18/10/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Dietas e consumo de alimentos |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Enfermagem |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Nutrição e Dietética |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Terapias Integrativas e Complementares |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Gerência de Saúde |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Estética |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Vigilância em Saúde |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Agente Comunitário de Saúde |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Farmácia |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Registros de Saúde |
Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e a implementação da saúde individual ou coletiva.
Enumerar atividades físicas pertinentes a faixas etárias distintas e a sua distribuição ao longo da semana.
Identificar os benefícios das atividades físicas na cura e na prevenção de doenças.
Reconhecer a contribuição das atividades físicas para a qualidade de vida das pessoas nas diferentes fases da vida.
Elaborar projeto de pesquisa, levantar, tabular e discutir dados, produzindo novos conhecimentos sobre o tema.
Analisar situações nas quais a prática de atividades físicas tem restrições.
Avaliar a condição das pessoas em relação à pratica de atividades físicas.
Reconhecer o sedentarismo como uma condição a ser vencida em prol de melhor qualidade de vida.
Não requer conhecimentos prévios específicos.
Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; elaboração de projeto de pesquisa; coleta, tabulação e análise de dados; elaboração e socialização de relatório de pesquisa; análise de vídeos; estudo de textos; produção de textos; publicação de relatórios de pesquisa em blog ou site da escola.
Utilização de computadores com acesso à internet; textos digitais e vídeos.
Imagem disponível em: http://blogdamimis.com.br/wp-content/uploads/2012/09/atividade-fisica.jpeg. Acessado em 14/10/2013.
Sugerimos que o professor salve a imagem acima em seu computador e projete-a para os alunos utilizando o data show para apresentar e ilustrar o tema da aula.
Para iniciar o estudo do tema, sugerimos que o professor faça as seguintes considerações:
"Atualmente somos bombardeados por notícias, informações e estímulos para termos um corpo perfeito, malhado e, principalmente magro. Exageros e influência midiática à parte, há um consenso entre os especialistas de que a atividade física é necessária para o bem estar e qualidade de vida por vários motivos que vamos estudar nesta proposta.
Você pratica algum tipo de atividade física ou é sedentário?
Vamos fazer um teste que mede nível de atividade física?"
O professor deverá distribuir para cada aluno uma cópia do teste Questionário Internacional de Atividades Físicas, disponível em http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2010/10/teste-mede-nivel-de-atividade-fisica.html (acessado em 15/10/2013) - Fonte: Universidade Federal de Viçosa - Departamento De Educação Física. A última parte deste documento, a interpretação, não deverá ser entregue aos alunos neste momento, mas será escrita no quadro, após os alunos concluírem o teste respondendo a todas as perguntas..
Questionário Internacional de Atividades Físicas (IPAQ)
Nós queremos saber que tipos de atividades físicas as pessoas praticam no seu dia a dia. As perguntas estão relacionadas ao tempo que você gastou fazendo atividade física na última semana. As perguntas incluem as atividades que você fez no trabalho, estudo, para ir de um lugar ao outro, por lazer, por esporte, por exercício ou como parte das suas atividades em casa ou no jardim.
Para responder as questões lembre que:
- Atividades físicas moderadas são aquelas que precisam de algum esforço físico e que fazem respirar um pouco mais forte que o normal
- Atividades físicas vigorosas são aquelas que precisam de um grande esforço físico e que fazem respirar muito mais forte que o normal.
Para responder às perguntas, pense somente nas atividades que você realizou por pelo menos 10 minutos contínuos de cada vez:
1) Em quantos dias, da última semana, você caminhou em casa ou no trabalho/estudo, como forma de transporte para ir de um lugar para outro, por lazer, por prazer ou como forma de exercício?
( ) Dias por semana
( ) nenhum
2) Nos dias em que você caminhou por pelo menos 10 minutos contínuos, quanto tempo no total você gastou caminhando por dia?
_____horas e_____ minutos
3) Em quantos dias, da última semana, você realizou atividades moderadas, como, por exemplo, pedalar, nadar, dançar, fazer ginástica aeróbica leve, fazer serviços domésticos na casa ou no jardim como varrer, aspirar, ou qualquer atividade que fez aumentar moderadamente sua respiração ou batimentos do coração (por favor, não inclua caminhada).
() dias por semana
( ) nenhum
4) Nos dias em que você fez essas atividades moderadas por pelo menos 10 minutos contínuos, quanto tempo no total você gasta fazendo essas atividades por dia?
_____horas e_____ minutos
5) Em quantos dias, da última semana, você realizou atividades vigorosas, como por exemplo: correr, fazer ginástica aeróbica, jogar futebol, pedalar rápido, jogar basquete, fazer serviços domésticos pesados em casa, no quintal ou no jardim, carregar pesos elevados ou qualquer atividade que fez aumentar muito sua respiração ou batimentos do coração.
() dias por semana
( ) nenhum
6) Nos dias em que você fez essas atividades vigorosas por pelo menos 10 minutos contínuos, quanto tempo no total você gastou fazendo essas atividades por dia?
_____horas e_____ minutos.
Imagem disponível em: http://thumbs.dreamstime.com/z/menina-%C3%A9-contratada-na-atividade-f%C3%ADsica-28192053.jpg. Acessado em 15/10/2013.
O texto a seguir (Interpretação) deverá ser escrito no quadro pelo professor, e cada aluno deverá analisar suas respostas e identificar sua condição quanto à prática de atividades físicas: ativo ou sedentário.
Interpretação:
Podemos considerar ativo quem fez no mínimo:
a) Atividade vigorosa (questão 3) por três ou mais vezes na semana e mais do que 20 minutos por sessão, ou
b) Atividade moderada (questão 2) ou caminhada (questão 1) por cinco ou mais vezes na semana e mais do que 30 minutos por sessão, ou
c) Qualquer atividade somada cinco ou mais vezes por semana e mais do que 150 minutos por semana (Caminhada + moderada + vigorosa)
Quem não alcança esses critérios acima podemos considerar irregularmente ativo ou sedentário.
Após verificarem a interpretação dos resultados, o professor deverá lançar novas questões, estabelecendo um diálogo com os alunos, afim de que reflitam sobre as condições e a qualidade de vida de quem é sedentário.
Quais são as características de uma pessoa sedentária?
Uma pessoa sedentária tem boa saúde ou qualidade de vida?
Se você é sedentário, o que deve e pode fazer para sair desta condição?
Para resgatar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema, o professor deverá entregar a eles uma cópia digitada das questões propostas a seguir. Cada aluno deverá registrar suas respostas em seu caderno e guardar este registro para comparar, posteriormente, com as informações obtidas por meio dos diversos materiais utilizados nesta proposta.
O que é atividade física?
O que é sedentarismo? Quais são as consequências desta condição?
Quais são os tipos de atividade física? (aeróbicas e anaeróbicas)
Qual é a realidade brasileira em relação ao sedentarismo?
Quais são os benefícios da atividade física para a saúde?
Quais atividades físicas podem ser feitas em casa?
Quais atividades físicas podem ser feitas no trabalho?
Como podem ser classificados os indivíduos em relação à atividade física?
Quais são as recomendações de exercícios físicos?
Qual é a relação entre atividade física e qualidade de vida?
Atividade física é sempre recomendável?
Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-nA951Mi4uBc/UVQWFR7vL7I/AAAAAAAAHYM/zVexcZxa-1g/s1600/alongamento.gif. Acessado em 15/10/2013.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os vídeos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar os vídeos em seu computador e projetá-los, utilizando o aparelho data show.
O professor deverá entregar a cada aluno uma cópia impressa de algumas questões para discussão, como as sugeridas a seguir, que deverão ter as respostas registradas no caderno.
Globo Repórter - Especial QUALIDADE DE VIDA. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=0qLY8tflhGg. Acessado em 15/10/2013.
Globo Repórter - ABC da Atividade Física [Parte 02/05]. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=spp3zk8HWMU. Acessado em 15/10/2013.
Globo Repórter - ABC da Atividade Física [Parte 03/05]. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Xzx61IbA7-U. Acessado em 15/10/2013.
Globo Repórter - ABC da Atividade Física [Parte 04/05]. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Q8czMK21sfw. Acessado em 15/10/2013.
Globo Repórter - ABC da Atividade Física [Parte 05/05]. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=T6Qq8ggkZDs. Acessado em 15/10/2013.
Questões para discussão
Atividades cotidianas em casa ou no trabalho podem salvar a pessoa do sedentarismo? Explique.
Quando uma pessoa é considerada ativa?
Qual é a consequência da "lei do menor esforço"?
É possível emagrecer naturalmente? Como?
Qual é a frequência de atividade física recomendada por semana? E o tempo mínimo?
Quais são os exercícios físicos recomendados ao longo de uma semana?
Quais são os cuidados com a alimentação aliada à prática de atividades físicas?
Quais problemas de saúde que podem ser minimizados pela prática de atividades físicas?
Qual é o perigo das partidas de futebol de final de semana?
Qual é o tempo mínimo necessário de atividade física para crianças e adolescentes?
Quando e como pessoas idosas podem fazer musculação? Quais são os cuidados? E os benefícios?
A discussão dos vídeos deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
Após a discussão dos vídeos, propomos que o professor distribua entre os alunos os textos indicados a seguir de modo que cada grupo leia três textos. O grupo deverá discutir o conteúdo dos textos e escolher um relator para apresentá-lo na socialização para toda a turma. Os grupos que socializarão os mesmos textos deverão discuti-los previamente e, havendo consenso, um relator representa os dois grupos.
O professor deverá cuidar para que nenhum texto fique sem ser lido. Uma opção para que isso não aconteça é fazer o sorteio dos textos para os grupos.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor poderá salvar previamente os textos em seu computador e disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda disponibilizar uma cópia impressa para cada aluno.
Além dos textos específicos, os alunos de todos os grupos deverão acessar os seguintes recursos educacionais:
Terminada a discussão nos grupos, o professor deverá organizar a sala para a socialização dos textos pelos relatores, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
Cada aluno deverá fazer registros ao longo das apresentações dos colegas. Se tiver dúvidas deve pedir esclarecimentos aos colegas e/ou ao professor. Se tiver interesse em saber mais sobre o assunto, deverá ler , em casa, a matéria que lhe chamou.
O professor deverá salvar as imagens sugeridas a seguir em seu computador e projetá-las utilizando o data show. Assim a visualização será melhor e o professor poderá explicá-las aos alunos, sintetizando os benefícios das atividades físicas além dos comportamentos e as atividades físicas ideais para uma melhor qualidade de vida.
Imagem 1 - Disponível em http://veja.abril.com.br/blog/saude-chegada/files/2010/08/piramide-exercicios.gif. Acessado em 15/10/2013.
Imagem 2- Disponível em http://3.bp.blogspot.com/-p-8oeS4-6nw/UTsZaWcKCfI/AAAAAAAAAI0/-CDjKUk6WyQ/s1600/piramide+de+exercicios.jpg. Acessado em 15/10/2013.
Imagem 3 - Disponível em: http://edfisicacolegiao.files.wordpress.com/2009/10/logotipo.jpg. Acessado em 15/10/2013.
Imagem 4- Disponível em: http://www.elmissantos.com.br/images/Benef%C3%ADcios-da-atividade-f%C3%ADsica.gif. Acessado em 15/10/2013.
Fechamento
Para fechar esse momento de discussão e explanação assim como o aporte teórico sobre o tema, sugerimos a leitura e exploração da síntese sobre o tema elaborada em língua portuguesa de Portugal, denominado 10 fatos sobre atividade física, disponível em: http://eportuguese. blogspot.com.br/2013/04/10-fatos-sobre-atividade-fisica.html (Acessado em 15/10/2013).
Recomendamos que o professor providencie uma cópia deste material para cada aluno para que possa colar em seu caderno.
Para fechar este módulo, sugerimos que o professor retome com os alunos as questões da atividade 3 do módulo 1 (Resgatando conhecimentos prévios), entregando-as digitadas novamente, em uma folha onde o aluno possa respondê-las tendo como referência os conhecimentos adquiridos, sem consultar seus registros feitos naquela ocasião. Os alunos deverão discutir e responder às questões agora em grupos de três componentes.
Após essa discussão em grupo e registros, cada aluno deverá confrontar suas respostas com as que registrou na atividade 3 do módulo 1 e avaliar os conhecimentos já existentes e os novos conhecimentos adquiridos. O aluno deverá então produzir um texto no qual faça uma síntese do conteúdo e enumere o que já sabia, o que aprendeu e seus conceitos atuais a respeito das questões abordadas neste questionário.
O mesmo grupo anterior de três alunos deverá, a partir das situações com as quais teve contato ao longo desta proposta, elaborar um problema de pesquisa baseado naquilo que gostariam de saber e pesquisar em sua comunidade. A partir deste problema de pesquisa, deverão estabelecer os objetivos e o universo de sua investigação e elaborar um questionário para coleta de dados.
Problema de pesquisa: i) Os adolescentes têm consciência da importância das atividades físicas para a sua saúde? ii) Quais são as atividades físicas praticadas pelos adolescentes?
Objetivos: i) Enumerar as atividades físicas praticadas pelos adolescentes; ii) avaliar a efetividade dessas atividades físicas para a saúde destes adolescentes; iii) verificar se os adolescentes têm consciência da importância da atividade física para sua qualidade de vida.
Universo da pesquisa: 20 adolescentes (ou crianças) que estudam na Escola _______________
Questionário
1- Com relação à atividade física, você se considera ativo ou sedentário? Por quê?
2- Qual (is) atividade física você faz? Quantas horas dura? Quantas vezes na semana?
3- Você considera importante fazer atividades físicas? Por quê?
Imagem disponível em http://1.bp.blogspot.com/-gFvmMhRE-4M/Tywx_XJduPI/AAAAAAAAAQA/e8HXb7lrXV8/s400/sedentarismo.jpg. Acessado em 15/10/2013.
Os alunos poderão coletar dados, utilizando o questionário, por escrito ou por meio de entrevistas ao vivo, gravadas por celulares ou câmeras. Neste caso, os pais deverão autorizar a exposição das imagens, se isso for acontecer. Caso os entrevistados sejam menores de idade, o professor deverá encaminhar para a direção da escola o envio aos pais de autorizações para as entrevistas e exposição de dados e/ou imagens. Só deverão ser entrevistados os adolescentes ou crianças que trouxerem a autorização assinada pelos pais.
Para a tabulação dos dados, os alunos deverão ser organizados em grupos de seis elementos. Este grupo deverá reunir os dados e agrupá-los de acordo com aspectos coincidentes.
Após esta tabulação, gráficos que apresentem esses dados deverão ser produzidos pelos alunos para uma melhor visualização dos resultados de suas pesquisas.
A construção de gráficos poderá ser realizada de forma manuscrita no caderno ou no computador, usando o programa destinado para essa finalidade. Em ambos os casos, os alunos poderão fazê-los em uma aula de matemática e/ou de laboratório de informática, após estabelecida a parceria entre os professores destas disciplinas.
Depois de tabulados os dados e produzidos os gráficos, o momento é de socialização. Cada grupo apresentará os resultados de sua pesquisa para a turma; discutirá os dados, apresentando pontos de vista baseados naquilo que já foi estudado o momento. Para finalizar esta atividade, o professor deverá solicitar aos alunos que registrem os resultados das pesquisas e guardem esses registros para posteriormente elaborarem as conclusões da pesquisa.
Após a discussão e considerações, propomos que o mesmo grupo de alunos da atividade anterior organize um relatório, contendo todos os dados levantados e discutidos ao longo da aula. A pesquisa realizada, a discussão dos dados e as conclusões parciais deverão ser retomadas, neste momento.
O termo relatório, neste caso, é utilizado para descrever uma narração do que se passou, do que foi observado e as conclusões da pesquisa realizada.
Para que se possa redigir um relatório de pesquisa é preciso que tenha havido alguma pesquisa cujos resultados já sejam conhecidos. O percurso do relatório é dado pelos fatos observados, durante a realização da pesquisa, e pelos resultados por ela alcançados.
Propomos nesta atividade a elaboração de um relatório, compilando todos os dados levantados e discutidos pelos alunos. Para isso, o professor deverá fornecer aos alunos as seguintes instruções:
1º) A página inicial do relatório deverá apresentar: o nome completo da escola, disciplina (exemplo: Biologia), o título da pesquisa, o nome do professor, os nomes dos alunos, o ano de ensino e turma, data e local.
2º) Introdução: esta seção do relatório é justamente o espaço em que se faz uma recapitulação do tema da pesquisa. Nesta parte do texto, deverá ser apresentado um resumo da proposta da pesquisa, os objetivos e as justificativas. O professor deverá orientar os alunos a utilizarem os registros ao longo das atividades propostas para elaborem o texto da introdução.
3º) Justificativa: qual é a importância ou relevância do tema e/ou da pesquisa? para produção deste texto, o alunos deverão retomar os registros feitos ao longo das atividades anteriores.
4º) Material e Métodos (Metodologia): o professor deverá orientar os alunos a informarem detalhadamente todo o procedimento de pesquisa. Trata-se, neste caso, de uma narração, em que se apresentará, passo a passo, o que ocorreu durante o processo de realização da pesquisa: formação das duplas ou grupos; leitura de textos; pesquisas na internet; levantamento, tabulação e análise dos dados, resolução de questões de estudo/pesquisa, debates.
5º) Resultados e Discussão: deverão aparecer, neste item, todos os dados coletados e discutidos pelos alunos.
6º) Conclusão: o professor deverá solicitar aos alunos que, neste ponto do relatório, apresentem a que conclusão chegaram ao final de toda a pesquisa realizada. O professor deverá orientar os alunos para retomarem os registros que eles mesmos fizeram durante das atividades. Será preciso incluir no relatório a confissão das restrições operacionais observadas, os problemas encontrados, enfim, tudo aquilo que, em certa medida, prejudicou a execução da pesquisa e, consequentemente, enfraqueceu o alcance das conclusões.
7º) Referências Bibliográficas: Neste item, deverão ser apresentados todos os textos consultados ao longo da pesquisa com sua respectiva fonte (título do texto/autor/endereço eletrônico/data de acesso). Para mais informações acerca da normatização de referências bibliográficas, o professor poderá consultar o seguinte endereço eletrônico http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm#5.16 . Acesso em: 13/07/2013.
Toda a produção dos alunos na atividade anterior deverá ser enviada ao professor para avaliação. Este material deverá ser postado pelo professor, com a ajuda de alunos, no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos deverão criar o blog. Para criar o blog, basta acessar o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger<mpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso em: 01/08/2013) e seguir as instruções. É rápido, prático e gratuito.
Postadas as produções, o professor deverá solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento e o professor, juntamente com os alunos, deverão divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe, deixando seus comentários e opiniões. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.
O professor deverá manter o blog atrativo, postando atualidades relacionadas ao tema.
Imagem disponível em: http://especiais.ig.com.br/infograficos/files/2010/12/atividade-fisica-ideal-g.jpg. Acessado em 15/10/2013.
Nome | Tipo |
---|---|
Diabetes e sedentarismo | Áudio |
Vida legal [Esporte na escola] | Vídeo |
Como o corpo reage ao estresse? | Áudio |
Colesterol | Áudio |
Cidadania em construção [Esporte na escola] | Vídeo |
O esporte ao longo da vida [Esporte na escola] | Vídeo |
A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA A SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: UM ESTUDO ENTRE PROFESSORES, ALUNOS E FUNCIONÁRIOS DA UFMG. Disponível em http://www.periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/RBAFS/article/view/992. Acessado em 15/10/2013.
O PENTÁCULO DO BEM-ESTAR - BASE CONCEITUAL PARA AVALIAÇÃO DO ESTILO DE VIDA DE INDIVÍDUOS OU GRUPOS. Disponível em: http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/RBAFS/article/view/1002. Acessado em 15/10/2013.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
08/07/2015
Cinco estrelasGostei muito da aula. precisava de um material desse. riquissimo. Adorei!!! Muito obrigada!!!
09/09/2014
Cinco estrelasA metodologia da aula é interessante, o material de apoio (vídeos, textos,...) são muito bons. Adorei.