Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Cores

 

20/08/2009

Autor y Coautor(es)
Dari Campolina de Onofre
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Carlos Olivieri

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Canal
Ensino Médio Física Oscilações, ondas, óptica e radiação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Diferença entre luz e cor
  2. Cores primárias
  3. Cores secundárias
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  1. Luz.
  2. Reflexão difusa.
  3. Formação de imagens.
Estratégias e recursos da aula

Inicie a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que resulta das misturas de cores. Provavelmente alguns irão dizer que a mistura de azul com amarelo dá verde, que vermelho com amarelo dá laranja, e outros resultados mais, baseados na experiência de colorir desenhos com lápis de cor, giz de cera, canetinha, etc.
Pergunte também se eles sabem quais são as cores primárias e quais são as cores secundárias. É provável que alguns alunos dirão que as cores primárias são vermelho, amarelo e azul, e as secundárias são verde, lilás e laranja, também baseados na experiência acima citada.

O que falta no material didático para esse nível de ensino, é a concepção de que existem duas categorias de classificação de cores: As cores LUZ e as cores PIGMENTO, e que a lógica de composição de cores é diferente para cada categoria.

Uma discussão completa acompanhada de um experimento simples para trabalhar esse tema é apresentado em: Revista Física na Escola N.2, Vol. 9, outubro 2008, p. 25.

Noções básicas:

1. Cor luz: é a cor definida pelo comprimento de onda da luz. Por exemplo, o vermelho possui comprimento de onda de 700 nm (700 x 10-9 m), e o violeta possui comprimento de onda de 380 nm. Se iluminarmos uma tela branca com uma luz de 700 nm, a tela ficará vermelha.

2. Cores luz primárias: são luzes cujas cores não podem ser obtidas pela composição de outra cores luz. Elas são: vermelho, verde e azul.

3. Síntese aditiva das cores luz: é a obtenção de outras cores luz pela composição de vermelho, verde e azul. Pode-se obter qualquer cor luz através da composição adequada dessas cores.


4. Luz branca: é a luz obtida pela composição, em proporções iguais, das três cores luz acima, ou seja, se projetarmos três focos de luz, um vermelho, outro verde e outro azul sobre uma tela branca, a tela permanecerá branca. Assim podemos dizer que a luz branca é a composição dessas três cores luz.

5. Cores luz secundárias: são as cores luz obtidas pela composição de duas cores luz primárias. Elas são: amarelo, obtido pela composição de vermelho e verde, ciano (azul meio esverdeado, também conhecido como azul piscina), obtido pela composição de verde e azul e magenta (meio lilás), obtido pela composição de vermelho e azul.

6. Cor pigmento: é a cor dos pigmentos que compões os objetos. Por exemplo, um objeto com pigmentos vermelhos iluminado por luz branca (vermelho + verde + azul), absorverá as cores luz verde e azul, e refletirá apenas a cor luz vermelha. Um objeto com pigmentos amarelos iluminado por luz branca absorverá a cor luz azul e refletirá as cores luz vermelha e verde, cuja composição fornece a cor luz amarela.

7. Cores pigmento primárias: são cores que não podem ser obtidas pela composição de outras cores pigmento. Elas são: amarelo, ciano e magenta.

8. Síntese subtrativa das cores pigmento: é a obtenção de outras cores pigmento através da subtração da cores primárias. Pode-se obter qualquer cor pigmento através da subtração adequada dessas cores.

9. Cores pigmento secundárias: são as cores pigmento obtidas pela subtração de duas cores pigmento primárias. Elas são: vermelho, obtido pela subtração de amarelo e magenta, verde, obtido pela subtração de amarelo e azul.

10. Pigmento preto: é obtido pela subtração de todas as cores pigmento primárias

OBS. O experimento proposto pela referência citada no início deste módulo é de simples confecção e extremamente útil para a compreensão do assunto.
Outra referência importante é: The Physics Teacher – April 1999 – Vol 37 – Number 4 – pg 204. artigo de Lawrence D. Woolf – “Confusing Color Concepts Clarified”.

O simulador abaixo permite manipular a combinação de várias cores:

Color vision

ou

http://phet.colorado.edu/simulations/sims.php?sim=Color_Vision

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Color vision Animação/simulação
Avaliação

Pedir para que, individualmente, os alunos, utilizando de lápis de cor, façam combinações de cores explicando os conceitos relativos a cor/luz do resultado.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • DIVINO, partivulasr , Minas Gerais - dijo:
    divinog@ig.com.br

    17/03/2013

    Cinco estrelas

    muito boa essa materia sobre cores.


  • Ângela Carneiro, escola estadual joao carneiro , Bahia - dijo:
    laranja_anja@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    É muito interessante


  • MaraFix, Escola Che Gevara , Amazonas - dijo:
    marafix_xd@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Rapaz... Eu Gostei Bastante Pois Eu Achava Que As Cores Primárias Eram: Preto, Rosa e Branco! usdhaudhsudhausduashdua


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.