Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Respeite meus cabelos brancos!

 

27/08/2009

Autor y Coautor(es)
Suelen Fernanda Machado
imagem do usuário

CAMPO MOURAO - PR NTE - CAMPO MOURÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Negociação de comportamentos para o convívio social
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo)
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final Saúde Valorização dos vínculos afetivos
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Reconhecer o valor dos idosos na sociedade e refletir sobre o processo de envelhecimento da população brasileira.
Duração das atividades
3 a 4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimento prévio.
Estratégias e recursos da aula

Segundo o Censo de 2000, do IBGE, menos da metade da população (49,7%) está abaixo dos 24 anos. Em 1991 eram 54,2% nessa faixa etária e 4,3% dos brasileiros acima de 60 anos eram chefes de família. Hoje, 5,3% dos idosos são responsáveis pela sobrevivência familiar. Nossa cultura valoriza muito a juventude, pelo histórico de país jovem e, sobretudo, por conta dos recentes estudos que apontam o grande potencial de consumo dos adolescentes.

O preconceito contra o idoso está presente nessa sociedade e, com freqüência, é manifestado pela falta de sensibilidade e de solidariedade, numa atitude em que torna depreciativo o destino inevitável de todos nós: sermos testemunhas do tempo. Envelhecer é o exercício de viver, tanto que nas sociedades orientais é entendido como sabedoria. De forma oposta, no ocidente, é notado pela alteração de algumas funções orgânicas. O próprio adjetivo “velho” nos dicionários figura como: obsoleto, antiquado e gasto pelo uso, mas esquecemos que na linguagem coloquial “meu velho” traduz camaradagem, confiança, amizade e companheirismo – este é o real significado do envelhecimento. Ver o idoso como problema é ter uma visão míope do próprio futuro.

Site consultado: http://www.serasa.com.br/guiaidoso/apresentacao.htm

(professor): A novela “Mulheres apaixonadas” transmitida pela emissora Rede Globo abordou a relação entre idosos e jovens. Na novela os avôs de “Dóris” (interpretada pela atriz Regiane Alves), moravam com o filho e a família dele, pois não tinham outra opção. A jovem Dóris, no entanto, não gostava da presença dos avôs, primeiro porque estes ocupavam seu quarto e principalmente por julgar que o casal somente atrapalhava sua vida. Vamos relembrar uma cena da novela para que possamos refletir sobre algumas questões.

Vídeo disponível em: http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM959391-7822-DORIS+FAZ+UM+ESCANDALO+COM+SUA+AVO,00.html

Debate iniciado pelo professor:O vídeo demonstra uma situação que infelizmente não ocorre apenas na ficção. O preconceito contra os idosos é comum, principalmente entre jovens e crianças. 

  • Você já presenciou algum tipo de preconceito contra idosos? Se não, quais seriam os mais comuns? Poderíamos citar alguns?
  • Quais os motivos que levam as pessoas a terem preconceito com os mais velhos?
  • Quantos idosos existem na sua família? Bairro? Comunidade? Você já parou para pensar na importância dessas pessoas 

O Estatuto do idoso representa um avanço no que diz respeito á garantia de direitos das pessoas mais velhas, mas por outro lado demonstra o grande preconceito de nossa sociedade por esta população, já que, se esses direitos fossem naturalmente respeitados, não haveria necessidade da criação de um estatuto. Já parou para pensar nisso?

Assistir com os alunos o vídeo disponível em:http://w ww.dominiopublico.gov. br/pesquisa/DetalheObr aForm.do?select_action =&co_obra=20802

O vídeo convida para uma reflexão sobre a velhice, do ponto de vista do que gostaria de fazer quando for velho e do como gostaria de ser tratado. Traz informações sobre o envelhecimento da população brasileira e as suas conseqüências. Aborda o tratamento discriminatório e excludente que muitas vezes é dado pela sociedade ao idoso. Por outro lado apresenta a nova imagem do idoso, o “novo idoso” é um indivíduo útil e saudável.
Dispor tempo para debater questões relativas ao vídeo.
 

Analisando e reestruturando o Estatuto do Idoso

Dividir os alunos em grupos e dispor para cada um deles um capítulo do Estatuto do Idoso. Cabe ao professor selecionar os que julgar mais importante. Cada grupo fica responsável por ler e analisar um capítulo, registrando o que mais lhe chamou atenção, questões mais importantes, situações que melhorariam ou seriam alteradas.
Após a análise cada grupo apresenta suas considerações de forma oral (para o grande grupo) e também por escrito, por meio de registro. (Pode-se solicitar que se crie um "novo estatuto")

Obs: se surgir alguma boa idéia pode-se trabalhar em conjunto com o grupo e enviar para assembleia ou algum vereador da região para análise.

O Estatuto do Idoso pode ser encontrado neste site: www.amperj.org.br/store/legislacao/codigos/idoso_L10741.pdf

Idade e experiência


Campanha: “Minha Velhice”

O professor poderá solicitar que os alunos criem um mural para a escola (pode ser utilizado tela de isopor, ou outro material) a partir da seguinte frase: “Como você gostaria que fosse sua velhice?”. A turma poderá divulgar o projeto para toda a escola, ou selecionar algumas turmas. Cabe aos alunos falar antecipadamente nas salas de aula sobre o espaço que o idoso ocupa na atual população brasileira. Divulgar a existência do Estatuto do Idoso e principalmente, explicar o porquê da campanha. O mural poderá “funcionar” durante os intervalos. Cada dia um grupo fica responsável por coletar frases e pequ enos textos que respondam à questão em exposição. A campanha pode durar uma semana, ou quinze dias, dependendo do andamento. Para finalizar, os alunos poderão convidar um grupo da terceira idade, ou algum membro idoso da sociedade que exerça alguma atividade em destaque no município, ou comunidade da escola. O (s) convidado (s) poderá ler algumas frases do mural, tecer alguns comentários e realizar uma fala sobre juventude e velhice, a partir de suas experiências de vida. Os alunos poderão ainda lançar perguntas, inclusive relacionando à questão do preconceito.

Obs: Atenção! É extremamente importante trabalhar com os alunos antecipadamento como ocorrerá o encontro para que o resultado não surta efeito contrário.

Para o trabalho com o EJA (ou mesmo Ensino Médio), sugerimos que o professor organize uma visita ao asilo da cidade, ou ao mais próximo do seu município. Para a visita deverá ser construído antecipadamente uma entrevista, com perguntas referentes à vida dos idosos. As perguntas devem investigar questões relativas à escolarizaç ão, trabalho, família, hábitos, costumes, ali mentação, saúde, e o que mais o professor julgar interessante. Pode-se solicitar que cada aluno, a partir destes temas norteadores, criem suas próprias perguntas. Caso contrário, poderão criar as perguntas de forma coletiva com a turma, seguindo orientações do professor. Durante a visita o professor poderá dividir os alunos em grupos de no máximo 3. Cada grupo escolhe uma pessoa idosa para entrevistar. O objetivo da entrevista é investigar como foi a vida do idoso em seus mais diferentes aspectos. Em sala de aula os grupos apresentam os dados coletados e devem traçar uma análise sobre os aspectos de vida de antigamente e da atualidade. Também poderão discutir sobre como esses idosos tem sido tratados pela sociedade atual. O quanto já contribuíram para a sociedade e a importância que recebem nos dias de hoje.

 

Registro de todo o trabalho realizado em sala de aula, desde a primeira aula, até o término do projeto. O professor poderá solicitar relatório por escrito com as impressões pessoais dos alunos sobre o trabalho, a relação com o grupo, aspectos positivos e negativos.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Idade e experiência Áudio
Recursos Complementares

Vídeos sugeridos:

http://www.youtube.com/watch?v=zZwenmUk4Co (a idade chega para todos...)

http://www.youtube.com/watch?v=8H-G6tjW3hY (velhinho jogando xadrez sozinho)

Avaliação


Sugerimos os seguintes critérios a serem observados pelo professor para a avaliação:

  • Participação efetiva nas discussões e reflexões acerca dos vídeos;
  • Colaboração durante o trabalho em grupo;
  • Aprofundamento nas questões de análise do Estatuto, criatividade nas propostas de mudanças e críticas fundamentadas;
  • Participação na atividade “Mural”, colaboração com o grupo e envolvimento nas ações necessárias;
  • Auto-avaliação com seriedade no trato das questões;
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 8 calificaciones

  • Cinco estrelas 5/8 - 62,5%
  • Quatro estrelas 2/8 - 25%
  • Três estrelas 1/8 - 12,5%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • angelita scalamato, E.M.E.F.CAIC "Luizinho de Grandi" , Rio Grande do Sul - dijo:
    angelita-ts@hotmail.com

    14/09/2014

    Quatro estrelas

    Parabéns pelo planejamento de sua aula, irei adaptar, não ficar somente no debate, mas organizar juntamente com os alunos um seminário sobre o assunto. Tratar desde assunto, é de extrema importância, frente aos problemas enfrentados pelos idosos, principalmente falta de respeito pela população mais jovem.


  • daniel martins, escola jose cicero , Pernambuco - dijo:
    danielmartyns1@gmail.com

    16/10/2011

    Cinco estrelas

    é uma boa aula com bons recursos.... quando tiver algo novo envia pra mim...obrigado.


  • Marta Blanco Alcantara, ESC EST JOAQUIM NABUCO , Amapá - dijo:
    martab805@gmail.com

    24/11/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pela escolha do tema, sabemos o quanto os idosos são esquecidos nesse país, mas as suas experiencias e sabedoria são uteis para todos nós.


  • Rosirene de Souza Marinho, ESCOLA MUNICIPAL VEREADOR ALCEBIADES CARVALHO DAS FLORES , Rio de Janeiro - dijo:
    rosirene_41@hotmail.com

    18/11/2010

    Três estrelas

    É de grande importância desenvolver este trabalho relacionado ao respeito ao idoso , pois existem muita discrimiminacão em relação a essas pessoas que necessitam da nossa atenção e respeito. Vamos conscientizar nossos alunos! Parabéns pela aula desenvolvida. Rosirene.


  • Hellenuce B. de Sena, E M PROFESSOR ROMEU MENEZES DOS SANTOS , Rio de Janeiro - dijo:
    hellenuce@gmail.com

    29/08/2010

    Cinco estrelas

    Amei, excelente. Tenho uma aluna de 87 anos e outra de 75. Precisamos sim, valorizar maios os "nossos velhos" amigos.


  • Luiza Helena Nascimento Dias, CIEP BRIZOLAO 259 PROF. Mª DO AMPARO RANGEL SOUZA , Rio de Janeiro - dijo:
    helenabelissimaflor@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Aula de excelência! Somente assim, com profundas reflexões, poderemos levar o nosso alunado a respeitar os nossos idosos e perceber que todos vamos passar por esta fase algum dia. As aulas tornam-se prazerosas a partir de um bom planejamento e inovações, e isso o bom professor sabe "tirar de letra!". Um abraço da Professora Luiza Helena.


  • Lucirlene Ornela da Silva Velten, EEEFM AFONSO CLAUDIO , Espírito Santo - dijo:
    losilva@sedu.es.gov.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei excelente! Pois sabemos que os valores se perderam , principalmente com relação a família: amor, respeito, solidariedade e isso tem refletido na sociedade e principalmente na escola. Com o trabalho acima proposto na escola podemos fazer diferença no comportamento dos nossos alunos para que possam ser pessoas que interajam no mundo que vivem como cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres, sabendo respeitar e amar nossos idosos.


  • Beatriz Alves da Silva, Faculdade Santa Terezinha , Distrito Federal - dijo:
    beatrizhrma@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Inovar as práticas educacionais é de fundamental importância pois, desperta o interesse dos alunos a ainda lhes ensinam que respeitar o próximo é dever de todos. Parabéns pela sua aula.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.