Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Estou acima do peso ideal?

 

22/08/2008

Autor y Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Dietas e consumo de alimentos
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Entender o significado do índice de massa corporal (IMC) e sua importância para a saúde. • Compreender o que são bons hábitos alimentares, identificando os maus hábitos para trocá-los por melhores. • Incentivar a prática de exercícios e a alimentação saudável.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Calorias, sistema digestório, nutrição e nutrientes. Professor, esta aula não abordará o sistema digestório e os processos de digestão e absorção dos nutrientes. É importante que estes conceitos já tenham sido trabalhados com os alunos anteriormente.
Estratégias e recursos da aula
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/540/imagens/acimadopeso_copy.jpg
imagem: Andrea Castagini

 

1° aula – apresentar o conceito do índice de massa corporal (IMC) e sua importância. Mostrar a tabela que classifica os valores do IMC segundo o peso normal, sobrepeso e obesidade. Explanar aos alunos que a preocupação com os quilos a mais deve ser mais que a estética, mostrando a correlação entre o sobrepeso e obesidade com doenças cardíacas, por exemplo.

 

Explicar o que é a taxa metabólica basal, que significa a quantida de mínima que temos que ingerir de calorias diariamente. É importante enfatizar que estes cálculos são apenas ilustrativos e não substituem a visita a um médico ou um nutricionista, que tem conhecimento e prática para recomendar uma dieta balanceada para o biótipo de cada um. Fazer uma análise do que se constitui uma dieta balanceada. Por fim, explicar aos alunos o perigo que constitui uma vida sedentária e as doenças correlacionadas a este fator, estimulando a prática de atividades físicas.

Atividade no laboratório de informática.

2° aula

Se a escola possuir balança, é interessante pesar os alunos e que eles anotem esta medida para a atividade futura. Levar os alunos para o laboratório de informática, passando a lista de sites que recomendamos abaixo, para que eles calculem seu IMC e também a taxa metabólica basal. Há também páginas com tabelas das calorias de cada alimento e as que calculam o gasto calórico de cada atividade física, até mesmo as que realizamos em casa, como lavar louça.

 

Peça aos alunos para abrir a atividade abaixo

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/540/imagens/queimando3.jpg

.

 
Eles deverão preencher as lacunas, utilizando se necessário as páginas recomendadas pa ra as calorias dos alimentos consumidos ao longo do dia e do gasto calór ico das atividades realizadas durante o dia. Ao fim desta atividade eles terão um gráfico individual.

Dica: O gráfico gerado pelo recurso RIVED tem no eixo das coordenadas (y) valores que representam a quantidade de energia do corpo. Valores negativos neste eixo representa uma dieta pobre em calorias, ou uma dieta propícia ao emagrecimento. Já valores positivos indica uma dieta rica em calorias. O eixo das abcissas (x) é o tempo do dia com as calorias gastas.

Os alunos, de posse dos dados de seus IMC e taxa metabólica basal, podem fazer um único gráfico para visualizar o estado físico da sala. A maioria está no peso ideal, ou está acima do peso? Há muitas ocorrências de obesidade? O professor deverá ter bastante sensibilidade para perceber se os alunos não ficarão constrangidos, e sempre que possível trabalhar este estigma colocado pela sociedade. A obesidade em geral é um estado nutricional que pode ser temporário e não definitivo. Se houver disponibilidade dos alunos a falar sobre o preconceito e problemas que sentem por estarem acima do peso, é interessante, desde que o professor e os colegas não ridicularizem estas iniciativas.
 

página com calculadora para o IMC
http://www.saudeemmovimento.com.br/saude/imc.htm

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/540/imagens/queimando4.jpg


página com informações sobre taxa metabólica basal e nutrientes importantes na dieta. http://www.cdof.com.br/nutri3.htm
http://www.saudeemmovimento.com.br/saude/calorias/consumo_kcal.htm
Página que calcula o gasto calórico com atividades diárias praticadas.

http://www.cdof.com.br/nutri1.htm
http://www.saudeemmovimento.com.br/saude/calorias/gasto_kcal.htm
Página que contém tabela com valores calóricos dos alimentos.
http://www.gastronomiabrasil.com/Gastronomia/Tabela_de_Calorias/Tabela_de_Calorias.htm
página com reportagens sobre obesidade
http://w ww.abeso.org.br/
< a href="http://www.obesidade.med.br/">http://www.obesidade.med.br/
página com artigos e reportagen s sobre atividade física
http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_exibe1.asp?cod_noticia=934
 

A imagem abaixo é um exemplo de planilha possível de ser utilizada na avaliação por rubrica. 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/540/imagens/queimandogordurinhas.jpg
 

 

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Queimando as gordurinhas Animação/simulação
Recursos Complementares
Havendo interesse e tempo para trabalhar recursos adicionais, como a obesidade e o bullying. Para isto, peça aos alunos que entrem nestas webquest, que tratam dos assuntos acima mencionados. Bullying http://www.livre.escolabr.com/ferramentas/wq/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=4265&id_pagina=1 Obesidade e alimentos e saúde http://www.livre.escolabr.com/ferramentas/wq/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=4166&id_pagina=1 http://www.livre.escolabr.com/ferramentas/wq/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=1140&id_pagina=1 http://portaldoprofessor.mec.gov.br:8080/discovirtual/02269885970/img/queimando2.jpg Atividade em sala de aula. 3° aula Pedir que os alunos pesquisem sobre a prática de esportes e atividades físicas e os benefícios para a saúde. Propor aos alunos que em grupos, montem uma campanha publicitária (na forma de cartazes ou panfletos) que incentive a prática de atividade física.
Avaliação
Avaliação. A avaliação poderá ser feita pela participação dos alunos em todos os passos da confecção dos gráficos e também na apresentação de cada grupo, da campanha publicitária por eles idealizada, para toda a sala de aula. Uma forma interessante de avaliar é por meio da rubrica. Rubricas representam uma forma de avaliação autêntica, pois vai além da simples mensuração de notas. O professor estabelece critérios que cada trabalho deverá ter, e conforme os alunos cumpram estes critérios (totalmente, em parte, ou de maneira insuficiente) atribui-se um nível com um valor correspondente. A última imagem colocada nas atividades refere-se a um exemplo de rubrica que pode ser utilizada. Caso deseje fazer sua própria planilha, o professo pode usar os seguintes sites: http://rubistar.4teachers.org/index.php http://www.rubricbuilder.com http://www.roobrix.com/ http://landmark-project.com/rubric_builder/index.phpt
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/4 - 25%
  • Quatro estrelas 3/4 - 75%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Jose Galdino da Silva, Universidade Federal do Ceará , Ceará - dijo:
    edfgal@yahoo.com.br

    05/04/2011

    Quatro estrelas

    muito boa a iniciativa, ´so vem a nos ajudar a esclarecer melhor a questão da importãncia de se manter o peso em equilíbrio.


  • Leandra Carla Aires de Farias, EEEFM JOAQUIM A CALUETE , Paraíba - dijo:
    leandraebilac@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Ótimo!


  • Alessandra Donizete Juliano, COLEGIO ESTADUAL PROFESSORA TELMA VIEIRA DE SALES , Goiás - dijo:
    alessandra.linux@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Olá Andrea, acei muito interessante sua sugestão de aula, só que não tenho clara esse recursa de avaliação da rubrica, poderia me esclarecer sobre o tema? Muito obrigada.


  • JASDENIR MARIA CAVALCANTI DOS SANTOS, ESCOLA JOSE DE ALMEIDA MACIEL , Pernambuco - dijo:
    jasdenir@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Andrea gostei muito da sua aula. Aqui na nossa escola está sendo trabalhado esta temática em um projeto chamado Ciência na Comunidade. Tema: CONSCIÊNCIA ALIMENTAR: EM BUSCA DE UMA VIDA COM QUALIDADE. É interdisciplinar e a interação dos alunos durante os trabalhos internos e externos tem sido muito significativos.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.