Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


História em Quadrinhos

 

24/08/2009

Autor y Coautor(es)
Fabio Andrade Machado
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Identificar a finalidade e função da leitura reconhecendo o gênero Quadrinhos;
• Produzir texto escrito adequando aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de circulação;
• Revisar o próprio texto

Duração das atividades
2 aulas de 50-60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Para esta atividade os alunos devem escrever alfabeticamente. Em um grupo heterogêneo, as crianças com maior facilidade na escrita poderão ser escribas e/ou auxiliarem na escrita dos colegas.
  • Explorar com os alunos o gênero quadrinhos, e as crianças terem contato com os mesmo.

Variação: escrita em duplas

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Introduza a temática da aula perguntando para as crianças quais as histórias em quadrinhos mais lidas por elas; como são organizadas; quais suas características predominantes (sobre as cores, balões etc.)

Em seguida, entregue a história abaixo para seus alunos e solicite que os mesmos realizem a leitura das imagens imaginando o que as personagens estão falando.

Professor, trabalhe a leitura de imagens e o significado das palavras presentes no texto. Pergunte para as crianças se notaram a presença de palavras diferentes no texto: quais são elas? O que essas palavras querem dizer? Discuta com a turma qual é a função dessas palavras e o “nome” destas.

Dica: Ao trabalhar as histórias em quadrinhos explore as “onomatopéias”. As crianças encontrarão muitas delas nesse tipo de texto. Construa, coletivamente, lista com essas palavras. Peça aos alunos que observem essas palavras e digam o que elas representam.


Atividade 2

Em seguida, solicite à turma a criação de um texto com a fala dos personagens preenchendo os balões que estão em branco. Depois de pronto, peça que troquem com o colega do lado e comparem: o texto ficou parecido? O sentido dos dois textos foi o mesmo? Discuta com a turma o porquê cada um escreve de um jeito. Encerre a atividade com a leitura do texto produzido por algumas crianças.

Avaliação

O professor poderá:

• Verificar se a escrita dos balões apresenta sentido
• Verificar a ortografia e a pontuação para realização de correções coletivas

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Izanete Pereira Cassiano, Secretaria Municipal de Educação de CAMPO GRANDE , Mato Grosso do Sul - dijo:
    izanetecassiano@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Olá Fábio, gostei muito da sua atividade com história em quadrinhos, pois desperta o interesse das crianças pela leitura e escrita de uma forma bem criativa


  • aline, CESJF-Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora , Minas Gerais - dijo:
    alinedscfer@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    adorei essa ideia!!!! vou aplicar com certeza e os alunos vão adorar tb.....


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.