21/12/2008
Cleidiane Marques da Silva Freitas
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Atividade 1: Leve seus alunos à sala de informática. Como motivação, pergunte a eles se sabem o que é espirro e por que espirramos. Existe algum tipo de situação que faz as pessoas espirrarem mais? Se sim, por que será que isso acontece? Quais estruturas do organismo podem ser relacionadas ao espirro? O objetivo de tais perguntas é, além de sondar os conhecimentos prévios dos alunos, despertar o interesse para o tema.
Atividade2: Peça aos alunos que assistam o vídeo "De onde vem o espirro?"
Este vídeo, que fala de espirro e tosse, é uma introdução ao estudo do sistema respiratório. Por meio da explicação do espiro e da tosse, o vídeo aborda alguns conceitos do sistema respiratório. Por exemplo, o vídeo mostra as vias aéreas pelas quais o ar passa (nariz, faringe, laringe, traquéia, brônquios) até chegar nos pulmões. Mostra também a ação dos músculos na respiração e no espirro. Professor, caso seja necessário, faça uma revisão com seus alunos sobre os conceitos apresentados no vídeo, já que alguns nome podem ser até então desconhecidos pelos alunos.
Atividade 3: Para complementar o vídeo, mostre aos alunos a primeira atividade da página www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_resp/index.htm, que apresenta o movimento das costelas, dos pulmões e do diafragma durante a inspiração e a expiração. Aproveite a atividade para fazer uma breve explicação expositiva sobre as estruturas do sistema respiratório (algumas já apareceram no vídeo). Diga o nome e explique as funções e a posição de cada órgão.
Atividade 4: Para consolidação da sua explicação expositiva, peça aos alunos que executem a segunda atividade da página: www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_resp/index.htm. A atividade é um exercício de identificação de estruturas. Se o aluno indicar a estrutura errada, o erro é identificado automaticamente, fazendo com que a palavra volte para a caixa onde estava. Supervisione a atividade; repare se os alunos estã o tendo dificuldade com a atividade, ou se têm dúvidas em relação ao conteúdo.
Para casa: Explique à sua turma qual será a tarefa que eles devem fazer: um desenho esquemático (ou colagem) do sistema respiratório, indicando os nomes dos órgão. Usando as informações da aula, eles terão condições de executar essa tarefa. Peça-lhes para que tragem o desenho ou colagem na aula seguinte.
Nome | Tipo |
---|---|
De onde vem o espirro? | Vídeo |
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
11/05/2014
Cinco estrelasBem dinâmica, com atividades excelentes!
24/03/2010
Cinco estrelasEsta atividade foi selecionada para ser utilizada na capacitação de professores das escolas da nossa região. Abraços. NTE - Ponte Nova
24/03/2010
Cinco estrelasAula excelente,principalmente com as atividades da pagina citada, com uma otima apresentação das mesmas.Com certeza meus alunos terão uma aula fantastica sobre o aparelho respiratorio.