Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Aprendendo com a Copa do Mundo de Futebol

 

24/03/2014

Autor y Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Realizar leitura de imagem;
  • Perceber que há diferentes significados para uma mesma palavra;
  • Identificar alguns dos aspectos linguísticos e ortográficos que regem a Língua Portuguesa;
  • Ler com autonomia;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Segmentar palavras em textos;
  • Perceber que as vogais estão presentes nas sílabas;
  • Reconhecer o mapa do Brasil como sua representação geográfica;
  • Utilizar o gráfico como forma de organizar e tratar informações;
  • Criar situações problema a partir de dados coletados;
  • Produzir textos escritos a partir de situações vivenciadas;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos – 6 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que os alunos tenham habilidades básicas de leitura e de escrita. É importante também que tenham acesso às informações sobre a “Copa do Mundo da FIFA”.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para outras informações acesse: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília: MEC, SEB,  2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

"Possibilitar aos alunos vivências reais de leitura e de produção de textos não é meramente trazer para a sala de aula, exemplares que circulam na sociedade, é preciso levá-los a interagir com a leitura e compreenderem qual o uso social da leitura e da escrita". Fonte sítio disponível em: <http://www.ceelufpe.com.br/e-books/Alfabetizacao_letramento_Livro.pdf>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

Considerando que os Temas Transversais permeiam necessariamente toda a prática educativa que abarca relações entre os alunos, entre professores e alunos e entre diferentes membros da comunidade escolar; o tema Copa do Mundo de Futebol, faz parte do cotidiano dos alunos e se constitui em um ótimo elemento motivador, para desencadear ações dentro do processo de aprendizagem. Para maiores informações consulte sítio disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

Professor, as atividades propostas na aula busca  trabalhar alguns direitos de aprendizagem dos alunos de forma interdisciplinar, tais como:

  • Ler textos com autonomia;
  • Compreender a relação grafema/fonema;
  • Relacionar fala e escrita;
  • Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos;
  • Dentre outros.

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012.

  

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 motivando  

Fonte da imagem: Sítio disponível em: <http://riscosparacolorirgratis.blogspot.com.br/2013_06_01_archive.html>. Acesso em: 05 de mar. 2014

 

Professor, a motivação constitui-se em uma etapa fundamental, pois ela é determinante para que os alunos se interessem pelo tema e consequentemente tenham uma aprendizagem satisfatória. Tendo em vista que o ano de 2014 é o ano da “Copa do Mundo da FIFA”, no Brasil, a mídia estará voltada para este tema, bem como será foco de conversas em casa e em diversos espaços sociais, o que faz com que seja abordado por meio de diferentes gêneros textuais; orais e escritos.

Portanto, inicie esta aula apresentando para os alunos um cartaz que fala sobre a Copa do Mundo, e faça a análise do mesmo. Professor, utilize um projetor multimídia ou leve os alunos ao Laboratório de Informática e apresente-o. Para acessá-lo consulte o sítio a seguir:

imagem Fifa

Fonte: Sítio: “Copa do mundo da Fifa Brasil 2014”. Disponível em: <http://www.catalogodeprodutosoficiais.com.br/produto/canga-2>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

Questione os alunos?

  • Qual o assunto deste cartaz?
  • O que vocês acham que está escrito nele?
  • O que estas imagens lembram?
  • Quem sabe o que é a Copa do Mundo da FIFA?
  • Onde ela vai acontecer?
  • Porque o cartaz é tão colorido?
  • Qual é o ano da Copa?
  • Quem sabe quantos anos faz que aconteceu a última Copa?

  

2ª atividade:  aproximadamente 60 minutos.

Horas e relógios   JOGANDO E APRENDENDO

 

Professor, os jogos representam uma estratégia de ensino que facilita e estimula a aprendizagem. Os jogos online também devem ser utilizados, mas devemos ter o cuidado de selecioná-los antes e verificar se atendem aos nossos objetivos.  Assim, primeiro assista e desenvolva os jogos e prepare os alunos para que possam responder as informações e avançarem no jogo.

Se a sua escola tiver Laboratório de Informática leve-os para brincarem com a Copa do Mundo da FIFA, têm diversos jogos que ensinam e divertem os alunos. Se eles possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).  Se os alunos possuírem tablet também poderão utilizá-lo.

Veja a sugestão a seguir, para isso acesse o sítio “escolagames.com”.

Brasil na copa

Fonte: “escolagames.com”. Disponível em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/brasilNaCopa/>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

Depois que os alunos realizarem o jogo, solicite que façam um registro no caderno:

 

  • Nome do jogo:_____________________________________________
  • Sítio: ____________________________________________________
  • O que aprendi:___________________________________________
  • _________________________________________________________
  • O que gostei:____________________________________________
  • _________________________________________________________
  • O que não gostei:________________________________________
  • _________________________________________________________

  

3ª atividade:  aproximadamente 60 minutos.

 

vocabulário da copa2

 

Fonte da imagem: Sítio: Disponível em:

<http://riscosparacolorirgratis.blogspot.com.br/2013_06_01_archive.html>.  Acesso em: 02 de mar. 2014.

 

Professor, converse com os alunos sobre a “Copa do Mundo da FIFA”. Questione-os sobre o que sabem sobre a história das Copas. Conte algumas curiosidades sobre a história da Copa do Mundo da FIFA. Será que eles sabem onde os jogos acontecerão no Brasil? Questione-os e se não souberem mostre a eles no mapa do Brasil. Para isso, leve para sala de aula um mapa do Brasil. Apresente algumas curiosidades como: a história do mascote e do nome da bola oficial dos jogos. Se quiser poderá reproduzir o texto a seguir ou projetá-lo para os alunos utilizando um projetor multimídia, mas lembre-se de registrar a fonte de onde o retirou e a data de acesso. Veja seguir:

 

As expectativas de todos para a Copa do Mundo no Brasil são grandes, em 2014 nosso país vai receber as melhores seleções do mundo, além de torcedores e jornalistas. O evento promete ser tão grandioso quanto as outras Copas. Os jogos serão realizados nos novos estádios construídos especialmente para o evento.

Mascote

Como bem sabemos, toda Copa do Mundo possui um mascote, que simboliza algo bem peculiar do país ou região sede, e para a Copa de 2014 foi escolhido um animal conhecido por todos os brasileiros, o tatu-bola, com um estilo de cores vibrantes, que demonstram muita alegria.

 Fuleco

Fonte: Sítio: “Linkatual”. Disponível em:<http://upl.linkatual.com/2012/12/mascote-fuleco.jpeg>.  Acesso em: 05 de mar. 2014.

Fuleco

Porém, o mascote não tinha ainda nome, foi então realizado uma votação para os internautas escolherem qual seria a melhor opção de nome, entre três opções.

  • Zuzeco (junção de "azul" e "ecologia")
  • Amijubi (junção de "amizade" e "júbio")
  • Fuleco (junção de "futebol" e "ecologia")

Após três meses de votação, o mascote foi então batizada de Fuleco, o nome que ganhou a votação.

 

Sistematizando

 

Professor, relacione as palavras destacadas na leitura em um cartaz ou escreva na lousa e oriente os alunos a:

  • Ler as palavras;
  • Colorir de vermelho a palavra que começa com a letra C;
  • Copiar as palavras em ordem alfabética;
  • Circular as vogais das palavras;
  • Separar as palavras em sílabas;
  • Copiar uma palavra do texto que não tem vogal.

 

Professor, providencie uma cópia impressa do texto com as informações

sobre a Brazuca para cada aluno. Veja a sugestão a seguir:

 

 Circule as palavras do texto abaixo que começam com a letra C.

 

Bola  

 

A FIFA, o Comitê Organizador Local e a Adidas revelaram no dia 2 de setembro de 2012 o nome oficial da bola, que foi escolhido após uma votação que contou com a participação de mais de um milhão de torcedores brasileiros, na qual "Brazuca" atingiu 77,8% do voto do público, contra 14,6% de "Bossa Nova" e 7,6% de "Carnavalesca". Essa foi a primeira vez em que os torcedores estiveram diretamente envolvidos na escolha do nome da bola da Copa do Mundo da FIFA.

Fonte: Sitio: "Wikipédia”. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Adidas_Brazuca>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

4ª atividade:  aproximadamente 60 minutos.

aAtividade ludica

É hora do gol!

Professor, organize os alunos em equipes e promova uma brincadeira de chutes a gol.

Para a realização da atividade você deverá providenciar um local adequado e alguns materiais, tais como:

  • Um golzinho ou dois postes que você poderá utilizar como traves do gol;
  • Um cartaz ou uma lousa com a tabela para marcar a pontuação das equipes;
  • Giz ou pincel para os registros.

 

Faça os combinados com a turma estabelecendo que seja um aluno por vez, sendo que, para marcar ponto, a bola deverá entrar no gol.

Ao retornar para sala de aula apresente o resultado das equipes e solicite a participação dos alunos para contar os pontos e descobrir o total de cada uma.

 

Calculando: criando situações problema

Questione os alunos:

  • Quantos chutes cada equipe deu?
  • Quantos gols foram perdidos por cada uma?
  • Quantos gols foram feitos por cada equipe?
  • Qual a diferença entre o total de chutes de cada equipe e o total de acertos.

 

Professor, esta é uma excelente fonte de dados para que possamos trabalhar com “tratamento de informações”, pois são dados reais, ou seja, foram gerados a partir de uma situação concreta, vivenciada pelos alunos. Assim, proponha-lhes que construam um gráfico com o resultado das duas equipes.

Caso seus alunos não conheçam gráficos leve para sala de aula diferentes modelos e explique-lhes a função do gráfico. Utilize jornais e revistas que possuam imagens de gráficos ou projete imagens de gráficos acessando o sítio a seguir:

 

 graficos

Fonte: Sítio da Secretaria da Educação do Paraná. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mylinks/viewcat.php?cid=52>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

Para isso, faça o gráfico na lousa ou em um papel grande e solicite que cada aluno que marcou gol, vá até a lousa e colora na coluna de sua equipe, até chegar ao total de gols de cada uma.

Faça um gráfico com duas barras, com o total de gols de cada uma.

 

produzindo texto 

Professor, dê para cada aluno uma folha de papel pautada com a imagem da Brazuca e proponha que escrevam sobre a atividade que vivenciaram e qual sentimento tiveram ao chutarem a bola e com o resultado de sua equipe. Aproveite para trabalhar com os sentimentos de perda e de vitória. Explore um pouco sobre isso e discuta também sobre a competitividade. Será que ganhamos sempre?

 

Bola

 

 

Produção de Texto

 

Aluno(a)______________________

                                                       Turma:______ Data____/____/___

 

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

 

 ILUSTRAÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5ª atividade:  aproximadamente 60 minutos.

Profissoes LOCALIZANDO INFORMAÇÕES NO MAPA

 

Professor, os mapas são representações cartográficas que transmitem informações geográficas de uma forma facilmente compreensível. Os mapas políticos e os físicos são dois tipos de mapas que dão ao leitor diferentes tipos de informações específicas e importantes sobre o mundo. Fonte: sitio “Ehow.Educação e Ciências”. Disponível em: <http://www.ehow.com.br/mapas-politicos-mapas-fisicos-info_33399/>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

Para a apresentação do mapa utilize um projetor multimídia ou leve-os ao Laboratório de Informática. Se eles possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).  Se os alunos possuírem tablet também poderão utilizá-lo.

 

Apresente aos alunos o mapa político do Brasil e explique que esta é uma das formas de representação do Brasil, e que esta forma de representar o país chama-se mapa.

Apresente o cartaz de divulgação da Copa e peça para compararem e descobrirem a semelhança e faça os seguintes questionamentos:

 

mapas   locais dos jogos no Brasil

 

Fonte: Imagem 1- Sitio: “Mundo Educação”. Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com/geografia/mapas-tematicos.htm>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

Fonte: Imagem 2- Sitio: Copa do Mundo da Fifa 2014. Disponível em:

<http://www.copa2014.gov.br/pt-br/noticia/embaixadores-da-copa-do-mundo-da-fifa-2014-apresentam-cartaz-oficial>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

Fonte: Imagem 3-    Sítio: “FIFA”. Disponível em: <http://www.riodejaneiroaqui.com/copa2014/cidades-sede-copa2014.html>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

  • Qual a intenção de fazer um cartaz da Copa com este formato?
  • Porque a Copa chama-se “Copa do Mundo”? (Aproveite e leve também para sala de aula, um mapa Mundi.).

Apresente em seguida a tabela dos jogos do Brasil, na primeira fase, para os alunos perceberem os nomes dos outros países e ajude-os a localizarem no mapa Mundi os oponentes do Brasil.

 

tabela dos jogos     mapa mundi

 

Fonte: Sitio: “Esporte.Terra”. Disponível em:<http://esportes.terra.com.br/infograficos/copa-2014/> . Acesso em: 05 de mar. 2014.

Fonte: Sítio: “IBGE”. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/paisesat/main.php>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

  

6ª atividade:  aproximadamente 60 minutos.

 

  Moradias Trabalhando a escrita

 

Professor, prepare com antecedência frases sobre o tema estudado, contudo sem segmentação correta. Organize os alunos em duplas e oriente-os que, reescrevam corretamente no caderno de Língua Portuguesa as frases a seguir:

 

  • Reescreva as frases utilizando os espaços corretamente entre as palavras.

 

                 1- Acopadomun doem 2014será noBrasil.

_______________________________________________________

 

                  2- OBrasilvaijogarcomCamarões.

_______________________________________________________

 

                 3- OMéxicoeaCroácia, vãojogarcomoBrasil.

________________________________________________________

 

                4- Vamosganharestacopa.

________________________________________________________

 

  • Na frase “A Copa será no Brasil em 2014”, a palavra destacada tem o sentido de:

(    ) Sala  onde tem a mesa de jantar.

(    ) Nome de uma carta de baralho.

(    ) Campeonato mundial de futebol.

(    ) Lugar que fica perto da cozinha.

 

Discuta com os alunos que a Língua Portuguesa tem palavras que possuem significados diferentes de acordo com o lugar que está escrito e o assunto.

Dê outros exemplos para ajudarem a compreender. (A manga da blusa ou a manga fruta.).

Recursos Complementares

Professor, para maiores informações sobre o evento que será realizado no Brasil consulte os sítios:

. "Wikipédia". Disponível em:<http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_2014>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

. "Super Esportes que utiliza gráficos para contar a história das Copas". Disponível em:  <http://www.superesportes.com.br/app/1,307/2014/02/06/noticia_copa_do_mundo,275833/site-utiliza-material-grafico-para-contar-historia-da-copa-do-mundo.shtml>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

.  “FIFA”. Disponível em: <http://pt.fifa.com/aboutfifa/organisation/marketing/brand/mascots.html>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

Para o aluno:

Sugestão de um jogo online com as mascotes das Copas do Mundo de Futebol:

Fonte: Sítio: “Esportes”. Disponível em: <http://pt.mascot.fifa.com/games_catch.php>.  Acesso em: 05 de mar. 2014.

Avaliação

A avaliação será processual, ou seja, acontecerá a partir de observações da interação dos alunos nas atividades propostas e também considerando o desempenho dos alunos nas atividades de registro escrito. Para isso, observe o desempenho deles ao longo das atividades e verifique se: foram capazes de perceber que há diferentes significados para uma mesma palavra; exercitaram a leitura com autonomia; conseguiram ampliar o vocabulário e segmentar palavras em textos; reconheceram o mapa do Brasil como forma de representação geográfica; utilizaram o gráfico como forma de organizar e tratar informações; produziram textos escritos a partir de situações vivenciadas; desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos e utilizaram os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula. Professor, registre suas observações no caderno de “Plano de Aula”, pois estas informações serão úteis para redirecionar seus planejamentos posteriores.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.