21/09/2009
Aparecida Clemilda Porto, Vilma Aparecida Gomes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Conhecer a organização linguística dos gêneros carta, bilhete e-mails (local, saudação, mensagem, despedida e assinatura) e convite.
Identificar e diferenciar o registro de linguagem (formal/informal) na escrita de cartas, bilhetes, convites e e-mails.
Produzir os gêneros estudados para serem enviados a diferentes destinatários, empregando adequadamente o registro da língua (formal ou informal)
Usar o computador e a internet para fazer o endereço eletrônico da turma e dos alunos, a fim de possam manter a comunicação online entre eles.
Perceber as diferenças entre a modalidade oral, usada por meio do registro informal, e a escrita, com o registro formal, empregado nos gêneros estudados.
Domínio da leitura e da escrita de forma independente. Consideramos que os alunos já tiveram contado com os diferentes gêneros que circulam pela escola, por meio dos bilhetes que são enviados aos pais, acesso ao computador, tendo em vista que muitas famílias o possuem e têm experiência com o uso da internet e do e-mail. Além disso, os alunos têm atividades de aprendizagem no Laboratório de Informática desde a Educação Infantil.
a) Filme Central do Brasil (Brasil-1998). Direção: Walter Salles. Elenco: Fernanda Montenegro, Vinícius de Oliveira, Marília Pêra, Othon Bastos, entre outros.
b)Laboratório de Informática
Aula 1, 2 e 3 – aproximadamente - de 50 minutos cada
Atividade 1
Assistir ao filme Central do Brasil, que denuncia o analfabetismo presente na realidade brasileira.
Aula 4 - 50 minutos
Atividade 1
Discutir com a turma as seguintes questões sobre o filme:
a) A importância do gênero carta usada como único meio de comunicação para contar acontecimentos, sentimentos e emoções entre os personagens do filme, pessoas distantes físicas e geograficamente.
b) Explorar as diferenças entre registro formal e informal, mostrando como as pessoas do filme falam e como a protagonista escreve, explicando que, muitas vezes, escrever é diferente do falar e, ainda, que a linguagem (formal/informal) empregada na escrita de uma carta está diretamente relacionada ao grau de familiaridade que se tem com o destinatário.
Obs.: Este poderá ser o momento de chamar a atenção do aluno para o fato de que cada pessoa tem seu jeito próprio de falar e escrever, usado para comunicar. Mas que em determinadas situações, como, por exemplo, quando escrevemos uma carta para o prefeito de nossa cidade reclamando de algum problema em nossa rua ou nosso bairro, o registro usado é diferente, é o registro formal, a modalidade de acordo com a norma padrão.
Aula 5 – 50 minutos
Atividade 1
Usar mapas ou acessar sítios para que os alunos localizem os estados onde acontecem os fatos do filme.
Aula 6
Atividade 1 - 50 minutos
Na aula anterior, pedir aos alunos para trazer bilhetes, convites e cartas recebidos pelas famílias.
Selecionar estes gêneros para leitura e análise em sala de aula.
Analisá-los com os alunos, para que identifiquem as condições de produção: quem, quando, de onde, o quê, como e para quem foram escritos
Aula 7
Atividade 1
Propor diferentes situações concretas de comunicação para que os alunos escrevam cartas, bilhetes e convites, que tenham diferentes destinatários. Poderão ainda criar convites para a comunidade, convidando para visitar exposições, comemorações, entre outros eventos ocorridos na escola; ainda escrever bilhetes para professores, justificando a ausência às aulas; escrever cartas a escritores que geralmente visitam a escola para conversar com os alunos sobre suas obras, isto pode ser feito também pelo e-mail do escritor convidado;ou mesmo incentivá-los a escrever cartas para colegas de outras escolas, cidades, enfim, são atividades que propiciam ao aluno vivenciar a escrita nas situações reais de interação.
Socializar a produção com a turma.
Aula 8 e 9
Atividade 1 – 100 minutos
Motivação:
Fazer um levantamento com a turma para saber quem conhece ou possui e-mail. Perguntar ainda se eles sabem criar um correio eletrônico.
Obs.: Se a turma não possui domínio para utilizar esta tecnologia, é precisa que o professor ou outro profissional da área da informática ensine a usar a ferramenta que cria e envia e-mails.
Atividade 2
Mostrar aos alunos diferentes e-mails para identificar suas condições de produção: quem, o quê, como, quando, onde o escreveu, por meio das questões:
a) qual o endereço eletrônico do remetente e do destinatário?
b) qual o assunto, a data e o horário da mensagem?
c) que expressões foram usadas para despedida? Há assinatura?
d) Há assinatura?
e) Analisar em que situações a linguagem e as abreviaturas, típicas deste gênero, foram usadas. Isto é, mostrando a linguagem (formal/informal) usada nos e-mails.
Obs.: Se a escola não dispõe de computadores nem de internet, é po ssível fazer adaptaçõe s, por meio de xerox, a esta proposta.
Criar o correio eletrônico (e-mail) da turma.
Criar situações para que o aluno use o e-mail para se comunicar com diferentes internautas.
O professor observa o interesse e a participação do aluno no desenvolvimento das atividades e, por meio das produções, verifica se ele aprendeu a usar os diferentes gêneros estudados nas situações propostas.
Quatro estrelas 25 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
23/03/2016
Quatro estrelasgostei, me ajudou bastante.
21/10/2011
Quatro estrelasAULA MUITO INTERESSANTE. POR CONTA DESSA AULA TIREI DEZ NUMA PROVA. CLARO QUE ESTUDEI MUITO,MAS,ESSA AULA ME AJUDOU DEMAIS.
16/10/2011
Quatro estrelasmuito boa a sugestão de aula,pois através de uma historia narrada em filme pode se desenvolver vários conteúdos como acontecimentos emoções sentimento etc.
13/10/2011
Cinco estrelasadorei sua aula, espero poder receber mais ideias como essas ...
14/09/2011
Cinco estrelasEu gostei muito! eu queria que me explicasse mais um pouco sobre gênero textuais, pois eu vou explicar um seminario no curso.Minha professora disse pedio para mim aprofundar no modelo de trbalho em sequencias didáticas mim ajude?
24/05/2011
Quatro estrelaseu gostei muito! eu queria que me explicasse mais um pouco sobre gênero textuais, pois eu vou explicar um seminario no curso.Minha professora disse que são por ou menos 10 gêneros como vgoc pode mim ajudar?
18/05/2011
Quatro estrelasMuito legal!Caiu bem para um projeto sobre generos textuais que estou trabalhando na minha escola.
26/04/2011
Quatro estrelasAchei bem jóia a proposta de trabalho, penso que pode ser desenvolvida com o 4º e 5º ano, tranquilamente.
23/02/2011
Quatro estrelasA criatividade e a inovação são fatores importantes para nós professores do sec.xxvI. Gostei do projeto e estarei acrescentando essas ideias ao meu trabalho. Parabéns
08/02/2011
Quatro estrelasPARABÉNS PELA SUGESTÃO. É A PARTIR DE BOAS IDEIAS É QUE SURGEM TAMBÉM OUTRAS BOAS IDEIAS. FORTE ABRAÇO E MUITÍSSIMO OBRIGADO!
21/01/2011
Cinco estrelasGostei muito da aula,parabéns vou aproveitar como sugestão em minhas aulas também.
30/12/2010
Quatro estrelasA aula criada por você foi muito interessante. Precisamos de boas e diferentes ideias para que nossos alunos aprendam sempre mais. Um abraço, Roberta.
09/11/2010
Cinco estrelasQuero te parabenizar pelo seu trabalho e dizer que muito me ajudou em dúvidas sobre como planejar uma aula diferente. Convido você para entar no blog de nossa escola e no meu. O nome do blog é o nome da nossa escola completo,Ok.E Jesus brilha em nós. Sucesso.
02/11/2010
Cinco estrelasExcelente aula! Muito bem bolada.
29/08/2010
Quatro estrelasParabéns pelo trabalho e obrigada pela dica de aula.
07/05/2010
Cinco estrelasmuito Interessante esta aula sobre generos textuais. Permite aos alunos perceber e fazer uso da linguagem formal e informal em diferentes situações; ressaltando como e onde deve ser usado os tipos de linguagem bem como da escrita.
04/05/2010
Cinco estrelasMuito interessante o uso da internet para estudos de generos textuais.
27/04/2010
Cinco estrelasAdorei a sugestão de aula que trata dos gêneros textuais usando as mídias.
04/04/2010
Cinco estrelasExcelente sugestão para se trabalhar gêneros textuais de maneira lúdica, diversificada e contemporânea.
24/03/2010
Cinco estrelasadorei estas aulas! Eu também estou trabalhando estes gêneros textuais. Vou acrescentar algumas coisas nas minha aulas.
24/03/2010
Cinco estrelasfoi de grande utilidade para minhas professoras e eu como professora gostei muito, deu saudades da sala de aula.
24/03/2010
Cinco estrelasJá tinha trabalhado gêneros textuais,mas desta forma fica bem mais interessante,dinâmica e que disperta a atenção do aluno,pois os mesmos gostam de novidades.
24/03/2010
Quatro estrelasEstava mesmo precisando de algo diferente que pudesse enriquecer a minha aula. Irei trabalhar de uma forma mais dinâmica e, com certeza terei um resultado satisfatório.
24/03/2010
Cinco estrelasa sugestão de aula foi maravilhosa, pois faz realmente o aluno refletir sobre a importância da leitura re interpretação de textos, associando vários recursos tecnológicos, como vídeo, computador, inernet, etc. Também considerei importante porque além de trabalhar as características dos gêneros, trabalhou-se a visão crítica do aluno e propõem situações reais de comunicação..
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito do artigo foi de grande utilidade