Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Poesia e intertextualidade: possibilidades de produção escrita e oral

 

21/05/2014

Autor y Coautor(es)
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar e interpretar um texto poético.
  • Criar um texto poético.
  • Criar textos poéticos a partir de nomes de animais e das palavras que eles rimam.
  • Declamar textos poéticos.
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Estratégias de leitura.
Estratégias e recursos da aula
  • Cópias impressas dos poemas.

  • Trabalho em grupo.

  • Acesso à internet.

  • Revistas velhas.

  • Lápis de cor.

  • Cola.

  • Tesoura.

Módulo 1

ATIVIDADE 1 - Lendo poemas

http://2.bp.blogspot.com/_xOyNtacB-q4/TLuYQYGnz9I/AAAAAAAAAUQ/pzOzuaB-pUc/s640/FOLDER_-_FRENTE+-+C%C3%B3pia.jpg

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_xOyNtacB-q4/TLuYQYGnz9I/AAAAAAAAAUQ/pzOzuaB-pUc/s640/FOLDER_-_FRENTE+-+C%C3%B3pia.jpg. Acesso em: 20 maio 2014.

 

Segundo Zizi Trevizan (1995, p. 102) é possível "considerarmos a poesia (enquanto material de leitura) como um recurso valioso para a criação poética adulta e infantil". Nesse sentido, propõe-se aqui o trabalho de leitura de alguns poemas no intuito de fornecer ao aluno recursos que lhe sirvam como ponto de partida para sua produção escrita, mais precisamente, para sua criação poética. Trevizan (1995, p. 102) afirma ainda que é possível observar "a apreensão das relações íntimas entre o já-dito e o caráter de novidade da palavra inaugural [no] confronto estabelecido entre A pata da gata, Patati, patatá de Elias José e Patacoada de José Paulo Paes". Evidencia-se nesses poemas, o caráter intertextual como mecanismo de recepção e produção de textos.

Para essa primeira atividade, providencie, previamente, cópias dos poemas sugeridos. É importante que o número de cópias seja igual ao número de alunos.

Depois de distribuir as cópias, peça aos alunos que façam uma primeira leitura silenciosamente. Em seguida, deixe que 3 ou 4 alunos façam a leitura em voz alta. Ouvir o texto poético repetidas vezes ajudará na sua compreensão.

 

A PATA DA GATA

 

A pata
da gata
ata, ata
e desata

A pata
da gata
ataca
a maritaca
e a bota
da Maricota.

A pata
da gata
bate na bola,
batuca na lata,
luta com a rata
cutuca na nata

A pata
da gata
ata, ata
e desata
e não acata
as ordens da gata.

JOSÉ, Elias. Namorinho de portão. 3. ed. São Paulo: Moderna 2000.

Fonte: TREVIZAN, Zizi. Poesia e ensino: antologia comentada. São Paulo: Arte & Cultura - UNIP, 1995. p. 105.

 

Patati, patatá

 

A pata da Tita

só empata caminho

e leva tapa

de todo vizinho.

Patati, patatá,

patatá, patati.

 

A pata da Tita

topa qualquer fofoca,

e por isso se empaca

no caminho da Copa.

Patati, patatá,

patatá, patati.

 

A pata da Tita

atraca com a maritaca,

mas tocam as duas pra toca

se mia a gata.

Patati, patatá,

patatá, patati.

 

A pata saiu dando patada

até na própria pata.

Patati, patatá.

patatá, patati.

 

A pata da Tita

trepou na tampa do pote

e jogou pena no melado.

A tita deu um pito danado

na pobre da pata.

 

JOSÉ, Elias. Namorinho de portão. 3. ed. São Paulo: Moderna, 1986. (Coleção Girassol).

Fonte: TREVIZAN, Zizi. Poesia e ensino: antologia comentada. São Paulo: Arte & Cultura - UNIP, 1995. p. 105.

 

 
Patacoada
 
A pata empata a pata
porque cada pata
tem um par de patas
e um par de patas
um par de pares de patas.
.
Agora, se se engata
pata a pata
cada pata
de um par de pares de patas,
a coisa nunca mais desata
e fica mais chata
do que pata de pata.
 
PAES, José Paulo. Poemas para brincar. São Paulo. Ática, 1990.
 
 
 

 

ATIVIDADE 2 - Buscando outros animais

http://defensoresdosanimais.files.wordpress.com/2010/07/animaisconjunto46.jpg

Imagem disponível em: http://defensoresdosanimais.files.wordpress.com/2010/07/animaisconjunto46.jpg. Acesso em: 20 maio 2014.

 

Distribua os alunos em grupos menores. Se for possível, trabalhe com grupos de quatro elementos (no máximo). Em grupos menores, todos poderão participar mais efetivamente. A tarefa proposta nesta atividade é procurar nomes de animais, parte ou partes do corpo desses animais e substantivos e adjetivos que rimem com o nome dos animais. Primeiramente, façam um quadro no qual serão anotadas todas essas palavras. Para potencializar essa tarefa, os alunos poderão consultar sítios de busca na internet. Portanto, seria ideal desenvolver a atividade no laboratório de informática. Os alunos poderão escolher vários animais. Se julgar necessário, estabeleça um limite do número de animais para completar o quadro.

Veja, abaixo, o exemplo dado para o animal pavão.

 

ANIMAL PARTE DO CORPO SUBSTANTIVO ADJETIVO
pavão pata(s) / cauda / pescoço / pena(s) chão / limão / balão / dragão / mamão / melão / pão / caminhão / patrão / agrião / macarrão / escuridão / clarão / manjericão lindão / bonitão /
       
       
       

 

ATIVIDADE 3 - Reescrevendo os poemas como outros animais

http://www.adilsoncosta.com/wp-content/uploads/2010/05/eterna-poesia.jpg

Imagem disponível em: http://www.adilsoncosta.com/wp-content/uploads/2010/05/eterna-poesia.jpg. Acesso em: 20 maio 2014.

 

A tarefa agora é reescrever os poemas utilizando o quadro que foi preenchido na Atividade 2. Os alunos deverão escolher um animal, uma parte do corpo desse animal, os substantivos e adjetivos que rimam e reescrever os poemas. Explique aos alunos que a tarefa não é copiar os poemas, mas sim, criar outros poemas a partir desses poemas estudados. Segundo afirma Trevizan (1995, p. 101), "a recepção de textos poéticos como ponto de partida para a elaboração de outras poesias, longe de qualquer resultado depreciativo de imitação, pressupõe, ao contrário, a necessidade de o receptor ver o texto no seu movimento generativo, obrigando-o, dessa maneira, a uma reflexão crítica sobre as circunstâncias específicas do processo de criação". Portanto, leve os alunos a refletir sobre o processo de criação dos poemas estudados e, a partir desses poemas, produzir seus próprios textos poéticos.

O professor decidirá se cada grupo trabalha com um único poema ou se cada grupo trabalhará com os três poemas. Ao final da atividade de produção, o professore recolherá os textos para correção.

 

Módulo 2

ATIVIDADE 1 - Ilustrando os poemas

http://3.bp.blogspot.com/-xnmc3udC6Ec/UbC00jiQl5I/AAAAAAAAEwE/Cf06I_aFsBc/s1600/b+001.jpg

Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-xnmc3udC6Ec/UbC00jiQl5I/AAAAAAAAEwE/Cf06I_aFsBc/s1600/b+001.jpg. Acesso em: 20 maio 2014.

 

Momento de ilustrar os poemas. Cada poema deverá ser ilustrado. Discuta com os alunos a melhor maneira de fazer essa ilustração: com desenhos livres, com desenhos copiados de livros ou da internet, com figuras retiradas de revistas velhas etc. Deixe que a criatividade seja bem explorada!!

 

ATIVIDADE 2 - Declamando os poemas

http://1.bp.blogspot.com/_e_eI9uVHi6Y/THdB0DS7H2I/AAAAAAAAACU/_gIIKpBCktw/s1600/99752_01declamar.jpg

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_e_eI9uVHi6Y/THdB0DS7H2I/AAAAAAAAACU/_gIIKpBCktw/s1600/99752_01declamar.jpg. Acesso em: 20 maio 2014.

 

Planeje uma sessão de declamação de poemas. Envolva com entusiasmo os alunos nesse projeto. Vocês podem até fazer um concurso de declamação e escolher os melhores. Chame outros professores para participar do jurado. Planeje um ensaio com os alunos. Se a escola oferece aulas de teatro, faça uma atividade interdisciplinar com o professor de teatro e planejem ensaios com os alunos.

 

ATIVIDADE 3 - Expondo os poemas

 

http://barretocordel.files.wordpress.com/2012/09/cordel.jpg

Imagem disponível em: http://barretocordel.files.wordpress.com/2012/09/cordel.jpg. Acesso em: 20 maio 2014.

 

Para finalizar as atividade, prepare uma exposição de cordel com os poemas ilustrados dos alunos. Divulgue, juntamente com os alunos, a exposição em toda a escola. Durante a exposição, os alunos poderão relatar como foi o momento de criação dos poemas. Inclua entre os poemas expostos, os três poemas que foram o ponto de partida da produção poética dos alunos.

Recursos Complementares

Para buscar informações sobre o pavão, acesse:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pav%C3%A3o. Acesso em: 20 maio 2014.

Para buscar nomes de animais com a letra P, acesse:

http://mundinho-animal.blogspot.com.br/2008/09/animais-com-letra-p.html. Acesso em: 20 maio 2014.

Para buscar nomes de animais com a letra S, acesse:

http://mundinho-animal.blogspot.com.br/2008/09/animais-com-letra-s.html. Acesso em: 20 maio 2014.

Avaliação

A avaliação qualitativa  será feita ao longo das aulas. Para isso, o professor deverá observar a participação dos alunos nas atividades propostas, verificando sua compreensão nos momentos de leitura dos poemas, no momento da pesquisa sobre outros animais e as palavras que rimam com esses animais. A avaliação quantitativa poderá ser feita por meio da análise e correção dos textos poéticos criados pelos alunos.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Eliana Santos Jacob, Honorina Lucas de Brito , Rondônia - dijo:
    eliana._nana@hotmail.com

    13/06/2014

    Cinco estrelas

    gostei muito de sua aula a ideia é muito boa. Parabéns


  • marcelo pio, colegio xavier , São Paulo - dijo:
    mpio12@hotmail.com

    03/06/2014

    Quatro estrelas

    o plano de aula esta bem elaborado ,com as atividades bem especificadas, e os poemas de fácil compreendimento . resumindo muito bom.


  • Marisa Rocha Coelho Fernandes, Escola Nova de Paragominas , Pará - dijo:
    marisarcf@yahoo.com.br

    27/05/2014

    Cinco estrelas

    Excelente para classes iniciais do Fundamental e também do 6o. ano. Há possibilidades de se ampliar as atividades a serem trabalhadas pelos alunos, conseguindo excelentes resultados quanto à produção de textos escritos e orais, declamação de poemas, preparação de exposições, dentre outras. Adorei!


  • Katia Cristina Sousa Ferreira, Escola Municipal do Moreno , Minas Gerais - dijo:
    katiacsf@yahoo.com.br

    27/05/2014

    Cinco estrelas

    A sequência para trabalhar poema é adequada para a primeira fase do Ensino Fundamental , e o passo a passo da atividade propicia atingir os objetivos propostos.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.