Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Ler e compreender: as diferenças em sala de aula

 

20/11/2013

Autor y Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·      Descobrir diferentes formas de ler;

·      Refletir sobre a formação das palavras;

·      Compreender as diferentes opiniões sobre uma mesma leitura;

·      Ampliar o vocabulário;

·      Conhecer palavras diferentes;

·      Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Programa Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;

·      Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.

Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao Sistema Alfabético de Escrita - SAE. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Ler e compreender: cada um tem seu jeito

 

Professor, o trabalho com a leitura em sala de aula, deverá ser pautado pelo interesse do aluno e pela sua forma singular de leitura e de compreensão do texto. Para isso, insistimos na valorização do trabalho com a leitura e dos diferentes pontos de vistas sobre o material lido. Consiste em uma aula que prioriza as reflexões singulares dos alunos e que vê as múltiplas possibilidades do trabalho com a leitura em sala de aula, para além da decodificação. Vamos lá!

Informações ao professor

 

Professor, a presente aula está em consonância com o programa de formação do MEC denominado Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Para isso, exploramos nossas vivências com os anos iniciais do Ensino Fundamental e trazemos aqui práticas pedagógicas direcionadas à aprendizagem e ao desenvolvimento dos alunos.

 

Você sabia? A compreensão de um texto é algo singular e está ligada às experiências de vida da criança e também ao tipo de material que será realizada a leitura. Desta forma a socialização dos conhecimentos dos alunos em sala de aula, favorece a troca de ideias e auxilia na compreensão dos diferentes gêneros lidos em sala de aula.

Para outras informações acesse o material abaixo:

Fonte: BRAINER, Margareth; et al. Que brincadeira é essa? E a alfabetização? In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 4, 2012, p. 14-21. Disponível em:< http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_4_MIOLO.pdf >. Acesso em: 04 de nov. 2013.

 

Iniciando o diálogo

Aula1.1_set_2013

Fonte da imagem: Sítio: “Virtual Shop”. Disponível em: <http://dicastruqes.blogspot.com.br/2011/03/curso-de-detetive-e-investigacao.html>. Acesso em: 04 de out. 2013.

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Providencie a imagem abaixo para ser visualizada pelos alunos. Você poderá pedir para que os alunos a acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo. Também poderão ser utilizados: tablet, o Laboratório de Informática ou um projetor multimídia.

Aula2.1_nov_2013

Fonte da imagem: Disponível em: Sítio: “Tarsila do Amaral”. <http://www.tarsiladoamaral.com.br/versao_antiga/images/JPG/CUCA50.JPG>. Acesso em: 04 de nov. 2013.

Peça para que os alunos observem a imagem por aproximadamente cinco minutos. Oriente-os a observarem os detalhes. Depois, peça que, cada aluno expresse o que compreendeu sobre a imagem. Instigue a participação de todos e valorize a fala de cada um. É importante que eles percebam as diferentes compreensões que podem existir mediante uma mesma imagem.

Releitura

Agora, que tal pedir para cada aluno fazer um desenho representando a imagem observada? Para isso, eles poderão utilizar o caderno de Língua Portuguesa e não precisam mais observar a imagem.

Quando todos terminarem o desenho, solicite que cada aluno troque o seu caderno com outro colega. Explique que terão como desafio observar como o colega fez a releitura da imagem e como ele compreendeu o trabalho do colega. Em seguida, faça um momento de diálogo sobre os trabalhos e as opiniões e formas de compreender de cada um.

Descobrindo mais sobre a imagem

Professor, peça que os alunos acessem o sítio a seguir, para que possam ler e descobrir mais sobre a imagem da atividade anterior e outras telas de Tarsila do Amaral.

Sítio: “Tarsila do Amaral”. Disponível em: <http://www.tarsiladoamaral.com.br/versao_antiga/historia.htm>. Acesso em: 04 de nov. 2013.

Em seguida, cada aluno poderá escolher uma tela para expressar sua compreensão da mesma e explicar para a turma a sua escolha.

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, escolha um local da escola que seja confortável para que os alunos possam se acomodar para ouvir a história sugerida a seguir. Para começar, sugerimos que você explore as informações da capa com a turma, perguntando quem é a autora e sobre qual será o assunto da história. Valorize e instigue a participação de todos e faça com que os alunos percebam as diferentes compreensões dos colegas sobre o título do livro.

Livro: Palavras, palavrinhas e palavrões

Aula3.4_nov_2013

Fonte da imagem: Sítio: “Livraria Saraiva”. Disponível em: <http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2865288/palavras-palavrinhas-e-palavroes>. Acesso em: 04 de nov. 2013.

Após a leitura do livro, explore com a turma o que entendem por:

PALAVRAS

PALAVRINHAS

PALAVRÕES

Observe o que os alunos irão falar sobre “PALAVRÕES”. Trabalhe com a turma as diferentes formas com que os familiares e a personagem principal do livro estavam considerando como “PALAVRÕES”.

Em seguida, peça que cada aluno dê exemplos de “PALAVRÕES” no sentido de palavras extensas como:

PARALELEPÍPEDO

EXTRAORDINÁRIO

 

Mudou o contexto, pode mudar o sentido!

Agora, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos. Explique que cada grupo terá como desafio, elaborar um significado para quatro palavras, são elas:

MANGA

MALA

COLA

JURURU

Após os grupos trabalharem e definirem um significado para cada palavra faça um momento de socialização das respostas. Em seguida utilize o dicionário para obter o significado de cada palavra e explique para a turma as possíveis mudanças de sentido de uma ou outra palavra dependendo do contexto.

Professor, trabalhe com a turma os Recursos do Portal do Professor sugeridos abaixo, aprimorando a forma de interpretação de um texto. 

Após o trabalho de exploração da turma, faça um momento de diálogo sobre as diferentes interpretações que surgiram.

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, a leitura do livro, a seguir poderá ser realizada em sala de aula. Para isso, organize os alunos em uma roda e faça a leitura para a turma apresentando as imagens do livro.

Livro: É tudo invenção

Aula3.5_nov_2013

Fonte da imagem: Sítio: “Livraria Saraiva”. Disponível em: <http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/146223/e-tudo-invencao-col-poesia-para-criancas>. Acesso em: 04 de nov. 2013.

Após a leitura, explore com a turma a parte do livro que trata da “A invenção da dança”.

Instigue os alunos a pensarem sobre as seguintes questões:

1) O que foi inventado primeiro: a dança ou a música? Você concordou com o texto?

2) Como a música foi inventada? Você concordou com o texto?

3) Qual invenção você mais gostou? Por quê?

Professor, organize os alunos em duplas e peça para escolherem uma das invenções que foram contadas, a partir do livro. Explique que cada dupla terá como objetivo ler novamente o trecho que fala sobre a invenção escolhida e fazer buscar uma forma de contá-lo para a turma com suas próprias palavras. Desta forma, explique para a turma que o desafio é que compreendam bem a parte do texto escolhida, para que assim, possam contá-la para seus colegas.

Quando todos estiverem preparados, solicite que façam a apresentação para toda a turma. Lembre-se que após cada dupla apresentar, é necessário perguntar à turma o que compreendeu também. Assim, favorece o diálogo e a troca de ideias entre todos.

Professor, auxilie a turma a acessar no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e os sítios sugeridos abaixo. Também poderá ser utilizado o tablet ou o Laboratório de Informática. A partir da leitura dos textos online, os alunos terão oportunidade de descobrir como o telefone e o tempo foi inventado.

Aula3.6_nov_2013

Fonte: Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/pelo-telefone/>. Acesso em: 04 de nov. 2013.

Aula3.7_nov_2013

Fonte: Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/fisica-sem-misterio/a-invencao-do-tempo>. Acesso em: 04 de nov. 2013.

Depois da leitura e das descobertas, faça um momento de diálogo sobre o que os alunos compreenderam dos textos online. É importante observar e destacar as diferentes compreensões que um mesmo texto pode expressar.

Em seguida, proponha que façam uma pesquisa sobre a invenção de algo que tenham curiosidade em descobrir e posteriormente contem aos colegas sobre suas descobertas.

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Meu texto! Quanta opinião!

Professor, proponha à turma o estudo de um tema específico. Para a presente aula, sugerimos o estudo do tema “Meio Ambiente”. Logo abaixo elencamos alguns sítios que podem ser importantes para o tema em estudo.

Aula3.8_nov_2013

Fonte: Sítio: “Ministério do Meio Ambiente”. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/>. Acesso em: 04 de nov. 2013.

Aula3.9_nov_2013

Fonte: Sítio: “IBAMA”. Disponível em: <http://www.ibama.gov.br/>. Acesso em: 04 de nov. 2013.

 

Após o estudo do tema, peça que os alunos façam um cartaz, contendo:

  • Uma mensagem escrita sobre o tema;
  • Desenhos que ilustrem a escrita;
  • Dentre outras possibilidades.

Depois que todos terminarem, faça a sugestão de que afixem as produções no mural da sala de aula.

Agora, entregue um pedacinho de papel para cada aluno e peça para que escrevam o seu próprio nome. Recolha os papéis e dobre-os. Faça um sorteio na sala de aula, em que cada aluno deverá pegar o nome de outro colega. Explique que eles terão como desafio, observar o trabalho realizado pelo colega, realizar a leitura da sua produção e em seguida emitir uma opinião própria. Para o momento de apreciação dos trabalhos, você poderá estipular um tempo de aproximadamente 10 minutos.

Após a avaliação dos colegas, organize os alunos em uma roda de conversa e peça que falem a sua opinião sobre o trabalho do colega. É importante observar que um mesmo cartaz pode ser feitas diferentes leituras. 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Leitura e interpretação Animação/simulação
Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Fonte: Sítio: “Canal Kids”. Disponível em: <http://www.canalkids.com.br/meioambiente/>. Acesso em: 04 de nov. 2013.

 

Sugestões de links para professores:

Fonte: Sítio: “Nova Escola – Reportagem: Tudo sobre leitura”. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/leitura/>. Acesso em: 03 de nov. 2013.

Avaliação

Professor, em consonância com a aula proposta e com as orientações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, a avaliação é um processo fundamental que deve permear as atividades realizadas, constituindo-se de observação e registros de cada aluno. Tais instrumentos de avaliação possibilitam conhecer o perfil de cada criança o qual garantirá a singularidade das atividades propostas e também norteará as decisões pedagógicas. Desta forma, a análise das produções escritas dos alunos constitui um recurso avaliativo necessário ao processo de aprendizagem, bem como o diálogo com o próprio aluno, com o intuito de compreender como cada um aprende e atuar sobre suas possíveis dificuldades e potencializando suas facilidades.

Para mais informações sobre como a avaliação pode ser realizada no processo de aprendizagem da leitura e da escrita, acesse os sítios abaixo:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões. Brasília: MEC, SEB, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/caderno_avaliacao.pdf>. Acesso em: 04 de nov. 2013.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012.  Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf>. Acesso em: 04 de nov. 2013.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.