Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Bandeira do Brasil: rimas e encantos mil

 

20/05/2014

Autor y Coautor(es)
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar e interpretar um texto poético.
  • Buscar informações para além do que está escrito em um texto poético.
  • Identificar as rimas quanto à sua disposição e natureza.
  • Criar um texto poético com rimas.
  • Declamar textos poéticos.
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Estratégias de leitura.
  • Noções básicas sobre rimas.
Estratégias e recursos da aula
  • Computador.
  • Projetor.
  • Caixas de som.
  • Acesso à internet.
  • Cópias impressas.
  • Discussão oral coletiva.
  • Trabalho em grupo.

 

Módulo 1

ATIVIDADE 1

Professor, para introduzir o tema da aula, pergunte aos alunos se eles conhecem a palavra VEXILOLOGIA. Escute o que os alunos sabem, ou não, sobre a palavra. Em seguida, comente com eles o significado de vexilologia. Veja abaixo a acepção encontrada no dicionário online Michaelis:

 

vexilologia
ve.xi.lo.lo.gi.a
(cs) sf (lat vexillu+logo2+ia1) Estudo das bandeiras, pavilhões, estandartes etc.

Dicionário disponível em: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=vexilologia. Acesso em: 10 maio 2014.

 

ATIVIDADE 2

Prepare cópias impressas do texto sugerido abaixo e entregue-as aos alunos para que façam uma leitura silenciosa. Caso seja possível, leve os alunos ao laboratório de informática, onde eles poderão acessar o texto da Revista Veja digital. Dessa maneira, as cópias impressas não serão necessárias. Outra opção é projetar o texto na tela para que os alunos façam a leitura.

 

bandeiras com

Texto e imagem da Revista Veja Edição 2351 de 11/12/2013, p. 66-67. Disponíveis em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 10 maio 2014.

 

Para compreensão de texto, proponha questões, tais como:

  1. Como se chama a profissão da pessoa que estuda as bandeiras?
  2. Qual o nome do vexilólogo entrevistado?
  3. Por que as bandeiras sempre fascinam?
  4. Segundo o entrevistado, o que geralmente reivindicam os manifestantes quando usam a bandeira?
  5. De acordo com a vexilologia, quando uma bandeira é eficiente?
  6. De acordo com Tiago Berg, qual é a bandeira mais difícil de se desenhar?
  7. E a mais curiosa? 
  8. O que aconteceria com a bandeira da Grâ-Bretanha, se a Escócia se tornasse independente?
  9. Quais são as duas bandeirasque se parecem, citadas por Tiago Berg?

 

ATIVIDADE 3

No laboratório de informática, para conhecimento dos alunos, peça-lhes que procurem na internet imagens das bandeiras citadas na entrevista por Tiago Berg, quais sejam:

 

  • A bandeira mais difícil de se desenhar, a bandeira do Turcomenistão.

Imagem disponível em: http://www.webbusca.com.br/atlas/bandeiras/turcomenistao.gif. Acesso em: 10 maio 2014.

 

  • A bandeira mais curiosa, a bandeira da Papua-Nova.

Imagem disponível em: http://www.bandeiras-nacionais.com/media/flags/flagge-papua-neuguinea.gif. Acesso em: 10 maio 2014.

 

  • As duas bandeiras parecidas, as bandeiras da Argentina e do Uruguay.

 

http://www.suapesquisa.com/paises/argentina/bandeira_da_argentina.gif

 

Imagem disponível em: http://www.suapesquisa.com/paises/argentina/bandeira_da_argentina.gif. Acesso em: 10 maio 2014.

 

    

Imagem disponível em: http://cdns2.freepik.com/fotos-gratis/bandeira-do-uruguai-clip-art_434827.jpg. Acesso em: 10 maio 2014.

 

ATIVIDADE 4

 

A  seguir, um momento de descontração e aprendizado. Ainda no laboratório de informática, proponha aos alunos uma atividade de ensino bem lúdica. É um jogo online, no qual eles deverão reconhecer as bandeiras do mundo. Deixe-os jogar enquanto se interessarem. O jogo é autodidático e os alunos poderão recomeçá-lo quantas vezes quiserem. Quanto mais jogarem, mais eles memorizarão as bandeiras. O jogo pode ser acessado no sítio abaixo:

 

jogos

Jogo disponível em: http://www.jogos-geograficos.com/jogos-geografia-Bandeiras-do-Mundo-_pageid100.html. Acesso em: 11 maio 2014.

 

Módulo 2

ATIVIDADE 1

 

Dando sequência ao desenvolvimento do tema sobre bandeiras, ainda no laboratório de informática, projete o vídeo do Hino à Bandeira cantado e legendado. Dessa maneira, os alunos poderão ouvir e também cantar.

 

hino bandeira

Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2UQw9rBfv88. Acesso em: 12 maio 2014.

 

ATIVIDADE 2

 

Depois de ouvirem e cantarem o hino, entregue aos alunos cópias impressas da letra do Hino à Bandeira e também prepare cópias de algumas trovas sobre a Bandeira do Brasil encontradas no sítio Poesia em Trovas. Para melhor desenvolvimento da atividade, distribua os alunos em grupos (4 a 5 membros) e peça-lhes que façam a leitura desses textos. Posteriormente, peça a alguns alunos que façam a leitura em voz alta. Verifique se eles compreenderam os textos lidos. É importante que todos compreendam a letra do hino e também as trovas.

 

Leve dicionários para a sala de aula e deixe-os à disposição dos alunos para pesquisarem palavras desconhecidas.

 

Veja, abaixo, a letra do Hino à Bandeira e a seleção de trovas. Não se esqueça de comentar com os alunos que o Hino à Bandeira foi apresentado pela primeira vez em 09 de novembro de 1906.

 

Hino à Bandeira

Letra: Olavo Bilac

Música: Francisco Braga

Salve lindo pendão da esperança!
Salve símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.

Recebe o afeto que se encerra
em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever,
E o Brasil por seus filhos amados,
poderoso e feliz há de ser!

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre sagrada bandeira
Pavilhão da justiça e do amor!

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Letra disponível em: http://letras.mus.br/hinos-de-paises/46366/. Acesso em: 12 maio 2014.

 

As trovas abaixo foram retiradas do sítio "Poesia em Trovas". Todas elas e as outras que também estão publicadas no sítio foram escritas a partir de uma imagem inspiradora, copiada logo abaixo, e de um vídeo da canção Brasil, de Cazuza.

 

foto bandeira

Imagem disponível em: http://poesiaemtrovas.blogspot.com.br/2013/07/trova-legenda-ate-15072013.html. Acesso em: 15 maio 2014.

 

cazuza

Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Gp35LvnRNHM. Acesso em: 15 maio 2014.

 

Na Bandeira do Brasil...
vejo um outro despertar,
refletindo a cor de anil...
que acredito ... ser do mar!!!
 
Ana Maria Guerrize Gouveia
Santos/SP
O branco, azul e amarelo
o mar refletindo o céu,
no Brasil verde e singelo
que é tão doce quanto o mel!
 
Ana Raduan
Botucatu/SP
 
A Bandeira Nacional
no Amazonas refletida,
foi algo sensacional
que o céu nos deu nesta vida!
 
Amilton M. Monteiro
São José dos Campos/SP
 
O céu pinta de esperança
o cenário da injustiça:
- Meu  Brasil, desde criança,
explorado por cobiça.
 
Dáguima Verônica
Santa Juliana/MG
 
O céu está patriota
em singular  brincadeira
as nuvens em cambalhota
imitam nossa bandeira
 
Sonia Regina Rocha Rodrigues
Santos/SP

Trovas disponíveis em: http://poesiaemtrovas.blogspot.com.br/2013/07/trova-legenda-ate-15072013.html. Acesso em: 15 maio 2014.

 

ATIVIDADE 3

http://www.escuelaenlanube.com/wp-content/uploads/2012/12/01rimas.jpg

Imagem disponível em: http://www.escuelaenlanube.com/wp-content/uploads/2012/12/01rimas.jpg. Acesso em: 15 maio 2014.

 

Terminada a leitura e compreensão dos textos acima, isto é, o Hino à Bandeira e as cinco trovas, trabalhe com os alunos a presença das rimas nos textos. Peça aos alunos para classificar as rimas quanto à disposição e à natureza. Caso seja necessário, para fazer uma revisão sobre rimas, veja sugestões de slides ( ou cartazes) em:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=54944. Acesso em: 15 maio 2014.

 

ATIVIDADE 4

Momento da produção escrita.

http://2.bp.blogspot.com/-FPo04fhXxfk/UQCM575MB2I/AAAAAAAAPEw/NsGRKGCG0Qw/s1600/escrita-crianca.jpg

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-FPo04fhXxfk/UQCM575MB2I/AAAAAAAAPEw/NsGRKGCG0Qw/s1600/escrita-crianca.jpg. Acesso em: 15 maio 2014.

 

Terminada a leitura desses vários textos poéticos sobre a bandeira nacional, os alunos terão condições de elaborar uma composição poética, pois, de acordo com Trevisan (1995, p. 20), a criança precisa de uma memória transtextual para poder criar um texto poético; segundo a autora, "o exercício de leitura estética [deve] anteceder o momento da produção [...] ninguém cria a partir do nada".

Proponha aos alunos que criem pequenos poemas, uma ou duas estrofes, sobre a bandeira nacional brasileira. Eles poderão criar seus textos poéticos a partir da mesma imagem utilizada no sítio " Poesia em trovas", ilustrada na Atividade 2.

 

 Outra proposta, caso os alunos prefiram, é escolher outra imagem da bandeira que possa inspirar a criação poética.

 

Reforce com os alunos que os textos poéticos deverão ser elaborados com rimas.

 

Ao final da atividade, recolha os textos para correção e  devolva-os aos alunos para que possam preparar um momento de apresentação das trovas. Esse momento de declamação poderá ser ilustrado com imagens ou mesmo acompanhado com um fundo musical. Deixe os alunos livres para preparar esse momento especial de apresentação dos poemas.

Recursos Complementares

Sugestão de leitura para o professor:

Rima. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rima. Acesso em 20 mar. 2014.

O estudo analítico do poema, de Antônio Cândido. Disponível em: http://fortium.edu.br/blog/fabricio_martins/files/2012/08/Antonio-Candido-O-Estudo-Analitico-do-Poema.pdf. Acesso em 20 mar. 2014.

 

Sobre a história da Bandeira do Brasil, acesse:

http://www.brasilescola.com/brasil/bandeiradobrasil.htm. Acesso em: 17 maio 2014.

 

Referência Bibliográfica

TREVIZAN, Zizi. Poesia e ensino: antologia comentada. São Paulo: Arte & Cultura - UNIP, 1995.

Avaliação

A avaliação qualitativa  será processual, isto é, durante o desenvolvimento de todas as atividades. Para isso, o professor deverá observar a participação dos alunos nas atividades propostas, verificando sua compreensão nos momentos de leitura e discussão. A avaliação quantitativa poderá ser feita por meio da análise e correção dos textos poéticos criados pelos alunos.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Anã Lisboa Nastacio, E.E. Maria Frizzarini , São Paulo - dijo:
    ananastacio@hotmail.com

    02/06/2014

    Cinco estrelas

    Muito boa a aula, "Bandeira do Brasil: rimas e encanto mil". Agradecida por esse canal rico em informações. Sempre me inspiro nesse portal, para preparar uma aula.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.