Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Por uma educação multicultural

 

21/10/2013

Autor y Coautor(es)
KLENIO ANTONIO SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil
Ensino Médio Sociologia Ideologia e a indústria cultural
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar a cultura local e as possibilidades de inserção da mesma no ambiente escolar.

- Promover o debate sobre cultura popular e a possibilidade de convivência harmoniosa entre esta e a educação formal.

- Permitir que a cultura faça parte dos debates e manifestações dos alunos em seu ambiente escolar.

- Promover o resgate da cultura como fator de identidade do aluno presente em seu cotidiano e no seu pensar. 

- Promover o diálogo entre diferentes culturas e o multiculturalismo na escola.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

O objetivo desta aula é trabalhar a questão da cultura local e da diversidade cultural presentes na escola. Como esta diversidade pode ser trabalhada em sala de aula? Como aliá-la aos conteúdos?

Antes de iniciar o trabalho com esta temática sugerimos ao professor que assista à Série "Multiculturalismo e Educação" do Programa Salto para o Futuro (Pgm. 5) da TV Escola, intitulado "Por uma educação multicultural". Duração: 54min06seg. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=13334. Acesso em 15 de outubro de 2013.

Sinopse: O debate Multiculturalismo e Educação tem como proposta discutir o universo escolar, marcado eminentemente pela presença de pessoas. Estas se apresentam com suas singularidades: diferentes fisionomias, estaturas, cor de pele, visões de mundo, modos de ser, sentir, agir e sonhar... A série pretende, assim, discutir a diferença e a diversidade na escola, numa abordagem pluriétnica, multicultural e multidisciplinar, tomando como desafio novas possibilidades, mais democráticas, de tratar a diferença no cotidiano das nossas escolas.

 

a. A partir deste programa, o professor poderá iniciar com a turma um debate sobre Cultura. Explore com os alunos a seguinte imagem: 

 

Imagem disponível em: http://www.not1.com.br/wp-content/uploads/2010/07/cultura-brasileira.jpg. Acesso em 17 de outubro de 2013.

  • O que ela sugere sobre o Brasil?
  • Por que somos tão diversos?
  • Você já ouviu falar de diversidade cultural ou pluralidade cultural?

A partir destas perguntas introdutórias, trabalhe com os alunos a questão das diferenças culturais introduzindo a temática e prossiga com as seguintes questões:

 

  • O que é cultura?
  • O que é multiculturalismo?
  • O que diz que algo é cultural ou não?
  • O que cultura e multiculturalismo tem a ver com o cotidiano da vida das pessoas?
  • Escola e cultura popular vivem bem?

b. Na sequência, solicite que cada aluno faça uma lista de manifestações em suas comunidades que identificam com sendo culturais: dança, festas típicas, comemorações, rituais, comidas, arte, artefatos, lendas etc. 

c. Informe aos alunos que irão fazer uma exposição sobre manifestações culturais e precisa da contribuição de todos. Peça aos alunos que coletem material em casa, na vizinhança, no bairro, sobre as manifestações que listadas por cada um e tragam para a escola na próxima aula. Para isso, é necessário que façam o registro sobre os elementos que listaram de várias formas diferentes: cadernos, computadores, máquinas fotográficas, celulares etc.

 

Aula 2

 

a. De posse dos materiais, os alunos, auxiliados pelo professor, irão expô-los na sala de aula para que possam interagir com os diferentes elementos culturais:

  • Organize a exposição como uma instalação. Definição do conceito disponível em: http://answers.yahoo.com/question/index?qid=20070913134010AAIV4JP. Acesso em 19 de outubro de 2013.
  • Permita que os alunos exponham os materiais em murais, paredes, projetem na tela de computadores ou data show.
  • Dê um tempo para que os alunos possam ver e interagir com os diferentes objetos trazidos pelos alunos. 

 

 

Treze

Imagem disponível em: http://www.palmares.gov.br/wp-content/uploads/2013/05/banner_treze_01.jpg. Acesso em 17 de outubro de 2013.

 

b. Traga para o debate estes elementos e discuta com os alunos as diferentes manifestações culturais de sua comunidade e como estas manifestações são tratadas por todos. 

É importante que seja abordado neste debate, questões como: convivência e respeito com as diferenças, diversidade cultural, preconceito. É também importante o aluno saber que a sua cultura deve fazer parte dos debates e manifestações em seu ambiente escolar, pois, resgata a sua identidade, o seu pensar no cotidiano da escola. 

 

Aula 3 - Trabalhando a multiculturalidade

 

1. Organize com a turma uma Feira Multicultural.

2. Antes, assista, juntamente com os alunos, a Série "Multiculturalismo e Educação" do Programa Salto para o Futuro (Pgm. 3) da TV Escola, intitulado "Arte: perspectivas multiculturais". Duração: 50 min.

Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=13332. Acesso em 17 de outubro de 2013.

As matérias apresentadas neste programa, assim como os debates promovidos auxiliarão os alunos a terem uma visão crítica da Pluralidade Cultural que é nosso país. Ajude os alunos nesta reflexão:

  • Por que se diz riqueza cultural em nosso país?
  • Quais são os riscos da cultura de massa?
  • Como valorizar esta diversidade cultural que temos no nosso país?

A Feira Multicultural consiste num espaço que pode utilizar de instalações, exposições, apresentações e todo tipo de manifestação pública de exibição de uma temática. Para esta Feira, a turma irá apresentar as diferentes manifestações que coletaram junto à família, à comunidade e ao entorno da escola. Para que a mesma seja organizada, é preciso o mesmo espírito de equipe para quando se faz uma Feira de Ciências: equipes trabalhando juntos, organizando dia, espaço, horário, divulgação etc. 

3. Para a Feira Multicultural, solicite que os alunos tragam os objetos e elementos coletados da aula anterior em um dia a ser organizado na escola.

4. Peça que se dividam em grupos para trazerem para dentro da escola grupos culturais de capoeira, dança, contadores de histórias, artesãos dentre outros, para exporem seus trabalhos e falarem sobre os mesmos.

Sugestão de tarefa durante a feira: durante a realização da feira, cada aluno deverá escolher e fazer o registro de uma das muitas manifestações culturais presente no evento seja com foto ou vídeo (2 min) e emitir sua opinião sobre ela. Este trabalho deverá ser entregue na primeira aula após a realização da feira ao professor, em um envelope identificado com nome do aluno, com a opinião do aluno registrada impressa (no caso das fotos) ou em um CD. 

5. Organize uma data na escola para que esta Feira possa acontecer de forma que a comunidade possa participar.

6. Faça a divulgação da Feira, da programação em diferentes meios: e-mail, blog, página da escola na Internet, panfletos, carros de som, cartazes, cartas, convites etc. Veja o exemplo de divulgação de Feira Multicultural de uma Escola Municipal no site: 

http://oliviadallemascarenhas.blogspot.com.br/2012/09/i-feira-multicultural-8-jeitos-de-mudar_30.html. Acesso em 19 de outubro de 2013. 

7. Peça ajuda dos alunos para decorarem o ambiente escolar de maneira propícia. 

8. A organização dos itens acima pode ser feita a partir de uma organização por equipes:

  • Equipe de divulgação: responsável pela divulgação do evento, publicizando as atividades, os atrativos e convocando a comunidade utilizando rádio local, carro de som etc.
  • Equipe da organização logística: pensar em espaço, data, local, organização de horários para os eventos.
  • Equipe dos contatos: responsável por contactar os artistas, expositores, os convidados artistas que irão prestigiar a Feira com suas exposições.
  • Equipe de registro: esta equipe irá registrar todos os momentos com fotos, entrevistas, gravações que possam ser utilizados posteriormente para a compilação de um blog ou um mural na escola mostrando os resultados alcançados com o evento. 

 

Aulas 4 e 5 - Debatendo sobre a Multiculturalidade

 

1. Após a Feira, reúna os alunos para avaliar o evento, discutir a questão das diferentes manifestações da comunidade, o que aprenderam sobre cultura, a participação, a postura e envolvimento de cada um na organização e realização da feira etc. Pergunte aos alunos se durante a feira identificaram desrespeito e preconceito com relação às manifestações culturais trazidas pelos grupos.

- Conduza o debate sobre cultura popular e a possibilidade de convivência harmoniosa entre esta e a educação formal (escola).

- Conduza o debate de forma que permita aos alunos identificar a importância da cultura local e as possibilidades de inserção da mesma no ambiente escolar.

- Fale sobre a importância do diálogo entre as diferentes culturas e o multiculturalismo na escola.

2. Aproveite o momento para trazer também para o debate sobre as diferentes manifestações culturais que ocorreram no ambiente escolar. Faça com a turma uma lista das manifestações culturais que existem dentro da própria escola.

  • Como a escola lida com as diferenças culturas presentes no ambiente escolar?
  • Qual a contribuição das diferentes culturas para a formação acadêmica do aluno? 

 

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-V6B-I1OonIE/UUNSIlKHCuI/AAAAAAAAApA/1GiOpVysWS8/s400/multiculturalismo+%25281%2529.jpg. Acesso em 17 de outubro de 2013.

  • Como a escola pode manter permanente contato com estas culturas diferentes?
  • Como é ser de uma cultura diferente?
  • É possível manter sempre um clima de respeito à diversidade cultural?

2. Após a avaliação da feira, disponibilizar tempo para que cada grupo apresente o seu trabalho com os demais colegas.

3. Organize um mural na escola para socializar o trabalho realizado pelos alunos:

Título do Mural:  

FEIRA MULTICULTURAL: CONHECER PARA RESPEITAR

Educação Multicultural na prática é assim!

Em uma mesa ao lado do mural, disponibilize uma TV e Vídeo para que os trabalhos apresentados em CD possam ser exibidos durante o recreio e intervalo das aulas (professor prepara um único CD contendo todos os trabalhos dos alunos). Divulgue também no site da escola e redes sociais. 

Recursos Complementares

1. Sugestão de site que promove a cultura afro-brasileira: Palmares – Fundação Cultural. Disponível em: http://www.palmares.gov.br/. Acesso em 17 de outubro de 2013.

 

2. Sugestão do blog Entrementes que trata da Diversidade Cultural. Disponível em: http://entrementes12c.blogspot.com.br/2013/03/atitudes-face-diversidade-cultural.html Acesso em 17 de outubro de 2013.

Avaliação

Avalie as estratégias de construção de conceitos com os alunos e se as mesmas foram eficazes; se os alunos ampliaram o seu conceito de cultura e conhecimento sobre a cultura local, bem como,  as possibilidades de inserção da mesma no ambiente escolar; sobre a possibilidade de convivência harmoniosa entre cultura e a educação formal. Avalie também se os alunos compreenderam, na prática, o que é educação multicultural.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.