Bem dinâmica, com atividades excelentes!


  • Emanuelle Salgado Felga, NTE - PONTE NOVA , Minas Gerais - dijo:
    meinus2748@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Esta atividade foi selecionada para ser utilizada na capacitação de professores das escolas da nossa região. Abraços. NTE - Ponte Nova


  • elisabete da silva pereira, ESCOLA MUNICIPAL DR PIERO SASSI , Rio Grande do Sul - dijo:
    elisa_betinhapereira@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Aula excelente,principalmente com as atividades da pagina citada, com uma otima apresentação das mesmas.Com certeza meus alunos terão uma aula fantastica sobre o aparelho respiratorio.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.