Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Alturas incessíveis

 

03/01/2012

Autor y Coautor(es)
CLAUDIA RENATA PAULETO DO PRADO
imagem do usuário

BRASILIA - DF COL MADRE CARMEN SALLES

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

•Solucionar problemas de proporção

Duração das atividades
•Uma aula de 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

•Razão e proporção; •Semelhança de triângulos.

Estratégias e recursos da aula
Aula


Sala de aula!
Antes de levar os alunos ao laboratório de informática converse com os eles a respeito de razão, proporção e semelhança de triângulos, conteúdos que já devem ter sido visto pelos alunos.


Laboratório de informática!
Leve os alunos para o laboratório de informática e solicite que abram o site:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=938  onde é possível resolver dois problemas de cálculo de alturas por razão, proporção e semelhança de triângulos. A forma como são apresentados os problemas é suficiente para que os alunos resolvam sozinhos, aplicando os conhecimentos previamente adquiridos.

A primeira altura a ser descoberta é a do Colosso de Rades.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/541/imagens/alturasinacessiveis1.JPG

Os alunos deverão escolher um dos itens apresentados para que possam estabelecer uma relação de semelhança e assim encontrar a altura da estátua.

Na atividade seguinte eles serão submetidos ao Egito, onde deverão encontrar a altura da pirâmide de Quéops.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/541/imagens/alturasinacessiveis2.JPG

 

Aqui ao invés de escolher o objeto comparativo os alunos escolheram o horário, mudando assim a medida da sombra projetada. O problema também ressalta que para fazer a relação de semelhança é preciso considerar a base da pirâmide.

Professor, após a resolução dos problemas converse com os alunos sobre os mesmos, ressaltando a necessidade de um objeto que se conheça a altura para que se possa fazer a relação de semelhança.

Sala de aula!
Depois da atividade no laboratório realize a atividade
 


Estimando Alturas - Professor
 

Nesta atividade prática os alunos poderão aplicar os conceitos aplicados nos problemas realizados no laboratório de informática.

Dicas e Sugestões
Professor, como a atividade do laboratório aborda sobre as “Sete maravilhas do mundo antigo” aproveite para conversar com os professores de história e geografia para realizarem um trabalho conjunto, onde poderão utilizar um pouco da história dessas maravilhas bem como a localização dos países onde se encontram.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Alturas inacessíveis Animação/simulação
Recursos Complementares
Avaliação
Você pode usar como avaliação a participação nas atividades, as contribuições dadas, a atividade realizada no laboratório de informática e também a atividade prática
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.