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A Confederação do Equador

 

03/04/2014

Autor y Coautor(es)
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Poder
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Apontar os antecedentes imediatos que levaram à eclosão do movimento em Pernambuco, em 1824.
  • Identificar os sujeitos sociais participantes da Confederação do Equador e os interesses dos revoltosos.
  • Caracterizar as etapas da revolta e a repressão ao movimento pelas autoridades da época.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • A independência do Brasil em 1822.
  • A Constituinte de 1823 e os principais aspectos da Constituição de 1824.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

 

  • Leitura e interpretação de textos e imagens.
  • Projeção, análise e debate de vídeo.
  • Produção de esquema.
  • Análise e produção de podcast.

 

Recursos:

 

  • Computador com internet.
  • Vídeo e textos.
  • Ferramentas para a produção do podcast: computador, microfone e software para gravação e edição do áudio.

 

 

Módulo 1- Antecedentes imediatos da Confederação do Equador

 

Inicie a aula, perguntando aos alunos se já ouviram falar no movimento, ocorrido no Brasil em 1824, intitulado Confederação do Equador. Caso tenham algum conhecimento a respeito, peça que exponham as suas considerações.

 

Em seguida, explique aos alunos que todo movimento social deve ser contextualizado historicamente para ser compreendido. Portanto, será necessário, inicialmente, entender o que estava acontecendo no Brasil, nas primeiras décadas do século XIX. Por exemplo, é necessário que retomem o movimento ocorrido em Pernambuco, em 1817, o qual teve relações com a Confederação do Equador de 1824. (Confira, nos Recursos Complementares, fontes para a compreensão das relações entre o movimento de 1817 e o de 1824).

 

Coloque a seguinte questão aos alunos:

 

O Brasil deixou de ser colônia em 1822, tornando-se um país independente  de Portugal. De que maneira os acontecimentos ocorridos a partir de então precipitaram o movimento que ficou conhecido como Confederação do Equador?

 

Atividade 1

 

A alegoria do juramento da Constituição de 1824 por D. Pedro I

 

Ficheiro:Alegoria juramento constituição 1824.jpg

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Alegoria_juramento_constitui%C3%A7%C3%A3o_1824.jpg

Autor: Gianni (1824). Coleção Fundação Biblioteca Nacional.

Acesso em: 20/03/2014

 

a. Imprima a imagem para os alunos ou peça que eles a acessem no link indicado acima, utilizando computador com internet.

 

b. Os alunos devem descrever cada detalhe do que veem. Estimule-os a expor uma possível interpretação para a alegoria.

 

c. Em seguida, os alunos podem ler uma interpretação para a alegoria no link citado, abaixo:

 

A imagem é uma alegoria ao Juramento da Constituição “Salve! Querido Brasileiro Dia. 25 de março de 1824.” de Gianni e litogravada por Lasteyrie (acervo da Fundação Biblioteca Nacional) e mostra D. Pedro libertando das garras do despotismo o Brasil, sob a forma de uma índia. (...)

 

http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos/a-volta-das-que-nao-foram-ed-47

Acesso em: 20/03/2014

 

d. A partir da leitura, retome com os alunos alguns significados ideológicos subjacentes à alegoria: D. Pedro salva o Brasil (na alegoria representado por uma índia) das garras do despotismo português. A Constituição de 1824 teria, então, a tarefa de respaldar esse compromisso do Imperador Pedro I com o país independente.

 

 

Atividade 2

 

a. Para compreender melhor o que representava essa perspectiva de um Imperador que queria ser visto como o único capaz de "libertar" o Brasil do absolutismo português, proponha aos alunos o trabalho com o organograma abaixo:

 

Imagem 2

http://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo02/const_1824.html

Acesso em: 20/03/2014

 

b. Chame a atenção dos alunos para o fato de que, na Constituição de 1824, primeira constituição brasileira, além dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, havia um quarto poder: o poder MODERADOR. Eles devem observar que esse poder Moderador estava acima dos outros poderes. Ao Imperador Pedro I cabia o poder Executivo e também o poder Moderador. Ou seja, na prática, a última palavra sempre seria dele.

 

c. Para que os alunos aprofundem a discussão sobre as atribuições do poder Moderador, eles poderão selecionar fontes na própria escola: livros didáticos, livros paradidáticos, enciclopédias, textos postados na internet etc. A título de sugestão, confira o texto abaixo:

 

Era denominado poder moderador um dos quatro poderes previstos pela Constituição Brasileira de 1824, onde a vontade expressa do imperador tinha preponderância sobre os outros três poderes comumente estabelecidos, legislativo, executivo e judiciário.

(...) Instituído com a alegação de fomentar a neutralidade, segurança, moderação e unidade entre os demais poderes do Império, tal instrumento acabou por instalar um verdadeiro regime ditatorial constitucional sob o mando absoluto e arbitrário da vontade imperiosa do chefe de estado.

 

O texto completo está disponível em:

http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/poder-moderador/ (Acesso em: 20/03/2014)

 

 

d. A leitura do texto completo possibilitará aos alunos o contato com alguns artigos da Constituição de 1824 que tratam do poder Moderador. Os alunos devem anotar no caderno de História as suas conclusões a respeito de como funcionava esse quarto poder no Brasil Império. Posteriormente, essas informações serão úteis para a compreensão da eclosão da Confederação do Equador.

 

Atividade 3

 

O Poder Moderador: tema no ENEM

 

 

Para aprofundar as discussões a respeito do Poder Moderador, proponha aos alunos que respondam uma questão do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) sobre o assunto.

No ENEM/2004, na prova de História, foi solicitada uma questão sobre o Poder Moderador. Reproduza a questão para os alunos ou peça que eles a acessem no link indicado abaixo:

Questão 53

Constituição de 1824:
“Art. 98. O Poder Moderador é a chave de toda a organização política, e é delegado privativamente ao Imperador (…) para que incessantemente vele sobre a manutenção da Independência, equilíbrio, e harmonia dos demais poderes políticos (…) dissolvendo a Câmara dos Deputados nos casos em que o exigir a salvação do Estado.”

Frei Caneca:
“O Poder Moderador da nova invenção maquiavélica é a chave mestra da opressão da nação brasileira e o garrote mais forte da liberdade dos povos. Por ele, o imperador pode dissolver a Câmara dos Deputados, que é a representante do povo, ficando sempre no gozo de seus direitos o Senado, que é o representante dos apaniguados do imperador.”
(Voto sobre o juramento do projeto de Constituição)

 

Para Frei Caneca, o Poder Moderador definido pela Constituição outorgada pelo Imperador em 1824 era:

 

a) adequado ao funcionamento de uma monarquia constitucional, pois os senadores eram escolhidos pelo Imperador.


b) eficaz e responsável pela liberdade dos povos, porque garantia a representação da sociedade nas duas esferas do poder legislativo.


c) arbitrário, porque permitia ao Imperador dissolver a Câmara dos Deputados, o poder representativo da sociedade.


d) neutro e fraco, especialmente nos momentos de crise, pois era incapaz de controlar os deputados representantes da Nação.


e) capaz de responder às exigências políticas da nação, pois supria as deficiências da representação política.

 

Resposta: Letra C

Habilidade: Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.

 

Disponível em:

http://www.historiadigital.org/questoes/questao-enem-2004-poder-moderador/. Acesso em: 20/03/2014.

 

Trabalhando a questão do ENEM

 

Orientações:

 

1. Não indique a resposta da questão aos alunos. Partindo das discussões anteriores, peça a eles que, individualmente, tentem respondê-la.

2. Escolha alguns alunos da turma para responderem, oralmente, a questão proposta, justificando a razão da escolha.

3. Chame a atenção dos alunos para a habilidade do ENEM, vinculada à questão proposta.

4. A questão também permite que os alunos busquem conhecimentos a respeito da participação de Frei Caneca na Confederação do Equador. Nesta perspectiva, sugira a projeção e análise do vídeo indicado abaixo, disponível no Portal do Professor, no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28791

Acesso em: 20/03/2014.

 

 

 

 

5. A partir do vídeo, os alunos poderão refletir acerca das seguintes questões:

 

  • O envolvimento de Frei Caneca nas lutas pela independência: A Insurreição Pernambucana de 1817 e a Confederação do Equador em 1824.
  • Frei Caneca como um dos responsáveis pela organização do governo provisório da  "República Pernambucana" em 1817.
  • O fechamento da Assembleia Constituinte de 1823 e outorga da Constituição de 1824.
  • A nomeação de um novo presidente para a Província de Pernambuco, desconsiderando a escolha das instâncias locais, precipitou a Confederação do Equador.
  • A repressão ao movimento e a execução de frei Caneca pelo governo central.

 

Retome as discussões com os alunos em relação aos recursos utilizados (imagem, texto, questão do ENEM, vídeo), para que reflitam sobre:

 

  • A alegoria reforça a ideia de um Imperador português que supostamente seria o representante máximo na luta pela libertação do Brasil em relação ao despotismo português. Entretanto, o próprio Imperador era português e não prezava a liberdade e a democracia.
  • Com a Constituição de 1824, o Imperador criou um poder acima de todos os outros, o poder Moderador, a ele atribuído. Portanto, governava de forma arbitrária.
  • Em Pernambuco, a situação que já era de revolta, tornou-se insustentável, levando à Confederação do Equador em 1824.

 

 

Módulo 2 - A Confederação do Equador: etapas e culminância

 

 

A partir das questões trabalhadas no Módulo 1, questione:

 

De que maneira elas se relacionam com a Confederação do Equador?

Estimule os alunos a buscarem resposta a esta e a outras questões, tais como:

 

  • Por que o movimento recebeu a denominação de Confederação do Equador.
  • Quais os grupos sociais participantes do movimento.
  • Quais os objetivos dos revoltosos.
  • As etapas e culminância do movimento.

 

Os alunos devem selecionar e analisar fontes que lhes permitam responder às questões propostas: livros didáticos e paradidáticos, enciclopédias, revistas, jornais, material disponível na internet etc.

 

Nesta proposta, utilizaremos, sobretudo, material que os alunos possam ter acesso, a partir de computadores com acesso à internet. Entretanto, em sala de aula, estimule-os a reunir, também, fontes impressas sobre o tema, disponíveis na escola.

 

 

Atividade 1

 

Para iniciar, proponha aos alunos a questão:

 

Onde ocorreu a Confederação do Equador de 1824? Como se explica a denominação dada ao movimento?

 

Orientações para a atividade:

 

a. Os alunos devem apontar as províncias que participaram da Confederação do Equador. O texto abaixo  assinala a abrangência do movimento:

 

Confederação do Equador foi um movimento político ocorrido em 1824 no nordeste brasileiro. Começando em Pernambuco, ampliou-se rapidamente para outras províncias da região, como Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Em síntese, a Confederação do Equador - que ganhou esse nome em referência à proximidade do centro do conflito com a linha do Equador - foi um movimento contrário à centralização do poder imperial.

Texto completo disponível em:

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/confederacao-do-equador-movimento-extrapolou-a-simples-conspiracao.htm

Acesso em: 20/03/2014

 

b. Os alunos devem buscar, nas fontes, mapas representativos do Brasil no período Imperial (1822-1889), para que possam ter maior clareza da região onde ocorreu o movimento.

 

Discuta com os alunos a questão de que, no Império, o que hoje chamamos de estados eram denominados de províncias. Foi apenas na constituição de 1891, com a adoção do princípio do federalismo, é que houve a transformação das províncias do Brasil em estados, os quais passaram a ter autonomia para elaborar suas próprias leis, desde que não entrassem em conflito com as leis estabelecidas na Constituição Federal.

 

c. O trecho indicado no item a também possibilita aos alunos entenderem a origem do nome do movimento: a "proximidade do centro do conflito com a linha do Equador".

 

Atividade 2

 

Confederação do Equador: objetivos e culminância

 

Para que os alunos analisem e discutam os objetivos centrais dos participantes da Confederação do Equador, proponha a leitura do "Manifesto de proclamação da Confederação do Equador".

 

Manifesto de proclamação da 
Confederação do Equador 

(2 jul. 1824)

"Brasileiros. - A salvação da honra da pátria, e da liberdade, a defesa de nossos imprescritíveis e inalienáveis direitos de soberania, instam, urgem e imperiosamente comandam que com laços da mais fraterna e estrita união, nos prestemos recíprocos auxílios para nossa comum defesa.

É inato no coração do homem o desejo de ser feliz, e este desejo, como princípio de toda a sociabilidade, é bebido na natureza e na razão, que são imutáveis; para preenchê-lo é indispensável um governo que, dando expansão e coordenando todos os seus recursos, eleve os associados àquele grau de prosperidade e grandeza que lhe estiver destinado nos planos da Providência, sempre disposta em favor da humanidade. Reconhecendo estas verdades eternas, adotamos o sistema de governo monárquico representativo e começamos nossa regeneração política pela solicitude de uma soberana assembleia constituinte de nossa escolha e confiança.

(...)

 

O texto completo do Manifesto está disponível em:

http://www.dhnet.org.br/direitos/anthistbr/imperio/conf_equador.htm

 

a. os alunos devem fazer uma leitura atenta do manifesto, procurando o significado das palavras desconhecidas.

 

b. Após a leitura, os alunos deverão apontar, no texto:

 

  • As principais críticas feitas ao Imperador D. Pedro I e ao seu governo.
  • Objetivos dos revoltosos.

 

c. O professor deve orientar a discussão do texto pelos alunos, esclarecendo possíveis dúvidas.

 

Dando sequência à atividade, proponha aos alunos a análise e debate do texto abaixo:

 

Confederação do Equador

Independência em Pernambuco

Viviane Gouvêa

Pesquisadora no Arquivo Nacional

 

(...)

A Confederação do Equador não foi uma aventura republicana, de intenções separatistas, fruto de imaturidade política e inconsequência. Ela resultou de radicalizações contingentes, e da recusa obstinada de alguns setores da sociedade nordestina em compactuar com um modelo centralista e autoritário imposto por d. Pedro que, a seu ver, os manteria na rota da decadência econômica, e distantes de qualquer possibilidade de participar do processo decisório.

A violência da repressão à revolta acabou por se compor com outros elementos para criar um quadro de desconfiança, ressentimento e finalmente animosidade entre os brasileiros de norte a sul, diante de um governo indeciso entre a Europa e a América, pendendo entre uma monarquia despótica e constitucional, que acabou por obrigar d. Pedro I a sair do Brasil, deixado livre finalmente para os partidos e lideranças nacionais.

 

Texto completo disponível em:

http://www.historiacolonial.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1189&sid=112

Acesso em: 20/03/2014

 

Orientações para a atividade:

 

a. Os alunos devem ler o texto completo no link indicado acima. Em seguida, devem anotar no caderno:

  • As ideias centrais.
  • As dúvidas suscitadas pela leitura.

 

b. Oriente os alunos a fazerem um esquema das ideias centrais do texto.  Confira as orientações de como fazer um esquema das ideias centrais de um texto no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48914 (Acesso em: 20/03/2014).

 

c. Após a elaboração do esquema, os alunos estarão preparados para discutir o texto. Para isto, sugerimos:

1. O professor deve solicitar a um aluno que leia a primeira ideia/palavra-chave que tenha colocado no esquema do texto e que fale sobre ela. Em seguida, deve perguntar a um segundo aluno se aquela mesma ideia também foi destacada por ele e por quê.

2. A dinâmica continua até que todas as ideias centrais do texto sejam mencionadas. Caso os alunos não mencionem em seus esquemas ideias consideradas centrais pelo professor, este deve apresentá-las, discutindo-as.

 

Importante: A autora faz uma discussão relevante do tema, desde os antecedentes do movimento, passando por suas etapas e culminância. O texto poderá ser aprofundado a partir do trabalho com outras fontes selecionadas pelos alunos.

 

 

Após o término das atividades do Módulo 2, sugira aos alunos que respondam às questões propostas sobre a Confederação do Equador no site Brasil Escola. Eles devem transcrever as questões no caderno e respondê-las, antes de lerem as respostas. Posteriormente, sob a orientação do professor, as respostas devem ser socializadas na turma.

Link para acesso às questões: http://exercicios.brasilescola.com/historia-do-brasil/exercicios-sobre-confederacao-equador.htm

Acesso em: 20/03/2014

 

 

 

Módulo 3 - Análise e produção de podcast pelos alunos

 

Atividade 1

 

Audição e análise de podcast sobre a Confederação do Equador

 

Orientações:

 

a. Utilizando computadores com acesso à internet, os alunos poderão ouvir o recurso abaixo indicado:

 

 

http://radiojcnews.ne10.uol.com.br/2013/12/03/confederacao-do-equador-foi-um-movimento-de-carater-revolucionario/

Acesso em: 20/03/2014

 

 

b. Caso necessário, os alunos poderão ouvir novamente o áudio. Em seguida, deverão sintetizar as principais ideias discutidas pelo professor de História Lula Couto:

 

  • A abrangência da Confederação do Equador.
  • O caráter separatista do movimento, com vistas à criação de uma confederação que reunisse as províncias envolvidas, separadas do restante do Brasil.
  • A participação do Frei Caneca no movimento.
  • O fechamento da Constituinte de 1823 e a outorga da Constituição de 1824: a centralização do poder.
  • Províncias do nordeste queriam mais autonomia e participação.

 

Além das questões específicas a respeito da Confederação do Equador, entrevistadora e entrevistado discutem o papel da educação formal na formação das pessoas, no desenvolvimento do senso crítico dos alunos.

 

Aproveite essa discussão para orientar os alunos a analisarem o movimento com olhar crítico, trabalhando não apenas as suas possibilidades, mas também os seus limites, como colocado pelo professor entrevistado.

 

 

 

Atividade 2

 

Produção de Podcast pelos alunos

 

 

Estimule os alunos a produzirem podcasts com as suas conclusões sobre a “Confederação do Equador”.

 

Orientações para a atividade:

a. Divida os alunos em 04 grupos.

 

b. A partir do que foi trabalhado nos Módulos 1 e 2, cada grupo deverá discutir os principais aspectos a serem abordados no seu podcast. Apenas quando o tema estiver bem compreendido é que os alunos devem se dedicar à produção dos mesmos.

 

c. Orientações específicas para a produção do podcast:

 

1. Para fazer um podcast é preciso basicamente de um computador, microfone e um software para gravar e editar o áudio. Confira as orientações básicas no texto: Passo a passo: como fazer um podcast. Disponível em: http://jovem.ig.com.br/cultura/internet/passo-a-passo-como-fazer-um-podcast/n1597733750086.html

 

2Vídeos que os grupos podem assistir, com orientações sobre a produção de podcasts:

 O que é podcast? http://www.youtube.com/watch?v=6YbH9XseDeA

 Crie seu próprio podcast! http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/crie-seu-proprio-podcast

 

3Tutoriais para a produção de podcast:

Tutorial: crie agora seu podcast. http://www.podcast1.com.br/i_seu_podcast.php

Tutorial: como criar um podcast. http://telhacast.com/podcasteando/tutorial-como-criar-um-podcast/

 

Links acessados em: 20/03/2014

 

 

d. Hora de socializar! Depois de prontos, os podcasts devem ser apresentados aos colegas, em data previamente marcada pelo professor. É importante abrir espaço na aula, após as apresentações, para que professor e alunos discutam cada apresentação: os aspectos semelhantes e divergentes (se existirem) nas conclusões de cada grupo, bem como as fontes utilizadas na organização do conteúdo.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Frei Caneca [Construtores do Brasil] Vídeo
Recursos Complementares

Para os alunos:

 

Confederação do Equador. http://www.infoescola.com/historia/confederacao-do-equador/

 

Confederação do Equador. http://www.mundoeducacao.com/historiadobrasil/confederacao-equador.htm

 

Para o professor:

 

Plano de Aula. A Confederação do Equador. http://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/medio/historia-do-brasil-a-confederacao-do-equador.htm

 

Os links foram acessados em:20/03/2014.

Avaliação

O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada módulo, como: leitura e interpretação de textos e imagens, análise e debate de vídeo, produção de esquema, análise e produção de podcast.

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