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Doenças Sexualmente Transmissíveis/DSTs e Comportamentos de Risco

 

26/11/2009

Autor y Coautor(es)
Maria Margarida Naves
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina Montes Gumerato Fernandes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os comportamentos e atitudes praticados nos relacionamentos sexuais humanos que podem oferecer risco e facilitar a propagação das DSTs.
Conhecer as principais DSTs, o modo de transmissão, sintomas, tratamento e prevenção.

Duração das atividades
2 Aulas de 50min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que o aluno já tenha conhecimentos dos sistemas reprodutores e processos fisiológicos da reprodução humana.

Estratégias e recursos da aula
                                                                      

Material a ser previamente preparado pelo professor (a)

• O professor deverá construir fichas de cartolina, mais ou menos do tamanho de uma carta de baralho, contendo figuras geométricas (quadrado, triângulo, círculo....) impressas ou desenhadas pelo próprio professor (a). Cada figura representará uma DST.
• A quantidade de fichas com figuras geométricas diferentes dependerá do número de DSTs que o professor vai apresentar aos alunos.
• Uma das fichas deverá conter o desenho de uma camisinha.
• É necessário ter fichas em quantidade suficiente para todos os alunos (pode repetir os desenhos).
• Todos os alunos devem portar lápis ou caneta durante a dinâmica.
• Um aparelho de som. Escolher um CD com música bem animada (Forró, Axé, e até Rock), conforme o perfil e gosto dos alunos.
Sugestão: Para alunos da EJA já utilizei a música “No pique do rodeio” de Rio Negro e Solimões. Eles gostaram muito.
• Preparar uma apresentação em Data show com imagens ilustrativas das DSTs representadas por figuras geométricas nas fichas (Sífilis, Condiloma acuminado/HPV, Herpes Genital, Gonorréia /Blenorragia, Linfogranuloma venéreo, Tricomoníase vaginal ou uretral, AIDS, dentre outras). Se a escola não possuir data show, pode utilizar transparências coloridas apresentadas em retroprojetor.
• As imagens das DSTs podem ser acessadas pela Internet no site http://www.dst.com.br/pag14.htm

Modelos de fichas a serem entregues aos alunos antes de iniciar a dinâmica.

Atividade 1

Dinâmica de Motivação

Promover reflexão sobre a sexualidade humana e aspectos comportamentais que facilitam a propagação das DSTs.
• Para motivação dos alunos, o professor (a) falará em tom bastante animado que hoje eles irão participar de uma grande festa. Em seguida, pede para afastar as mesas e cadeiras formando um grande círculo no centro da sala. Se a turma for muito numerosa, levar os alunos para um local maior, como uma quadra ou anfiteatro. O professor (a) esclarece que vai colocar uma música bem animada para a festa começar.
• Mas antes de iniciar a “suposta Festa” , o professor distribui as fichas contendo as figuras geométricas impressas aos alunos e esclarece que todos devem portar lápis ou caneta.

Dica: Se a dinâmica acontecer na própria sala de aula, a música não deve ser muito alta para não perturbar as salas vizinhas. É somente para descontração dos alunos.

• O professor fala aos alunos que todos devem dançar “livres”, assim que a música começar, e ao passar pelo colega deve apresentar o desenho impresso na sua ficha para outro copiar na ficha que recebeu. O mesmo ele deverá fazer, ou seja, copiar na sua ficha o desenho que estava impresso na ficha do colega. Concluídas as orientações, o professor coloca a música para tocar e todos começam a dançar. Ele (a) anima a festa dizendo que é para amanhecer. Relembra que não devem esquecer de copiar os desenhos dos colegas. O professor interrompe a música e pergunta se a festa foi boa? Se copiaram muitos desenhos diferentes?

As fichas ficarão assim, depois da dinâmica

• Nes se momento explica que cada desenho representava uma DS T diferente e apresenta, por exemplo, o desenho de um Quadrado = Sífilis e pergunta: quem tinha o desenho de um quadrado impresso? Os alunos respondem. E o professor diz: “Todos vocês têm Sífilis”. Depois pergunta: - Quem copiou esse desenho? Os alunos respondem. Então o professor diz: - Pois bem, todos vocês acabaram “pegar” Sífilis. O professor vai mostrando outras figuras e dizendo quais DSTs representavam e assim sucessivamente, até que todas as doenças sejam apresentadas aos alunos. O professor continua perguntando:
• Quem tinha o desenho de uma camisinha? Aguarda resposta, e completa falando: "Esses alunos são prevenidos, pois saíram para a “balada” levando o preservativo, por isso não contraíram nenhuma DST, uma vez que usaram a camisinha em todos os encontros”.
• O professor esclarece que a festa representava os diversos “encontros sexuais” que os indivíduos têm ao longo da vida. E inicia a discussão fazendo alguns questionamentos:

- O que vocês entendem pela expressão “sexo seguro”?
- De quem é a responsabilidade de levar a camisinha, do homem ou da mulher?
- É vergonha a mulher carregar preservativo na bolsa?
- Existe outro meio de se prevenir as DSTs?
- Vocês sabem quais são os sintomas dessas DSTs?
- Todas as DSTs tem cura ?
- Como é feito o tratamento?
- Existe grupo (s) de risco?
- Com estes questionamentos, poderá verificar o nível de conhecimento dos alunos tinham sobre o assunto.

A cada pergunta, deixar que os alunos expressem suas opiniões e possíveis dúvidas sobre a temática em questão.

• É importante o professor discutir com os alunos, que ainda hoje, mesmo com todos os avanços da medicina e a quantidade de informações veiculadas pelos meios de comunicação, muitas pessoas têm medo do indivíduo portador do vírus HIV, como se a doença fosse transmitida pelo simples toque, por meio de um abraço ou aperto de mão.
• Predomina ainda, a concepção de que as pessoas portadoras do HIV estão fadadas a esperar pela morte, o que é muito discutível, pois atualmente existem os medicamentos antiretrovirais, que prolongam a vida do paciente e melhora sua qualidade de vida. É importante acabar com os preconceitos, especialmente no que se refere a AIDS, pois essas pessoas têm o direito de serem respeitadas pela sociedade, a fim de poder levar uma vida de forma relativamente normal.
• Ressaltar que a Aids ainda não tem cura. Que o melhor remédio é a prevenção, por isso não se deve descuidar de usar o preservativo nas relações sexuais, que além de prevenir as DSTs também pode evitar uma gravidez indesejada.
• Enfatizar que atualmente, fala-se em comportamento de risco e não mais em grupo de risco, pois o vírus disseminou de forma geral, não mais se concentrando apenas em grupos específicos. Por exemplo, o número de heterossexuais infectados por HIV tem aumentado proporcionalmente com a epidemia nos últimos anos, principalmente entre mulheres (Aids no Brasil - http://www.aids.gov.br/data/Pages/LUMIS13F4BF21ITEMID0CE4429BFBAD4595A0DC9FE9327EDC83PTBRIE.htm).

DICA - O estudo das DSTs pode ser realizado de forma interdisciplinar com as disciplinas de Filosofia e Sociologia que poderão abordar aspectos relacionados às questões de gênero, preconceitos, respeito ao próprio corpo e dos (as) parceiros (as) envolvidos(as) nos relacionamentos sexuais.
Com a Língua Portuguesa trabalhar a interpretação e produção de textos e com a Matemática interpretação e análise de gráficos e tabelas com dados estatísticos sobre os índices de DSTs veiculados na mídia ou pelos órgãos de saúde, como Ministério da Saúde e organização Mundial de Saúde.

Atividade 2

Fundamentação teórica sobre as DSTs

Em seguida, o professor apresenta imagens ilustrativas de cada uma das doenças em data show ou transparê ncias, explicando quais são os agentes etiológicos, os sintomas, forma de transmissão e tratamento. Ressalta a importância de consultar um médico sempre que notar algo diferente em seus genitais ou em outras partes do corpo (dor, feridas, coceiras, eliminação de secreções etc), e o risco da automedicação que pode mascarar a doença e comprometer o diagnóstico correto.

Recursos Complementares

Alguns de vídeos com entrevista e dados interessantes sobre a DSTs/AIDS estão disponíveis nos seguintes endereços eletrônicos:
http://www.youtube.com/watch?v=JYMp-bzGc-c
http://www.youtube.com/watch?v=gYFPW4bN1-k&feature=related

Avaliação

Os alunos serão avaliados em todos os momentos da aula pelo professor (a), que irá considerar a capacidade de integração, envolvimento e participação nas discussões, antes da dinâmica de motivação e depois da apresentação de todos os recursos sobre o tema proposto. Para finalizar o estudo, os alunos deverão produzir um texto dissertativo sobre os atitudes e comportamento que facilitam a propagação das DSTs.

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