Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Música e Educação Física: trabalho interdisciplinar em meio as Rodas, Palmas, Vozes e Berimbaus...

 

30/11/2013

Autor y Coautor(es)
TIAGO SOARES ALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lucielle Farias Arantes, Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Luta: Valores culturais
Ensino Fundamental Final Artes Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Ampliar seus conhecimentos sobre a Capoeira, por meio de um trabalho com as áreas de Arte e Educação Física.

- Identificar as músicas da Capoeira e propor letras para roda.

- Conhecer estéticas musicais da Capoeira.

- Perceber, criar e interpretar estruturas musicais/repertório para Capoeira.

- Valorizar a Capoeira como uma destacada manifestação cultural brasileira. 

Duração das atividades
08 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre a Capoeira (seus elementos constitutivos: movimentos, história e modalidades). Para tanto, sugerimos nossa aula sobre o tema publicada no Portal do Professor:

Capoeira na "roda" do conhecimento: aprender pela pesquisa. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=51914. Acesso em 12 de Novembro de 2013.

Estratégias e recursos da aula

Professor, a presente proposta de trabalho interdisciplinar pressupõe, pelo menos, a parceria entre as áreas de conhecimento Educação Física e Arte, neste projeto, especificamente, a Música. O estabelecimento da referida parceria deve preceder o planejamento e desenvolvimento da sequência didática aqui descrita.

 

Aula 1: O que sabemos sobre a Capoeira?

 

1. Os professores de Educação Física e Arte, na sua primeira aula sobre a Capoeira, devem abordar os seguintes aspectos numa roda de conversa com os alunos.

 

A) O que é a Capoeira? Onde ela surgiu?

B) Quais os movimentos característicos da Capoeira conhecidos por vocês?

C) Qual a importância da música para Capoeira? Quais as músicas que você conhece?

 

Os alunos deverão responder as perguntas, um de cada vez, e os professores registrarão as respostas de modo a contribuir em seu diagnóstico.

Esse diagnóstico do conhecimento prévio da turma sobre o tema será fundamental para os professores identificarem (ou não) a necessidade de retomar alguns conhecimentos básicos sobre Capoeira.

 

Obs.: Professor, caso seja necessário o resgate dos conhecimentos básicos sobre Capoeira, sugerimos que considere as referências citadas acima em “Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno”.

 

2. Após essa conversa inicial cada professor poderá desenvolver os seguintes procedimentos:

Os alunos serão divididos em grupos de pesquisa (máximo 05 alunos por grupo) que deverão elaborar perguntas sobre: quais conhecimentos gostaríamos de aprofundar sobre a Capoeira (na sua condição de luta, jogo, dança, músicas e instrumentos)?

Cada grupo deverá apresentar suas perguntas e, depois, os professores selecionariam com os alunos, os problemas de pesquisa sobre a Capoeira ligados a Educação Física e à Música. Cada professor registrará as perguntas que serão respondidas com este estudo proposto pelas duas áreas.

 

Sugestão de Quadro de Registro para as perguntas das pesquisas:

Quais os estilos de Capoeira existentes desde sua origem no Brasil? Cite suas características?

Existe algum estilo de dança presente na Capoeira? Qual? Cite suas características?

Existe algum tipo de música na Capoeira? Qual? Cite suas características.

Quais as fontes sonoras (Ex.: Instrumentos musicais) estão presentes na Capoeira?

Quais são as regras da Capoeira enquanto Jogo? Quais as características da “roda” em cada um dos estilos de Capoeira?

Fonte: Elaboração do próprio autor.

 

3. Após as definições das perguntas os professores irão propor que, por meio dos grupos de pesquisa, os alunos buscarão respondê-las. O objetivo será elaborar nosso Quadro Conceitual da Capoeira.

Eles começarão a pesquisa com a seguinte tarefa de casa.

Quais os estilos de Capoeira existentes desde sua origem no Brasil? Cite suas características?

Deverão ser orientados a buscar informações nas seguintes fontes: sites, revistas educativas, livros etc.

 

Obs.: Em relação às informações trazidas pelos grupos, deverão ser registradas na tarefa de casa as citações das fontes. O professor deverá deixar uma sugestão de sites para que os alunos possam realizar uma consulta mais direcionada na internet (veja sugestão de lista abaixo).

 

Sugestão de sites para tarefa de casa supracitada:

 

PORTAL EMDIV. História e Modalidades da Capoeira. Disponível em: http://emdiv.com.br/pt/esporte/brasil/667-historia-e-modalidades-da-capoeira.html. Acesso em 14 de Novembro de 2013.

WIKILIVROS. Capoeira/História. Disponível em: http://pt.wikibooks.org/wiki/Capoeira/Hist%C3%B3ria. Acesso em 14 de Novembro de 2013.

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ESPORTES. Capoeira História. Disponível em: http://www.cbe.esp.br/modalidades/capoeira.html. Acesso em 14 de Novembro de 2013.

WIKIPEDIA. Capoeira Estilos. Wikipedia. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Capoeira#Estilos. Acesso em 14 de Novembro de 2013.

PORTAL DA CAPOEIRA. Dicionário de Capoeira. Disponível em: http://portalcapoeira.com/Dicionario. Acesso em 14 de Novembro de 2013.

 

Atenção Professor: Como se trata de um tema interdisciplinar não é necessário que os professores de Música e Educação Física fiquem restritos aos conteúdos específicos de suas áreas. Cada profissional dará sua contribuição específica nas problematizações e ampliação conceitual durante as discussões. O que não significa fragmentar a Capoeira em partes de conhecimentos relativos à Música e à Educação Física.

 

Aulas 2 e 3: Capoeira: os estilos pela história do Brasil

 

1. O professor solicitará que cada grupo apresente sua pesquisa, e, ao mesmo tempo, organizará um quadro para registrar as principais contribuições dos grupos. Esse quadro será preenchido com a participação do coletivo da turma que, ao assistir as apresentações, destacarão as principais características apresentadas e avaliarão se irão compor, ou não, o Quadro das Características dos Estilos de Capoeira.

 A construção desse primeiro quadro servirá de referência para a construção coletiva do Quadro Conceitual sobre a Capoeira.

 

Sugestão de Quadro das Características dos Estilos de Capoeira presentes em nossa História:

 

   Estilos    Características
Grupo 1 

  Angola Original

 

 
Grupo 2 

  Angola: Mestre...

 

 
Grupo 3

Regional: Mestre...

 

 

 Fonte: Quadro elaborado pelo próprio autor.                                      

 

Obs.: Todos os alunos deverão registrar em seus cadernos (Educação Física e Arte), ou mesmo em uma folha apropriada (caso o professor não adote caderno).

 

Atenção Professor: No decorrer desta estratégia de ensino haverá outras tarefas para os alunos como a que expusemos acima. As informações das futuras pesquisas devem ser agregadas às informações desse primeiro quadro.

 

2. Na aula seguinte, os professores organizarão uma vivência de duas rodas de Capoeira, uma Angola e outra Regional. Nessas rodas, e em todas as próximas, os professores problematizarão a capoeira considerando uma das perguntas da pesquisa: Quais as regras da Capoeira enquanto Jogo? Quais as características da “roda” em cada um dos estilos de Capoeira?

Dica: Neste dia, seria interessante a presença de convidados para contribuir com as demonstrações práticas da roda e para trocas importantes de conhecimentos. Poderá ser convidado um Mestre/Capoeirista de cada modalidade, ou mesmo, apenas um capoeirista que conheça bem as duas.

 

roda capoeira 1

Fonte: http://msalx.revistaescola.abril.com.br/2013/08/24/1908/ORE4W/ne-263-educacao-fisica-capoeira-1.jpeg. Acesso em 14 de Novembro de 2013.

 

3. Após as duas rodas os alunos terão outra tarefa de casa:

Identifique o(s) estilo(s) de Dança e tipos de Música que estão presentes nas rodas de Capoeira que vivenciamos. Registre qual (is) a (s) sua (s) característica (s) (vocais, expressivas, rítmicas, melódicas, instrumentais, estruturais).

Nesse momento, o professor de Educação Física e Música podem retomar conceitos importantes ligados a Dança e à Música que, supostamente, foram trabalhados em suas disciplinas em anos anteriores (veja sugestão de abordagem abaixo).

 

Sugestões de Abordagem:

O professor de Educação Física pode abordar os elementos constitutivos da Dança presente na capoeira: relação com a musicalidade, ritmo, sentimento, sincronismo, expressividades etc.

 

O professor de Música pode abordar:

- Instrumentação e os recursos sonoros (não somente os instrumentos como o Berimbau, mas também as palmas e as próprias vozes).

- Os elementos expressivos: como os tipos de expressão vocal e como isso está articulado ao texto (letras das músicas).

- A forma musical: observar a forma, como é estruturada, as partes das Chulas, Ladainhas, Quadras etc.

- Estrutura Vocal: identificar e caracterizar o solista e o Coro.

 

Aulas 4 e 5: Capoeira: quem não luta, dança... e canta!

 

1. Neste dia, conforme a apresentação das tarefas de casa pelos grupos os professores trabalhando na construção do Quadro Conceitual, agora com foco nas danças e músicas presentes na Capoeira. Veja sugestão de instrumento para registro das informações trazidas pelos alunos:

 

    Estilos  DANÇA MÚSICA    
Grupo 1

  Angola Original    

 

                                                   
Grupo 2 

 Angola do Mestre...

 

   
Grupo 3 

 Regional do Mestre...

 

   

 Fonte: Quadro elaborado pelo próprio autor.

 

Atenção Professor: Como já destacamos na aula 2, o resultado dessa síntese (novo quadro) deve ser agregada ao primeiro quadro. Assim, ao concluir esse momento, e outros, os alunos terão os registros de todas as pesquisas realizadas e dos quadros construídos coletivamente num mesmo instrumento. 

 

2. Após apresentação dos grupos e registros das informações das pesquisas, os professores farão exposição de vídeos de rodas de Capoeira Angola e Regional, de modo que os alunos, pelas fontes midiáticas, complementem os registros de suas pesquisas.

Eles deverão ficar atentos aos vídeos e extrair mais informações que respondam as perguntas da pesquisa e registrar em seus cadernos.

 

Sugestões de vídeos:

 

Angola

Capoeira Angola. Duração: 07 minutos. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Hsk2P4pyYBk. Acesso em 14 de Novembro de 2013.

 

Regional

Capoeira Regional.  Duração: 06 minutos. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=x79yKCmSzK4. Acesso em 14 de Novembro de 2013.

 

3. Na aula seguinte, os professores irão propor alguns desafios para turma em relação à prática da Capoeira:

 

Desafio de Movimentos: os grupos deverão elaborar movimentos de Capoeira para jogar na roda.

 

Desafios das Chulas: os alunos nos seus grupos deverão usar da sua criatividade e criar letras de músicas, com recurso das palmas ou algum instrumento da Capoeira que algum aluno saiba tocar.

 

 

capoeira e musica

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/-BwLOLjj6MAY/UkIadG7JjbI/AAAAAAAABQg/fPF_AO7n8KM/s1600/p.JPG. Acesso em 14 de Novembro de 2013

 

Caso seja necessário retomar esse conteúdo, os professores poderão fazer uma pequena exposição teórica sobre as músicas da Capoeira.

 

Exemplo de conteúdo expositivo:

 

“A ladainha, ou lamento, é utilizada unicamente no início da roda de capoeira. Parte do longo grito , seguido de uma narrativa solista cantada em tom solene. Geralmente é cantada pelo capoeirista mais respeitado ou graduado da roda. Neste momento não existe jogo, não se bate palmas e alguns instrumentos não são tocados. A narrativa é seguida pelas homenagens tradicionais feitas pelo solista (a Deus, ao seu mestre, a quem o ensinou e mais qualquer personagem importante ou fator relevante à capoeira, como a malandragem), respondidas intercaladamente pela louvação do coro e pelo início das palmas e dos instrumentos complementares. O jogo de capoeira somente pode iniciar após o fim da ladainha.”

“A chula é um canto em que a parte solista é muito mais longa do que a resposta do coro. Enquanto o solista canta dez, doze, ou até mais versos, o coro responde com apenas dois ou quatro versos. A chula pode ser cantada em qualquer momento da roda.

“O corrido, forma musical mais comum da roda de capoeira, é um canto onde a parte solista e a resposta do coro são equivalentes, em alguns casos o número de versos do coro superando os versos solistas. Pode ser cantado em qualquer momento da roda e seus versos podem ser modificados e improvisados durante o jogo para refletir o que está acontecendo durante a roda, ou para passar algum aviso a um dos demais capoeiristas”.

“A quadra é composta de um mesmo verso repetido quatro vezes, sejam três versos solistas e uma resposta do coro, seja a parte solista e a resposta intercaladas. Pode ser cantada em qualquer momento da roda”.

Fonte: WIKIPEDIA. Capoeira. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Capoeira#Can.C3.A7.C3.B5es. Acesso em 14 de Novembro de 2013

Fonte da Imagem: Quadro elaborado pelo próprio autor.

 

Os professores devem solicitar que os grupos registrem as Chulas que serão cantadas na próxima roda, de modo responder a seguinte pergunta da pesquisa: Qual (is) o(s) tipo (s) de música (s) que está (ão) presente (s) na Capoeira?  Qual (is) a (s) sua (s) característica (s)?

Obs.: Quanto as características esperadas acima, os alunos deverão registrar, por exemplo, as estruturas de entrada de coro e solista, instrumentos

 

Sugestão de Instrumento de registro das Chulas

    Chula  (registro das letras)
Grupo1                     

 

  _________________________________________________

  _________________________________________________

  _________________________________________________

Grupo2

 

  _________________________________________________

  _________________________________________________

  _________________________________________________

 

Grupo3  

  _________________________________________________

  _________________________________________________

  _________________________________________________

 

Fonte: Quadro elaborado pelo próprio autor.

 

Sugestão de abordagem:

 

No caso da Educação Física, o professor pode aprofundar a análise de como as letras das músicas se relacionam com a expressão corporal do capoeirista. E de que forma os movimentos, sentimentos, intencionalidades e as músicas estão ligados.

 

No caso da Música o professor pode aprofundar nos seguintes pontos:

 - Identificar Estruturas Rítmicas: presença de Ostinatos Rítmicos (são estruturas curtas que se repetem por todo tempo). Nesse caso, eles devem fazer uma importante identificação do ritmo dessa estrutura e, além de identificar eles poderão reproduzir e criar Ostinatos.

- Percepção do Contorno Melódico: perceber o desenho da Melodia, por exemplo, se o som se desenvolve para um grave ou agudo.

 

Aulas 6 e 7 - Construindo nosso próprio instrumento musical

 

1. Nessa aula, os professores de Educação Física e Música (ao mesmo tempo ou em momentos distintos) farão uma oficina de Berimbau. O objetivo é que os alunos aprendam a confeccionar o instrumento (um berimbau por grupo) e identifiquem sua importância numa roda.

berimbau

Fonte: http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2011/10/berimbau.gif. Acesso em 14 de Novembro de 2013.

 

Sugestão de vídeo para o professor na construção do Berimbau.

Oficina de Berimbau Bem Viver 2011– Parte 2. Duração 03 min. 05 seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=rtsOqEgutKs. Acesso em 14 de Novembro de 2013.

 

2. Após a construção do instrumento, os alunos irão testá-lo numa roda de capoeira efetiva. Além de usar o instrumento feito pelos alunos, nessa roda, eles também cantarão as Chulas que eles criaram no desafio realizado na aula 5.

 

roda capoeira 2

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_gCXMlwCDVc0/SGO59srhZqI/AAAAAAAAABI/bVHznl30DA4/s320/23-03-07+%284%29.jpg. Acesso em 14 de Novembro de 2013.

 

 

Aula 8 – A roda do início: (re) encontrando nossos amigos capoeiristas

 

1. Os professores farão contato com os convidados que participaram da roda de capoeira da aula 3, para convidá-los para outra roda de capoeira. Solicite aos alunos que apliquem o que aprenderam e troquem informações com os convidados com base nos conhecimentos adquiridos na pesquisa.

As chulas produzidas deverão ser cantadas durante essa roda, para que depois, os convidados opinem sobre a criatividade da turma.

 

2. Ao final da vivência na roda de capoeira, os professores mediarão uma roda de conversa entre os alunos e convidados, de modo a incentivar a troca de conhecimentos.

 

Recursos Complementares

Sugestão de outro vídeo de oficina de Berimbau:

Oficina de Berimbaus. Duração: 16 min. 02 seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=PrBS_rp1BDc. Acesso em 14 de Novembro de 2013.

Avaliação

1. Os professores deverão observar o compromisso e envolvimento dos alunos nos trabalhos individuais (vivências e momentos de discussão) e nos de grupo (pesquisas, tarefas de casa).

No que se refere aos registros, o Quadro Conceitual da Capoeira será o principal instrumento avaliativo, já que será construído durante todo processo de aprendizagem.

 

2. Ao final, os professores poderão permitir que os alunos avaliem o processo: Qual conhecimento que aprendi nas vivências e na pesquisa que foi mais importante para mim? Por quê?

Com essa pergunta os professores conseguirão avaliar dois aspectos:

- Quais conhecimentos específicos de cada área estavam presentes nas respostas dos alunos.

- Qual tema, ou assunto, os alunos valorizaram mais, pela maior incidência de respostas. Essa informação será importante para o planejamento da área de conhecimento do ano seguinte, caso os professores queiram abordar novamente o tema da Capoeira.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.