24/03/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Para a realização desta aula será necessário que os alunos tenham noção de compra e de venda, e de que esta transação envolve uma ação de ida a um local onde estão os produtos e que a compra envolve uma moeda, que neste caso é o real, a moeda brasileira.
É necessário, também que os alunos já tenham dialogado sobre o nosso sistema alfabético de escrita e suas utilidades e variações. É importante, ainda que já tenha sido trabalhado os diferentes portadores de textos.
Consideramos importante também, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno - UCA.
Professor nós sabemos que as crianças desde muito pequenas convivem com a escrita, uma vez que vivemos num país da informação. Entretanto, cabe à escola enquanto instituição responsável por desenvolver processos de ensino e de aprendizagem a tarefa de consolidar os conhecimentos dos alunos. Neste sentido, é necessário que a escola esteja atenta a fazer a contextualização destas aprendizagens, bem como trazer a família para perto da escola com o objetivo de encurtar a distância entre ambos e de tornar a escola uma extensão da família. Por isso, é preciso respeitar as diferentes vivências e culturas e instigar o caráter investigativo dos alunos. O aluno que tem oportunidade de refletir sobre os processos da escrita de forma significativa, provavelmente desenvolverá competências para analisar sua própria produção escrita e a sua história de construção do conhecimento.
Professor, a presente aula está em consonância com o programa de formação do MEC denominado Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Para isso, exploramos nossas vivências com os anos iniciais do Ensino Fundamental e trazemos aqui práticas pedagógicas direcionadas à aprendizagem e ao desenvolvimento dos alunos.
Você sabia?
Sobre isto busque mais informações em:
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: alfabetização para todos: diferentes percursos, direitos iguais. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 7, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_7_MIOLO.pdf>. Acesso em: 10 de mar. 2014.
Para começo de conversa.... Façam uma roda!
Fonte da imagem: Sitio “Blog spot”. Disponível em: <http://4.bp.blogspot.com/_zPuYqPAT3LQ/Sbz6CuJvbSI/AAAAAAAAAK0/Fr___bBwh1Y/s320/roda+de+conversa.jpg >. Acesso em: 12 de mar. 2014.
Professor organize os alunos em uma roda e explique que no primeiro momento vamos conversar informalmente sobre as escritas que ele veem em casa. Instigue-os nesta reflexão. Depois, deixe que formem duplas e contem um para o outro que textos ele têm escrito em casa. Informe que depois eles deverão socializar para o restante da sala as suas descobertas. Vá ajudando com algumas provocações:
Enquanto os alunos forem participando, vá criando uma lista com estes nomes. Afixe-a no mural da sala de aula, para isso faça a lista em um cartaz.
Para consolidar esta aprendizagem, proponha que eles façam uma pesquisa em casa com a ajuda dos pais. Veja a sugestão a seguir:
|
Convide alguma pessoa que já domine o nosso sistema de leitura e de escrita (alfabetizada) para ajudar na construção de uma lista de palavras que estão escritas em sua casa. Lembre-se que você deverá apresentá-la na sala de aula. |
PRODUTOS: |
|
LIMPEZA |
|
ALIMENTOS |
|
HIGIENE PESSOAL |
|
ELETRÔNICOS |
|
OUTROS |
|
Fonte: Acervo da própria autora.
Professor se você estiver trabalhando o conteúdo de moradias, poderá aproveitar o interesse gerado pela atividade anterior e desencadear o conteúdo. Para isso poderá utilizar uma estratégia lúdica, ou seja, atividades online, que trabalham as partes da casa. Outra possibilidade também é o jogo da forca sobre as partes da casa que também estão disponíveis no sítio a seguir:
Fonte da imagem: Sítio: “Smart Kids.” (Partes da casa) Disponível em: < http://www.smartkids.com.br/especiais/partes-da-casa.html>. Acesso em: 10 de mar. 2014.
Fonte: Sítio: “Smart Kids.” (Partes da casa) Disponível em: < http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-forca-partes-da-casa.html>. Acesso em: 10 de mar. 2014.
Professor, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo. Também poderá ser utilizado o Laboratório de Informática ou mesmo o tablet.
Professor agora retome as listas que os alunos trouxeram de casa e peça que se agrupem em duplas para observar, ler e comparar as listas.
Professor, as atividades vivenciadas pelos alunos possibilitam uma aprendizagem significativa, pois promovem uma interação entre os alunos e o objeto do conhecimento, por isso, proponha a “montagem de um Supermercado faz de conta”. Esta é uma atividade interdisciplinar, pois vai trabalhar com Língua Portuguesa, Matemática, Ética, dentre outras disciplinas.
Para viabilizar o supermercado solicite a colaboração dos pais, assim você estará envolvendo a família na atividade.
|
Peça à mamãe que mande para a escola pelo menos um produto para simularmos a montagem de um Supermercado e efetuar vendas e transações de pagar e receber troco.É importante que o produto esteja na embalagem. Ao final do trabalho será devolvido. |
Professor, encontre um lugar em que possa armazenar os produtos que serão emprestados pelas famílias.
É importante disponibilizar um mural contendo uma tabela com os nomes de todos os alunos da turma e um espaço para que os alunos anotem o produto que trouxeram de casa, uma vez que este lhe será devolvido.
Professor, faça uma tabela e distribua para os alunos registrarem os produtos que trouxeram. Assim estarão trabalhando novamente a escrita.
Os alunos poderão separar as mercadorias colocando na mesma prateleira aquelas que têm a mesma utilidade: Alimentos, limpeza geral, higiene pessoal.
Para organizar o Supermercado solicite que os alunos façam as fichas de identificação. Eles poderão fazer em cartolina ou outro papel duro, escrevendo o nome dos produtos e ilustrar, mas se a sua escola participa do UCA, os alunos poderão utilizar o programa Tux Paint, seguindo os seguintes passos: ( Metasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital ) do laptop Classmate. Esse programa trabalha com pintura digital e oferece vários recursos, como: imagens prontas, letras dentre outros.
Exemplo:
Alimentos |
Higiene Pessoal |
Limpeza Geral |
Outros |
Professor, motive seus alunos a fotografarem as palavras escritas nos rótulos das mercadorias que são parte do Supermercado. Para fotografar utilize a câmera do laptop Classmate acessando (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam) ou (Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” faz uma foto através da Webcam, oriente os alunos a fazerem uma foto de cada vez e em momentos diversos. Mas, se a sua escola não participa do Projeto UCA, solicite que utilizem câmeras digitais, selecionando o modo de fotografar.
Professor, para realizar este trabalho, promova uma “tempestade de ideias” e vá anotando na lousa todas as sugestões de nomes dos alunos. Depois que todos tiverem dado as opiniões, faça uma votação para saber qual o nome preferido pela maioria da turma. Você pode ainda, pedir que façam grupos de quatro ou cinco alunos e sugerir um nome por grupo. Pode ser que assim se torne mais fácil na hora da votação do nome preferido.
Proponha que escrevam em papel A4, com letras grandes e pincel colorido ou se a sua escola participa do Projeto UCA, poderão utilizar o laptop para digitarem o nome escolhido. Eles poderão também utilizar recortes de jornais ou revistas usadas para ilustrar o cartaz.
Outra possibilidade e pedir a colaboração da professora de Artes, para que crie, juntamente com os alunos, uma logomarca para o Supermercado.
Professor, imprima as fotos que os alunos fizeram das palavras encontradas nos produtos e solicite que montem um painel com elas. Em seguida, proponha que cada aluno continue registrando através de fotos o nosso Supermercado.
Professor os alunos podem socializar de diferentes maneiras que estão construindo um Supermercado e que estará aberto para o “público” em data combinada. Para isso podem utilizar um Blog ou fazer panfletos e distribuir entre os alunos de outra turma. Assim estará trabalhando com um gênero textual muito comum no cotidiano dos alunos: a propaganda.
Aproveite e explore a linguagem e a estrutura deste texto. Geralmente são textos curtos e utilizam muitos recursos visuais.
Leve alguns modelos para os alunos verem. Geralmente os Supermercados utilizam muito deste gênero textual.
Se quiser também poderá levá-los ao Laboratório de Informática para pesquisarem alguns modelos, mas se a sua escola participa do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate, o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo.
Fonte: Sítio: "Google". Disponível em:
<https://www.google.com.br/search?q=modelos+de+panfletos+imagens&espv=210&es_sm=122&biw=1042&bih=591>. Acesso em: 10 de mar. 2014.
Distribua materiais para eles confeccionarem os folhetos de propaganda e cartazes. Eles poderão ilustrar com recortes de jornais, revistas, folhetos de propagandas (imagens, escritas, dentre outros) ou mesmo desenharem e pintarem.
Professor a sua mediação é muito importante para os alunos, pois é o momento de você levá-los a refletir sobre os valores das mercadorias.
Você poderá utilizar as cédulas de dinheirinho que se encontra facilmente em lojas de produtos populares ou artigos para festas:
Fonte da imagem: Sítio: “Mister festas”. Disponível em: <http://www.misterfestas.com.br/Acessorios-para-Festa/-Brinquedos/dinheiro-com-35-unidades-204847___204847-SIT.html >. Acesso em: 12 de mar. 2014.
Questione:
Você pode pedir que os alunos pesquisem na internet os preços reais dos produtos que compõem o Supermercado montado em sala de aula.
Você pode ainda, simular diferentes compras utilizando números decimais que fazem parte do nosso sistema monetário e informar o nome da nossa moeda e o símbolo do real. Para isso, crie situações problema reais, ou seja, a partir dos dados do Supermercado. Por exemplo:
Professor, motive seus alunos a fotografarem as palavras escritas nos rótulos das mercadorias, o nome do Supermercado, a organização do espaço, o público presente, bem como os colegas que estão trabalhando. Para fotografar utilize a câmera do laptop Classmate acessando (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam) ou (Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” tira uma foto através da Webcam, oriente os alunos a tirarem uma foto de cada vez e em momentos diversos. Mas, se a sua escola não participa do Projeto UCA, solicite que utilizem câmeras digitais, selecionando o modo de fotografar.
Professor, aproveite os registros fotográficos que os alunos fizeram ao longo de todas as etapas, imprima e organize um painel para socializar com os pais e a comunidade escolar o trabalho realizado.
Convide a família para prestigiar, para isso elaborem convites e marquem uma data e horário para a visitação, pois os alunos ficarão responsáveis por apresentar e explicar todo o processo e o que aprenderam.
Sugestões de links para alunos:
Fonte: Sítio: “Educar para crescer”. Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/alfabetizacao/1/>. Acesso em: 04 de out. 2013.
Sugestões de links para professores:
Fonte: Sítio: “Portal Educação”. Disponível em: <http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/19129/parceria-escola-familia-educar-para-o-contexto-social>. Acesso em: 10 de mar. 2014.
Fonte: Sitio “Colégio Dante”, apresenta um trabalho com o passo a passo para elaboração de uma propaganda. Disponível em: <http://www.colegiodante.com.br/rea/file/DICAS%20DE%20COMO%20FAZER%20UMA%20PROPAGANDA.pdf>. Acesso em 12 de mar. 2014
MUNIZ, Luciana Soares. Educar na vida: entrelaçando parcerias no processo de aprendizagem. Revista Linha Mestra. n. 21, ano VI. ago/dez 2012. p. 746-749. Disponível em: <http://linhamestra21.wordpress.com/2012/07/>. Acesso em: 03 de out. 2013.
Professor, em consonância com a aula proposta e com as orientações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, a avaliação é um processo fundamental que deve permear as atividades realizadas, constituindo-se de observação e registros de cada aluno. Tais instrumentos de avaliação possibilitam conhecer o perfil de cada aluno o qual garantirá a singularidade das atividades propostas e também norteará as decisões pedagógicas. Desta forma, a análise das produções escritas dos alunos constitui um recurso avaliativo necessário ao processo de aprendizagem, bem como o diálogo com o próprio aluno, com o intuito de compreender como cada um aprende e atuar sobre suas possíveis dificuldades e potencializando suas facilidades.
Para mais informações sobre como a avaliação pode ser realizada no processo de aprendizagem da leitura e da escrita, acesse os sítios abaixo:
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões. Brasília: MEC, SEB, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/caderno_avaliacao.pdf>. Acesso em: 04 de mar. 2014.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf>. Acesso em: 04 de mar. 2014.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!