Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


CRIANDO UM SUPERMERCADO E AMPLIANDO CONHECIMENTOS

 

24/03/2014

Autor y Coautor(es)
IRIS DARC DA SILVA PACHECO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar  a escrita dos rótulos dos produtos;
  • Organizar as compras separando-as por algum atributo;
  • Desenvolver a curiosidade e a atenção ao comprar um produto;
  • Verificar a data de fabricação e validade;
  • Interpretar cartazes de oferta e analisá-las;
  • Aprender a realizar compras (pagar, receber troco);
  • Envolver os pais nas tarefas escolares;
  • Refletir sobre a construção das palavras;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Comparar palavras;
  • Analisar os preços das mercadorias;
  • Compreender a estrutura de uma lista e sua utilidade;
  • Resolver situações problema;
  • Reconhecer o nosso dinheiro e seu valor;
  • Respeitar os colegas e suas opiniões;
  • Compreender a diferença entre produtos perecíveis e não perecíveis;
  • Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias;
  • Perceber a importância da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula será necessário que os alunos tenham noção de compra e de venda, e de que esta transação envolve uma ação de ida a um local onde estão os produtos e que a compra envolve uma moeda, que neste caso é o real, a moeda brasileira.

É necessário, também que os alunos já tenham dialogado sobre o nosso sistema alfabético de escrita e suas utilidades e variações.  É importante, ainda que já  tenha sido trabalhado os diferentes portadores de textos.

Consideramos importante também, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno - UCA.

Estratégias e recursos da aula

 

Professor nós sabemos que as crianças desde muito pequenas convivem com a escrita, uma vez que vivemos num país da informação. Entretanto, cabe à escola enquanto instituição responsável por desenvolver processos de ensino e de aprendizagem a tarefa de consolidar os conhecimentos dos alunos. Neste sentido, é necessário que a escola esteja atenta a fazer a contextualização destas aprendizagens, bem como trazer a família para perto da escola com o objetivo de encurtar a distância entre ambos e de tornar a escola uma extensão da família. Por isso, é preciso respeitar as diferentes vivências e culturas e instigar o caráter investigativo dos alunos. O aluno que tem oportunidade de refletir sobre os processos da escrita de forma  significativa, provavelmente desenvolverá competências para analisar sua própria produção escrita e a sua história de construção do conhecimento.

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Informações ao professor

 

Professor, a presente aula está em consonância com o programa de formação do MEC denominado Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Para isso, exploramos nossas vivências com os anos iniciais do Ensino Fundamental e trazemos aqui práticas pedagógicas direcionadas à aprendizagem e ao desenvolvimento dos alunos.

 

Você sabia?

  • Que quanto mais heterogêneos forem os conhecimentos mais favorecem a aprendizagem?
  • Que as atividades significativas colaboram para a aprendizagem?

 

  Sobre isto busque mais informações em:

 

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: alfabetização para todos: diferentes percursos, direitos iguais. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 7, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_7_MIOLO.pdf>.  Acesso em: 10 de mar. 2014.

 

 Para começo de conversa.... Façam uma roda!

 

 roda de conv com prof

Fonte da imagem: Sitio “Blog spot”. Disponível em: <http://4.bp.blogspot.com/_zPuYqPAT3LQ/Sbz6CuJvbSI/AAAAAAAAAK0/Fr___bBwh1Y/s320/roda+de+conversa.jpg >. Acesso em: 12 de mar. 2014.

Professor organize os alunos em uma roda e explique que no primeiro momento vamos conversar informalmente sobre as escritas que ele veem em casa. Instigue-os nesta reflexão. Depois, deixe que formem duplas e contem um para o outro que textos ele têm escrito em casa. Informe que depois eles deverão socializar para o restante da sala as suas descobertas. Vá ajudando com algumas provocações:

  • Nomes de alimentos: arroz, feijão, leite, açúcar, bolacha, outros;
  • Nomes de produtos de higiene pessoal: sabonete, pasta de dente, shampoo, outros;
  • Nomes de produtos de limpeza: sabão em barra, detergente, água sanitária, desinfetante, outros;
  • Marca de eletrodomésticos;
  • Nomes de estabelecimentos comerciais, supermercado, escola, loja, rua, placas.

 

Enquanto os alunos forem participando, vá criando uma lista com estes nomes. Afixe-a no mural da sala de aula, para isso faça a lista em um cartaz.

Para consolidar esta aprendizagem, proponha que eles façam uma pesquisa em casa com a ajuda dos pais. Veja a sugestão a seguir:

 

 

atividade de casa 

Convide alguma pessoa que já domine o nosso sistema de leitura e de escrita (alfabetizada) para ajudar na construção de uma lista de palavras que estão escritas em sua casa. Lembre-se que você deverá apresentá-la na sala de aula.

PRODUTOS:

LIMPEZA

 

ALIMENTOS

 

HIGIENE PESSOAL

 

ELETRÔNICOS

 

OUTROS

 

Fonte: Acervo da própria autora.

 

Dialogando com a Geografia

 

Professor se você estiver trabalhando o conteúdo de moradias, poderá aproveitar o interesse gerado pela atividade anterior e desencadear o conteúdo. Para isso poderá utilizar uma estratégia lúdica, ou seja, atividades online, que trabalham as partes da casa. Outra possibilidade também é o jogo da forca sobre as partes da casa que também estão disponíveis no sítio a seguir:

 

Fonte da imagem: Sítio: “Smart Kids.” (Partes da casa) Disponível em: < http://www.smartkids.com.br/especiais/partes-da-casa.html>. Acesso em: 10 de mar. 2014.

Fonte: Sítio: “Smart Kids.” (Partes da casa) Disponível em: < http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-forca-partes-da-casa.html>.  Acesso em: 10 de mar. 2014.

 

Professor, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo. Também poderá ser utilizado o Laboratório de Informática ou mesmo o tablet.

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Trabalhando em grupo

 

Professor agora retome as listas que os alunos trouxeram de casa  e peça que se agrupem em duplas para observar, ler e comparar as listas.

  • Quem trouxe a maior lista?
  • Quais nomes são comuns nas duas listas?
  • Marque as letras iniciais de todas as palavras das listas.
  • De que lugar da casa tirou mais palavras escritas?

 

               Montando um Supermercado na escola

Professor, as atividades vivenciadas pelos alunos possibilitam uma aprendizagem significativa, pois promovem uma interação entre os alunos e o objeto do conhecimento, por isso, proponha a “montagem de um Supermercado faz de conta”. Esta é uma atividade interdisciplinar, pois vai trabalhar com Língua Portuguesa, Matemática, Ética, dentre outras disciplinas.

Para viabilizar o supermercado solicite a colaboração dos pais, assim você estará envolvendo a família na atividade.

 

atividade de casa 

Peça à mamãe que mande para a escola pelo menos um produto para simularmos a montagem de um Supermercado e efetuar vendas e transações de pagar e receber troco.

É importante que o produto esteja na embalagem. Ao final do trabalho será devolvido.

 

Organizando o Supermercado

Professor, encontre um lugar em que possa armazenar os produtos que serão emprestados pelas famílias.

É importante disponibilizar um mural contendo uma tabela com os nomes de todos os alunos da turma e um espaço para que os alunos anotem o produto que trouxeram de casa, uma vez que este lhe será devolvido.

Professor, faça uma tabela e distribua para os alunos registrarem os produtos que trouxeram. Assim estarão trabalhando novamente a escrita.

Os alunos poderão separar as mercadorias colocando na mesma prateleira aquelas  que têm a mesma utilidade: Alimentos, limpeza geral, higiene pessoal.

Para organizar o Supermercado solicite que os alunos façam as fichas de identificação. Eles poderão fazer em cartolina ou outro papel duro, escrevendo o nome dos produtos e ilustrar, mas se a sua escola participa do UCA, os alunos poderão  utilizar o programa Tux Paint,  seguindo os seguintes passos: ( Metasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital ) do laptop Classmate. Esse programa trabalha com pintura digital e oferece vários recursos, como: imagens prontas, letras dentre outros.

Exemplo:

 

Alimentos

 

 

Higiene Pessoal

 

 

Limpeza Geral

 

 

Outros

 

Professor, motive seus alunos a fotografarem as palavras escritas nos rótulos das mercadorias que são parte do Supermercado. Para fotografar utilize a câmera do laptop Classmate acessando (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam) ou (Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato”  faz uma foto através da Webcam, oriente os alunos a fazerem uma foto de cada vez e em momentos diversos. Mas, se a sua escola não participa do Projeto UCA, solicite que utilizem câmeras digitais, selecionando o modo de fotografar.

 

                    Criando um nome para o Supermercado

 

Professor, para realizar este trabalho,  promova uma “tempestade de ideias” e vá anotando  na lousa todas as sugestões de nomes dos alunos. Depois que todos tiverem dado as opiniões, faça uma votação para saber qual o nome preferido pela maioria da turma. Você pode ainda, pedir que façam grupos de quatro ou cinco alunos e sugerir um nome por grupo. Pode ser que assim se torne mais fácil na hora da votação do nome preferido.

Proponha que escrevam em papel A4, com letras grandes e pincel colorido ou se a sua escola participa do Projeto UCA, poderão utilizar o laptop para digitarem o nome escolhido. Eles poderão também utilizar recortes de jornais ou revistas usadas para ilustrar o cartaz.

Outra possibilidade e pedir a colaboração da professora de Artes, para que crie, juntamente com os alunos, uma logomarca para o Supermercado.

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

                        Confeccionando fichas com os preços

Professor,  imprima as fotos que os alunos fizeram  das palavras encontradas nos produtos  e  solicite que montem um painel com elas. Em seguida, proponha que cada aluno continue registrando através de fotos o nosso Supermercado.

 

                            Socializando

Professor os alunos podem socializar de diferentes maneiras que estão construindo um Supermercado e que estará aberto para o “público” em data combinada. Para isso podem utilizar um Blog ou fazer panfletos e distribuir entre os alunos de outra turma. Assim estará trabalhando com um gênero textual muito comum no cotidiano dos alunos: a propaganda.

Aproveite e explore a linguagem e a estrutura deste texto. Geralmente são textos curtos e utilizam muitos recursos visuais.

Leve alguns modelos para os alunos verem. Geralmente os Supermercados utilizam muito deste gênero textual.

Se quiser também poderá levá-los ao Laboratório de Informática para pesquisarem alguns modelos, mas se a sua escola participa do Projeto UCA,  auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate, o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo.

 

                        folheto rest

Fonte: Sítio: "Google". Disponível em:

<https://www.google.com.br/search?q=modelos+de+panfletos+imagens&espv=210&es_sm=122&biw=1042&bih=591>. Acesso em: 10 de mar. 2014.

Distribua materiais para eles confeccionarem os folhetos de propaganda e cartazes. Eles poderão ilustrar com recortes de jornais, revistas, folhetos de propagandas (imagens, escritas, dentre outros) ou mesmo desenharem e pintarem. 

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Dia da inauguração

Professor, agora que o Supermercado já está organizado, que as mercadorias estão acomodadas, os preços estão afixados, que já tem nome e já foi divulgado para o “ público”, é hora de iniciarem as vendas.

Divida a sala em grupos  que ficarão responsáveis pelas seguintes atividades:

  • Receber e dar troco;
  • Organizar as mercadorias que forem desorganizadas;
  • Empacotar as compras;
  • Ajudar a carregar as compras;
  • Dar informações que forem solicitadas pelos compradores, tipo: data de validade, de fabricação;
  • Outras.

Professor a sua mediação é muito importante para os alunos, pois é o momento de você levá-los a refletir sobre os valores das mercadorias.

Você poderá utilizar as cédulas de dinheirinho que se encontra facilmente em lojas de produtos populares ou artigos para festas:

 

Fonte da imagem: Sítio: “Mister festas”. Disponível em:  <http://www.misterfestas.com.br/Acessorios-para-Festa/-Brinquedos/dinheiro-com-35-unidades-204847___204847-SIT.html >. Acesso em: 12 de mar. 2014.

Questione:

  • A cédula é suficiente para pagar a compra?
  • Você vai receber troco de volta?
  • Este produto é mais caro ou mais barato que outro?
  • Quantos ml têm esta embalagem?
  • Você observou a data de validade?
  • Quando vence este produto?
  • Quantas calorias existem neste produto?
  • Outros.

Você pode pedir que os alunos pesquisem na internet os preços reais dos produtos que compõem o Supermercado montado em sala de aula.

Você pode ainda, simular diferentes  compras utilizando números decimais que fazem parte do nosso sistema monetário e informar o nome da nossa moeda e o símbolo do real. Para isso, crie situações problema reais, ou seja, a partir dos dados do Supermercado. Por exemplo:

  • Elisa foi ao Supermercado e comprou um sabonete de R$2,00 e uma pasta de dente de R$2,50. Quanto ela recebeu de troco se pagou com uma cédula de R$5,00?
  • Dentre outras.

Professor, motive seus alunos a fotografarem as palavras escritas nos rótulos das mercadorias, o nome do Supermercado, a organização do espaço, o público presente, bem como os colegas que estão trabalhando.  Para fotografar utilize a câmera do laptop Classmate acessando (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam) ou (Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato”  tira uma foto através da Webcam, oriente os alunos a tirarem uma foto de cada vez e em momentos diversos. Mas, se a sua escola não participa do Projeto UCA, solicite que utilizem câmeras digitais, selecionando o modo de fotografar.

 

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Socializando

Professor, aproveite os registros fotográficos que os alunos fizeram ao longo de  todas as etapas, imprima e organize um painel para socializar com os pais e a comunidade escolar o trabalho realizado.

Convide a família para prestigiar, para isso elaborem convites e marquem uma data e horário para a visitação, pois os alunos ficarão responsáveis por apresentar e explicar todo o processo e o que aprenderam.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Fonte: Sítio: “Educar para crescer”. Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/alfabetizacao/1/>. Acesso em: 04 de out. 2013.

 

Sugestões de links para professores:

Fonte: Sítio: “Portal Educação”. Disponível em: <http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/19129/parceria-escola-familia-educar-para-o-contexto-social>. Acesso em: 10 de mar. 2014.

 

Fonte: Sitio “Colégio Dante”, apresenta um trabalho com o passo a passo para elaboração de uma propaganda. Disponível em: <http://www.colegiodante.com.br/rea/file/DICAS%20DE%20COMO%20FAZER%20UMA%20PROPAGANDA.pdf>. Acesso em 12 de mar. 2014

 

MUNIZ, Luciana Soares. Educar na vida: entrelaçando parcerias no processo de aprendizagem. Revista Linha Mestra. n. 21, ano VI. ago/dez 2012. p. 746-749. Disponível em: <http://linhamestra21.wordpress.com/2012/07/>. Acesso em: 03 de out. 2013.

Avaliação

Professor, em consonância com a aula proposta e com as orientações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, a avaliação é um processo fundamental que deve permear as atividades realizadas, constituindo-se de observação e registros de cada aluno. Tais instrumentos de avaliação possibilitam conhecer o perfil de cada aluno o qual garantirá a singularidade das atividades propostas e também norteará as decisões pedagógicas. Desta forma, a análise das produções escritas dos alunos constitui um recurso avaliativo necessário ao processo de aprendizagem, bem como o diálogo com o próprio aluno, com o intuito de compreender como cada um aprende e atuar sobre suas possíveis dificuldades e potencializando suas facilidades.

Para mais informações sobre como a avaliação pode ser realizada no processo de aprendizagem da leitura e da escrita, acesse os sítios abaixo:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões. Brasília: MEC, SEB, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/caderno_avaliacao.pdf>. Acesso em: 04 de mar.  2014.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012.  Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf>. Acesso em: 04 de mar.  2014.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.