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As regras de convivência e responsabilidades na minha casa

 

20/10/2013

Autor y Coautor(es)
VANEIDE CORREA DORNELLAS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer a importância das regras de convivência estabelecidas pela família;
  • Identificar a sua responsabilidade nas atividades realizadas na arrumação e conservação da casa onde mora;
  • Valorizar a sua participação nas tarefas domésticas;
  • Diferenciar as atividades domésticas de trabalho das atividades de exploração infantil;
  • Confeccionar painel com legenda;
  • Montar e apresentar uma encenação;
  • Elaborar convites, cartazes e relatório;
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos tenham habilidades de leitura e de escrita. 

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Contemplando ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

 

Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação. Para tanto, alfabetização precisa abarcar os conceitos do letramento que tem como objeto de aprendizagem os aspectos sociais da língua escrita. Dessa forma, se faz necessário que o professor proponha a seus alunos leitura e produção textual de temas ligados ao seu cotidiano, para que compreendam a importância social da leitura e da escrita. E que ainda, valorize e acolha a bagagem cultural diversificada que seus alunos possuem, independente da escola, pois eles já são participantes de atividades nos grupos sociais a que pertencem. Ao realizarem atividades referentes à sua responsabilidade e cooperação nos afazeres domésticos, os alunos têm oportunidade de terem acesso a um trabalho significativo, pois convive com esse tema no seu dia a dia.

A criança precisa entender a importância da colaboração no meio familiar e que é preciso respeitar as regras definidas pela família para assegurar um bom  convívio familiar. Os Parâmetros Curriculares Nacionais apontam a ética como um tema transversal de fundamental importância para a construção da cidadania, alertando que precisa ser trabalhado um conjunto de valores como o respeito mútuo, a justiça, o diálogo e a solidariedade. Segundo Brasil (1997, p. 78) o aluno deve ser “capaz de assumir responsabilidades na execução de tarefas planejadas coletivamente, percebendo suas responsabilidades e limites em relação a diversas formas de contribuição possíveis e necessárias”.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais – ética. Ministério da Educação – Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SE, 1997.

 

É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: < http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação".   Acesso em: 06 de out. 2013. 

 

1ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

Conhecendo meus deveres em casa

Em sala de aula, organize os alunos em roda de conversa e estabeleça um diálogo a respeito da rotina familiar. Conduza um diálogo para diagnóstico do conhecimento prévio dos alunos para você ter noção de como eles compreendem o assunto. A roda de conversa é um espaço privilegiado de troca de ideias, e deve sempre, ser utilizado pelo professor, lembrando que é fundamental oferecer a oportunidade de participação para todos os alunos e valorizar a sua fala, pois esta é uma excelente maneira de desenvolver a oralidade e a autoconfiança.

 

  • Questione os alunos:

Toda família tem uma rotina em casa, como: arrumar e conservar a casa sempre limpa, ir ao supermercado, cuidar do animal, entre outras? A sua família também realiza essas e outras atividades? Em qual delas você participa?

Deixe que eles elenquem tarefas e comentem sobre elas.

  • Explique que: 

 

É FUNDAMENTAL QUE TODOS MORADORES DA CASA PARTICIPEM DAS TAREFAS DOMÉSTICAS.

NA ROTINA FAMILIAR, ALGUMAS REGRAS SÃO ESTABELECIDAS PARA QUE A CONVIVÊNCIA SEJA BOA E HARMONIOSA.

A DIVISÃO DE TAREFAS FAZ PARTE DAS REGRAS DE CONVIVÊNCIA FAMILIAR E CADA PESSOA DA FAMÍLIA DEVE FAZER A SUA PARTE. ENQUANTO ALGUMA PESSOA DA FAMÍLIA ESTÁ ARRUMANDO A CASA, OUTRAS PODEM ESTAR PREPARANDO AS REFEIÇÕES OU INDO AO SUPERMERCADO FAZER AS COMPRAS.

 

 As crianças devem compreender que precisam ajudar nas tarefas leves como: arrumar a sua própria cama, guardar seus brinquedos, organizar seu material escolar, colocar e retirar os pratos e talheres na mesa para as refeições.

 

Apresente aos alunos o livro: “A Família de Marcelo” de Ruth Rocha, Ed. Salamandra.

1

Fonte: Imagem da própria autora.

Sinopse: Este livro apresenta o dia a dia da família de Marcelo e como eles dividem as tarefas domésticas e o que fazem para se divertir.

O livro propõe uma série de atividades para serem desenvolvidas com as crianças e suas famílias. Uma das atividades é sobre a cooperação em família, em que sugere que cada membro da família marque as tarefas que realiza durante uma semana.

2

Fonte: Imagem da própria autora.

3

Fonte: Imagem da própria autora. 

 

4

Fonte: Imagem da própria autora.

Converse com os alunos sobre as atividades realizadas na casa do personagem e a cooperação familiar apresentada no livro. Fale sobre as normas existentes em uma casa e a cooperação de seus moradores. Pergunte aos alunos quais as atividades que o personagem faz em casa e que eles também fazem.

 

Peça aos alunos que preencham o quadro abaixo:

 

QUEM   EXECUTA   ESSAS   ATIVIDADES   NA  SUA  CASA?

1. Lava a louça 

 

2. Enxuga e guarda a louça 

 

3. Prepara os alimentos 

 

4. Coloca e retira os pratos na mesa para as refeições 

 

5. Guarda os brinquedos 

 

6. Organiza o material escolar 

 

7. Cuida das crianças menores 

 

8. Estende as camas 

 

9. Vai ao supermercado 

 

10. Se existem animais em casa, quem os alimenta? 

 

11. Se existem plantas em casa, quem as molha? 

 

12. Limpa a casa 

 

13. Lava e passa roupa 

 

14. Limpa os sapatos 

 

Fonte: Imagem da própria autora.

 

Professor, ressalte a importância da colaboração das crianças na organização da casa em que moram. É primordial que elas entendam que também são responsáveis por sua casa e por isso devem participar das tarefas. E que, quando os pais trabalham fora, elas ainda têm uma maior responsabilidade de ajudar, pois assim, sobra mais tempo para eles quando chegam em casa.

Mas, é importante diferenciar a colaboração das crianças nas atividades domésticas na casa em que elas moram com a ideia de trabalho infantil, que infelizmente ainda é uma realidade no cotidiano de muitas crianças brasileiras. Conte que várias crianças e adolescentes são exploradas realizando o trabalho doméstico fora de suas casas em troca de um pouco de dinheiro ou promessa de roupa e alimentação.

Conscientize os alunos que existem tarefas que as crianças não devem realizar nem na sua própria casa, como lavar roupas, passar ou cozinhar, inclusive, porque oferece danos e perigo à sua saúde.

Peça a eles que façam um novo quadro e escrevam atividades que eles não fazem em casa, mas, acham que podem fazer.

 

ATIVIDADES QUE POSSO EXECUTAR EM MINHA CASA PARA AJUDAR NA ORGANIZAÇÃO

1.

 

2.

 

3.

 

4.

 

5.

 

6.

 

7.

 

8.

 

 

Proponha que respondam em seu caderno de História:

 

 

POR QUE É IMPORTANTE PARTICIPAR NA DIVISÃO DE TAREFAS EM CASA?

  

 

7

ATIVIDADE DE CASA

 

Querida criança e familiares,

 

Pesquise, recorte e traga para próxima aula: figuras de situações de crianças realizando o trabalho doméstico para que possamos fazer um lindo painel em sala de aula.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Imagem da própria autora.

 

2ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

Montando um painel com legenda

 

  • Explique aos alunos o que é uma legenda.
    • Oportunize que procurem no dicionário o significado da palavra e copie em seu caderno.  Explique que farão um cartaz com legenda de todas as figuras.
    • Divida as crianças em 4 ou 5 grupos e disponibilize cartolina ou papel Kraft   para que confeccionem os cartazes com as figuras trazidas pelos alunos de casa.
  • Selecione com os alunos as figuras.
  • Ajude-os a elaborarem as legendas.
    • Monte um grande painel com os cartazes produzidos pelos alunos e exponha na sala de aula ou no corredor da escola.

Professor, durante a execução dos trabalhos realizados pelos alunos cabe a você, de acordo com a sua realidade e da escola, utilizar recursos tecnológicos, como máquina fotográfica, filmadora e tablet, para registrar por meio de fotos e vídeos e construir um mural ou edição de filme para ser divulgado para toda a comunidade escolar.

 

3ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

Apresentando uma dramatização

Professor, para a realização desta atividade é importante que discuta com os alunos sobre onde farão a apresentação e os materiais que serão utilizados.

Proponha também que convidem os colegas de outras turmas para assistirem à apresentação, para isso elaborem convites ou cartazes divulgando o evento, assim poderá trabalhar com estes gêneros textuais. Veja mais algumas ações que serão necessárias:

 

  • Proponha aos alunos que façam uma dramatização de uma cena em família em que os alunos executam as tarefas domésticas.
  • Divida a turma em grupos.
  • Os alunos devem decidir que cena vai ser representada e determinar os personagens das cenas. Todos os alunos devem participar da encenação. Também podem representar os pais ou outras pessoas que moram na casa.
  • Disponibilize locais diferentes para que os grupos possam ensaiar.
  • Permita que apresentem em outro dia, para que possam providenciar os materiais, roupas e objetos necessários para a encenação.

 6

Fonte: Imagem da própria autora. Alunos do 3° ano da Escola de Educação Básica da UFU – ESEBA – 2013- Professora Vaneide, encenando a execução das tarefas diárias em sua casa.

 

Após a apresentação, proponha a elaboração de um relatório, em que os alunos farão o registro da atividade. Veja uma sugestão:

 

RELATÓRIO: DRAMATIZAÇÃO DAS TAREFAS QUE REALIZAMOS EM CASA

Ontem realizamos uma dramatização sobre as tarefas que fazemos em nossa casa. Meu grupo representou .......eu gostei....eu não gostei....

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ILUSTRAÇÃO

 

 

 

 

 

 

Recursos Complementares

É interessante que os alunos possam participar das discussões acerca do trabalho infantil doméstico. Nesse sentido, alguns vídeos podem ajudar a entender essa problemática.

 

A reportagem e entrevista “Meninas Domésticas” do Programa Jornal da Justiça, exibido em 27/08/2013, disponível em:

<https://www.youtube.com/watch?v=K8G1EiqL4EA>, acesso em: 22 de set. 2013, apresenta o problema do trabalho infantil, os números das estatísticas e entrevista a Procuradora de Justiça Selma Sauerbronn que debate sobre o assunto do trabalho infantil, sua ilegalidade e os direitos das crianças. Vídeo de 8 minutos e 14 segundos.

 

A reportagem do programa TV Brasil, “Dez milhões de crianças executam trabalho doméstico” disponível em “Youtube” no endereço eletrônico: <https://www.youtube.com/watch?v=rvNVcKdD-lA>, acesso em: 22 de set. 2013, exibido no dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil, conta sobre uma campanha lançada para evitar esse problema, com o slogan “Tem Criança que Nunca Pode Ser Criança” no intuito de alertar sobre o problema do trabalho doméstico infantil. Mostra como o direito à educação fica prejudicado nessa situação.

 

Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, vale a pena solicitar que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox acessando: (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet). Caso sua escola não possua os laptops, leve os alunos ao Laboratório de Informática ou utilize um projetor multimídia para que possam assistir a essas reportagens.

 

No sítio “Jogo para meninas” disponível em: <http://www.jogosparamenina.net/>, acesso em: 22 de out. 2013, existem vários jogos para arrumação da casa e tarefas domésticas como os listados abaixo:

“Cuidar das tarefas domésticas”. Disponível em: <http://www.jogosparamenina.net/jogo/cuidar-das-tarefas-domesticas/>.

“Limpar o quarto”. Disponível em:<http://www.jogosparamenina.net/jogo/limpar-e-organizar-o-quarto/>.

“Limpar a sala”. Disponível em:  <http://www.jogosparamenina.net/jogo/limpar-a-sala/>.

“Arrumar o quarto do bebê”. Disponível em: <http://www.jogosparamenina.net/jogo/arrumar-quarto-do-bebe_21900/>.

“Limpar a casa”. Disponível em: <http://www.jogosparamenina.net/jogo/limpar-a-casa/>.

“Limpar a cozinha”. Disponível em: <http://www.jogosparamenina.net/jogo/limpar-a-cozinha/>.

“Limpar o banheiro”. Disponível em: <http://www.jogosparamenina.net/jogo/limpar-o-banheiro/>.

Acessados em: 22 de out. 2013.

Apesar das instruções dos jogos estarem em inglês é possível jogá-los sem precisar das instruções.

Avaliação

A avaliação nessa aula tem caráter formativo, pois o professor deve acompanhar todos os dias, a todo o momento, a aprendizagem ou a não aprendizagem de seus alunos, observando como estão participando das discussões em sala de aula, como estão escrevendo, como realizam as atividades propostas. Para tanto, faça registros individuais dos alunos. Avalie seus avanços e confirme o domínio da leitura e da escrita. Ao perceber que uma expectativa em relação à aprendizagem não foi realizada por um aluno ou pelo grupo, é recomendável retomar o que está sendo ensinado e relacionar com o que o aluno já conseguiu dominar e avançar o conteúdo conforme o aluno vai compreendendo o que está sendo apreendido.

Analise se o aluno conseguiu reconhecer a importância das regras de convivência estabelecidas pela família e identificar a sua responsabilidade nas atividades realizadas na arrumação e conservação da casa onde mora. E ainda, se foi capaz de diferenciar as atividades domésticas de trabalho das atividades de exploração infantil bem como valorizar a sua participação nas tarefas domésticas.

Perceba se seu aluno desenvolveu a linguagem oral e escrita e as habilidades relativas à fala por meio de interação e de sua participação nas diversas atividades propostas, se conseguiu compreender o conceito de legenda elaborando-a nas figuras dos cartazes de seu grupo.

Professor, você deve estar preparado para intervir e mediar à execução das atividades e conduzir os alunos para avançarem na aprendizagem. Fique atento para responder questões tais como: Os alunos estão compreendendo, conceituando e relacionando as informações novas com seus conhecimentos anteriores? 

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