Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


I CAN, I CAN'T

 

22/04/2014

Autor y Coautor(es)
ILMA MONTEIRO RESENDE CARRIJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·       Identificar e utilizar o verbo modalCAN.

·       Construir frases afirmativas, negativas e perguntas com o verbo CAN.

·       Criticar atitudes relacionadas ao aprisionamento de animais.

·       Relatar o resultado de um questionário, usando CAN/CAN’T.

·       Redigir um texto, usando CAN/CAN'T.

Duração das atividades
2 módulos/aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer alguns verbos elementares no presente simples.

Estratégias e recursos da aula

Módulo 1

ATIVIDADE 1

Para apresentar o verbo CAN, mostre a figura abaixo (figura 1) e verifique se os alunos sabem o que significa a palavra cage. Diga que vocês lerão um poema intitulado A bird in a cage. Distribua o poema para os alunos e, em seguida, declame o poema. Nesta etapa, é melhor que a leitura seja feita pelo professor, e não pelos alunos, para que a interpretação, o ritmo e a métrica do poema sejam realçados.

Figura 1: A bird in a cage

a bird in a cage

Fonte: http://www.fenyhordozok.hu/wordpress/wp-content/uploads/2012/11/Bird-in-cage.jpg; acesso em: 13 de abril de 2014.

A Bird in a Cage

 

My house is a cage.1

I can live here, but I can’t leave here.

I can eat, drink and sing.

But I can’t fly …

I can see my owner Hower.5

But I can’t see the tree or the flower.

I can stand, walk and jump.

But I can’t fly …

My song and my beauty can make Hower happy.

But I can’t be happy.10

One day I’ll leave the cage.

I can dream about it.

I’ll be free. And Hower?

So will he.

Poema escrito pela autora.

 

Após a leitura do poema, peça aos alunos que sublinhem as palavras CAN e CAN’T, no poema. Pergunte se eles sabem o que significam essas palavras. Explique que o verbo CAN significa poder, ter a habilidade de, ter a capacidade de, ou saber fazer algo e que CAN’T é a forma negativa deste verbo.

Proponha questões sobre o poema, para verificar a compreensão e interpretação do texto. Aproveite para trabalhar a consciência ambiental e a atitude positiva com relação à proteção dos animais e da natureza. Sugiro as seguintes questões:

1.     The poem says: I can eat… (line 3); I can’t fly… (line 4).Who is I, in the poem?

2.     Who is Hower (line 5)?

3.     What do you think aboutHower’s attitude towards the bird?

4.     Would you do the same or would you do it differently? Why?

5.     What does it, in line 12, mean?

6.     Make sentences, according to the poem. Start by:

a.     The bird can ...........

b.     The birdcan’t ...........

 

Agora peça aos alunos que leiam suas frases para a sala.

ATIVIDADE 2

Neste momento, é interessante que o professor trabalhe a pronúncia e a interpretação oral. Convide alguns alunos a recitarem o poema. Muitos alunos gostam desta atividade. 

ATIVIDADE 3

Coloque no quadro a estrutura do verbo, como na tabela abaixo (quadro 1) e explique como são formadas a afirmativa, a negativa e a pergunta.

Quadro 1: VERB CAN

Quadro CAN

Fonte: Arquivo da autora.

Não se esqueça de apresentar, também, as respostas curtas: Yes, I can./No, I can’t.

Para a prática do verbo CAN, proponha um exercício guiado, como o seguinte:

Complete the sentences with can/can’t and a verb from the box below:

 

CLOSE

COOK

EAT

GO

LISTEN

SWIM

WATCH

1.     Mom, _______ I _______ to my friend’s house this afternoon?

2.     My mother ______ _______ very well. She is a chef.

3.     Carol, you _______ _______ a candy now! It’s lunch time.

4.     He ________ _________ TV, when he finishes his homework.

5.     They ________ _________ to the teacher, because the students are very noisy.

6.     You ________ _________ your books now. The class is finishing.

7.     “______ your little brother _______?” “No, he can’t. He is only two years old.” 

 

Módulo 2

ATIVIDADE 1

A atividade a seguir deverá ser feita em pares (pairwork). Distribua uma folha do exercício contido no quadro abaixo para cada aluno (quadro 2). Eles, então, fazem as perguntas aos seus pares e marcam as respostas. Quando terminarem, peça para eles relatarem à classe o resultado do questionário aplicado. Ao relatar, os alunos estarão praticando o verbo CAN na terceira pessoa. Ajude os alunos a construírem orações ligadas por and/but.

Quadro 2: Questionnaire

quadro

Fonte: Arquivo da autora.ATIVIDADE 2

ATIVIDADE 2

Para a consolidação do uso do CAN, proponha agora uma produção de texto, com o seguinte tema: I can’t do it on weekdays, but I can do it on weekends. Como o tema sugere, os alunos devem escrever sobre as atividades que eles não podem realizar durante a semana, devido às aulas, à falta de tempo, às obrigações do dia-a-dia, etc.; e as atividades que eles podem fazer nos finais de semana. O texto deve ter, pelo menos, dois parágrafos.

ATIVIDADE 3

Para contrapor à questão da privação da liberdade, tratada no poema A Bird in a Cage, os alunos irão assistir a um vídeo com a música I can see clearly now, de Jimmy Cliff, que pode ser encontrada no endereço abaixo. Este vídeo traz consigo a letra da música. Esta letra trata da liberdade, da consciência dos acontecimentos e dos sentimentos que temos em relação a eles, bem como da celebração da natureza, do céu, do sol, do arco-íris – enfim, da vida.

I can see clearly now by Jimmy Cliff

I can see clearly now the rain is gone.
I can see all obstacles in my way.
Gone are the dark clouds that had me blind.
It's gonna be a bright, bright sunshinin' day.
It's gonna be a bright, bright sunshinin' day.

Oh yes, I can make it now the pain is gone.
All of the bad feelings have disappeared.
Here is the rainbow I've been praying for.
It's gonna be a bright, bright sunshinin' day.

Look all around, there's nothing but blue skies.
Look straight ahead, there's nothing but blue skies.

I can see clearly now the rain is gone.
I can see all obstacles in my way.
Here's the rainbow I've been praying for.
It's gonna be a bright, bright sunshinin' day.

It's gonna be a bright, bright sunshinin' day.
Real, real bright, bright sunshinin' day.
Yeah, hey, it's gonna be a bright, bright sunshinin' day.

 

Fonte: http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=KSuB4t3q_dA. Acesso em: 13 de abril de 2014.

Depois de assistirem a esse vídeo, peça aos alunos que pensem novamente no pássaro do poema A Bird in a Cage e construam frases, oralmente, seguindo o modelo:

When the bird is out of the cage, it can see …………. 

Recursos Complementares

Diversas atividades abordando o verbo modal CAN podem ser encontradas nos endereços abaixo:

http://www.grammar.cl/Games/Can_Cannot.htm; acesso em: 13 de março de 2014.

http://www.englishexercises.org/makeagame/viewgame.asp?id=1518; acesso em: 13 de março de 2014.

http://www.englisch-hilfen.de/en/exercises/questions/can2.htm; acesso em: 13 de março de 2014.

http://www.englisch-hilfen.de/en/exercises/questions/can.htm; acesso em: 13 de março de 2014.

http://www.english-grammar-lessons.com/can/exercise1.html; acesso em: 13 de março de 2014.

http://www.english-grammar-lessons.com/can/exercise2.html; acesso em: 13 de março de 2014.

http://www.english-grammar-lessons.com/can/exercise3.html; acesso em: 13 de março de 2014.

https://learnenglishkids.britishcouncil.org/en/grammar-games/modals-can-and-cant; acesso em: 13 de março de 2014.

Avaliação

Avalie o processo de aprendizagem, observando a participação e o interesse dos alunos nos diversos momentos da aula: ao ler o poema, assistir ao vídeo, discutir o tema da liberdade. Observe o desempenho na execução dos trabalhos individuais e em duplas. Avalie a produção textual sob os aspectos do tema, do modo composicional (estrutura do verbo CAN) e o estilo (uso formal/informal da língua).  Se quiser, avalie a produção textual de forma quantitativa.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 5/5 - 100%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.