Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Explorando o alfabeto por meio de jogos online

 

20/10/2013

Autor y Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de escuta e de respeito à fala de colegas;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Estabelecer a relação grafema/fonema;
  • Reconhecer as letras do alfabeto;
  • Aprender a ordem alfabética;
  • Compreender e diferenciar vogais e consoantes;
  • Realizar jogos na internet;
  • Construir um Blog;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 aulas de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização das atividades propostas nessa aula, é necessário que os alunos estejam inseridos no processo de alfabetização. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno – UCA, é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do laptop Classmate como: navegar no programa Mozilla Firefox e utilizar as ferramentas Tux Paint e o KWord.

Estratégias e recursos da aula

alunos

Professor, esta aula tem como objetivo orientar práticas docentes contemplando as ações e referências do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com os estados e os municípios, que visa assegurar o direito de todas as crianças se alfabetizarem até os oito anos de idade. As ações do Pacto se constituem em um conjunto integrado de materiais, referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores.

Para obter mais informações sobre o Pacto, você poderá acessar:

Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/->. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 01 de out. 2013.

Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 06 de out. 2013. 

Professor, nosso objetivo com a aula proposta a seguir é possibilitar a abordagem do alfabeto com os alunos, por meio de recursos tecnológicos como o computador, buscando incluir essas estratégias no cotidiano da sala de aula, já que sabemos da importância desses recursos no processo de (re)significação do ensino e da aprendizagem. Além do mais, o uso dos computadores despertam o interesse dos alunos pelo aprender, tornando-se assim uma valiosa estratégia no processo de alfabetização.

Na realização das atividades propostas na aula a seguir, você poderá utilizar vídeos e jogos na internet para trabalhar alguns direitos de aprendizagem dos alunos de forma interdisciplinar, como:

 

  • Ler textos com autonomia;
  • Compreender a relação grafema/fonema;
  • Relacionar fala e escrita;
  • Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos;
  • Dentre outros.

 

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012.

 

1ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Introduzindo o tema: o abc da turma...

Professor, o conhecimento das letras e seus sons, ou seja, a relação grafema e fonema, é de fundamental relevância no processo de alfabetização e letramento, já que isso pode possibilitar o avanço das crianças em suas hipóteses sobre a leitura e a escrita.

Já que nossa proposta é explorar com os alunos esse conteúdo por meio da utilização de tecnologias, nossa sugestão é que inicie sua aula convidando-os para assistirem à um vídeo musical da Turma da Mônica que aborda as letras do alfabeto, a ordem alfabética e algumas palavras iniciadas com cada letra do alfabeto. O vídeo “Turma da Mônica – ABC” se encontra no Youtube e está disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=sGMv8DhqOhk>. Acesso em: 12 de out. 2013.

clip monica

Fonte: Sítio: "Youtube - Turma da Mônica – ABC”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=sGMv8DhqOhk>. Acesso em: 12 de out. 2013.

 

Você poderá levar seus alunos para o Laboratório de Informática de sua escola e orientá-los a acessarem ao vídeo, ou então projetar o vídeo para seus alunos utilizando um data show.

Caso sua escola participe do Projeto UCA, eles poderão utilizar seus laptops para assistirem ao vídeo por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de internet).

Após esse momento, converse com seus alunos sobre o vídeo na rodinha, questionando-os:

 

  • Vocês gostaram do vídeo?
  • Sobre o que ele falava?
  • Vocês gostam da turma da Mônica?
  • Eles retrataram no vídeo o alfabeto, vamos dizer as letras do alfabeto em voz alta de acordo com a sua ordem?
  • Quantas letras têm no nosso alfabeto?
  • Com que letra do alfabeto inicia seu nome?

 s

Fonte da imagem: Sítio: "Sonhos Br". Disponível em: <http://www.sonhosbr.com.br/sonhos/artigos/o-alfabeto-dos-sonhos.html>. Acesso em: 13 de out. 2013.

 

NOMES DA TURMA E AS LETRAS DO ALFABETO

Converse com os alunos sobre as letras dos nomes de cada um, questionando-os:

 

  • Qual é a primeira letra de seu nome?
  • E a última?
  • Quantas letras têm em seu nome?
  • Quantas vogais?
  • E consoantes? 

 

Apresente aos alunos a lista de chamada da turma, converse com eles questionando-os sobre a ordem em que os nomes vêm escritos na mesma. Por exemplo:

  1. Por que o nome do Alex vem antes do nome da Bianca?
  2. E o da Isabella de Sousa vem depois do nome da Isabella de Lima? Os nomes das duas não são iguais? O que os diferenciam?

 

Depois, explique o que é ordem alfabética. Se quiser, você poderá mostrar portadores de texto nos quais utilizam a ordem alfabética: listas telefônicas, dicionários, dentre outros.

Depois desse momento, proponha uma atividade de registro na qual os alunos poderão escrever os nomes dos colegas de turma em ordem alfabética.

Eles poderão utilizar seus laptops do Projeto UCA, para realizar essa atividade. Para isso, eles deverão utilizar o programa o KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de produtividade > Suíte de escritório > Processador de textos), para criar a tabela e digitar os nomes dos colegas. Veja um exemplo abaixo: 

 tabela ordem alfabteica

Fonte: Acervo da própria autora. Atividade realizada pela professora Laís com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da ESEBA/UFU em setembro de 2013.

Outras Possibilidades...

Você poderá propor também uma PROBLEMATOTECA para eles resolverem, assim, você poderá trabalhar de forma interdisciplinar, abordando noções de adição ao mesmo tempo em que trabalha o alfabeto.

PROBLEMATOTECA

  • Escreva seu nome.
  • Quantas letras ele tem?
  • Quantas são vogais?
  • Quantas são as consoantes?
  • Quantos nomes de colegas da turma começam com a mesma letra do seu nome? Quais são eles?
  • Conte as letras dos nomes de cada colega e anote o número correspondente na frente do nome. Exemplo: Alex – 4 letras.

  

2ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Pesquisando na net: construindo meu alfabeto ilustrado

 

Professor, que tal construir um alfabeto ilustrado! Organize sua turma em grupos de cinco alunos e proponha que pesquisem imagens na internet correspondentes a cada letra do alfabeto. Em seguida eles poderão digitar as letras em uma tabela e colar a imagem cujo nome se inicie com ela abaixo.

Para montar o “Alfabetário” eles poderão utilizar os computadores do Laboratório de Informática de sua escola. Caso possuam os laptops do Projeto UCA eles poderão pesquisar as imagens na internet por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de internet).

Ou então utilize o programa Tux Paint,  seguindo os seguintes passos: (Metasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital) do laptop Classmate. Esse programa trabalha com pintura digital e oferece vários recursos, como: imagens prontas, letras dentre outros.

Caso sua escola não disponha dos recursos acima, eles poderão montar os Alfabetários em cartolinas utilizando imagens de revistas, panfletos e jornais.

Se preferir leve alguns modelos de Alfabetários para a visualização e compreensão dos alunos. Segue abaixo um sítio no qual você encontra diferentes modelos de alfabetários. Veja algumas opções:

s s

Fonte das imagens: Sítio: "Google - Alfabeto Ilustrado. Disponível em: <https://picasaweb.google.com/guidomari76/Alfabetarios#5327319743030678354>. Acesso em: 12 de out. 2013.

 

 

3ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Jogando com as letras

Professor, sabemos que os jogos são importantes recursos didáticos para a aprendizagem do SEA (Sistema de Escrita Alfabética), uma vez que o “brincar com a língua” faz parte das atividades que os alunos realizam fora da escola, desde muito cedo. Na alfabetização, os jogos são poderosos aliados para que os alunos possam refletir sobre o SEA, sem, necessariamente, serem obrigados a realizar treinos enfadonhos e sem sentido. Ao utilizar o jogo, os alunos mobilizam saberes acerca da lógica de funcionamento da escrita, consolidando aprendizagens já realizadas ou se apropriando de novos conhecimentos nessa área.

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 36.

Nessa perspectiva explore os jogos com seus alunos na internet. Você poderá utilizar os jogos com eles em várias aulas, dessa forma o trabalho se dará de forma mais efetiva.

Para isso, você poderá utilizar o Laboratório de Informática de sua escola. Outra possibilidade é solicitar como “Atividade de casa” que eles brinquem com os jogos com seus pais em casa utilizando a internet, mas veja se todos possuem esse recurso primeiramente.

Caso eles possuam os laptops do Projeto UCA, eles poderão acessar os jogos utilizando o programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de internet).

Observação: nos laptops do Projeto UCA encontram-se disponíveis  diversos jogos abordando o alfabeto, nesse sentido se sua escola possui esse recurso não deixe de explorá-lo com seus alunos. Para isso deverão acessar o Tux Typing (Aplicativos > Edusys > Ferramentas de aprendizagem > Digitação para crianças > Tux Typing > Cascata de peixes).

A seguir iremos sugerir alguns sítios de jogos que abordam o alfabeto de forma lúdica e divertida, como opções para você trabalhar na sua sala de aula:

 

JOGO 1: ALFABETO POOH

No jogo abaixo é possível abordar com os alunos, as letras minúsculas  e maiúsculas do alfabeto. Eles deverão fazer a correspondência entre os dois tipos de letra.

p

Sítio: “Ache jogos – Alfabeto do POOH”. Disponível em:<http://www.achejogos.com/infantis/Alfabeto_do_Pooh_4062.html>. Acesso em: 12 de out. 2013.

 

JOGO 2: ALFABETO SABÃO

No jogo abaixo a garotinha solta bolhas de sabão com a letra dentro. O aluno deve utilizar o mouse do computador para apertar na letra do alfabeto correspondente a que a menina soprou.

sabao 

Sítio: “Escola games – alfabeto sabão”. Disponível em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/alfabetoSabao/>. Acesso em: 12 de out. 2013.

 

JOGO 3: TRILHA ALFABÉTICA

Nesse jogo o aluno deve completar as letras do alfabeto que faltam na trilha. Para isso, deve clicar com o mouse no espaço da letra e digitá-la.

tr 

Sítio: “Educa jogos – trilha alfabética”. Disponível em: <http://www.educajogos.com.br/jogos-educativos/alfabetizacao/trilha-alfabetica/>.  Acesso em: 12 de out. 2013.

 

JOGO 4: MEMÓRIA DO ALFABETO

Nesse jogo, o aluno deve clicar com o mouse nas cartas buscando fazer a correspondência entre a letra e imagem, cujo nome se inicia com a mesma letra.

me

Sítio: “Educa Jogos – Memória do alfabeto”. Disponível em: <http://www.educajogos.com.br/jogos-educativos/alfabetizacao/memoria-do-alfabeto/>. Acesso em: 12 de out. 2013.

 

JOGO 5: ABECEDÁRIO

O objetivo desse jogo é o aluno clicar na letra que inicia o nome da imagem, abordando a relação grafema/fonema.

as

Sítio: “Jogos UOL – abecedário”. Disponível em: <http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/jogos/abcdario/>. Acesso em: 11 de out. 2013.

 

JOGO 6: JOGO DO ALBABETO

O objetivo desse jogo é o aluno clicar na imagem que começa com a letra que está sendo mostrada pelo macaco, e arrastar com o mouse até o quadro ao lado da letra. Esse jogo também aborda a relação grafema/fonema.

macaco

Sítio: “Smartkids – jogos alfabeto”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/conteudo/jogos-educativos/alfabeto/alfabeto-em-flash.swf>.  Acesso em: 11 de out. 2013.

  

Professor, é importante também que os alunos saibam reconhecer e diferenciar as vogais e consoantes. Para tanto, seguem algumas sugestões de jogos para trabalhar essa abordagem:

 

 JOGOS ABORDANDO VOGAIS:

Objetivo: ligar as imagens às vogais que correspondem a letra inicial dos seus respectivos nomes. Exemplo: imagem do anel liga na vogal “a”.

q 

Sítio: “Turminha querubim – jogo vogais”. Disponível em: <http://www.turminhaquerubim.com.br/showjogo.php?jogo=2>. Acesso em: 11 de out. 2013.

 

Objetivo: completar a palavra com a vogal que falta. Esses dois  jogos a seguir são mais complexos, pois exigem que o aluno realize hipóteses de leitura e de escrita.

es

Sítio: “Blog Iara Medeiros – jogo vogais”. Disponível em: <http://www.medeirosjf.net/iara/vogais/pooh.swf>. Acesso em: 11 de out. 2013.

 

u 

Blog: “Alfabetizando Iara Medeiros – Jogo das letras”. Disponível em: <http://www.medeirosjf.net/iara/vogais/jogodasvogais.swf>. Acesso em: 11 de out. 2013.

 

JOGOS ABORDANDO CONSOANTES:

                                                                                  Nesse jogo o aluno deve clicar com o mouse nas cartas buscando fazer a correspondência entre a letra e imagem cujo nome se inicia com a mesma letra.

 s

Blog: “Alfabetizando Iara Medeiros – Jogo das letras”. Disponível em: <http://www.medeirosjf.net/iara/fonemas/Jogo%20das%20letras.swf>. Acesso em: 11 de out. 2013.

 

O jogo abaixo consiste em digitar as consoantes que faltam nas palavras. Esse jogo aborda hipóteses de escrita e leitura dos alunos e é excelente para abordar ortografia e sílabas complexas como, por exemplo: CH, CL, dentre outras.

 ar

Sitio: “Jogos da escola – atividades de português”. Disponível em: <http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/atividades-portugues/309-completar-letra-faltante-da-palavra-consoantes>.   Acesso em: 11 de out. 2013.

Professor, após realizar os jogos converse com seus alunos e pergunte a opinião deles, veja se gostaram, se tiveram dificuldades, de qual jogos gostaram mais. Você poderá propor para eles a criação de jogos sobre o tema Dengue como, por exemplo: memória, trilhas, dentre outros.

 

4ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Vamos socializar... construindo um Blog “O alfabeto é divertido”

Que tal criar um Blog da turma socializando jogos abordando o tema alfabeto? Proponha para seus alunos que construam um Blog no qual eles possam postar jogos abordando o alfabeto e informações sobre eles. Eles poderão socializar os jogos que realizaram na escola que mais gostaram, explicar aos outros como se joga bem como expor fotos dos momentos que eles realizaram os jogos na sala de aula.

Eles também poderão pesquisar jogos novos para postar no Blog.

Decida com a turma o período de atualização de informações no Blog.

s

Fonte da imagem: CanStockPhoto. Disponível em: <http://www.canstockphoto.com.br/%C3%A1rvore-letras-alfabeto-7836823.html>. Acesso em: 13 de out. 2013.

 

Seguem sugestões de alguns sítios que ensinam como construir um Blog:

 

Entre nos Recursos do Portal do Professor e acesse o sítio: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=84>. Acesso em: 10 de out. 2013. Acesse “Produção de textos colaborativos usando internet” e depois abra: Como criar um Blog.

Fonte: “Youtube”. Como criar um Blog. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A>. Acesso em: 12 de out. 2013.

Fonte: Sítio: “Como criar – como fazer e criar na internet”. Disponível em:<http://www.comocriar.net.br/como-criar-um-blog/>. Nesse sítio você encontra instruções de como criar um Blog. Acesso em: 12 de out. 2013.

Recursos Complementares

Texto: “A influência da informática”, sítio Canal do Educador, Brasil Escola. Disponível em: <http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/influencia-informatica-desenvolvimento-infantil.htm>. Acesso em: 11 de out. 2013.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas, constituindo-se dessa forma em uma avaliação formativa. Observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles: desenvolveram habilidades de escuta e de respeito à fala de colegas e habilidades de leitura e de escrita; se reconheceram letras do alfabeto, a relação grafema/fonema, e as vogais e consoantes; se realizaram os jogos na internet de forma participativa e interativa e se participaram de forma efetiva da construção do Blog. Registre suas observações para orientar seu planejamento.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.