20/11/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize D. Campos Rizzotto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br >. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 06 de nov. 2013.
Esta aula tem por objetivo, demonstrar que são possíveis novas, criativas e eficientes técnicas de aprendizagem escolar.
1º Momento: aproximadamente 60 minutos.
Leitura de imagem: a 1ª leitura que fazemos
Fonte da imagem: Sítio: “Blog da Luciedma”. Disponível em: <http://luciedma.blogspot.com.br/2011/07/10-leitura-de-imagens.html>. Acesso em: 11 de nov. 2013.
Professor, vivemos em uma sociedade que cobra que as crianças leiam cada vez mais cedo. Contudo, antes da criança ler qualquer tipo de palavra ou textos, ela consegue ler imagens.
Se nós pudéssemos perguntar a essas duas crianças o que elas estão fazendo, ambas poderiam nos dar a mesma resposta: estou lendo.
Fonte da imagem: Sítio: “Fundação Pedro Calmon”. Disponível em: <http://www.fpc.ba.gov.br/sarau-poetico-na-monteiro-lobato/crianca-lendo/>. Acesso em: 11 de nov. 2013.
Fonte da imagem: Sítio: “Blog Vida em textos”. Disponível em: <http://vidaem-textos.blogspot.com.br/2010_09_01_archive.html>. Acesso em: 11 de nov. 2013.
A primeira leitura é compreendida de maneira mais evidente e previsível, a criança lê um livro infantil e pelo que se percebe, se diverte com a leitura. Já a segunda, é uma leitura quase indecifrável, pois, pode estar passando mil coisas pela cabeça dessa criança: é menino ou menina? Vai ser mais bonito do que eu? Mamãe vai gostar mais dessa criança do que de mim? Vai tomar o meu lugar? E várias outras “leituras”.
Professor, um fato é muito notório: as crianças nascidas na geração da informática são mais visuais do que reflexivas. Consequência de uma “avalanche” de imagens vindas de todos os lados: televisão, outdoors, jogos eletrônicos e multimídia, as crianças atraídas por ilustrações, fotografias e qualquer representação não verbal que incite a sua fértil imaginação.
Aproveite as imagens acima e desperte a imaginação de seus alunos por meio de uma atividade oral. Utilize um projetor multimídia e ouça qual a leitura que seus alunos farão delas, ou seja, solicite que eles falem o que entenderam das imagens. Explique para eles que esse exercício já é considerado uma leitura, contudo, de imagens.
1) Qual é a “leitura” que você faz das imagens projetadas? Justifique sua resposta.
a) Criança lendo livro infantil.
b) Criança acariciando a barriga de uma mulher grávida.
2º Momento: aproximadamente 60 minutos.
Nossa relação com as imagens
Professor, em muitas situações, uma imagem fala mais que muitas palavras e é por isso que é de fundamental importância saber estabelecer relações com elas.
Estamos rodeados de imagens por todos os lados, daí a importância de saber fazer a leitura apropriada de cada uma dessas imagens. A imagem visa estabelecer uma relação com o mundo, tem como função principal garantir, reforçar, reafirmar e explicar nossa relação com o mundo visual.
Existem três modos dessa relação, o simbólico (relacionado às imagens icônicas, de divindades, e também ao puro simbolismo), o epistêmico (a imagem traz informações sobre o mundo, podendo nos informar, por exemplo, a sua época) e o estético (a imagem é destinada a agradar seu espectador, a oferecer-lhe sensações, está ligada a beleza). Uma imagem pode possuir as três relações ou não.
Fonte: Sítio: “Conceito extraído do Blog Monique Belfort”. Disponível em: <http://monique-belfort.blogspot.com.br/2011/02/leitura-de-imagens.html>. Acesso em: 11 de nov. 2013.
Professor, para consolidar esse aprendizado, proponha a seguinte atividade:
1) De acordo com o tipo de relação que estabelecemos com as imagens, associe a primeira coluna com a segunda.
a) ( ) Simbólico ( )
b) ( ) Espistêmico ( )
c) ( ) Estético ( )
Imagens disponíveis em:
a) Fonte da imagem: Sítio: “Casa. Blog Universo da geo-história”. Disponível em: <http://cqgeohistoria.blogspot.com.br/2010/09/nossa-casa-nosso-lar.html>. Acesso em: 11 de nov. 2013.
b) Fonte da imagem: Sítio: “Escudo da Seleção Brasileira. Sítio: Só papel de parede grátis”. Disponível em: <http://www.sopapeldeparede.com.br/tag/selecao-brasileira/>. Acesso em: 11 de nov. 2013.
c) Fonte da imagem: Sítio: “Velho Oeste americano”. Disponível em: http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1028. Acesso em: 11 de nov. 2013.
Solução da atividade: C, A, B.
Professor, relate aos alunos que existe uma diversidade de linguagens e a leitura de imagens está entre elas e possibilita ao aluno refletir e, principalmente, remeter-se a outras informações.
É fundamental trabalhar esse tipo de linguagem com as séries iniciais, pois, é de grande valia para o seu processo de alfabetização, uma vez que, as crianças não sabem ou estão aprendendo a ler, utilizam muito os desenhos, pinturas e colagem para representarem o que sentem. É preciso que, para além de as crianças saberem representar, terem a capacidade de refletir sobre as imagens.
Reflita com seus alunos a figura abaixo e ouça o que eles têm a dizer sobre ela.
Fonte da imagem: Sítio: “Fotos e fatos”. Disponível em: <http://www.fotosefotos.com/page_img/4403/cachorro_levando_o_dono_para_passear>. Acesso em: 12 de nov. 2013.
Certamente acharão a imagem engraçada, estranha e falarão que “é de mentira”. Certamente é uma montagem, mas qual a leitura que podemos fazer dela? Dentre outras, é que de tanto o ser humano fazer as “vontades” do cachorro, em alguns casos, até parece que é o cachorro quem manda em seu dono.
Professor, converse com seus alunos e explique que uma leitura de imagem pode ter inúmeras possibilidades, mas nunca uma verdade absoluta, cada indivíduo possui um olhar diferente. É preciso também ter a capacidade de analisar o contexto em que esta imagem se encontra. Antes de julgar, é preciso analisar.
3º Momento: aproximadamente 120 minutos.
Exercitando o aprendizado
Professor, acredita-se que uma das mais eficientes formas de se absorver uma teoria é por meio da prática. Dessa maneira, apoiado nos dois momentos anteriores desta aula proponha algumas atividades, a fim de seus alunos solidifiquem os conhecimentos adquiridos sobre leitura de imagens.
No entanto, é preciso destacar que leitura de imagens é muito mais do que descrever o que estamos vendo, mas entender o seu contexto e o que ela quer nos “dizer”.
1) Faça a leitura das imagens abaixo e escreva em seu caderno de Língua Portuguesa o que você entendeu.
a)
Fonte da imagem: Sítio: “Blog Canção Nova”. Disponível em: <http://blog.cancaonova.com/diariodeumconsagrado/page/9/>. Acesso em: 12 de nov. 2013.
b)
Fonte da imagem: Sitio: “Blog Imagens em vídeo”. Disponível em: <http://imagensemvideo.blogspot.com.br/2013/05/imagens-engracadas-video-fotos.html>. Acesso em: 12 de nov. 2013.
c)
Fonte da imagem: Sítio: “Blog Imagens em vídeo”. Disponível em: <http://imagensemvideo.blogspot.com.br/2013/05/imagens-engracadas-video-fotos.html>. Acesso em: 12 de nov. 2013.
d)
Fonte da imagem: Sítio: “Notícias no Leste”. Disponível em: <http://www.noticiasnoleste.com.br/?p=4253>. Acesso em: 12 de nov. 2013.
Professor, para a próxima atividade, providencie uma caixa de papelão. Nela, coloque objetos (ou fotos) que movimente a imaginação de seus alunos e propicie a criação de uma história oral por meio de leitura de imagens. Sugestão: boneca, escola (foto), árvore (foto), lápis, caderno, bola, bambolê, alguém correndo (foto), carro de brinquedo.
2) Utilizando a sua criatividade e habilidade em ler imagens, crie uma história a partir dos elementos que serão retirados da caixa.
Socializando
Professor, à medida que os alunos forem terminando solicite que troquem os textos com os colegas. Explique-lhes que o objetivo é que o colega “aprecie” o texto do outro, dizendo se gostou, o que entendeu e se quiser pode sugerir alguma ideia para o autor enriquecer seu texto. Mas, é importante que respeite o outro, a autoria, buscando contribuir com o colega.
Reescrevendo
A reescrita é uma etapa fundamental, pois é ela que fornecerá elementos para que os alunos percebam onde precisam melhorar. Como é difícil fazer a reescrita de todos os textos individualmente, você poderá pedir a autorização de um dos alunos e fazer a reescrita do texto dele na lousa, ressaltando que a maioria dos alunos comete os mesmos enganos. Depois faça uma exposição dos textos no mural da sala de aula.
- Fonte: Sítio: “Sobre leitura de imagens. Blog Monique Belfort”. Disponível em: <http://monique-belfort.blogspot.com.br/2011/02/leitura-de-imagens.html>. Acesso em: 11 de nov. 2013.
- Fonte: Sítio:"Sobre leitura de imagens - Unicamp". Disponível em: <http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Linguagem%20Visual/leitura_de_imagens.pdf>. Acesso em: 12 de nov. 2013.
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se: descobriram que podemos ler não apenas palavras; descobriram que a primeira leitura que aprendemos é a de imagens; aprenderam a analisar as imagens, a fim de fazer uma leitura delas; reconheceram a leitura de imagens como uma forma de auxiliar na descoberta de novos conhecimentos; desenvolveram a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema; desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em duplas; respeitaram os diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!