Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Sol: herói ou vilão? Compreendendo seus benefícios e malefícios

 

20/11/2013

Autor y Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Compreender malefícios e benefícios do sol para nossas vidas;
  • Desenvolver habilidades de escuta e respeito à fala de colegas;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Conhecer a estrutura de diferentes gêneros textuais como: convite, música, receita, dentre outros;
  • Compreender o processo de fotossíntese;
  • Desenvolver atitudes de prevenção a saúde, como uso do protetor solar;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 420 minutos - 7 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização das atividades propostas nessa aula, é necessário que os alunos estejam inseridos no processo de alfabetização. Se a sua escola faz parte do Projeto UCA é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do laptop Classmate como: navegar com o programa Mozilla Firefox, utilizar as ferramentas: TuxPaint, KWord e Webcam.

Estratégias e recursos da aula

Professor, esta aula tem como objetivo orientar práticas docentes contemplando as ações e referências do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com os estados e os municípios, que visa assegurar o direito de todas as crianças se alfabetizarem até os oito anos de idade. As ações do Pacto se constituem em um conjunto integrado de materiais, referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores.

Para obter mais informações sobre o Pacto, você poderá acessar:

Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em:<http://wlcaminha.blogspot.com.br/->. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 08 de nov. 2013.

Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 08 de nov. 2013.

Na realização das atividades propostas na aula a seguir, você poderá utilizar o tema “Sol” para trabalhar alguns direitos de aprendizagem das crianças de forma interdisciplinar, como:

 

·         Ler textos com autonomia;

·         Apreender assuntos/temas tratados em textos de diferentes gêneros;

·         Produzir textos com autonomia;

·         Relacionar fala e escrita;

·         Dentre outros.

 

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012.

 

1ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Introduzindo o tema: explorando imagens

Professor,  o sol tem extrema importância para nossas vidas e para nosso planeta. Além disso, desperta muito a curiosidade das crianças. Contudo, os raios solares também podem causar malefícios a saúde. A escola tem função de trabalhar preventivamente com os alunos de modo a fornecer informações aos mesmos que possibilita por meio do conhecimento à utilização de hábitos favoráveis a saúde.

Para introduzir esse tema, nossa sugestão é que você leve para a sala de aula imagens de revistas ou jornais nas quais o sol aparece, e aborde com seus alunos.

Você também poderá utilizar um projetor multimídia para projetar as imagens para seus alunos.

Veja as sugestões a seguir:

 

sol

 

Imagem 1. Disponível em: <http://dedo-de-prosa.blogspot.com.br/2010_03_31_archive.html>. Acesso em: 08 de nov.  2013.

Imagem 2. Disponível em: <http://kettycatline.blogspot.com.br/2010/10/simples-assim-08007715041.html>. Acesso em: 08 de nov.  2013.

Imagem 3. Disponível em: <http://eticanapoesia.blogspot.com.br/2011/11/crianca.html>. Acesso em: 8 de nov.  2013.

Imagem 4. Disponível em: <http://zaroio.net/br/imagem/26961/montagem_crianca_pegando_sol/>. Acesso em: 08 de nov.  2013.

 

Organize os alunos em roda de conversa, explore as imagens oralmente e em seguida proponha um debate, questionando-os sobre:

- O que repete em todas essas fotos?

- O que essas crianças estão fazendo?

- Vocês gostam do sol? Por quê?

- Será que o sol faz bem para nossa vida?

- Vamos até o pátio de nossa escolar observar o sol e em seguida tirar algumas fotos utilizando como recurso a iluminação solar?

- Vamos tirar fotos utilizando esse mesmo recurso, brincar com o sol?

 

Neste momento, deixe que seus alunos falem suas opiniões e aproveite para trabalhar com eles o direito de aprendizagem que propõe “Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala”. Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 35.

Caso sua escola, participe do Projeto UCA, oriente seus alunos a utilizarem seus laptops para tirarem a foto por meio da ferramenta Webcam localizada na área de trabalho dos computadores. Caso contrário, utilize uma máquina fotográfica para tirar as fotos.

Independentemente do recurso, cole as fotos em uma cartolina, para montarem um painel, que ajudará a chamar a atenção para uma das importâncias do sol, a iluminação.

Posteriormente, indague-os:

·         Se não existisse o sol, essas fotos seriam possíveis?

·         Que tal estudarmos o sol e vermos no que ele ajuda e no que atrapalha?

·         Será que o sol mais traz mais benefícios ou malefícios para nossas vidas?

 

Que tal abordar hipóteses de escrita dos alunos? Veja abaixo uma sugestão de atividade para esse momento:

lista

Fonte da imagem: acervo da própria autora.

 

Aproveite esse momento para trabalhar com os alunos a estrutura do gênero textual lista e suas características.

balão duplas

 

Ao final da atividade, coloque os alunos em duplas, para verem o que o amigo pensou diferente e a forma que ele escreveu. Nesse caso, é importante observar as hipóteses de escrita que estão e agrupá-los pelas diferenças.

Para facilitar essa separação, segue um exemplo de como isso pode acontecer:

Na escrita da palavra: ILUMINAÇÃO

 

quadro

Fonte da imagem: acervo da própria autora.

 

A partir da dupla 1, por exemplo, os alunos A e B, que são silábicos com valor sonoro, mas se apoiam em partes diferentes da palavra, um na vogal e o outro na consoante, entrariam em conflito. Isso pode ajudar na reelaboração e avanço da hipótese de escrita.

Após esse momento, deixe que os alunos exponham suas conclusões e observem o que os demais pensaram.

 

Outras possibilidades...

Texto coletivo: elabore um texto coletivo com as “funções” do sol. Para isso, solicite que os alunos ditem, para que você possa escrever.

Ao final, suscite mais dúvidas:

 

- Será que o sol tem mesmo todas essas funções?

- Será que nos esquecemos de alguma função importante?

- O que é o sol?

- Dentre outras.

 

Caso sua escola participe do Projeto UCA, você poderá solicitar que eles digitem o texto depois de pronto utilizando o programa do  KWord acessando (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Textos).

 

2ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Explorando uma música: lá vem o sol!

Professor, nossa sugestão para esse momento é que você trabalhe a música “Lá vem o sol” da cantora Eliana. A música aborda algumas funções do sol em nossas vidas, além do mais é uma forma divertida de trabalhar o tema com seus alunos.

Os alunos poderão acessar o vídeo musical acessando-o no endereço a seguir:

música

Fonte: Sítio: "Youtube" – Lá vem o sol – Eliana. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=_7arHMiUsfk>. Acesso em: 09 de nov. 2013.

 

Eles poderão acessar o vídeo no Laboratório de Informática da escola. Caso participem do Projeto UCA, podem acessar utilizando seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox acessando (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet).

Após abordar o vídeo com seus alunos dialogue com eles sobre o que a música fala. Providencie a letra da música e em seguida explore-a com eles, dessa forma, além de trabalhar com esse gênero textual, você ainda poderá abordar conhecimentos relativos a leitura e escrita. Veja uma sugestão a seguir:

 

Lá Vem o Sol

Eliana

Lá vem o sol, sol
Vem pra iluminar
Vem brilhar em mim
Lá vem o sol, pra
Me encantar
Vem sorrir pra mim

Bem cedinho ele
Vai chegar
Seu calorzinho vai
Me esquentar
Lá vem o sol, sol,
Vem pra iluminar
Vem sorrir pra mim

Lá vem o sol...

Passarinhos irão
Cantar
E as florzinhas
Vão se alegrar
Lá vem o sol, sol,
Vem pra iluminar
Vem sorrir vem,
Vem sorrir vem
Vem sorrir pra mim

 

Fonte: Sítio: "Letras e músicas". Disponível em: <http://letras.mus.br/eliana/857873/>. Acesso em: 09 de nov.  2013.

 

Registrando:

1)      Escreva abaixo duas funções do sol que aparecem na letra da música.

2)      Circule na letra da música as palavras que rimam com “ILUMINAR”.

3)      Faça um traço marcando os espaços entre as palavras na letra da música.

4)      Conte quantas palavras tem em cada linha e registre na frente.

5)      Observe o quadro abaixo e faça o que se pede:

 

PALAVRA

QUANTAS LETRAS

SEPARE EM SÍLABAS

ESCREVA UMA RIMA

SOL

 

 

 

BRILHAR

 

 

 

CEDINHO

 

 

 

FLORZINHAS

 

 

 

Fonte: acervo da própria autora.

 

3ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

A importância do sol para as plantas

Professor, inicie esse momento levando para a sala sementes de girassol e pergunte aos alunos:

 

·         Vocês sabem que sementes são essas?

·         Por que a planta girassol, tem esse nome?

·         Será que as plantas gostam mesmo de sol? Por quê?

·         Que tal plantarmos essas sementes e descobrirmos essas respostas?

 

Nesse caso, professor, como a colheita do girassol demora de 4 a 5 meses, a sugestão é plantá-los no algodão, utilizando copos de iogurte, para que os alunos possam ver o processo de germinação e também em uma área que os deixe crescer, para que os alunos possam ver esse crescimento. Além disso, só quando os girassóis já estão um pouco maiores, é que seguem o sol.

 

Lembre-se de plantar nos copinhos 3 a mais, que o número de alunos. Depois, que germinarem faça com eles a seguinte experiência:

 

  • Deixe os girassóis tomarem sol diariamente, inclusive 1 desses 3, que você separou, trabalhando o como cuidar das plantas.
  • O 2º, coloque em uma caixa fechada, apenas com uma fresta, por onde entrará sol. É ela que fará o girassol inclinar para buscar luz.
  • Já o 3º, coloque em uma caixa totalmente fechada.
  • Depois, solicite que as crianças anotem as observações e comparações.
  • Pronto! Confirmamos que as plantas precisam de sol, mas por quê?
  • Por fim é hora de entendermos a fotossíntese. A ideia é que pesquisem e, ao final, montem um texto coletivo, mas a imagem pode ser bem importante para facilitar a compreensão dos alunos.

 

Você poderá propor que seus alunos pesquisem sobre a Fotossíntese. Para tanto, eles poderão acessar os sítios abaixo por meio de seus laptops utilizando o programa Mozilla Firefox acessando (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet).

 

Fontes de pesquisa sobre fotossíntese:

Fonte: Sítio: "Smartkids". Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/fotossintese.html>. Acesso em: 6 de nov.  2013.

Fonte: Sítio: “Eu amo a natureza”. Disponível em: <http://euamoanatureza.wordpress.com/2010/10/19/fotossintese-o-que-e-isso/>. Acesso em: 6 de nov.  2013.

Fonte: Sítio: "klick educação". Disponível em: <http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-1249-9382-,00.html>. Acesso em: 6 de nov.  2013.

Fonte: Sítio: "Escola kids". Disponível em: <http://www.escolakids.com/a-fotossintese-nas-plantas.htm>. Acesso em: 6 de nov.  2013.

Fonte: Blog: " Além do caderno". Disponível em: <http://alemdocaderno.blogspot.com.br/2009/09/dia-da-arvore-importancia-da.html>. Acesso em: 6 de nov.  2013.

 

Você poderá trabalhar algumas atividades abordando a leitura e escrita, bem como conhecimentos sobre a relação das plantas com o sol, fotossíntese e a clorofila.

Sugestões de atividades para esse momento:

gira

 

 

 

casa

Fonte das imagens: acervo da própria autora.


Como elas fazem para se alimentar? Por último professor, leve uma receita ou livro de receitas para a sala de aula. Depois, leia a receita para os alunos e diga a eles que para você se alimentar você teria que fazer uma receita, como aquela por exemplo.

Depois questione-os:

Mas, e as plantas?

Vamos fazer uma receita de fotossíntese?

 

Receita de fotossíntese:

Ingredientes:

1-    Clorofila

2-    Energia solar

3-    Gás Carbônico

4-    Água

Modo de preparo:

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

 

Fonte: acervo da própria autora.

 

4ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

O sol é bom para as pessoas?

Primeiramente, para responder a esse questionamento, mostre aos alunos uma foto de um pôr do sol.

Como a que está abaixo, por exemplo:

s

Fonte: Blog: "Rogério Nascente". Disponível em: <http://rogerionascente.blogspot.com.br/2011/05/alem-da-montanha.html>. Acesso em: 06 de nov.  2013.

Logo após, diga aos alunos que uma das formas de o sol fazer bem às pessoas é pela admiração, pela beleza de um pôr do sol.

Essa beleza atrai as pessoas, trazendo-lhes diferentes sensações como: paz, alegria e emoção.

 

O sol como inspiração para a arte:

Alguns artistas, usam o sol como fonte inspiração para obras de arte.

Um exemplo disso é o artista brasileiro Romero Brito. Ele retratou o pôr do sol da seguinte forma:

s


Reproduza ou utilize um projetor multimídia  para projetar a imagem.Fonte: Blog “Café com arte”. Disponível em: <http://cafecomartecamila.blogspot.com.br/2011/11/releituras-de-romero-britto-by-camila.html>. Acesso em: 06 de nov.  2013.

Após observar a obra de arte de Romero Brito: Sol e amor.

Solicite que façam a releitura da obra, a partir do molde, no sítio “Maravilhas da Educação”, disponível em: <http://maravilhasdaeducacao.com.br/arte-com-romero-britto/sol-romero-brito-risco-desenho3/>. Acesso em: 06 de nov.  2013.

 

s

 

s

Fonte das imagens: acervo da própria autora.

Outras possibilidades...


Caso seus alunos possuam o laptop do Projeto UCA eles poderão realizar a atividade acima utilizando as ferramentas do programa TuxPaint acessando: (Metasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital) para ilustrar.

Mas, será que existem outros atributos do sol, que são benéficos para os seres humanos?

 

O sol e a saúde:

Professor, proponha que os alunos façam uma pesquisa nos sítios abaixo sobre os benefícios do sol para nossa saúde. Divida a turma em 4 grupos, cada grupo deverá pesquisar em um sítio e em seguida registrar em forma de texto as informações obtidas. Auxilie-os nesse processo, e no momento do agrupamento, busque selecionar crianças de diferentes níveis de desenvolvimento no processo de alfabetização, dessa forma um pode ajudar o outro.

Eles poderão fazer as pesquisas na internet, no Laboratório de Informática de sua escola, ou por meio de seus laptops do Projeto UCA utilizando o programa Mozilla Firefox acessando: (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet).

 

Veja sugestões de sítios abaixo:

Fonte: Sítio disponível em: <http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/1777355-benef%C3%ADcios-causados-pelo-sol/>.  Acesso em: 05 de nov.  2013.

Fonte: Sítio disponível em: <http://saude.sapo.pt/bem-estar-e-emocao/artigos-gerais/os-beneficios-do-sol.html>. Acesso em: 05 de nov. 2013.

Fonte: Blog Ipnet disponível em: <http://lpnet.blogspot.com.br/2007/08/vitamina-do-sol.html>. Acesso em: 05 de nov.  2013.

Fonte: Sítio disponível em: <http://www.brasilescola.com/quimica/a-vitamina-banho-sol.htm>. Acesso em: 05 de nov.  2013.

 

O sol e a energia solar:

Você também poderá propor uma pesquisa sobre a importância do sol como fonte de energia limpa. Para tanto, seguem algumas sugestões de sítios:

 

Fonte: Sítio: "Smartkids". Disponível em:<http://www.smartkids.com.br/especiais/energias.html>. Acesso em: 04 de nov.  2013.

Fonte: Sítio: "Canal kids". Disponível em: <http://www.canalkids.com.br/meioambiente/cuidandodoplaneta/sol2.htm>. Acesso em: 04 de nov.  2013.

 

Registrando...

lista

Fonte: acervo da própria autora.


Converse com seus alunos, explicando-lhes que o sol já teve outras funções, como por exemplo, marcar a hora.

Pergunte a eles se alguém sabe como isso acontecia e solicite a seguinte "Atividade de casa":

s

Fonte: acervo da própria autora.

 

Finalize esse momento com o seguinte experimento: Vamos fazer uma experiência!

s

Adaptação do texto disponível em: <http://www.goethe.de/ins/pt/pro/amazonas/campus/dokumente-lehrer/klimaexperimente_pt.pdf>. Acesso em: 09 de nov.  2013.

 

5ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Os malefícios do sol – cuidando da nossa saúde

Realmente não há dúvidas de que o sol tem muitos benefícios, mas também possui malefícios.

Para instigar os alunos sobre esse questionamento, a sugestão é apresentar a seguinte reportagem:

homem


Fonte: Sítio: "Globo notícias". Disponível em: <http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/caminhoneiro-se-expoe-ao-sol-por-28-anos-fica-com-uma-metade-do-rosto-muito-mais-envelhecida-que-outra-5103862.html#ixzz26PICilSG>. Acesso em: 05 de nov. 2013.

 

Depois, questione os alunos:

- O que vocês entenderam da reportagem?

- Quais palavras, exceto as em inglês, vocês não entenderam ou não sabem o que significam?

- Vamos fazer um dicionário solar?

 

Atividade:

 

LISTE AS PALAVRAS QUE VOCÊ NÃO CONHECE E DEPOIS PROCURE SEUS SIGNIFICADOS EM UM DICIONÁRIO.

UVA

 

UVB

 

PREMATURO

 

PIGMENTOS

 

NUBLADO

 

Fonte: acervo da própria autora.

 

Depois, questione os alunos:

- Mas, será que o que podemos usar para proteger a pele do sol?

- Será que existe alguma proteção natural, que pode nos ajudar?

 

s

Fonte: acervo da própria autora.


Assim, após a socialização da entrevista, você pode solicitar aos alunos que façam uma pesquisa sobre a camada de ozônio, sua função e destruição. Certamente, durante a socialização da "Atividade de casa", aparecerão palavras como sombras, árvores e camada de ozônio.

Para isso, caso a sua escola participe do Projeto UCA, as atividades que requerem o uso da internet  poderão ser feitas em sala de aula, com o auxílio seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de internet)Mas, se a sua escola não participa do Projeto UCA, leve-os ao Laboratório de Informática.

 

Fonte: Sítio: "Brasil escola". Disponível em: <http://www.brasilescola.com/geografia/camada-de-ozonio.htm>. Acesso em: 07 de nov.  2013.

Fonte: Sítio: "Info escola". Disponível em: <http://www.infoescola.com/geografia/camada-de-ozonio/>. Acesso em: 07 de nov.  2013.

Fonte: Sítio: "Ciência a mão". Disponível em: <http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=chco&cod=_ecologiaemeioambienteaca>.  Acesso em: 07 de nov. 2013.

 

6ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Como se proteger do sol?

Logo após mostre aos alunos dicas para se protegerem do sol:

s

 

Fonte: Sítio: "R7 notícias". Disponível em: <http://noticias.r7.com/saude/noticias/temperatura-elevada-exige-cuidadosredobrados-com-a-saude-20100112.html>. Acesso em: 07 de nov. 2013.

 

Um fator importante, mas que não foi mencionado ainda,  é usar em dias quentes, roupas leves e, preferencialmente mais claras.

Mas, qual o por que dessa recomendação?

Vamos fazer uma experiência para descobrir isso?

ex

Fonte: acervo da própria autora.

 

Por fim, converse com os alunos sobre a necessidade de se protegerem do sol, com protetores. Para isso, utilize como estratégia o recurso multimídia, disponível no sítio do Portal do Professor, que é um gibi explicativo sobre o sol e seus efeitos.

 

gi

Fonte: Recursos do Portal do professor MEC. Acesso em: 07 de nov. 2013.

 

7ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Vamos brincar de tribunal?

w

 

Como estudamos benefícios e malefícios do sol, a sugestão é separar os alunos em grupos para a simulação de um júri: “O sol deve ser condenado ou absolvido?”

Nesse “tribunal” haverá juiz, advogados de defesa do sol, advogados de acusação do sol e jurados.

O ideal é que cada um escolha o que fazer, para ampliar a motivação. Porém, se não for possível, faça um sorteio.

 

MONTANDO O JÚRI:

 ADVOGADOS DE DEFESA: TERÃO QUE ARGUMENTAR SOBRE OS BENEFÍCIOS DO SOL;

ADVOGADOS DE ACUSAÇÃO: TERÃO QUE ARGUMENTAR SOBRE OS MALEFÍCIOS DO SOL;

JURADOS: OBSERVAM A ATUAÇÃO DE CADA EQUIPE E VOTAM, CONTRA OU A FAVOR DO SOL.

JUIZ: ORGANIZA OS VOTOS, FAZ A CONTAGEM E DIZ O “VEREDITO”.

 

Fonte: acervo da própria autora.

 

Esse júri poderá ser assistido pelos familiares, pois à medida em que observam os argumentos, veem as aprendizagens.

Professor: lembre-se de providenciar um local amplo e microfones, para que os pais ouçam as argumentações.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Curitibinha: Prevenção Imagem
Recursos Complementares

 

Fonte: Sítio: "Smartkids" - Texto combate ao câncer. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/8-abril-dia-mundial-de-combate-ao-cancer.html>. Acesso em: 9 de nov. 2013.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos.

Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012.

Observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles foram capazes de: compreender malefícios e benefícios do sol para nossas vidas; utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula; desenvolver habilidades de escuta e respeito à fala de colegas; desenvolver habilidades de leitura e de escrita conhecendo a estrutura de diferentes gêneros textuais como: convite, música, receita, dentre outros; compreender o processo de fotossíntese; e desenvolver atitudes de prevenção a saúde, como uso do protetor solar.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.