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Ciberespaço, Julian Assange e o caso WikiLeaks: vilania ou heroísmo?

 

18/11/2013

Autor y Coautor(es)
IZABEL CASTANHA GIL
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ADAMANTINA - SP EUDECIO LUIZ VICENTE PROF ETE

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Geografia Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-          Reconhecer o caráter dinâmico das relações sociais.

-          Identificar a influência de movimentos da sociedade na ressignificação de conceitos teóricos.

-          Reconhecer os conceitos de ciberespaço, globalização, revolução tecnológica, democracia, hegemonia e privacidade, a partir de estudos de caso.

Duração das atividades
10 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Meio técnico-científico-informacional: conceituação

Ciberespaço: conceituação

Fronteiras (geográfica, tecnológica, política): conceituação

Estratégias e recursos da aula

Wiki1     Wiki2       Wiki3

http://salveaverdade.blogspot.com.br/2011/01/wikileaks-e-os-conflitos-no-ciberespaco_03.html

http://neo8its.com/2012/11/26/algumas-dicas-que-ajudarao-voce-a-se-proteger-no-ciberespaco/

www.aeradopanoptico2011.wordpress.com

 

 

Aula sugerida para o 3º ano do ensino médio. Ela poderá ser enriquecida com a contribuição dos professores de Sociologia, Filosofia e

Informática.

 

Caro/a colega professor

 

Desde 2010, com o vazamento de milhares de informações secretas publicadas por um grupo de jornalistas e ciberativistas

liderados por Julian Assange, o caso WikiLeaks ganhou repercussão mundial. De lá para cá, pessoas influentes e

governantes de vários países ganharam projeção internacional por estarem envolvidos nesse episódio, descortinando

questões como segurança na rede mundial de computadores, privacidade, espionagem cibernética, entre outros temas.

 

Geografia é a ciência que estuda o presente. Dessa forma, essa temática instigante e inconclusa deve fazer parte das

discussões em sala de aula. Propõe-se, com esta atividade, apresentar um roteiro mínimo para o desenvolvimento desse

assunto.

 

 

O professor deverá fazer uma breve introdução do tema, apresentando o questionamento gerador da aula: Julian Assange e o caso WikiLeaks:

heroísmo ou vilania?

 

Com a intenção de oferecer subsídios para que os alunos tenham informações que permitam a construção de uma opinião sobre o tema, o

professor deverá imprimir ou levar os alunos ao laboratório de informática para que acessem dois links com informações sobre o assunto.

Matéria 1: Julian Assange    Disponível em  http://pt.wikipedia.org/wiki/Julian_Assange

Matéria 2: Assange defende aumento massivo de meios de comunicação   Disponível em

http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=21646

 

A turma deverá ser dividida em dois grandes grupos e cada um deles lerá uma das matérias. A leitura deverá ser feita em dupla, sublinhando

trechos significativos e destacando as palavras chave. No momento seguinte, o professor deverá formar um grande círculo e os grupos farão a

exposição oral do conteúdo, de modo que as informações se completem. Trata-se de uma atividade preliminar, cuja finalidade é despertar a

curiosidade dos alunos para uma temática contemporânea.

 

Para ampliar a reflexão sobre o assunto, o professor deverá imprimir e distribuir aos alunos as questões propostas no quadro 1. Sugere-se que

a resolução seja feita em grupos de quatro pessoas, ampliando as possibilidades de debate sobre o tema.

 

Quadro 1: Reflexões sobre o caso WikiLeaks

 

 

1- A temática que envolve Julian Assange está diretamente relacionada com a nossa condição de cidadãos

globais. Relacione 5 países citados nos 2 textos, indicando as informações solicitadas.

 

País

Capital

Continente

Relação de Assange com cada país

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1-    A publicação de documentos no site do Wikileaks, sem a autorização das pessoas e instituições, enfureceu alguns

envolvidos e, ao mesmo tempo, provocou curiosidade e admiração em muitas pessoas. Coloque 1 para os argumentos

contrários à ação de Assange e 2 para os argumentos favoráveis.

(   ) A transparência nas informações é condição essencial à democracia.

(   ) Quem detém o domínio dos equipamentos tecnológicos por ter investido neles, tem todo o direito sobre as

informações geradas.

(   ) Informação é poder e isso deve ser democratizado para garantir equidade e justiça social.

(   ) Governos de países centrais não podem permitir o vazamento de informações confidenciais, pois isso conflita com

os interesses de seletos grupos de interesse.

 

2-    Coloque V (Verdadeiro) ou F (Falso) nas afirmações apresentadas, a partir da interpretação das respostas de

Assange na entrevista concedia ao blog Carta maior.

(   ) O twitter e o facebook foram as principais formas de mobilização de pessoas contra os governos ditatoriais em

diversos países árabes, nos últimos anos.

(   ) A sofisticação dos sistemas de comunicações permite que nos comuniquemos anonimamente pelo computador.

(   ) A internet está profundamente presente em nosso cotidiano e em nossas relações. Qualquer fato significativo que

aconteça em qualquer parte do mundo, influencia a vida de todas as sociedades.

(   ) Os Estados Unidos controlam todas as informações que circulam na rede mundial de computadores. Há uma central

de comunicação supervisionada pela NASA, que informa ao governo daquele país o conteúdo que lhe interessa.

(   ) Para Assange, as redes sociais são poderosas ferramentas para a democratização da informação e devem ser

usadas livremente.

 

3-    Considerando os aspectos geográficos da globalização da informação que perpassam o fenômeno desencadeado

por Assenge, é falso afirmar que

A) A globalização é um processo econômico e comercial, que envolve todos os países, menos aqueles que não têm

acesso à rede mundial de computadores. As constituições federais preveem o direito de acesso à informação e o dever

de se proteger contra ataques virtuais.

   B) A revolução nas comunicações permite contatos em tempo real por meio de recursos virtuais, levando à   revisão do

   conceito de espaço geográfico, que convencionalmente se refere ao espaço construído pelas ações humanas.

C) A tecnologia da informação e a facilidade de contatos exteriores levam à revisão do conceito de fronteira, uma vez que

as fronteiras territoriais entre os países não podem ser monitoradas apenas por mecanismos militares das forças

armadas.

D) A ciência geográfica estuda o conceito de ciberespaço, que corresponde a “um mundo virtual porque está presente em

potência, é um espaço desterritorializante. Esse mundo não é palpável, mas existe de outra forma, outra realidade. O

ciberespaço existe em um local indefinido, desconhecido, cheio de devires e possibilidades”. (Ciência da Informação –

UEL)

 

4-    Leia com atenção as informações apresentadas.

I- Equador, país que acolheu Assange, localiza-se na América Central insular, foi colonizado por holandeses, fazendo

parte da chamada América Anglo-saxônica.

II- A Austrália, país de origem de Assange, localiza-se nos hemisférios Oriental e Setentrional.

III- Estados Unidos, país mais incomodado com a publicação das informações secretas, suspenderam as relações

diplomáticas com Honduras, por considerar que o asilo político concedido a Assange é um desrespeito à democracia.

IV- A extradição de Assange à Suécia, sob acusação de abuso sexual, tem mais conotação política do que jurídica, uma

vez que não há legislação internacional que regulamente a divulgação e o uso da informação na internet.

Está(ão) correta(s):  A) Apenas I e II.       B) Apenas I, II e III.       C) Apenas IV.              D) Todas   E) Nenhuma.

 

5-    Por que o governo equatoriano concedeu asilo político a Julian Assange? Entre os motivos apresentados, não se

pode considerar:

A) Rafael Correa, presidente do Equador, é um jornalista favorável à atitude de Assange. Ele defende o direito à

informação como um dos princípios básicos da democracia.

B) Por se tratar de um pequeno país anglo-saxônico, essa polêmica coloca o país na mídia internacional, podendo

render vantagens políticas e comerciais. O turismo seria o segmento mais beneficiado.

C) A Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas, de 1961, codificou um costume em uso há séculos ao

estabelecer a “regra de inviolabilidade”. Pela regra, polícias e forças de segurança locais não podem entrar nas missões

diplomáticas, a menos que tenham a permissão expressa do embaixador.

 

6-    Assange indica que há formas de se preservar o segredo das informações que circulam na internet. Indique a

alternativa que melhor expressa seus apontamentos sobre esse fato.

A) “O Google, hoje, sabe mais sobre você que sua mãe. Esse é o maior roubo da história.”

B) O avanço das telecomunicações garantirá a segurança necessária às informações virtualizadas.

C) Todo conteúdo postado na internet deve ser protegido por leis específicas. Essas leis devem ser elaboradas e

votadas pelos congressos nacionais de todos os países do mundo, sob a supervisão da Organização das Nações

Unidas.

D) Deve haver neutralidade nos serviços, obtida por meio da transparência nas ações e procedimentos. O uso da

criptografia (codificar as informações por meio de cálculos) é outro recurso fundamental.

 

7- Hipóteses (H) são suposições diante de determinados assuntos. Ao serem pesquisadas elas podem se negar ou se

confirmar. Objetivos (O) correspondem às ações que se deseja realizar para alcançar determinados fins.

Problematizações (P) são questionamentos ou dúvidas iniciais, que estimulam as investigações. Teses (T) são certezas

que se constroem a partir da investigação e confirmação das hipóteses. Leia as afirmações e as classifique como H, O,

P, ou T.

(   ) Para Assange, a internet é um território sem dono e sem lei.

(   ) Por que Assange e seus apoiadores são considerados como heróis para algumas pessoas e como vilão para

outras? Qual é o perfil de quem o condena e de quem o apoia?

(   ) As tecnologias da comunicação e da informação desencadeiam a necessidade de se repensar o conceito de

fronteiras, que deixam de ser meramente geográficas.

(   ) Investigar mecanismos de segurança para o fluxo de informação que circula na internet.

 

 

 

O  quadro 2 apresenta algumas observações sobre as questões sugeridas.

 

Quadro 2: Observações sobre as questões propostas no quadro 1

 

 

a) A questão 1 permite a visualização do caráter global da ação do WikiLeaks.

 

b) A questão 2 aborda a repercussão do caso, evidenciando as diferentes reações diante do mesmo.

 

c) A questão 3 refere-se aos conceitos estabelecidos nos objetivos propostos, contextualizando conceitos geográficos,

sociológicos e da ciência política.

 

d) A questão 4 reforça conceitos geográficos básicos de localização, enquanto estimula a leitura e interpretação dos textos

base.

 

e) A questão 5 apresenta variações na cobrança dos objetivos propostos.

 

f) A questão 6 remete à busca de solução para o fenômeno denunciado, sob a perspectiva do denunciante.

 

g) A questão 7 procura introduzir elementos de metodologia científica em sua análise, levando o aluno a perceber as

diferentes possibilidades de recortes sugeridas pelo tema.

 

 

Após a resolução das questões, o professor deverá formar um grande grupo, estimulando a participação de todos. Nesse momento, a troca de

informações e, principalmente, de percepções sobre o tema, deverá enriquecera sua abordagem. Considerando que se trata de um assunto

bastante polêmico e inacabado, as leituras e as discussões deverão favorecera formação das opiniões.

 

Para concluir a atividade 1, o professor deverá propor aos alunos, um texto opinativo individual sobre o tema. Sugere-se o seguinte

questionamento desencadeador da produção textual:Como você vê o episódio WikiLeaks e o que propõe com solução?

 

 

Redija sua resposta em até 15 linhas manuscritas.

 

Esta tarefa intenciona colocar o adolescente, um cidadão global, como protagonista.

 

 

Após a revisão, o professor poderá selecionar alguns textos para publicação no jornalzinho da escola ou no blog da turma.

Recursos Complementares

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos do Estado.Rio de Janeiro: Graal, 1992.

 

Estudo de caso. Disponível em http://www.infoescola.com/sociedade/estudo-de-caso/

 

Estudo de caso. Disponível emhttp://grupo4te.com.sapo.pt/mie2.html

 

Matriz de referências para o ENEM. Disponível emhttp://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2009/Enem2009_matriz.pdf

Avaliação

Participação, interesse, desenvolvimento das atividades propostas, e demonstração de domínio de conteúdo são atitudes e comportamentos que o

professor deve estar atento e considerar no processo avaliativo desta aula.

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