Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A utilização da leitura de imagem no aprendizado infantil

 

20/11/2013

Autor y Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize D. Campos Rizzotto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Descobrir que podemos ler não apenas palavras;
  • Reconhecer que a primeira leitura que aprendemos é a de imagens;
  • Fazer leitura de imagens;
  • Reconhecer a leitura de imagens como uma forma de auxiliar na descoberta de novos conhecimentos;
  • Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em duplas;
  • Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 03 atividades.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br >. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 06 de nov. 2013.

Esta aula tem por objetivo, demonstrar que são possíveis novas, criativas e eficientes técnicas de aprendizagem escolar. 

 

1º Momento: aproximadamente 60 minutos.

Leitura de imagem: a 1ª leitura que fazemos

Leitura de imagens

Fonte da imagem: Sítio: “Blog da Luciedma”. Disponível em: <http://luciedma.blogspot.com.br/2011/07/10-leitura-de-imagens.html>. Acesso em: 11 de nov. 2013.

Professor, vivemos em uma sociedade que cobra que as crianças leiam cada vez mais cedo. Contudo, antes da criança ler qualquer tipo de palavra ou textos, ela consegue ler imagens.

Se nós pudéssemos perguntar a essas duas crianças o que elas estão fazendo, ambas poderiam nos dar a mesma resposta: estou lendo.

Criança lendo1

Fonte da imagem: Sítio: “Fundação Pedro Calmon”. Disponível em: <http://www.fpc.ba.gov.br/sarau-poetico-na-monteiro-lobato/crianca-lendo/>. Acesso em: 11 de nov. 2013.

Acariciando a barriga grávida

Fonte da imagem: Sítio: “Blog Vida em textos”. Disponível em: <http://vidaem-textos.blogspot.com.br/2010_09_01_archive.html>. Acesso em: 11 de nov. 2013.

A primeira leitura é compreendida de maneira mais evidente e previsível, a criança lê um livro infantil e pelo que se percebe, se diverte com a leitura. Já a segunda, é uma leitura quase indecifrável, pois, pode estar passando mil coisas pela cabeça dessa criança: é menino ou menina? Vai ser mais bonito do que eu? Mamãe vai gostar mais dessa criança do que de mim? Vai tomar o meu lugar? E várias outras “leituras”.

Professor, um fato é muito notório: as crianças nascidas na geração da informática são mais visuais do que reflexivas. Consequência de uma “avalanche” de imagens vindas de todos os lados: televisão, outdoors, jogos eletrônicos e multimídia, as crianças atraídas por ilustrações, fotografias e qualquer representação não verbal que incite a sua fértil imaginação.

Aproveite as imagens acima e desperte a imaginação de seus alunos por meio de uma atividade oral. Utilize um projetor multimídia e ouça qual a leitura que seus alunos farão delas, ou seja, solicite que eles falem o que entenderam das imagens. Explique para eles que esse exercício já é considerado uma leitura, contudo, de imagens.

1)      Qual é a “leitura” que você faz das imagens projetadas? Justifique sua resposta.

a)      Criança lendo livro infantil.

b)      Criança acariciando a barriga de uma mulher grávida.

 

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

Nossa relação com as imagens

Professor, em muitas situações, uma imagem fala mais que muitas palavras e é por isso que é de fundamental importância saber estabelecer relações com elas.

Estamos rodeados de imagens por todos os lados, daí a importância de saber fazer a leitura apropriada de cada uma dessas imagens. A imagem visa estabelecer uma relação com o mundo, tem como função principal garantir, reforçar, reafirmar e explicar nossa relação com o mundo visual.

Existem três modos dessa relação, o simbólico (relacionado às imagens icônicas, de divindades, e também ao puro simbolismo), o epistêmico (a imagem traz informações sobre o mundo, podendo nos informar, por exemplo, a sua época)  e o estético (a imagem é destinada a agradar seu espectador, a oferecer-lhe sensações, está ligada a beleza). Uma imagem pode possuir as três relações ou não.

Fonte: Sítio: “Conceito extraído do Blog Monique Belfort”. Disponível em: <http://monique-belfort.blogspot.com.br/2011/02/leitura-de-imagens.html>. Acesso em: 11 de nov. 2013.

Professor, para consolidar esse aprendizado, proponha a seguinte atividade:

1)      De acordo com o tipo de relação que estabelecemos com as imagens, associe a primeira coluna com a segunda.

a)      (   ) Simbólico                              (   )    Casa muito pobre

b)      (   ) Espistêmico                           (   )    Escudo da Seleção Brasileira

c)      (   ) Estético                                 (   )     Velho Oeste

Imagens disponíveis em:

a)      Fonte da imagem: Sítio: “Casa. Blog Universo da geo-história”. Disponível em: <http://cqgeohistoria.blogspot.com.br/2010/09/nossa-casa-nosso-lar.html>.  Acesso em: 11 de nov. 2013.

b)      Fonte da imagem: Sítio: “Escudo da Seleção Brasileira. Sítio: Só papel de parede grátis”. Disponível em: <http://www.sopapeldeparede.com.br/tag/selecao-brasileira/>. Acesso em: 11 de nov. 2013.

c)      Fonte da imagem: Sítio: “Velho Oeste americano”. Disponível em: http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1028. Acesso em: 11 de nov. 2013.

Solução da atividade: C, A, B.

 

Professor, relate aos alunos que existe uma diversidade de linguagens e a leitura de imagens está entre elas e possibilita ao aluno refletir e, principalmente, remeter-se a outras informações.

É fundamental trabalhar esse tipo de linguagem com as séries iniciais, pois, é de grande valia para o seu processo de alfabetização, uma vez que, as crianças não sabem ou estão aprendendo a ler, utilizam muito os desenhos, pinturas e colagem para representarem o que sentem. É preciso que, para além de as crianças saberem representar, terem a capacidade de refletir sobre as imagens.

Reflita com seus alunos a figura abaixo e ouça o que eles têm a dizer sobre ela.

Cachorro leva dono para passear

Fonte da imagem: Sítio: “Fotos e fatos”. Disponível em: <http://www.fotosefotos.com/page_img/4403/cachorro_levando_o_dono_para_passear>. Acesso em: 12 de nov. 2013.

Certamente acharão a imagem engraçada, estranha e falarão que “é de mentira”. Certamente é uma montagem, mas qual a leitura que podemos fazer dela? Dentre outras, é que de tanto o ser humano fazer as “vontades” do cachorro, em alguns casos, até parece que é o cachorro quem manda em seu dono.

Professor, converse com seus alunos e explique que uma leitura de imagem pode ter inúmeras possibilidades, mas nunca uma verdade absoluta, cada indivíduo possui um olhar diferente. É preciso também ter a capacidade de analisar o contexto em que esta imagem se encontra. Antes de julgar, é preciso analisar.

 

3º Momento: aproximadamente 120 minutos.

Exercitando o aprendizado

Professor, acredita-se que uma das mais eficientes formas de se absorver uma teoria é por meio da prática. Dessa maneira, apoiado nos dois momentos anteriores desta aula proponha algumas atividades, a fim de seus alunos solidifiquem os conhecimentos adquiridos sobre leitura de imagens.

No entanto, é preciso destacar que leitura de imagens é muito mais do que descrever o que estamos vendo, mas entender o seu contexto e o que ela quer nos “dizer”.

1) Faça a leitura das imagens abaixo e escreva em seu caderno de Língua Portuguesa o que você entendeu.

a)      Cachorro nervoso

Fonte da imagem: Sítio: “Blog Canção Nova”. Disponível em: <http://blog.cancaonova.com/diariodeumconsagrado/page/9/>. Acesso em: 12 de nov. 2013.

b)      Cahorro quente vivo

Fonte da imagem: Sitio: “Blog Imagens em vídeo”. Disponível em: <http://imagensemvideo.blogspot.com.br/2013/05/imagens-engracadas-video-fotos.html>. Acesso em: 12 de nov. 2013.

c)      Criança dançando com estátua

Fonte da imagem: Sítio: “Blog Imagens em vídeo”. Disponível em: <http://imagensemvideo.blogspot.com.br/2013/05/imagens-engracadas-video-fotos.html>. Acesso em: 12 de nov. 2013.

d)     Sala de aula vazia

Fonte da imagem: Sítio: “Notícias no Leste”. Disponível em: <http://www.noticiasnoleste.com.br/?p=4253>. Acesso em: 12 de nov. 2013.

Professor, para a próxima atividade, providencie uma caixa de papelão. Nela, coloque objetos (ou fotos) que movimente a imaginação de seus alunos e propicie a criação de uma história oral por meio de leitura de imagens. Sugestão: boneca, escola (foto), árvore (foto), lápis, caderno, bola, bambolê, alguém correndo (foto), carro de brinquedo.

2) Utilizando a sua criatividade e habilidade em ler imagens, crie uma história a partir dos elementos que serão retirados da caixa.

Socializando

Professor, à medida que os alunos forem terminando solicite que troquem os textos com os colegas. Explique-lhes que o objetivo é que o colega “aprecie” o texto do outro, dizendo se gostou, o que entendeu e se quiser pode sugerir alguma ideia para o autor enriquecer seu texto. Mas, é importante que respeite o outro, a autoria, buscando contribuir com o colega.

Reescrevendo

A reescrita é uma etapa fundamental, pois é ela que fornecerá elementos para que os alunos percebam onde precisam melhorar. Como é difícil fazer a reescrita de todos os textos individualmente, você poderá pedir a autorização de um dos alunos e fazer a reescrita do texto dele na lousa, ressaltando que a maioria dos alunos comete os mesmos enganos. Depois faça uma exposição dos textos no mural da sala de aula.

Recursos Complementares

- Fonte: Sítio: “Sobre leitura de imagens. Blog Monique Belfort”. Disponível em: <http://monique-belfort.blogspot.com.br/2011/02/leitura-de-imagens.html>. Acesso em: 11 de nov. 2013.

- Fonte: Sítio:"Sobre leitura de imagens - Unicamp". Disponível em: <http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Linguagem%20Visual/leitura_de_imagens.pdf>. Acesso em: 12 de nov. 2013.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se: descobriram que podemos ler não apenas palavras; descobriram que a primeira leitura que aprendemos é a de imagens; aprenderam a analisar as imagens, a fim de fazer uma leitura delas; reconheceram a leitura de imagens como uma forma de auxiliar na descoberta de novos conhecimentos; desenvolveram a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema; desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em duplas; respeitaram os diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.