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Aprendendo a escrever: escrita e reescrita de parlendas

 

26/11/2013

Autor y Coautor(es)
VANEIDE CORREA DORNELLAS
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer o gênero textual parlenda;
  • Ampliar o repertório de parlendas;
  • Ler e acompanhar a leitura de parlendas;
  • Brincar com as parlendas exercitando a memorização e a concentração;
  • Associar a linguagem oral ao código linguístico;
  • Ajustar o texto falado à escrita;
  • Refletir sobre o Sistema de Escrita Alfabética;
  • Avançar no processo de leitura e de escrita;
  • Desenvolver a capacidade de revisar textos;
  • Memorizar e recitar parlendas;
  • Desenvolver a linguagem oral;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos tenham habilidades de leitura e de escrita.

Estratégias e recursos da aula

Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa a alfabetização precisa abarcar os conceitos do letramento que tem como objeto de aprendizagem os aspectos sociais da língua escrita. Dessa forma, se faz necessário que o professor proponha a seus alunos leitura e produção textual de temas ligados ao seu cotidiano, para que compreendam a importância social da leitura e da escrita. E que ainda, valorize e acolha a bagagem cultural diversificada que seus alunos possuem, independente da escola, pois eles já são participantes de atividades nos grupos sociais a que pertencem.

Ao realizarem atividades referentes às parlendas e cantigas, os alunos têm oportunidade de terem acesso a um trabalho significativo, pois convivem com brincadeiras e jogos que usam esse recurso no seu dia a dia. O trabalho com parlendas propicia situações de aprendizagem por ter uma linguagem fácil, com textos curtos, rimas e brincadeiras.

Essa aula se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa porque leva em consideração alguns direitos de aprendizagem dos conteúdos de Língua Portuguesa, entre eles, segundo Brasil (2012, p. 32 -37) o aluno deve:

- “Apreciar e compreender textos do universo literário (contos, fábulas, crônicas, poemas, dentre outros), levando-se em conta os fenômenos de fruição estética, de imaginação e de lirismo, assim como os múltiplos sentidos que o leitor pode produzir durante a leitura”- ( p. 32)

- “Ler textos (poemas, canções, tirinhas, textos de tradição oral, dentre outros), com autonomia. ”- ( p. 33)

- “Revisar os textos após diferentes versões, reescrevendo-os de modo a aperfeiçoar as estratégias discursivas. ”- ( p. 34)

- “Relacionar fala e escrita, tendo em vista a apropriação do sistema de escrita, as variantes linguísticas e os diferentes gêneros textuais. ”- ( p. 35)

- “Valorizar os textos de tradição oral, reconhecendo-os como manifestações culturais”- ( p. 35)

- “Reconhecer gêneros textuais e seus contextos de produção. ”- ( p. 36)

- “Identificar semelhanças sonoras em sílabas e em rimas. ”- ( p. 36)

- “Ler, ajustando a pauta sonora ao escrito. ”- ( p. 36)

- “Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos. ”- ( p. 37)

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: A organização do planejamento e da rotina no ciclo de alfabetização na perspectiva do letramento.  Ano: 2  unidade 2. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Brasília: MEC, SEB, 2012.

É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: < http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação".  Acesso em: 06 de nov. 2013. 

Essa aula também tem como finalidade desenvolver uma proposta de trabalho, reflexão e prática relacionada ao programa da TV Escola - Série: LETRA VIVA - PGM. 9: PARA APRENDER A ESCREVER

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Fonte: Sítio: “TV Escola. Série Letra Viva. Para ser cidadão na cultura letrada”. Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4279>. Acesso em: 07 de nov. 2013.

De acordo com o vídeo o trabalho com os textos de memória (que sabem de cor) é muito interessante porque os alunos já trazem do seu meio familiar esse conhecimento. Desde pequenos eles já conhecem muitos desses textos, que também são trabalhados nas escolas de Educação Infantil. Eles sabem, não porque foram obrigados a decorar, mas aprenderam brincando, cantando, se divertindo e esse conhecimento deve ser usado para eles entenderem que o que se fala pode ser escrito.

Ao reescrever um texto conhecido os alunos aprendem a escrever. E produzir um texto com apoio permite que eles ganhem autonomia gradativa, de modo que, vão, aos poucos adquirindo confiança de escrever textos de sua própria autoria.

 

1ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

Reescrevendo uma parlenda

 

Professor, inúmeras são as possibilidades de trabalho com escrita e reescrita de parlendas. A escolha das atividades mais adequadas vai depender do nível de desenvolvimento e da aquisição do sistema de escrita alfabética em que seus alunos se encontram. Portanto, antes de elaborar sua aula você deve levar em consideração esse aspecto, para planejar intervenções que favoreçam o avanço da escrita de seus alunos. É necessário planejar situações de aprendizagem que mobilizem o saber dos alunos e o desejo de se arriscarem na construção de sua escrita.

·         Convide seus alunos a assistirem ao vídeo da música “Paratiparara” do CD Xuxa só para Baixinhos 12, disponível em:

<http://www.youtube.com/watch?v=6mU8tur0D_o>. Acesso em: 13 de nov. 2013.

Professor, você deve utilizar um projetor multimídia para  projetar o vídeo para as crianças assistirem.   Se não for possível você poderá utilizar o Laboratório de Informática ou se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). 

 

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Fonte: Sítio disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=6mU8tur0D_o>.   Acesso em: 07 de nov. 2013.

 

Letra da música:

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Fonte: “CD Xuxa só para Baixinhos 12”. Acervo da autora.

O vídeo mostra uma brincadeira de mãos. Depois de ver e ouvirem a música, organize os alunos em duplas e incentive-os a fazerem a brincadeira. Provavelmente muitos já conheçam. Comente que essa música trabalha com as cinco vogais e os versos apresentam essas vogais na ordem A-E-I-O-U. As consoantes continuam as mesmas, enquanto as vogais vão mudando nessa ordem.

·         Organize os alunos em roda de conversa.  

A roda de conversa é um espaço privilegiado de troca de ideias, e deve sempre, ser utilizado pelo professor, lembrando que é fundamental oferecer a oportunidade de participação para todos os alunos e valorizar a sua fala, pois esta é uma excelente maneira de desenvolver a oralidade e a autoconfiança. Ouça a opinião dos alunos e faça a mediação ao debate. Reforce a importância da participação de todos e do respeito às diferentes opiniões.

·         Explique que parte dessa música é uma parlenda. Conduza um diálogo para diagnóstico do conhecimento prévio dos alunos para você ter noção de como eles compreendem esse tema.

 

·         Pergunte:

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·         Explique:   

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·         Comente:

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·         Questione:   

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É importante levantar o repertório de parlendas usadas nas brincadeiras. A escrita de textos conhecidos pelas crianças dá a elas a impressão de que estão brincando, o que torna a atividade prazerosa e lúdica, ao mesmo tempo em que ajuda na reflexão sobre a escrita e no desenvolvimento dos procedimentos de leitura.

·         Anote todas as parlendas relatadas por eles, para serem usadas em atividade posterior.

·         Separe os alunos em duplas para fazerem a escrita da primeira parte da parlenda (com a mudança das vogais).

·         Organize as duplas de forma que os alunos tenham saberes diferentes a serem compartilhados.

Cuide para que nos agrupamentos os alunos estejam em níveis diferentes de aquisição da língua escrita, como, um no nível silábico e outro no nível silábico-alfabético para que um possa ajudar o outro em suas hipóteses. Dessa forma, eles podem discutir o que pensam e conversar sobre as possibilidades de escrita.

·         Instrua a colaborarem um com o outro na dupla, por exemplo, um dita enquanto o outro escreve.

 

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Fonte: Acervo da autora – alunas do 1° ano da Escola de Educação Básica da UFU - 2013.

 

Todos os alunos devem fazer essa atividade de escrita, inclusive os que ainda não leem e escrevam convencionalmente. Quando a criança conhece um texto de cor e tenta escrevê-lo é como se fizesse um ditado para si mesma. Quando o professor acredita que os alunos são capazes de escrever textos de seu cotidiano pode planejar atividades significativas para eles. Além disso, é possível prever intervenções a serem feitas enquanto os alunos trabalham.

O professor não pode esquecer que saberes diferentes precisam de interferências diferentes. É preciso ajustar as necessidades dos alunos às intervenções adequadas. Em uma mesma atividade devem-se variar os encaminhamentos, dependendo do conhecimento do aluno ou em qual momento do processo de aquisição da escrita alfabética em que ele se encontra.

·         Corrija os textos e faça as interferências necessárias individualmente.

 

2ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

Trabalhando uma parlenda do repertório dos alunos

 

Você deve escolher uma parlenda mencionada pelos alunos na atividade anterior.

Antes de iniciar a atividade providencie um cartaz com a sua escrita em letras grandes.

·         Apresente o cartaz para os alunos e leia para que possam perceber a entonação, a sonoridade, as pausas, a musicalidade. Logo depois, permita que eles também façam a leitura. Ajude se for necessário.

 

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Fonte: Imagem da autora.

 

·         Organize os alunos em novas duplas.

·         Retire o cartaz da visão deles.

·         Entregue tiras (fora da ordem) contendo os versos da parlenda e uma folha de papel em branco. Solicite que coloquem as tiras na ordem e cole na folha de papel fornecida por você.

 

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Fonte: Acervo da autora – Aluna do 1° ano da Escola de Educação Básica da UFU colocando as tiras em ordem. 2013.

 

·         Recoloque o cartaz

·         Peça que comparem com o texto original.

·         Recolha as folhas de papel.

Dependendo do nível de aquisição do Sistema de Escrita Alfabética dos alunos você pode variar a atividade distribuindo as palavras dos versos em substituição aos versos completos.

 

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Fonte: Acervo da autora – Aluna do 1° ano da Escola de Educação Básica da UFU colocando as palavras em ordem. 2013.

 

·         Proponha a reescrita da parlenda em duplas.

É interessante trabalhar com reescrita das parlendas levando em consideração que o aluno não precisa criar o que vai escrever, pois ele já tem memorizado. Então, precisa focar apenas em como vai organizar o seu pensamento para se apropriar do discurso escrito, pensando nas letras e sílabas que deverá usar.

 

3ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

Memorizando e recitando parlendas

 

·         Providencie uma cópia das parlendas mencionadas pelos alunos na primeira atividade.

·         Cuide para que exista, no mínimo, uma parlenda para cada aluno.

 

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·         Peça que escolham uma parlenda ou faça um sorteio para evitar conflitos quando dois ou mais alunos escolherem a mesma.

·         Solicite que colem em seu caderno e leiam a parlenda até memorizarem.

·         Proponha que copiem ou façam a sua reescrita.

·         Convide-os a recitarem as parlendas para os colegas. Cada aluno deverá recitar a sua parlenda escolhida ou sorteada.

·         Ensaie com eles a entonação, as pausas e a musicalidade dos versos.

·         Combine que escrevam juntos, um bilhete, convidando outra turma para assistirem a apresentação.

Professor, durante a execução dos trabalhos realizados pelos alunos cabe a você, de acordo com a sua realidade e da sua escola, utilizar recursos tecnológicos, como: máquina fotográfica, filmadora e tablet, para registrar por meio de fotos e vídeos e construir um mural ou fazer a edição de um filme para ser divulgado para toda a comunidade escolar.

·         Após a apresentação, peça aos alunos que escrevam a parlenda que mais gostaram na apresentação. Não vale escolher a que ele apresentou.

·         Faça a correção individual da reescrita.

Recursos Complementares

Livros onde você encontra várias parlendas e cantigas, que podem ser trabalhadas nessa aula e em outras:

 

- PRIETO, Heloisa. O Jogo da Parlenda. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2011.
 

- PAMPLONA, Rosane; NÓBREGA, Maria José. Salada, Saladinha – Parlendas. São Paulo: Moderna, 2012. (Série na Panela do Mingau).
 

- ROMERO, Silvio. Bão - Ba - La - Lão e Outras Parlendas. São Paulo: Scipione, 2012.

Avaliação

A avaliação deve ser compreendida como parte do processo da educação escolar. Tem como finalidade acompanhar o desenvolvimento e desempenho do aluno durante o processo de aprendizagem. Sua prática cria condições para que o professor possa adequar suas intervenções às necessidades de cada aluno e analisar os resultados obtidos em relação aos objetivos propostos. Nesse sentido, você deve observar no decorrer dessa aula se o aluno leu e acompanhou a leitura das parlendas, associou a linguagem oral à sua escrita e escrita das parlendas, ou seja, se conseguiu ajustar o texto falado à escrita. É necessário, nessa aula que o aluno também demonstre avanços na sua escrita e reescrita e no desenvolvimento de sua linguagem oral e atitudes de interação entre seus colegas. Na 3ª atividade você deve observar a capacidade de memorização das parlendas, bem como a de se expressar perante os colegas, na apresentação da parlenda. Observe tanto na leitura quando ao recitar se o aluno se preocupou com a entonação correta de voz. Durante todo processo registre a participação dos alunos e anote quais foram as intervenções para eles avançarem sobre o sistema da escrita.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 7 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/7 - 57,14%
  • Quatro estrelas 3/7 - 42,86%
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