Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Regras de Convivência

 

31/08/2009

Autor y Coautor(es)
Fabio Andrade Machado
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Participar das interações em sala da aula, expondo opiniões nos debates com os colegas e com o professor (desenvolvimento da oralidade);
• Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções;
• Produzir textos adequados aos objetivos

Duração das atividades
1 aula (50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• É recomendável que as crianças escrevam alfabeticamente. Caso tenham na turma crianças que não escrevam alfabeticamente, um colega será o escriba.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Introduza sua aula perguntando para as crianças se elas conhecem ou sabem o que é um semáforo, onde podemos encontrá-lo, para que serve, quais as cores presentes. Trabalhe com o significado de cada cor: Verde – siga, continue, pode passar; Amarelo ou Laranja – atenção; Vermelho – pare, não prossiga.

Discuta com as crianças sobre as regras de convivência da sala/ escola, quais combinados poderiam estar no sinal Verde – o que se pode fazer: estudar, cuidar da sala e dos colegas, organizarem a biblioteca de sala, deixar a sala limpa; no sinal Amarelo ou Laranja – combinados que teriam momento adequado para ocorrer: brincar, lanchar, correr, beber água e ir ao banheiro (se houver um horário combinado); e no sinal Vermelho – o que não podemos fazer na escola: sair correndo e gritando, bater nos colegas, não realizar as atividades de sala ou para-casa, quebrar objetos e brinquedos da sala ou dos colegas.

Professor, o importante neste momento é que as regras e combinados sejam propostos pelas próprias crianças, e que você faça a mediação desse processo.

Realizada a discussão, entregue para as crianças pequenos pedaços de papel para as mesmas escreverem as regras e combinados a serem colados nas cores correspondentes. O professor poderá conduzir de duas formas:

1º) Dividir a turma em três grupos, sendo que cada grupo ficará responsável por uma cor do semáforo; deverão escrever considerando as cores e os combinados correspondentes;

2º) Ou deixar que as crianças escrevam os combinados/regras livremente; ao final da escrita o professor deve ler junto com a turma as escritas e discutir coletivamente o local adequado para cada combinado/regra lida; ou seja, se a criança escrever como regra "bater no colegas" discutir se a regra será colada na cor Vermelha, Amarela ou Verde.

É aconselhável que o professor já tenha preparado um mural com o desenho do semáforo, com suas respectivas cores, e que esse permaneça na sala durante o ano todo – ou que se altere quando necessário – para auxiliar o professor na relação das regras de convivência com as crianças.

Encerre sua atividade avaliando com as crianças as possíveis repetições que possam ter ocorrido e discuta a importância de vivenciar estes combinados para desenvolvimento de seus aprendizados.

Recursos Complementares

Segue um link educativo que auxiliará na realização das atividades:

http://www.freewebs.com/educarparaotransito/sinaisamigos.htm 

Avaliação

• Verificar se os textos foram adequados aos objetivos propostos: durante a escrita, a fala, a discussão e após a conclusão da atividade. Por exemplo: se a criança adequou o combinado à cor correspondente.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 1/5 - 20%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • jardenia solon, e.e basica joana paula de morais , Ceará - dijo:
    jardeniasolon@hotmail.com

    09/02/2012

    Cinco estrelas

    essa ideia é muito boa gostei bastante e vou aplicar esse metodo no meu cotidiano


  • Nadia, E. E. São Bento , Minas Gerais - dijo:
    nadiamoliver@gmail.com

    05/02/2011

    Cinco estrelas

    Estava mesmo procurando uma forma diferente de trabalhar os combinados com meus alunos. Adorei! Parabéns!


  • clarice, DRE , Distrito Federal - dijo:
    claracanti@gmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Ajudou bastante, tenho um filho na série e foi fácil entender a comparação do semáforo com o texto de opinião sobre as regras na escola


  • Luce-Helena Emerich Bragança, E.E.E.F.M. Joaquim Xavier de Oliveira , Rondônia - dijo:
    luce-helena@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Olá prof.! Sou coordenadora pedagógica e fiquei maravilhada com o seu trabalho. Precisamos de professores como vc! Nossos alunos não são mas aqueles passivos, o prof. contemporaneo precisa diversificar seu trabalho.Parabéns pela criatividade!


  • Ivanete Ferreira, E.E.Drº Hélio Palma de Arruda , Mato Grosso - dijo:
    ivanetefssilva@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns! Muito bom mesmo. Está é uma forma legal e descontraida de ser trabalhada com nossos alunos tanto sobre a Educação para o Trânsito como as regras de convivências no âmbito escolar. Um abraço.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.