Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Ela está grávida! De onde veio esse bebê?

 

28/11/2013

Autor y Coautor(es)
PAMELA FARIA OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Expressar seus questionamentos relacionados à origem dos bebês.

  • Aprender sobre a origem dos bebês.

  • Conhecer as etapas de desenvolvimento do pré-natal ao nascimento de um bebê.

  • Conhecer sobre o desenvolvimento do seu próprio corpo.

  • Aprender sobre as características de uma entrevista.

  • Avançar no processo da leitura, escrita e interpretação do gênero textual: música e texto informativo.

Duração das atividades
06 aulas de uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios sobre a temática.

Estratégias e recursos da aula

PARA O PROFESSOR REFLETIR: A temática dessa aula surgiu em virtude dos questionamentos dos alunos sobre a gravidez Os alunos despertaram para os questionamentos relacionados ao nascimento de bebês através das experiências do seu cotidiano, como por exemplo, a vinda de um irmão ou mesmo alguém próximo que esteja grávida. O resultado desses questionamentos culminou com o desenvolvimento do projeto de ensino intitulado: “Nascimento”. As curiosidades relacionadas à sexualidade afloram em todas as faixas etárias. Tanto os professores quanto as famílias não devem ignorar, ocultar ou reprimir o debate sobre essa temática, pois o alunos  têm acesso a essa e outras temáticas através de várias fontes como, por exemplo: de livros, da escola, de pessoas que não pertencem à sua família e, principalmente, nos dias de hoje, da mídia. Essas fontes contribuem com a formação sexual de crianças, jovens e adultos. Todas essas questões são trazidas pelos alunos para dentro da escola. Cabe aos seus profissionais desenvolverem ação crítica, reflexiva e educativa referendada cientificamente.

 

Atividade 01 – Trabalhando a música “De Umbigo a Umbiguinho”

 

1-      Para iniciar a temática com os alunos, o professor poderá instigar a discussão através da apresentação de uma música relacionada ao tema, como por exemplo: “De Umbigo a Umbiguinho” de Toquinho. Fale um pouco sobre esse artista tão importante para a música brasileira. Você pode encontrar informações sobre Toquinho no site: http://www.toquinho.com.br/. Acesso em 09 de novembro de 2013. Depois, disponibilize a letra da música para todos os alunos, faça a leitura buscando interpretar e questionar sobre qual é o conhecimento dos alunos sobre as informações dos bebês dentro do útero materno. Apresente para os alunos o vídeo e cante a música com eles. A letra e o vídeo da música “De um umbigo a Umbiguinho” (duração 2min52seg.) está disponível no site: http://letras.mus.br/toquinho/87212/. Acesso em 09 de novembro de 2013.

 

DE UMBIGO A UMBIGUINHO

 

                              TOQUINHO

 

MUITO ANTES DE NASCER
NA BARRIGA DA MAMÃE JÁ PULSAVA SEM QUERER
O MEU PEQUENINO CORAÇÃO,
QUE É SEMPRE O PRIMEIRO A SER FORMADO
NESTA LINDA CONFUSÃO.

MUITO ANTES DE NASCER
NA BARRIGA DA MAMÃE JÁ COMIA PRA VIVER
CHEESE SALADA, BALA OU BACALHAU.
VINHA TUDO PRONTO E MASTIGADO
NO CORDÃO UMBILICAL.

TANTO CARINHO, QUANTA ATENÇÃO.
COLO QUENTINHO, AH! QUE TEMPO BOM!
DE UMBIGO A UMBIGUINHO UM ELO SEM FIM
NUM CORDÃOZINHO DA MAMÃE PRA MIM.

MUITO ANTES DE NASCER
NA BARRIGA DA MAMÃE COMEÇAVA A CONVIVER
COM AS MAIS ESTRANHAS SENSAÇÕES:
VONTADE DE COMER DE MADRUGADA
MARMELADA OU CAMARÕES.

MUITO ANTES DE NASCER
NA BARRIGA DA MAMÃE ME VIRAVA PRA ESCOLHER
A MAIS CONFORTÁVEL POSIÇÃO.
SÃO NOVE MESES SEM SE FAZER NADA,
ENTRE ÁGUA E ESCURIDÃO.

TANTO CARINHO, QUANTA ATENÇÃO.
COLO QUENTINHO, AH! QUE TEMPO BOM!
DE UMBIGO A UMBIGUINHO UM ELO SEM FIM
NUM CORDÃOZINHO DA MAMÃE PRA MIM.

Fonte: Letra da música retirada do site: http://letras.mus.br/toquinho/87212/. Acesso em 09 de novembro de 2013.

 

MUSICA

Fonte: Imagem retirada do site: http://letras.mus.br/toquinho/87212/. Acesso em 09 de novembro de 2013.

 

2 - Após a apresentação o professor poderá fazer uma roda de conversa, para isso sugerimos alguns questionamentos:

Você conhece alguém que está grávida, ou já esteve grávida?

Alguém já viu a mamãe grávida?

Como essa pessoa ficou?

Porque ela ficou assim?

 

Trabalhe com as características físicas de uma mulher grávida.

 

Lembre-se: Essas são perguntas para iniciar a discussão, vá conversando e desenvolvendo um diálogo onde o professor conseguirá perceber quais são as dúvidas e hipóteses dos alunos em relação a essa temática.

 

3 - Durante a realização da introdução à temática, o professor registrará todos os questionamentos feitos pelos alunos: como o bebê foi parar na barriga? Que tamanho ele tem? Ele come? Ele chora? Os registros realizados pelo professor serão utilizados nas próximas atividades.

 

Atividade 02 – Refletindo sobre as minhas curiosidades.

 

1- Para incluir a família nesse processo de descoberta, envie para casa, um comunicado informando sobre o projeto de ensino e uma tarefa, onde os pais ajudarão seus filhos a formular perguntas relacionadas à temática: Nascimento dos Bebês.

Para enriquecer essa atividade, convide um profissional da área para ser entrevistada pelas crianças. Pode ser um ginecologista, um pediatra ou mesmo um professor de Biologia da sua escola. Veja abaixo uma sugestão para essa atividade:

 

COMO ATIVIDADE DE NOSSO PROJETO DE ENSINO “NASCIMENTO DOS BEBÊS”; RECEBEREMOS EM NOSSA SALA, UMA PEDIATRA NEONATAL. NESTE DIA, IREMOS ENTREVISTA-LA, COM O OBJETIVO DE ENTENDER MELHOR COMO OS BEBÊS FICAM DENTRO DA BARRIGA DA MÃE, COMO SE ALIMENTAM, COMO RESPIRAM ETC. PARA NOS PREPARAR MELHOR PARA ESSA ENTREVISTA, GOSTARÍAMOS DA AJUDA DOS PAIS E OU FAMILIARES, PARA QUE JUNTAMENTE COM SUA CRIANÇA ESCREVA ABAIXO UMA PERGUNTA A SER FEITA PARA ESSA PROFISSIONAL NO DIA DA ENTREVISTA.

LEMBRE-SE: USE LETRA DE FORMA E FORMULE AS PERGUNTAS DE ACORDO COM A CURIOSIDADE E QUESTIONAMENTOS DE SUA CRIANÇA.

 

Atividade 03 – Se preparando para uma entrevista.   

 

1-      Ao retornar a atividade de casa, faça uma roda de conversa com os alunos e solicite que cada um apresente as perguntas que fez com seus pais.

Terminada a socialização das perguntas solicitadas na tarefa de casa, retome os registros dos questionamentos dos alunos da aula passada e verifique, coletivamente, qual ou quais dos questionamentos podem ser incluídos na atividade que será proposta.

Apresente as atividades que acontecerão na sala de aula com a participação da Neuropediatra. Informe que ela será entrevistada por eles e para isso usarão as perguntas que trouxeram de casa e os questionamentos escolhidos pelos alunos. Peça que cada um fale sobre a sua pergunta e suas hipóteses para a resposta. Anote essas informações, para que após a entrevista, os alunos comparem suas hipóteses com as informações aprendidas com o profissional da área.

 

2-    É necessário conversar com os alunos sobre o que é uma entrevista, como devemos nos comportar e preparar para esse momento.

 

Entrevista: é uma conversação entre duas ou mais pessoas (o entrevistador e o entrevistado) em que perguntas são feitas pelo entrevistador para obter informação do entrevistado. O profissional responsável por fazer entrevistas é o repórter, que entrevista as pessoas para obter informações sobre determinado assunto. Antes de ir para uma entrevista, o repórter organiza suas perguntas a serem feitas para o entrevistado, com o objetivo de dar uma sequência ao assunto e de reunir o máximo de informações sobre o assunto a ser abordado.

Para mais informações sobre entrevistas, acesse o site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Entrevista. Acesso em 09 de novembro de 2013.

 

3-    Após essa conversa, esclareça aos alunos que eles serão os repórteres neste dia e sugira que confeccionem, juntamente com o professor, um cartaz com as perguntas a serem feitas para o profissional da área. Esse cartaz tem como objetivo organizar a sequência de perguntas a serem utilizadas na entrevista, evitando assim, que nenhuma pergunta importante fique sem resposta.

 

Exemplos de perguntas feitas pelos alunos:

 

·         COMO AS CRIANÇAS SÃO FORMADAS NA BARRIGA DAS MÃES?

·         COMO OS BEBÊS SE ALIMENTAM NA BARRIGA DA MAMÃE?

·         COMO ELES RESPIRAM?

·         OS BEBÊS DORMEM NA BARRIGA DA MÃE?

·         O BEBÊ BRINCA NA BARRIGA DA MÃE?

·         COMO QUE O BEBÊ FICA DENTRO DA BARRIGA?

·         COMO VEMOS O BEBÊ DENTRO DA BARRIGA DA MÃE?

·         QUANTOS DIAS OS BEBÊS FICAM NA BARRIGA DA MAMÃE?

·         OS BEBÊS CHORAM DENTRO DA BARRIGA DA MAMÃE?

·         COMO O BEBÊ CHUTA A BARRIGA?

·         O BEBÊ FICA ENCOLHIDO DENTRO DA BARRIGA DA MAMÃE?

·         O BEBÊ SENTE CALOR DENTRO DA BARRIGA DA MAMÃE?

·         AS MÃES ESCOLHEM SE O BEBÊ VAI SER MENINO OU MENINA?

·         COMO O BEBÊ E A MAMÃE SE ALIMENTAM? QUANDO A MAMÃE COME A COMIDA VAI PARA O BEBÊ? POR ONDE? PELO FIO DO UMBIGO DO BEBÊ?

·         ELE BEBE AGUA QUANDO ESTA DENTRO DA BARRIGA DA MAMÃE?

·         COMO OS BEBÊS CRESCEM NA BARRIGA DA MAMÃE? OS BEBÊS FICAM DE OLHOS ABERTOS?

·         COMO OS BEBÊS NASCEM?

·         QUAIS AS FORMAS QUE OS BEBÊS SAEM DA BARRIGA DA MAMÃE? 

·         COMO A MÉDICA TIRA O BEBÊ DA BARRIGA? COM A TESOURA?

·         COMO SÃO FEITAS AS CESARIANAS?

·         PORQUE OS BEBÊS CHORAM QUANDO NASCEM?

·         COMO CUIDA DO BEBÊ?


Atividade 04 – Entrevistando uma Neopediatra.

 

1-    Chegou o momento da entrevista. Antes de iniciá-la informe o nome da entrevistada, o que ela faz, de onde ela é, porque a convidamos e explique o que queremos dela.  Combine com todos os alunos como a entrevista acontecerá e como faremos as perguntas. Não se esqueça de colocar o cartaz com as perguntas feitas pelos alunos em um lugar visível para que possa servir de apoio para a entrevista. Ao terminar agradeça a presença e contribuição da convidada.

 

 

entrevista entrevista

Visita da neopediatra à turma do 1º período “B” 2013, ESEBA-UFU. Fonte: Imagens da própria autora.

 

 

2 - Após a entrevista lembre-se de retomar com os alunos as suas hipóteses para essas perguntas e compare-as com as respostas obtidas na entrevista. Comente com os alunos se suas hipóteses sobre o assunto se aproximaram ou distanciaram do que a neopediatra disse. 

 

3 – Para concluir essa etapa do projeto, proponha a construção de uma caderneta informativa, na qual serão registradas as respostas das indagações feitas pelos alunos e respondidas pela profissional entrevistada. Informe para os alunos que essa caderneta servirá também para socializar seus novos conhecimentos com os pais, familiares e outros colegas da escola.

Para confeccionar essa caderneta, o professor pode conseguir um modelo de exemplo nos postos de saúde da rede municipal de sua cidade, onde encontra várias cadernetas com informações sobre pré-natal e cuidados básicos com os bebês. Leve essa caderneta para a sala de aula e explore a sua estrutura como capa, sumário, organização dos tópicos informativos, ilustrações etc.

Depois traga um caderno pequeno e converse com os alunos sobre como organizarão os assuntos a serem tratados de acordo com as perguntas respondidas pela neopediatra. A professora deverá ser a escriba das informações e, após o término dos registros, combine como serão realizadas as ilustrações por cada aluno. Oriente-os a assinar seu nome após terminar seus desenhos ou colagens. Para socializar a caderneta, combine com os alunos que cada dia, um irá levar esse material para casa, para essa escolha, o professor pode usar sorteio, ou mesmo seguir a ordem alfabética do nome dos alunos.

 

Atividade 05 – A mamãe botou um ovo.

 

1-    Depois de dialogar sobre a entrevista, outras perguntas poderão surgir, como por exemplo: como o bebê foi parar dentro da barriga? Pode ser que esta pergunta apareça também na entrevista, o que não impede que a partir dela se faça a pesquisa, pois esta pergunta é recorrente nessa idade. Instigue os alunos a pesquisarem sobre esse tema em outras fontes de conhecimento.

 

2-    No caso dessa pergunta em específico, sugerimos a leitura do livro: COLE, Babette. Mamãe botou um ovo! Ed. Ática. Disponível no site: http://www.slideshare.net/letymiura/mame-botou-um-ovo. Acesso em 09 de novembro de 2013.


 

LIVRO

Fonte: Imagem retirada do site: http://www.slideshare.net/letymiura/mame-botou-um-ovo. Acesso em 09 de novembro de 2013.

 

3 - Nessa história os pais decidem conversar com seus filhos sobre sexualidade e de onde vêm os bebês e, para isso, vão apresentando uma série de informações fantasiosas, mas se surpreendem quando as crianças apresentam explicações corretas sobre o tema. Logo após a leitura dialogue com os alunos, para isso sugerimos alguns questionamentos:

 

·     O que os pais contaram para as crianças?

·     Vocês já ouviram essas histórias, sobre cegonha, sobre nascimento dos bebês dos ovos, bebês trazidos por dinossauros?

·     O que acham dessas histórias?

·     E vocês, de onde acham que vêm os bebês?

 

4 - Depois peça que os alunos registrem através de um desenho “Como o bebê foi parar na barriga da mamãe?” Logo depois de desenhar peça que cada um explique o que desenhou. Esse procedimento é importante para que o professor perceba o entendimento de cada aluno referente a esse assunto.

 

Atividade 06 – Cuidando de bebês e conhecendo nosso corpo.

 

1-    Converse com os alunos sobre o que já aprendemos: como os bebês ficam na barriga da mamãe, como foram parar lá, e como saem de lá (as formas do parto). E faça os seguintes questionamentos:

 

  • Depois do nascimento como cuidamos dos bebês tão pequenos?
  • Os bebês conseguem fazer as mesmas coisas que vocês?
  • O que os bebês não conseguem fazer e que vocês já conseguem? Por quê?
  • Como eles aprenderam?
  • O corpo do bebê cresceu?
  • O nosso corpo sempre cresce?  

 

Após a conversa explore o vídeo com os alunos da música “Quando eu era neném” de Bia Bedran, com duração de 2min25seg. Disponível no site: http://www.youtube.com/watch?v=zTWycsm06Bk. Acesso em 09 de novembro de 2013.

 

MUSICA

Fonte: Imagem retirada do site: http://www.youtube.com/watch?v=zTWycsm06Bk. Acesso em 09 de novembro de 2013.

 

2- Explore as imagens do vídeo que mostram o crescimento e envelhecimento do ser humano. Para isso, após apresentar o vídeo completo aos alunos, retome do início e vá parando em cada imagem, fazendo juntamente com eles a observação das características e as diferenciações em relação às imagens anteriores. Logo depois, disponibilize imagens para que os alunos coloquem em ordem cronológica dos fatos. Ao trabalhar essa atividade o professor estará contribuindo para o pensamento lógico sequencial do aluno, bem como, construindo os processos de comparação e diferenciação tão importantes para o desenvolvimento dos alunos.

 

EVOLUÇÃO

Fonte: Imagens retiradas do vídeo “Quando eu era neném” e adaptadas pela autora para fins da atividade. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=zTWycsm06Bk. Acesso em 09 de novembro de 2013.

3 - Traga as figuras recortadas separadamente e peça pra que eles colem na ordem correta.

 

ATIVIDADE

 

Sugestão: O professor também pode trazer uma boneca para a sala e propor que as crianças cuidem dela por um dia, levando em consideração os cuidados básicos para um bebê pequeno. Ao final da aula também pode escolher uma das musicas para que as crianças apresentem em forma de coral para os pais.

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

 

Professor você pode encontrar mais informações de como trabalhar o tema da sexualidade com as crianças na entrevista feita por Vitor Casimiro "Não existe política de capacitação do professor para ele entender que sexualidade é diferente de sexo". Disponível no site: http://www.educacional.net/entrevistas/entrevista0030.asp. Acesso em 09 de novembro de 2013.

 

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

 

NUNES, Liliane dos Guimarães Alvim. Como o bebê vai parar na barriga da mamãe?! Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10516. Acesso em 09 de novembro de 2013.

 

NUNES, Liliane dos Guimarães Alvim. Sexualidade: de onde viemos? Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10513. Acesso em 09 de novembro de 2013.

Avaliação

A avaliação será feita ao longo de todo o processo tendo como norteador as observações do envolvimento significativo dos alunos nas atividades desenvolvidas. Avalie também se através das atividades propostas os alunos conseguiram:

 

  • Ampliar o seu conhecimento sobre o nascimento e desenvolvimento dos bebês.
  • Avançar no processo de leitura e escrita através da leitura e interpretação de músicas e confecção da caderneta informativa.
  • Ouvir e respeitar a fala e expressão do colega em relação ao desenho sobre o nascimento dos bebês.
  • Realizar a atividade de registro relacionada à organização cronológica dos fatos ocorridos na música “Quando eu era neném”
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.