24/03/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Para a realização das atividades propostas nessa aula, é necessário que os alunos estejam inseridos no processo de alfabetização. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do laptop Classmate como: navegar com o programa Mozilla Firefox, utilizar o as ferramentas: Tux Paint e KWord.
Professor, esta aula tem como objetivo orientar práticas docentes contemplando as ações e referências do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com os estados e os municípios, que visa assegurar o direito de todas as crianças se alfabetizarem até os oito anos de idade. As ações do Pacto se constituem em um conjunto integrado de materiais, referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores.
Para obter mais informações sobre o Pacto, você poderá acessar:
Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/->. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 06 de mar. 2014.
Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 06 de mar. 2014.
Professor, nosso objetivo com a aula proposta a seguir é possibilitar a compreensão do gênero textual (receita) e favorecer a reescrita do mesmo, bem como a criação de outras receitas. Espera-se, também que os alunos percebam a função social da escrita, sua ação comunicativa e assim, haja a compreensão de que escrevemos para recuperar aquilo que podemos utilizar em outras oportunidades e lemos para seguir etapas ou então para nos informar e a outras pessoas.
Professor, na realização das atividades propostas na aula a seguir, você poderá utilizar vídeos e jogos na internet para trabalhar alguns direitos de aprendizagem dos alunos de forma interdisciplinar, como:
Fonte da imagem disponível em: <https://www.google.com.br/search?q=sanduiche+de+joaninha&oq=sanduiche&aqs=chrome.2.69i57j0j69i59j0l3.5441j0j7&>. Acesso em: 10 de mar. 2014.
Professor, o conhecimento dos gêneros textuais é de fundamental relevância no processo de alfabetização e letramento, já que possibilita o avanço dos alunos em suas hipóteses sobre o ato de ler, escrever, bem como favorece a convivência no nosso mundo letrado. Fazer isso de forma lúdica, facilita o processo e cria um ambiente mais propício para a aprendizagem.
Fonte da imagem: Sitio “Crescendo com Cristo”. Disponível em: <http://hanny-crescendocomcristo.blogspot.com.br/2011/08/colorir-crianca-lendo-biblia.html>. Acesso em: 10 de mar. 2014.
Professor, sabemos que a motivação é importante para que os alunos se interessem pelo tema, para isso, temos que criar estratégias interessantes. Tendo em vista que os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental gostam muito de “bichos” e animais em geral, que tal provocá-los com um vídeo sobre as “joaninhas comestíveis”?
Questione-os:
Quem já viu uma joaninha?
Como ela é?
Será que ela é comestível? Não!!!
Que tal assistirmos um vídeo sobre um sanduíche de joaninhas?
Você poderá levar seus alunos para o Laboratório de Informática de sua escola e orientá-los a acessarem o vídeo, ou então projetar o vídeo para seus alunos utilizando um Data Show.
Caso sua escola participe do Projeto UCA, os alunos poderão utilizar seus laptops para assistirem ao vídeo por meio do programa Mozilla Firefox acessando: (Metasys > Favoritos > Navegador de internet).
Fonte: Sítio “YouTube”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=QkLdCg5XPeA>. Acesso em: 10 de mar. 2014.
Após esse momento, converse com seus alunos sobre o vídeo na rodinha, questionando-os:
Professor, você deverá escrever na lousa ou em um cartaz a lista dos ingredientes mencionados. Converse com os alunos sobre esta lista, lendo um a um os ingredientes e questionando-os:
Analisando uma receita
Sanduíche de Joaninhas Ingredientes: 1 -Tomate cereja 2 - Fatia de queijo 3 - Azeitonas pretas 4 - Berinjela Modo de fazer:
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Porque precisamos registrar uma receita através da escrita?
Professor, depois que os alunos tiverem dado suas respostas e ouvido as dos colegas você deverá escrever na lousa ou reproduzir a receita do sanduíche de joaninhas.
É importante informar que em uma receita sempre terá uma lista de ingredientes e o modo de fazê-la. Também informe a função da escrita da receita: quando escrevemos, podemos consultar outras vezes e repassar para as pessoas, ou seja, este é um texto instrucional, que nos fornece instruções, como os textos que nos fala sobre as regras de um jogo, uma bula de remédio, dentre outros.
Este trabalho possibilitará um diálogo entre Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. Veja a seguir mais algumas atividades interdisciplinares:
1- Responda:
2- Identifique e escreva a primeira letra de todos os ingredientes da receita_________________________________________________(T, F, A, B)
3- Responda:
Professor você poderá combinar com os alunos de fazerem “vaquinha” para comprarem os ingredientes da receita e fazerem os sanduíches. Para tanto, será necessário fazer uma pesquisa do valor da compra e dividir entre os participantes para saber qual o valor caberá a cada um. Esta será uma boa oportunidade de trabalhar Matemática de maneira interdisciplinar e significativa. Será importante, ainda fazer contagem das pessoas que compõem a turma para comprar os ingredientes na quantidade suficiente para todos. Assim você estará trabalhando com: sistema monetário, divisão, adição e outras operações que forem necessárias para os cálculos.
Deixe os alunos descobrirem como deverão fazer para calcular, ou seja, qual a estratégia que utilizarão. Seja o mediador, oriente-os na busca, assim poderá verificar como eles pensam e conduzi-los no processo de descoberta das respostas.
Aproveite também este interesse gerado pela receita e introduza o conteúdo sobre “insetos” trabalhado no conteúdo de Ciências. Veja nas atividades a seguir diferentes possibilidades de trabalhar com este conteúdo de forma interdisciplinar.
Professor, escreva a palavra joaninha em fichas de cartolina e entregue uma a cada aluno. Peça aos alunos que observem a palavra: letra inicial e final, número de letras, letras repetidas. Depois questione-os oralmente com as seguintes perguntas:
Em seguida, peça aos alunos que identifiquem a primeira sílaba da palavra, podem inclusive circular com lápis de cor esta sílaba. Peça-lhes, então que recortem a sílaba inicial e tentem ler o restante da palavra. Depois colem no caderno novamente formando a palavra joaninha.
Você poderá propor também aos alunos, uma BOA TEMÁTICA para eles resolverem, assim, você poderá trabalhar de forma interdisciplinar, abordando noções de adição ao mesmo tempo em que trabalha as letras do alfabeto.
BOA TEMÁTICA
Analisando este nome:
O que vocês acham que significa este nome? É o contrário de má temática. Ou seja, é uma boa temática utilizar os números e aprender a usá-los em nossa rotina.
Professor, que tal construir um Jogo de Memória ilustrado? Organize sua turma em grupos de quatro alunos e proponha que pesquisem imagens de frutas na internet. Em seguida eles poderão digitar os nomes das frutas em uma tabela e colar a imagem da fruta correspondente.
Exemplo:
Fonte: Sitio "Notebook da Profª". Disponível em:
<http://notebookdaprof.blogspot.com.br/2013/06/jogo-da-memoria-frutas.html>. Acesso em: 10 de mar. 2014.
Para confeccionar o jogo de memória os alunos poderão utilizar os computadores do Laboratório de Informática de sua escola. Caso possuam os laptops do Projeto UCA eles poderão pesquisar as imagens na internet por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou então utilizar o programa Tux Paint, seguindo os seguintes passos: ( Metasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital ) do laptop Classmate. Esse programa trabalha com pintura digital e oferece vários recursos, como: imagens prontas, letras dentre outros.
Caso sua escola não disponha dos recursos acima, os alunos poderão montar os jogos em cartolinas utilizando imagens de revistas, panfletos e jornais.
Se preferir leve alguns modelos de jogos de memória para a visualização e compreensão dos alunos.
Se quiser leve-os ao Laboratório de Informática para assistirem a um vídeo que orienta passo a passo a construção de um jogo de memória.
Fonte: Sítio: "YouTube, vídeo Jogo da memória-Professor Sassa". Disponível: <http://www.youtube.com/watch?v=dBHWu3gXYds>. Acesso em: 10 de mar. 2014.
Professor, sabemos que os jogos são importantes recursos didáticos para a aprendizagem do SEA (Sistema de Escrita Alfabética), uma vez que o “brincar com a língua” faz parte das atividades que os alunos realizam fora da escola, desde muito cedo. Na alfabetização, os jogos são poderosos aliados para que os alunos possam refletir sobre o SEA, sem, necessariamente, serem obrigados a realizar treinos enfadonhos e sem sentido. Ao utilizar o jogo, os alunos mobilizam saberes acerca da lógica de funcionamento da escrita, consolidando aprendizagens já realizadas ou se apropriando de novos conhecimentos nessa área.
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 36.
Nessa perspectiva explore os jogos com seus alunos tanto na internet, como outros feitos por eles ou industrializados. Você poderá utilizar os jogos com seus alunos em várias aulas, dessa forma o trabalho se dará de forma mais efetiva e prazerosa.
Para isso, você poderá utilizar o Laboratório de Informática de sua escola. Outra possibilidade é solicitar como atividade de casa que eles brinquem com os jogos com seus pais em casa utilizando a internet, mas veja se todos possuem esse recurso primeiramente.
Caso eles possuam os laptops do Projeto UCA, eles poderão acessar os jogos utilizando o programa Mozilla Firefox acessando: (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet).
A seguir sugerimos alguns sítios de jogos que abordam o alfabeto como forma lúdica e divertida e também jogos de memória como opções para você trabalhar em sua sala de aula: Disponíveis em:
. <http://www.achejogos.com/jogo/jogo-da-memoria-da-pucca/>. Acesso em:10 de mar. 2014.
. <http://www.escolagames.com.br/jogos.asp>. Acesso em: 10 de mar. 2014.
. <http://www.educajogos.com.br/jogos-educativos/alfabetizacao/trilha-alfabetica/>. Acesso em: 10 de mar. 2014.
. <http://www.educajogos.com.br/jogos-educativos/alfabetizacao/memoria-do-alfabeto/>. Acesso em: 10 de mar. 2014.
. <http://www.medeirosjf.net/iara/fonemas/Jogo%20das%20letras.swf>. Acesso em: 10 de mar. 2014.
Após realizar os jogos converse com seus alunos e pergunte a opinião deles, veja: se gostaram e tiveram dificuldades; de quais jogos gostaram mais. Você poderá propor a criação de jogos sobre outros assuntos ou temas que esteja trabalhando em outros conteúdos, como animais ou insetos. Aproveite e trabalhe com texto instrucional para orientá-los na elaboração das regras do jogo e na confecção do jogo.
Você poderá enviar como atividade de casa a sugestão para que os alunos construam, com a ajuda dos pais, um jogo de memória sobre os insetos (joaninha, dentre outros) ou outros animais que estiver trabalhando em Ciências. Mas para isso elabore um texto instrucional com:
Eles deverão trazer para a próxima aula e apresentarem para os colegas na rodinha.
No dia seguinte, na rodinha, solicite que os alunos apresentem os jogos que construíram e como se joga. Depois os organize em duplas e deixe que cada um brinque com o colega.
Professor você pode criar um Blog da turma socializando os jogos utilizados e construídos por eles. No Blog que vocês vão criar, juntos, poderão postar jogos abordando o alfabeto, os jogos de que realizaram na escola e que mais gostaram. Dar dicas aos outros de como se joga, bem como expor fotos dos momentos que eles realizaram os jogos na sala de aula.
Eles também poderão pesquisar jogos novos para postar no Blog.
Decida com a turma o período de atualização de informações no Blog.
Seguem sugestões de alguns sítios que ensinam como construir um Blog:
. Texto: “A influência da informática”. Sítio: "Canal do Educador, Brasil Escola". Disponível em: < http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/influencia-informatica-desenvolvimento-infantil.htm>. Acesso em: 10 de mar. 2014.
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas, constituindo-se dessa forma, em uma avaliação formativa. Observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles: desenvolveram habilidades de escuta e de respeito à fala de colegas e habilidades de leitura e de escrita; reconheceram as letras do alfabeto, a relação grafema/fonema, e as vogais e consoantes; realizaram os jogos de memória com relativa eficiência; utilizaram a internet de forma participativa e interativa e participaram de forma efetiva da construção do Blog. Registre suas observações para orientar seu planejamento.
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