24/03/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | História | Tempo cronológico |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
É necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita, ou seja, que esteja inserido no processo de alfabetização. Deverá também ser capaz de reconhecer os números e de expor seu pensamento. Além disto, é preciso que seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.
Esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para outras informações acesse: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília: MEC, SEB, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11>. Acesso em: 06 de mar. 2014.
Professor, o conhecimento acerca do tempo cronológico é muito importante para que os alunos possam se colocar no tempo e no espaço, contudo, é comum fazerem confusão, e utilizarem nomenclaturas inadequadas e assim não se fazerem entender, principalmente os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. É importante a escola trabalhar estes conceitos de forma interdisciplinar e contextualizando o conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da autonomia e os direitos de aprendizagem de acordo com as ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Professor, se em sua sala de aula tiver alunos que ainda não conseguem ler e escrever de forma autônoma, acompanhe de perto as atividades de leitura e de escrita, desafiando-os e utilizando estas atividades para que eles possam avançar em suas hipóteses.
Fonte da imagem: sítio "Frases da vida". Disponível em: <http://frasesdavida.wordpress.com/2013/11/06/palavra-do-dia-ampulheta/ >. Acesso em: 06 de mar. 2014.
Professor, a rodinha é um excelente momento para desencadear um tema, pois os alunos estão propícios a ouvir e a discutir, assim, para estimular a curiosidade deles, proponha uma discussão na rodinha e peça para contarem situações que aconteceram “ontem”. Depois peça para contarem o que farão “amanhã”.
Baseado nos relatos, pergunte-lhes como sabem que isto aconteceu ontem e que acontecerá amanhã.
Para situá-los no presente, pergunte:
Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/2010/04/07/desenhos-de-carinhas-de-menino-e-menina/>. Acesso em: 06 de mar. 2014.
Professor ajude os alunos a pesquisarem no dicionário o significado de: tempo, ontem, hoje e amanhã. Peça a alguns alunos para lerem para os colegas e esclareça melhor os conceitos do dicionário, pois muitas vezes trazem uma linguagem, na qual não estão acostumados.
Entregue e leia com os alunos uma cópia impressa do trava-língua “Tempo”. Proponha leitura em forma de jogral, onde cada grupo de alunos lê um verso, depois, alternando meninos e meninas e por último, leia com eles lentamente e vá acelerando a leitura, além de você trabalhar a leitura oral eles vão se divertir com a atividade.
Tempo O tempo perguntou pro tempo, quanto tempo o tempo tem. O tempo respondeu pro tempo, que não tem tempo de ver , quanto tempo o tempo tem. (Domínio popular) |
Fonte da imagem: "Sítio Nanda Bezerra". Disponível em: <http://nandabezerra.com/index.php/2009/10/14/tic-tac-do-relogio-biologico/>. Acesso em: 10 de mar. 2014.
Professor, após a exploração oral, proponha uma atividade escrita no caderno de Língua Portuguesa. Veja a seguir:
( ) 13 vezes ( ) 12 vezes ( ) 11 vezes ( ) 10 vezes
Professor, dê como atividade de casa um quadro e peça para a família ajudar, para que o aluno complete-o com a organização do seu dia.
Como seu tempo é organizado, da hora que se levanta, até a hora que se deita?
Complete o quadro com as informações:
Aluno(a):____________________________ Data:_____/_____/_________
Manhã |
Tarde |
Noite |
|
|
|
Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/2010/04/07/desenhos-de-carinhas-de-menino-e-menina/>. Acesso em: 06 de mar. 2014.
Professor, este tema nos permite transitar entre diferentes áreas do conhecimento, como Língua Portuguesa, Matemática, História, dentre outras. Em algumas atividades vamos dialogar com conceitos destas diferentes áreas.
A noção do tempo em dias, como o ontem, o hoje e o amanhã precisa do suporte do calendário, assim, fica mais fácil para os alunos compreenderem.
Proponha um diário da turma, em que o aluno deve relatar o que aconteceu na escola naquele dia. Para isso, cada dia, um aluno levará para casa o caderno de relatórios/diário da turma. Neste diário o calendário será a parte inicial, sendo que cada aluno registra a data e ao ler na aula do dia seguinte, deverá situar se foi ontem, ou anteontem (final de semana), dia da semana e o relatório que fez em casa.
É comum nas salas de aula, os professores colocarem o calendário do mês na parede e todos os dias colorirem o dia da semana, mas é importante ao fazer isto, perguntar:
São questionamentos que ajudam o aluno a compreender os conceitos de tempo, pois se referem a sua rotina.
Veja uma sugestão de calendário que você poderá utilizar para anexar no DIÁRIO DA TURMA:
Fonte: Sítio: “Ensinar-Aprender”. Disponível em: <http://www.ensinar-aprender.com.br/2014/01/calendario-2014-tema-turma-da-monica-na.html>. Acesso em: 06 de mar. 2014.
Hojeestáacon tecendo. Ama nhãaindavaiaconte cer. Onteméotempoque passou.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Professor leve seus alunos para um espaço fora da sala de aula, peça que fiquem em círculo e faça os combinados. À medida que o professor falar:
Ontem: Todos viram para trás.
Hoje: Ficam virados para o centro da roda.
Amanhã: Todos dão um passo à frente.
Quem errar e fizer o movimento errado sai da brincadeira e ajuda a professora a ver quem não está seguindo as orientações.
Quem ficar por último escolhe quem comanda a brincadeira.
Professor ao voltar para sala de aula com os alunos solicite que registrem em uma folha de papel.
Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/2010/04/07/desenhos-de-carinhas-de-menino-e-menina/>. Acesso em: 06 de mar. 2014.
Professor, a poesia possui uma linguagem lúdica, por isso representa um gênero textual muito rico e bastante utilizado na fase de alfabetização e em outras etapas da escolarização também. Ela tem como finalidade provocar sentimentos e emoções o que torna o aprendizado mais dinâmico e significativo, por isso sugerimos a poesia de Olavo Bilac para que você provoque nos alunos uma reflexão sobre o “tempo” a partir das fases de vida de um ser humano.
Prepare o ambiente, lembre-se! Uma poesia deve ser lida com emoção poética, por isso, faça você a primeira leitura e solicite que os alunos observem a sua entonação de voz.
Distribua uma cópia da poesia para que eles possam colar no caderno de Língua Portuguesa ou de História e posteriormente realizar as atividades escritas, registre na lousa ou então escreva em um cartaz.
O Tempo
Olavo Bilac
Sou o tempo que passa, que passa
Sem princípio, sem fim, sem medida
Vou levando a Ventura e a Desgraça,
Vou levando as vaidades da Vida
A correr, de segundo em segundo
Vou formando os minutos que correm...
Formo as horas que passam no mundo,
Formo os anos que nascem e morrem.
Ninguém pode evitar os meus danos...
Vou correndo sereno e constante:
Desse modo, de cem em cem anos,
Formo um século e passo adiante.
Trabalhai, porque a vida é pequena
E não há para o tempo demora!
Não gasteis os minutos sem pena!
Não façais pouco caso das horas!
Fonte -Imagem 1- Bebê. Sítio: “Tá legal”. Disponível em: <http://talegal.com/wp-content/uploads/2012/07/fotos-de-bebes-sorrindo-2.jpg >. Acesso em: 06 de mar. 2014.
Fonte _Imagem 2- Adolescente. Sítio: “Menina Estranha”. Disponível em: <http://www.meninaestranha.com/cortes-de-cabelo-para-adolescentes/cortes-de-cabelo-para-adolescentes-4/>. Acesso em: 06 de mar. 2014.
Fonte -Imagem 3- Senhora. Sítio: “Passo a Passo”. Disponível em: <http://passoapasso.com/maquiagem-em-senhoras-fique-20-anos-mais-nova/>. Acesso em: 06 de mar. 2014.
Professor, faça a leitura da poesia com os alunos e realize as atividades abaixo, mas antes de trabalhar com o registro escrito explore os conceitos que aparecem no texto e que não fazem parte do cotidiano dos alunos, tais como: sem medida, ventura, século, dentre outros, aproveite para esclarecer o sentido da palavra “desgraça”, pois ela é considerada “palavra feia” ou palavrão e isso pode causar polêmica.
Compreendendo melhor a poesia:
Nome do autor:____________________________________________
Assunto da poesia:____________________________________
Segundo o autor, para formar um século precisamos de _________anos.
No verso: “Vou correndo sereno e constante” as palavras destacadas significam:
( ) rápido e sempre. ( ) devagar e sempre
( ) devagar e as vezes ( ) as vezes e lentamente
O que o autor quis dizer com o verso “Formo os anos que nascem e morrem”?
( ) Que os anos começam em janeiro e terminam em dezembro.
( ) Que os anos nascem como bebês e morrem doentes.
( ) Que os anos nascem das mães como uma criança e morrem como velhos.
Você conhece os meses do ano? Escreva-os na frente dos números, se precisar consulte um calendário anual.
01 |
|
07 |
|
02 |
|
08 |
|
03 |
|
09 |
|
04 |
|
10 |
|
05 |
|
11 |
|
06 |
|
12 |
|
Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/2010/04/07/desenhos-de-carinhas-de-menino-e-menina/>. Acesso em: 06 de mar. 2014.
Professor, resgate a poesia “O Tempo” de Olavo Bilac, para que possa trabalhar com conceitos históricos (tempo cronológico) e com conceitos da Ciências (fases do desenvolvimento), pois ela trás uma trajetória de vida no tempo o que nos possibilita um trabalho que resgate a história de vida dos alunos. Para isso, proponha que tragam para escola fotos deles (as fotos podem ser reproduzidas e não serem originais, para não correr o risco de sumir) quando:
Outra possibilidade também é fazer um painel incluindo fotos dos pais e avós. Este trabalho é importante para que os alunos possam visualizar todas as fases do desenvolvimento humano. Ao montar o painel, explore as diferentes fases e resgate a importância de cada uma em nossa história, como éramos e como estamos hoje.
Professor, se quiser poderá sugerir a elaboração de álbuns no lugar do painel, a diferença é que os álbuns têm uma visualização restrita, enquanto que o painel oferece melhor exposição.
Depois que montar o painel, que deverá ficar bem grande, coloque-o no corredor da escola, para que os pais possam ver quando forem buscar seus filhos. Lembre-se de identificar o painel com o titulo e os autores.
Se preferir poderá guardar o painel e convidar os pais para uma exposição, assim os alunos terão a oportunidade de expor o que aprenderam e o que gerou este trabalho. A socialização é uma importante etapa do processo de ensino e de aprendizagem.
Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/2010/04/07/desenhos-de-carinhas-de-menino-e-menina/>. Acesso em: 06 de mar. 2014.
Professor, falar em tempo pressupõe necessariamente trabalhar com horas e relógio.
Você pode usar a estratégia de construir um relógio com seus alunos utilizando sucatas e aproveitar para explorar o texto injuntivo ou instrucional. Uma boa opção é dar o texto instrucional para eles levarem para casa e solicitar aos pais que auxiliem os filhos na confecção do relógio. Segue abaixo uma sugestão:
Material para fazer o relógio de sucata:
Como montar:
1. Desenhe os ponteiros na tampa da caixa de sapato e recorte.
2. Pegue o papel e corte um círculo, vai ser o fundo do reloginho. Depois escreva os números de 1 a 12 com as canetas coloridas.
3. Agora você pode pegar o grampo bailarina e com ele fechado, furar os dois ponteiros juntos. Passe pelo centro do relógio e abra-o, os ponteiros vão ficar bem presos na caixa.
4. Você pode decorá-lo de um jeito bem criativo! Nossa sugestão: desenhe um pêndulo e você vai ter um relógio antigo! Solte a imaginação!
Fonte: Sítio: “Jogos Educativos Infantis”. Disponível em: <http://jogoseducativosinfantis.blogspot.com.br/2011/04/sucata-super-relogio.html>. Acesso em: 06 de mar. 2014.
Utilizando, o relógio construído com os alunos, crie situações em que possam marcar horas importantes de sua rotina diária:
Hora que se levanta:______________
Hora que almoça:________________
Hora que termina as aulas:_________
Hora que vai dormir:_______________
Sugestões de links para os professores:
Aula de minha autoria, publicada no Portal do Professor MEC: “De olho no Dicionário”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=52859 >. Acesso em: 06 de mar. 2014.
Aula “Quantas Horas são? O uso do relógio em nosso dia a dia”> Disponível no Sítio do Portal do Professor MEC: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=51214>. Acesso em: 06 de mar. 2014.
Aula “Medida de Tempo: Que horas são? Disponível no Sítio do Portal do Professor MEC: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=52298>. Acesso em: 06 de mar. 2014.
Sugestões de links para o aluno:
Sugestão de sítio que ensina o passo a passo, para fazer um relógio. Disponível em: <http://br.hellokids.com/c_23319/artes-manuais-para-criancas/videos-de-como-fazer/videos-de-como-fazer-tema-volta-as-aulas/como-fazer-um-relogio-para-apre>. Acesso em: 06 de mar. 2014.
Joguinho sobre horas e minutos, sítio “Discoverykids”. Disponível em: <http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/jogos/hora-e-minuto/>. Acesso em: 06 de mar. 2014.
Jogo sobre as horas. Sítio: “escolagames”. Disponível em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/aprendendoHoras/>. Acesso em: 06 de mar. 2014.
Jogo sobre as horas. Sitio: “Smartkids”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/horas.html>. Acesso em: 06 de mar. 2014.
A avaliação deve ser processual, pois assim, seu feedback ficará mais próximo e pontual.
Quando utilizamos diferentes gêneros textuais, como poesia, texto injuntivo, trava- língua é preciso que as atividades sejam diversificadas e nos possibilitem perceber o nível de compreensão em cada aluno, pois os alunos apresentam características próprias e muitas vezes as suas dificuldades em assimilação podem variar conforme o gênero utilizado.
Nas brincadeiras a avaliação é visual e auditiva e cabe a você professor estar atento às interações dos alunos e suas reações, focando no tema e no envolvimento deles mediante a proposta.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
04/12/2018
Cinco estrelasProfessor, o conhecimento acerca do tempo cronológico é muito importante para que os alunos possam se colocar no tempo e no espaço, contudo, é comum fazerem confusão, e utilizarem nomenclaturas inadequadas e assim não se fazerem entender, principalmente os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. É importante a escola trabalhar estes conceitos de forma interdisciplinar e contextualizando o conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da autonomia e os direitos de aprendizagem de acordo
04/05/2014
Cinco estrelasÉ muito bom ter estas sugestões, pois as crianças tem muita dificuldade em assimilar o conceito de tempo e identificar horas,