Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Reciclagem: contando, registrando e inventando

 

20/10/2013

Autor y Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Identificar números nos diferentes contextos em que se encontram;
  • Reconhecer a importância da reciclagem para a natureza;
  • Utilizar a contagem oral ao separar objetos em situações lúdicas;
  • Ler e interpretar dados em gráficos e tabelas;
  • Construir brinquedos ou objetos com materiais recicláveis;
  • Destacar os aspectos naturais, sociais e culturais da reciclagem nas cidades;
  • Perceber a importância do trabalho e da união da equipe. 
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que os alunos já tenham algum conhecimento prévio sobre reciclagem, cuidados e atitudes com o meio ambiente. Consideramos importante ainda, que possua noções básicas sobre  a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno - UCA.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 

Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/ >. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 07 de out. 2013.

Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>.  Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 07 de out. 2013. 

Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico e ou equipe de trabalho a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, por meio de uma roda de ideias converse com os alunos sobre o conhecimento que eles têm sobre a “reciclagem”.

Promova um momento de descontração, depois apresente a imagem de Mauricio de Souza aos alunos, em data show ou se preferir imprima e elabore um cartaz em cartolina ou papel color set.

 

capa gibi

 

Fonte: PERACCHI, Edilaine do Pilar F.; TOSATTO, Carla Cristina; TOSATTO, Claúdia Miriam. Coleção Hoje é dia de Matemática. Alfabetização Matemática. 1º Ano. Curitiba: Positivo, 2011. p. 75.

Logo após, faça questionamentos: 

  • O que o Cascão está fazendo?
  • Você conhece um lugar parecido com esse?
  • Quantos objetos foram jogados no chão?
  • Por que está escrito “Salva Praia” na camiseta do Cascão?
  • O que você acha da atitude do Cascão?
  • O que você faria se encontrasse lixo em locais inadequados?
  • Quantos objetos você imagina que há dentro do saco que o Cascão está carregando? 

Professor, solicite aos alunos que ilustrem os objetos que existem dentro do saco do Cascão, usando criatividade e imaginação.

Se os alunos possuírem laptop Classmate do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam seus desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a ilustração. Você poderá sugerir: “O lixo do Cascão”.

Em seguida, proponha para a turma uma “Atividade de Casa” que terá como objetivo observar se existe lixo perto de sua casa e em sua rua.

Com a ajuda de um adulto escreva um pequeno texto contando o que você sabe sobre o lixo que sai da sua casa e o que você e sua família podem contribuir para produzir menos lixo. 

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

RECICLAGEM: CONTANDO E SEPARANDO

Professor, organize a sala de aula para que os alunos apresentem os textos que fizeram como Atividade de Casa. Peça que cada um leia o seu texto. Registre na lousa ou em cartolina os aspectos semelhantes e diferentes sobre o lixo doméstico.

É importante que você explique como será organizado esse momento e como os colegas devem se comportar durante as apresentações.

Em seguida, os alunos deverão montar um painel ou mural com suas produções escritas e escolher um título para ele.

Professor, explique aos alunos porque temos que reciclar. Eles precisam saber o porquê das coisas para fazê-lo. É necessário fazê-los entender que a reciclagem existe para evitar a destruição do nosso meio ambiente.

VAMOS PRESERVAR! GINCANA DO LIXO

Promova uma gincana na escola sobre o lixo coletado na casa dos alunos. Durante uma semana os alunos deverão juntar o lixo reciclável de casa e trazer para a escola. O lixo a ser coletado deverá ser seco como: latinhas, garrafas pet, embalagens vazias e limpas.

Professor, promova uma roda de conversa na sala de aula com os alunos, sobre o lixo que cada um separou em casa. Abra as sacolas onde o lixo foi acondicionado no espaço da sala de aula, organize os alunos em grupos e proponha que separem o lixo coletado de acordo com sua característica.

Faça uma lista na lousa ou em cartolina com o nome dos materiais e a quantidade trazida pela turma.

Em seguida, elabore com os alunos, um gráfico, a fim de que percebam que a maioria dos materiais que utilizamos em casa pode ser reciclada, contribuindo assim com a preservação do meio ambiente.

Se os alunos possuírem laptop Classmate do Projeto UCA, você poderá sugerir que registrem o gráfico utilizando programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). O tablet também poderá ser utilizado para elaboração do gráfico.

Depois que o gráfico estiver pronto converse com a turma e peça que cada aluno dê sua opinião sobre a quantidade de materiais que poderia ser reaproveitada, em sua própria casa ou em postos de coletas.

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, disponibilize o texto escrito por Emilly Caroba Romeiro, aluna do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade de Campo Grande, leia e discuta com a turma:

RECICLAGEM

Meu é esse poema,
E seu será também,
Recicle essa latinha,
Porque te fará muito bem!

Reciclando você cuida da natureza,
Você pode reciclar a garrafa e o papelão também,

Reciclar é viver,
E viver é cuidar do meio ambiente,
Você pode reciclar o plástico e o vidro também.

Vamos reciclar para ajudar o planeta,
Porque todos fazem parte dele,
Reciclar sim,
Porque queremos um planeta melhor, enfim!

Emilly Caroba Romeiro ( aluna 3º Ano)

Fonte: Sítio disponível em: <http://www.jornaldoeduardo.jex.com.br/poesias/leia%20o%20lindo%20poema%20sobre%20o%20tema%20reciclagem>. Acesso em: 8 de out. 2013.

Logo após a leitura, faça questionamentos: 

  • Qual o assunto do poema?
  • Qual a idade da autora do poema?
  • Por que precisamos reciclar os materiais e objetos?
  • Quais materiais podemos reciclar?
  • Você sabe o que significa reciclar? 

Professor, converse com a turma sobre o que significa “reciclar”. Reciclar é aproveitar o material de que foi feito um objeto ou uma embalagem e, com ele, obter novos objetos. Esses materiais são chamados de “Lixo que não é lixo”. Para reciclar é preciso separar o lixo. Separando e reciclando, contribuímos para manter o planeta mais limpo e saudável.

Em seguida, disponibilize a imagem abaixo para os alunos em data show ou se preferir imprima e elabore um cartaz em cartolina ou papel color set.

latões

Fonte: PERACCHI, Edilaine do Pilar F.; TOSATTO, Carla Cristina; TOSATTO, Claúdia Miriam. Coleção Hoje é dia de Matemática. Alfabetização Matemática. 1º Ano. Curitiba: Positivo, 2011. p. 81.

 Professor, levante questionamentos:

  • Você já viu latões como esses? Onde?
  • Para que eles servem?
  • Por que os latões possuem cores diferentes?
  • Você e sua família costumam separar o lixo em casa?
  • E na escola, você costuma separar o lixo em latões como esses?

Professor, converse com os alunos da importância do lixo ser descartado em ambiente apropriados, como os latões da coleta, que podemos separar de acordo com as propriedades. Por isso, os latões são separados por cores que obedecem a parâmetro como:

informações

Imagem- Acervo da própria autora.

Professor, organize a turma em pequenos grupos, onde os alunos deverão elaborar cartazes informativo para divulgar à comunidade escolar, sobre o lixo que deve ser separado de acordo com suas propriedades e cores.

Providencie os materiais necessários: papel color set, cartolinas, revistas, panfletos de supermercados, cola, tesouras, lápis de cor, pinceis atômicos, dentre outros.

Se os alunos possuírem laptop Classmate do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam seus cartazes, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a ilustração. Você poderá sugerir: “Separando o lixo”.

Professor, faça uma lista de desafios que podem ser realizados com os alunos e toda a comunidade escolar. Veja a sugestão dos primeiros anos da Escola de Educação Básica- ESEBA divulgada em seu Blog: Projeto 3 Rs em Ação na ESEBA. Disponível em: <http://3rsnaescola.blogspot.com/>. Neste sítio você encontrará sugestão de desafios entre as turmas do 1º ano e informações sobre o cuidado com o meio ambiente. Acesso em: 08 de out. 2013.

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, apresente o vídeo aos alunos de acordo com os recursos tecnológicos que a sua escola possui. Se houver Laboratório de Informática organize os alunos para assistirem ao vídeo sobre a reciclagem de materiais, ou solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido. Também poderá ser utilizado o tablet.

video 5

  • Fonte: Vídeo: “Youtube: Atitudes Positivas: O Processo da Coleta Seletiva”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=5nu7u0EtRis>. Neste vídeo você aprenderá como separar os resíduos nos coletores. Acesso em: 08 de out. 2013.

Posteriormente, questione os alunos:

  • O que o vídeo ensina?
  • Você conhece alguém que separa os resíduos diariamente?
  • Você e sua família separam o lixo doméstico?
  • O que se pode fazer para mudar atitudes e hábitos?

COMO COLABORAR?

Professor, organize uma campanha de recolhimento de lixo reciclável na escola e divulgue na rádio da escola. É fundamental o envolvimento de toda a comunidade escolar (alunos, pais, professores e funcionários.). Por isso, agende o dia, prepare o local para o recebimento e os coletores.

Separe, com o auxílio dos alunos, o lixo de acordo com suas propriedades: papel/papelão, metal, vidro e plástico, somente os materiais secos, caso não tenha latões para colocar o material recolhido, reaproveite caixas de papelão pintadas com as cores universais da coleta seletiva.

Combine com antecedência com alguma empresa de “Coleta Seletiva do Lixo” em sua cidade, para que os mesmos possam recolher os materiais recicláveis.

Outra possibilidade  é criar um Blog para divulgar a campanha, faça uma pesquisa prévia nos sítios abaixo para auxiliar na construção de Blog: 

 “Vamos criar um Blog da turma?”. Acessada no sítio do Portal do Professor:

Você também poderá utilizar os sítios abaixo para criar um Blog. Selecione aquele/s que corresponde/m ao nível dos seus alunos.

Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com sua turma a forma de divulgação da campanha.

 

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

INVENTANDO BRINQUEDOS DIVERTIDOS

Professor, promova a construção de brinquedos feitos com materiais recicláveis. Os alunos poderão selecionar os materiais e construir os brinquedos em grupos.

Caso sua escola possua os laptops do Projeto UCA ou Laboratório de Informática você poderá selecionar alguns sítios que ensinam como construir brinquedos recicláveis para trabalhar com essa temática na sala de aula.

Auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), veja alguns links que ensinam passo a passo a confecção de brinquedos.

video 6

jogo 6

Instigue os alunos a trocarem ideias e refletirem sobre os materiais utilizados na confecção dos brinquedos e as curiosidades descobertas.

Organize a sala de aula para os alunos brincarem com os brinquedos. Depois, quando todos brincarem faça um momento de discussão sobre o que acharam, o que sentiram (dificuldade ou facilidade) e principalmente como os colegas se ajudaram mutuamente.

Aproveite a atividade e solicite que registrem em um texto a confecção do brinquedo, para isso, deverão listar o material que utilizaram e o modo de fazer, assim você estará trabalhando com texto instrucional. Depois, eles poderão trocar os textos entre eles para que saibam construir diversos brinquedos.

Recursos Complementares

Sugestões de links para os alunos:

 Sugestões de links para os professores:

  • “Sua pesquisa.com. Coleta Seletiva de Lixo”. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/o_que_e/coleta_seletiva.htm>. Neste sítio você encontrará informações sobre o que é a reciclagem, a sua importância, o descarte de materiais recicláveis. Acesso em: 08 de out. 2013.
Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e escrita; identificar números nos diferentes contextos em que se encontram; reconhecer a importância da reciclagem para a natureza; utilizar a contagem oral ao separar objetos em situações lúdicas; ler e interpretar dados em gráficos e tabelas; construir brinquedos ou objetos com materiais recicláveis; destacar os aspectos naturais, sociais e culturais da reciclagem nas cidades; perceber a importância do trabalho e da união em equipe e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.