Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Curiosidades da Copa do Mundo 2014

 

22/04/2014

Autor y Coautor(es)
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a história das Copas;
  • Conhecer as curiosidades das Copas;
  • Conhecer quem é o mascote da Copa do Mundo 2014;
  • Conhecer as bandeiras dos países que participarão da Copa do Mundo 2014;
  • Entender como funciona a tabela de jogos da Copa do Mundo;
  • Confeccionar um quadro com os jogos da Copa do Mundo 2014.
Duração das atividades
meses de junho e julho
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecimento básico do alfabeto.

 

Estratégias e recursos da aula

Recursos:

  • Mapa do mundo;
  • Painel;
  • Folhas coloridas – verde,amarela e azul;
  • Folhas impressas;
  • Fantoche ou boneco do mascote da Copa do Mundo 2014;
  • Reportagens da Copa do Mundo.

Módulo 1 

Já é conhecida a paixão dos brasileiros por futebol. Em dia de jogo do Brasil tudo se transforma, vestimos a camisa verde e amarela, tiramos a bandeira do armário, pintamos o rosto, todos param para ver a seleção em campo; cantamos o hino nacional em coro, são muitas as emoções.

Entendendo o aluno da educação infantil como um ser mergulhado nesta sociedade que estará mobilizada para a Copa do Mundo 2014, no Brasil, e sabendo do envolvimento de toda a sociedade com esse esporte que é paixão nacional, propõe-se a aula Curiosidades da Copa do Mundo.

ATIVIDADE 1

Antes de desenvolver a atividade, o professor deverá separar um espaço na sala de aula para confeccionar um painel: Copa do Mundo 2014.

Veja uma sugestão para o quadro:

 

tabela copa

Imagem criada pela formadora no Paint

 

Esta é apenas uma sugestão de esboço do painel, não se limite a ela, use sua criatividade, lembrando que o painel deve atingir os objetivos da aula.

A primeira atividade é um bate-papo sobre o tema da aula: “COPA DO MUNDO”. Faça uma rodinha de conversa, leve o desenho ou, se possível, um boneco ou fantoche do mascote da Copa do Mundo 2014, no Brasil. Apresente-o à turma, conte que este mascote estará presente nas aulas com o tema sobre as Copas do Mundo.

Leve as crianças a pensarem sobre:

  • Quem já assistiu uma Copa do Mundo?
  • Será que a Copa do Mundo sempre existiu?
  • Todos os países do mundo participam da Copa do Mundo?
  • Qual é o país que mais venceu Copas do Mundo?
  • Quais serão os países que jogarão com o Brasil?
  • Qual é o mascote da Copa do Mundo 2014? Quem criou e escolheu esse mascote? O significa seu nome?

Abra espaço para as perguntas dos alunos.

ATIVIDADE 2

Junto com as crianças, cole os nomes de todos os países que estarão na Copa do Mundo 2014 com suas bandeiras, utilize um Mapa Mundi para localizar cada país antes de afixá-lo no painel.

Faça um destaque nos países que irão jogar com o Brasil, são eles: Croácia, México e Camarões.

 

copa

Imagem criada no Paint pela formadora.

 

copa 3

Imagem criada no Paint pela formadora.

 

copa 2

Imagem criada no Paint pela formadora.

 

ATIVIDADE 3

Explique às crianças que serão 32 países que participarão da copa. Esses países participaram e ganharam outras competições para terem o direito de estar na Copa do Mundo, somente o Brasil, que é o país sede da copa, já tinha sua vaga garantida para este evento.

Após saberem quais eram os 32 países que participariam da copa, no dia 06 de dezembro de 2013, foi realizado um sorteio para criação dos grupos. Os grupos criados foram: Grupo A, Grupo B, Grupo C, Grupo D, Grupo E, Grupo F, Grupo G e Grupo H. O resultado do sorteio é a tabela de jogos da Copa do Mundo.

Explique também que cada vitória corresponde a 3 pontos ganhos, o empate corresponde a 1 ponto ganho e o perdedor não ganha nenhum ponto. Assim, quando todos os países do grupo se enfrentarem, o 1º e o 2º lugar do grupo passam para a próxima fase, que são as oitavas de final. Em seguida, as quartas de final, a semi final, que é a disputa do terceiro lugar e, por  último, a final, conforme a tabela de jogos.

O objetivo desta atividade é que seja construída dia a dia a tabela de jogos da sala.  À medida que os resultados forem anotados, trabalhe os conceitos de números ordinários, quantidades etc. Para desenvolver a atividade,  imprima as tabelas abaixo.

Tabela disponível para download no site: http://www.ebc.com.br/esportes/2013/12/baixe-a-tabela-da-copa-do-mundo-de-2014. Acesso em: 19 abr. 2014.

 

tabela

Imagem adaptada pela formadora no Paint.

 

tabela

Imagem adaptada pela formadora no Paint.

 

tabela

Imagem adaptada pela formadora no Paint.

 

tabela

Imagem adaptada pela formadora no Paint.

 

tabela

Imagem adaptada pela formadora no Paint.

Módulo 2

Recursos:

  • Bandeira do Brasil;
  • Folhas impressas.

 

ATIVIDADE 1

Leve uma bandeira do Brasil para sala de aula para que as crianças aprendam sobre esse símbolo nacional.

Introduza o tema fazendo as seguintes perguntas às crianças:

  • Por que cada país tem sua bandeira?
  • Será que seus desenhos e suas cores significam alguma coisa?
  • O que será que a nossa bandeira significa?

História

A bandeira do Brasil foi instituída em 19 de novembro de 1889, ou seja, 4 dias depois da Proclamação da República. É o resultado de uma adaptação na tradicional Bandeira do Império Brasileiro. Neste contexto, em vez do escudo Imperial português dentro do losango amarelo, foi adicionado o círculo azul com estrelas na cor branca.

Normas

Existem normas específicas nas dimensões e proporções do desenho da Bandeira Brasileira. Ela tem o formato retangular, com um losango amarelo em fundo verde, sendo que no centro está a esfera azul celeste, atravessada pela faixa branca com as palavras Ordem e Progresso em letras maiúsculas verdes. Essa faixa é oblíqua,  inclinada da esquerda para a direita. No círculo azul, estão 27 estrelas, que retratam o céu do Rio de Janeiro, incluindo várias constelações, como, por exemplo, o Cruzeiro do Sul. As estrelas representam simbolicamente os 26 Estados e o Distrito Federal. A única estrela que fica na parte superior do círculo representa o estado do Pará.

A Bandeira Nacional é hasteada de manhã e recolhida na parte da tarde. Ela não pode ficar exposta à noite, a não ser que esteja bem iluminada. É obrigatório o seu hasteamento em órgãos públicos (escolas, ministérios, secretarias de governo, repartições públicas) em dias de festa ou de luto nacional. Nos edifícios do governo, ela é hasteada todos os dias. Também é exposta em situações em que o Brasil é representado diante de outros países como, por exemplo, em congressos internacionais e encontros de governos.

Dia da Bandeira 

O dia 19 de Novembro é comemorado, em todo o território nacional, como o Dia da Bandeira. Nesta data ocorrem comemorações cívicas, acompanhadas do Hino à Bandeira.

Curiosidade

- As quatro cores da Bandeira Nacional representam simbolicamente as famílias reais de que descende D.Pedro I, idealizador da Bandeira do Império. Com o passar do tempo esta informação foi sendo substituída por uma adaptação feita pelo povo brasileiro. Dentro deste contexto,  o verde passou a representar as matas, o amarelo as riquezas do Brasil, o azul o seu céu e o branco a paz que deve reinar no Brasil.

- A versão atual da Bandeira Nacional Brasileira, com 27 estrelas, entrou em vigor em 11 de maio de 1992, com a inclusão de mais quatro estrelas (antes eram 23 estrelas) representando os estados do Amapá, Tocantins, Roraima e Rondônia.

Texto adaptado do site: http://www.suapesquisa.com/geografia/bandeiradobrasil.htm. Acesso em: 19 abr. 2014.

ATIVIDADE 2

Após explicar sobre a bandeira, pinte e monte a bandeira do Brasil respeitando suas as cores.

Mostre também, separadamente, quais formas geométricas fazem parte da bandeira do Brasil.


1 retângulo: verde
1 losango: amarelo 
1 circulo: azul

formas

Imagem disponível em: http://www.escolakids.com/desenhos-geometricos.htm. Acesso em: 19 de abr. 2014.

 

bandeira 2

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-HbBiUqLAAJk/Tg6LIZtEyiI/AAAAAAAACFk/llFEDRJuhl8/s1600/atividades+7+de+setembro+independencia+colorir.+bandeira328745.jpg. Acesso em: 19 abr. 2014

ATIVIDADE 3

A proposta desta atividade é uma pesquisa sobre as curiosidades da Copa do Mundo. 

aula

Recado criado pela formadora no Paint.

 

Leia cada reportagem com os alunos e afixe no mural da sala, eleja com a turma as curiosidades que mais chamaram a atenção do grupo.

 

ATIVIDADE 4

Produção de Texto coletiva sobre a Copa do Mundo.

Cada aluno deverá falar uma palavra que esteja relacionada com a Copa do Mundo e justificar sua escolha. Terminada a seleção das palavras,  a turma deverá fazer uma produção de texto coletiva com a mediação do professor.

 

ATIVIDADE 5

Esta última atividade tem como objetivo fazer uma revisão das aulas desenvolvidas em torno do tema " Copa do Mundo". Nesse sentido,  depois do dia 13 de Julho de 2014, aplique a atividade abaixo e, ao final, converse com os alunos sobre o que acharam da Copa do Mundo 2014.

 

atividade

Atividade criada pela formadora no Paint.

Recursos Complementares

Para mais imagens de bandeiras do mundo, acesse:

http://paginas.fe.up.pt/~fff/Homepage/Bandeiras/bandeiras.html. Acesso em: 19 abr. 2014.

http://aimore.net/bandeiras.htm. Acesso em: 19 abr. 2014.

http://www.girafamania.com.br/introducao/lista_paises1.html. Acesso em: 19 abr. 2014.

Avaliação

A avaliação será processual com observação da participação dos alunos pelo professor durante cada etapa das atividades desenvolvidas. Ao final, o professor deverá observar se a criança é capaz de:

  • Conhecer a história das Copas;
  • Entender como funciona a tabela de jogos da Copa do Mundo;
  • Compreender os números ordinários;
  • Reconhecer na bandeira do Brasil as formas geométricas – retângulo, losango e circulo;
  • Interagir com a turma e levar curiosidades e dúvidas;
  • Participar na construção coletiva de texto.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.