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Trabalhando com letras, sílabas e transformando os medos

 

21/10/2013

Autor y Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende; Gabriela Martins Silva.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar letras e sílabas.
  • Separar sílabas.
  • Compreender o processo de construção das palavras por meio das sílabas.
  • Identificar e expressar seus medos.
  • Construir emocionalmente maneiras de lidar com seus medos.
Duração das atividades
4 aulas de uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula destina-se aos alunos do primeiro ou do segundo ano do ensino fundamental que estejam no nível silábico alfabético. Esta atividade pode ser utilizada para inserir e trabalhar a temática da separação de sílabas ou pode ser usada para fixação da aprendizagem sobre este aspecto.

Estratégias e recursos da aula

COMENTÁRIOS INICIAIS AO PROFESSOR

Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Nesta atividade, propomos o trabalho com uma questão afetiva bastante presente no cotidiano infantil, o medo, que é utilizado como tema para o trabalho com as letras e sílabas.

A proposta dessa aula se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa porque leva em consideração alguns dos direitos gerais da aprendizagem do ensino de Língua Portuguesa em relação à análise linguística no que diz respeito à apropriação do Sistema de Escrita Alfabética que significa, de acordo com Brasil (2012, p.37) “segmentar oralmente as sílabas de palavras e comparar as palavras quanto ao tamanho, reconhecer que as sílabas variam quanto às suas composições; perceber que as vogais estão presentes em todas as sílabas; dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos; dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos”.

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Currículo na alfabetização: concepções e princípios.  Ano 1 : unidade 1. Ministério da Educação.  2012. Disponível em http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf. Acesso em 15 de outubro de 2013.

ATIVIDADE 1:

1º Momento: Convidar os alunos para assistirem o vídeo “Chapeuzinho Amarelo por Carol Levy”.

Chapeuzinho Amarelo por Carol Levy. Duração: 6min28seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Wvy560Pqz0c. Acesso em 15 de outubro de 2013.

 

Fonte: Imagem da própria autora, obtida a partir do site http://www.youtube.com/watch?v=Wvy560Pqz0c. Acesso em 15 de Outubro de 2013.

Sinopse: Neste vídeo, Carol Levy conta de maneira divertida e dramática a história do livro “Chapeuzinho amarelo” de Chico Buarque.

2º Momento: Após a exibição do vídeo, iniciar uma conversa com os alunos sobre o vídeo, promovendo a verbalização de aspectos observados por eles que pareceram interessantes ou que geraram dúvidas e que, nesse momento podem ser esclarecidos pelo professor e/ou pelos demais colegas. Fomentar a conversa sobre os medos dos alunos. Neste momento, é importante que cada aluno tenha a oportunidade de falar e que todos permaneçam em silêncio, no intuito de ouvir cada fala dos colegas.

Exemplos de perguntas que podem fomentar a conversa: Do que a chapeuzinho tinha mais medo? O que ela fez para não ter mais medo? E vocês, têm medo de quê? O que fazer para lidar com esses medos que vocês têm?

Estimule que os alunos se ajudem mutuamente com ideias de como lidar com cada um dos medos verbalizados. No caso de algum aluno verbalizar que tinha algum medo, mas que atualmente não o tem mais, convide-o a relatar à turma o que ele fez para perder o medo.

3º Momento: Solicite aos alunos que façam individualmente um desenho em duas partes: uma parte com o desenho de seu medo e a outra parte, com o desenho do que fazer para lidar com aquele medo. Para isso, entregue a cada um, uma folha sulfite, com um traço, dividindo-a ao meio, no sentido paisagem.

Peça que escrevam na folha o seu nome e o nome do medo que desenharam. Para isso, pode ser necessária a mediação do professor para que a grafia dos nomes dos medos seja feita corretamente.   

4º Momento: Faça um mural com todos os desenhos da turma na própria sala de aula, afixando-os à parede e deixando o espaço de uma folha A4 na frente de cada desenho, a ser preenchido na atividade seguinte.

ATIVIDADE 2:

1º Momento: Relembre com os alunos a história da Chapeuzinho Amarelo, vista no vídeo, destacando os pontos principais da mesma. Relembre, principalmente, a parte da história em que ela inverte as sílabas dos seus medos. Se julgar necessário, exiba novamente a parte do vídeo em que isso acontece.  

2º Momento: Imprima e entregue aos alunos a seguinte atividade para ser realizada individualmente, ou transcreva-a para o quadro e solicite que eles copiem:

OBSERVE AS PALAVRAS NO QUADRO, SEPARE AS SÍLABAS DAS PALAVRAS NAS LINHAS ABAIXO DAS PALAVRAS E DESCUBRA O SEGREDO DA CHAPEUZINHO PARA TRANSFORMAR SEUS MEDOS.

BICHO-PAPÃO

PÃO-BICHOPA

 

 

BARATA

TABARA

 

 

 CORUJA

JACORU

 

 

BRUXA

XABRU

 

 

DRAGÃO

GÃODRA

 

 

DIABO

BODIA

 

 

RAIO

ORAI

 

 

TUBARÃO

BARÃOTU

 

 

Fonte: Imagem da própria autora.

Em seguida, leia com eles o enunciado da atividade, esclarecendo-os sobre o que deve ser feito. Solicite aos alunos que escrevam suas respostas na própria folha entregue ou que as escrevam em seus cadernos, caso a atividade tenha sido passada no quadro.

3º Momento: Imprima e entregue aos alunos a seguinte atividade para ser realizada individualmente ou transcreva-a para o quadro para que eles copiem:

AGORA, ESCREVA O SEU MEDO, SEPARE AS SÍLABAS E FAÇA O MESMO QUE A CHAPEUZINHO FEZ.

Juntamente com a atividade, entregue aos alunos quadradinhos de papel cartão ou cartolina, nos quais eles possam escrever as sílabas do seu medo.

Em seguida, leia com eles o enunciado da atividade, esclarecendo-os sobre o que deve ser feito. Solicite aos alunos que consultem o mural feito na Atividade 1, para a realizarem com o medo que desenharam naquela atividade.

Oriente-os a escreverem o medo na folha, separarem as sílabas e em seguida escrevem as sílabas nos quadradinhos de papel cartão ou cartolina que receberam de modo que possam movimentar as sílabas de diversas maneiras, criando novas palavras com as sílabas do medo escolhido.  

Oriente-os então a escolherem uma dessas novas palavras formadas com a troca das sílabas para ser o seu medo transformado. Solicite aos alunos que escrevam suas respostas numa folha separada, que será colada à frente do desenho de cada um, no mural, feito na atividade 1, momento 4.

4º Momento: Faça as correções das atividades no quadro com todo o grupo, ensinando e/ou relembrando regras de separação de sílabas.

ATIVIDADE 3:

1º Momento: Imprima e entregue aos alunos a seguinte atividade para ser realizada individualmente ou transcreva-a para o quadro para que eles copiem:

LEIA AS PALAVRAS DO QUADRO, SEPARE AS SÍLABAS E DESCUBRA QUAIS SÃO OS MEDOS ABAIXO.

ASBRASOMÇÃO

 

RORTER

 

TASMAFAN

 

ALRATU

 

VÃOTRO

 

BRACO

 

DRÃOLA

 

TROMONS

 

ROCUES

 

PIROVAM

 

JEÇÃOIN

 

TADETEMPES

 

Fonte: Imagem da própria autora.

Juntamente com a atividade, entregue aos alunos quadradinhos de papel cartão ou cartolina, nos quais eles possam escrever as sílabas dos medos listados no quadro.

Oriente-os a fazerem a separação de sílabas de cada palavra, a escreverem as sílabas nos quadradinhos de papel cartão ou cartolina e fazerem tentativas de adivinhação da palavra correta, a partir da movimentação das sílabas. 

Sugestão ao professor: Os seguintes medos fazem parte da lista: assombração, terror, fantasma, altura, trovão, cobra, ladrão, monstro, escuro, vampiro, injeção e tempestade. Caso haja algum medo comum às crianças da sua região que não esteja abarcado nesta lista, insira-o nela.

2º Momento: Faça as correções da atividade no quadro, com todo o grupo, ensinando e/ou relembrando regras de separação de sílabas.

ATIVIDADE 4:

1º Momento: Imprima e entregue aos alunos a seguinte atividade para ser realizada individualmente ou transcreva-a para o quadro pra:

LEIA AS PALAVRAS ABAIXO E RESPONDA O QUE É PEDIDO NO QUADRO.

PALAVRAS

NÚMERO DE VOGAIS

NÚMERO DE CONSOANTES

NÚMERO DE SÍLABAS

ASSOMBRAÇÃO

 

 

 

TERROR

 

 

 

FANTASMA

 

 

 

ALTURA

 

 

 

TROVÃO

 

 

 

COBRA

 

 

 

LADRÃO

 

 

 

MONSTRO

 

 

 

ESCURO

 

 

 

VAMPIRO

 

 

 

INJEÇÃO

 

 

 

TEMPESTADE

 

 

 

Fonte: Imagem da própria autora.

Em seguida, leia com eles o enunciado da atividade, esclarecendo-os sobre o que deve ser feito.

2º Momento: Faça as correções da atividade no quadro, com todo o grupo, ensinando e/ou relembrando o que é vogal, o que é consoante e o que são as sílabas. 

Recursos Complementares

CARLETO, Eliane Aparecida. Palavras faladas, palavras escritas: sílaba e divisão silábica - UCA. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31913. Acesso em 15 de outubro de 2013.

CARVALHO, Juliano Varella. UCA - Divisão Silábica. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=29868. Acesso em 15 de outubro de 2013.

E. M. WALTER LEITE CAMINHA. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: http://wlcaminha.blogspot.com.br/. Acesso em 15 de outubro de 2013.

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua e processual. Observe a concentração, a atenção e o envolvimento dos alunos nos momentos de trabalho individual. Estes aspectos poderão sinalizar o grau de dificuldade sentido por cada aluno, bem como o quanto estão se apropriando dos conhecimentos a serem desenvolvidos. Atente-se também às solicitações por ajuda, buscando atendê-las de maneira a estimular o pensamento autônomo do aluno. Avalie e valorize nas produções escritas a elaboração de hipóteses para as questões apresentadas. Nos momentos de correção, avalie a capacidade do aluno de identificar, compreender e corrigir os seus erros, auxiliando-o individualmente caso seja necessário. Avalie ainda o quanto os alunos conseguem identificar e nomear os seus medos, bem como as maneiras de lidar com eles, tomando a capacidade de nomeação e elaboração de estratégias para enfrentamento como um processo de amadurecimento que deve ser estimulado pelo professor.

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