Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O racismo científico

 

22/04/2014

Autor y Coautor(es)
KLENIO ANTONIO SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Promover o debate em torno da temática do racismo científico.

- Contextualizar, historicamente, a origem científica do racismo.

- Discutir as influências atuais desta teoria.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2

Professor, o objetivo desta aula é sensibilizar os alunos para a questão do racismo, para além do simples preconceito de cor de pele. Para isto, pretende-se ampliar a discussão sobre o racismo iniciando pela investigação da sua origem que está calcada na Ciência que, na época do surgimento dos conceitos que levaram à teoria racista, esteve a serviço do capitalismo. 

Para tal, trabalhe com os alunos o filme dirigido por Steve McQueen, "12 anos de escravidão", (2013), duração 2h15min, disponível em: http://www.filmesonlinegratis.net/assistir-12-anos-de-escravidao-legendado-online.html. Acesso em 08 de abril de 2014. Sensibilize os alunos para questões referentes ao racismo e à inferioridade do negro, não importando sua classe, sua origem, sua formação ou sua articulação política. 

a) Leve os alunos para a sala de vídeo.

b) Convide-os a fazer um paralelo entre o que já conhecem sobre escravidão e a que ocorre no filme.

Após a exibição do trecho do filme "12 anos de escravidão”, o professor deverá propor um debate acerca dos seguintes assuntos centrais do filme: preconceito, intolerância e racismo. Para começar as discussões, o professor deverá usar como ponto de partida as situações vividas na própria realidade do contexto atual e caminhar para o tema da aula que é a origem científica do racismo. Com essa mesa redonda inicial, os alunos deverão se sensibilizar para a abordagem da origem científica do racismo.

c) Para iniciar o debate, o professor poderá usar o texto de Deborah Dettmam Matos, “Racismo científico: o legado das teorias bioantropológicas na estigmação do negro como delinquente” que fala sobre o conceito de racismo científico ou solicitar que os alunos o consultem no endereço: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=7448. Acesso em 08 de abril de 2014.

 

 

12 Anos de Escravidão

Imagem disponível em: http://br.web.img3.acsta.net/r_160_240/b_1_d6d6d6/pictures/14/03/10/18/29/032627.jpg. Acesso em 01 de abril de 2014.

 

Aulas 3 e 4

 

Nesta aula, os alunos irão assistir ao vídeo "Impactos fatais" da TV Escola da Série "Racismo" para entenderem a origem científica do racismo.

a) Leve a turma para a sala de vídeo ou providencie equipamento para a sala de aula.

b) Enquanto assistem ao vídeo, os alunos irão fazer seus registros em notebooks, tablets ou cadernos. Este registro pode ser feito por duplas. Os alunos podem registrar os seguintes aspectos:

- como o vídeo define o racismo científico;

- quais povos foram mais castigados no início desta teoria;

- quais vantagens a alta sociedade tirava desta teoria.

 

c) Exiba as duas partes do vídeo:

Impactos fatais (dub) – parte 1 de 2. Duração de 26min05seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=_o_kq5iFsZw. Acesso em 01 de abril de 2014.

Nesta parte, há uma introdução ao assunto.

Impactos fatais (dub) – parte 2 de 2. Duração de 26min29seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ZTkbZ1vEEVQ. Acesso em 01 de abril de 2014.

Nesta parte, há uma continuação das consequências desta teoria para diversas populações.

 

d) Dê aos alunos 30 minutos para que as duplas consultem seus registros e façam suas críticas devidas do que assistiram antes de abrir o debate.

e) Para este debate, convide um professor de História para que possam dizer de seus registros, suas opiniões, reflexões e façam uma interlocução com o mesmo, desafiando os alunos a pensar sobre as questões enriquecendo a atividade.  Estabeleça combinados para que cada um possa se expressar e todos possam ouvir. 

f) Terminado o debate, solicite que cada dupla busque na internet imagens que retratem o racismo e ilustrem seus textos que deverão ser postados em e-mails das outras duplas. Faça uma lista dos e-mails.

Sugestão de sites para imagem:

Disponível em: https://www.google.com.br/, clique em Imagens. Acesso em 08 de abril de 2014.

Disponível em: http://www.gettyimages.com.br/. Acesso em 08 de abril de 2014.

Aula 5

 

Para esta aula, será trabalhado o impacto da teoria científica sobre o racismo nos dias atuais.

a) Para isto, monte uma equipe multidisciplinar de professores:

- História

- Português

- Sociologia

- Filosofia

- Psicologia

- Geografia

- Ciências

b) Reúna estes professores e convide-os a assistir aos vídeos "Impactos fatais" parte 1 e 2, já exibido aos alunos e também ao vídeo indicado abaixo da Série Acervo da TV Escola "Impactos fatais", duração de 9 min, disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=2491. Acesso em 01 de abril de 2014.

 

Sinopse
O documentário da BBC de Londres retorna ao século 19 para nos mostrar o surgimento de um racismo tão cruel e mortal como a escravidão: o racismo com bases “científicas”. Quando o imperialismo europeu buscou o respaldo acadêmico para justificar o extermínio de populações que julgavam  “não civilizáveis”, “não evoluídas”, ou seja, que não se adequavam ao modo de vida que europeu. No trabalho proposto pelo professor de Sociologia, os alunos terão oportunidade de reconhecer neste Período as bases para políticas de extermínio do século XX, o nazismo, por exemplo. 

c) Na página da TV Escola sugerida, encontra-se uma versão da aula em PDF para os professores fazerem a leitura que pode auxiliá-los na preparação da aula intitulado Impactos fatais. Série Racismo – uma história. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/download_aulas_pdf/acervo/acervo_impactos_fatais_racismo.pdf. Acesso em 01 de abril de 2014.

 

Imagem disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/download_aulas_pdf/acervo/acervo_impactos_fatais_racismo.pdf. Acesso em 01 de abril de 2014.

 

d) Cada professor fará sua contribuição para o planejamento de acordo com as possibilidades da sua área de conhecimento. Várias são as atividades possíveis para se desenvolver com os alunos sobre a temática.

- os professores podem em duplas, por exemplo, desenvolver uma pesquisa mais aprofundada com os alunos;

- os professores em conjunto poderão promover um fórum com profissionais de fora da escola: médicos, psicólogos, antropólogos etc., que estejam envolvidos com a ciência e a questão social;

- os professores podem cada um em sua área, solicitar dos alunos uma culminância da pesquisa que podem fazer sobre o racismo científico: apresentação teatral, produção de um curta-metragem, produção de textos, produção de um blog etc.

Aula 6
 
Terminada a preparação do grupo de professores, auxiliem os alunos a prepararem seu material sobre o impacto do racismo científico.
 
a) Divida a turma em grupos de 5 ou 6 alunos.
b) Cada grupo irá desenvolver um vídeo com diferentes recursos: entrevistas, documentários, encenação sobre a temática do racismo científico.
c) Acompanhe os alunos nesta produção do vídeo em suas diferentes etapas: escrita do roteiro, montagem, filmagem, edição do vídeo.
d) Terminados os trabalhos, os grupos criarão no Google Docs um e-mail para que troquem entre si os vídeos.
e) Estes vídeos também podem ser divulgados via Whatsapp caso os alunos possuam tal recurso.
f) Há também a possibilidade de se criar um jornal digital virtual e disponibilizá-lo na internet em algum site hospedeiro.
Recursos Complementares

1 - Sugestão de livro sobre a teoria racista: SCWARCZ, Lilia Moritz. “O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil do século XIX”. São Paulo: Ed. Companhia das Letras. 1993.

 

Imagem disponível em: http://www.companhiadasletras.com.br/images/livros/10407_g.jpg. Acesso em 04 de abril de 2014.

 

2 - Sugestão de filme sobre racismo no Brasil: A negação do Brasil. 2000

Imagem disponível em: http://www.adorocinema.com/materias-especiais/filmes/arquivo-100414/?page=10&tab=0. Acesso em 04 de abril de 2014.

 

3 - Sugestão de site com texto explicativo sobre a teoria do racismo científico, “Eugenia. O racismo científico”, disponível em: http://orescator.blogspot.com.br/2012/12/eugenia-o-racismo-cientifico.html. Acesso em 08 de abril de 2014.

4 - Sugestão de texto produzido por pesquisadores da Unicamp sobre a temática, disponível em: http://www.historiaehistoria.com.b/materia.cfm?tb=alunos&id=313. No ícone busca digite "Racismo científico". Acesso em 08 de abril de 2014.

Avaliação

Avalie o quanto o conceito de "racismo científico", a origem científica do racismo e as suas influencias atuais, ficou claro para os alunos tendo como referencia a produção e suas intervenções nos debates. 

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.