16/09/2008
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Transmissão da vida, ética e manipulação genética |
Aula 01
Professor, inicie a aula comentando que todo nosso alimento é proveniente da matéria viva. Você pode solicitar que cada aluno diga que tipo de alimento faz parte do seu dia a dia e levá-los a refletir sobre qual a sua origem (a partir de que matéria prima é produzido).
Ex.:
Um aluno comenta que come arroz e feijão.
Qual a origem desses alimentos?
Arroz e Feijão = Vegetais = Seres vivos.
Outro aluno come macarrão como molho de carne.
Qual a origem desses alimentos?
Macarrão = Trigo = Vegetal = Ser vivo.
Carne = Animal = Ser vivo.
Tomate do molho = Vegetal = Ser vivo.
Além dos alimentos mencionados pelos alunos o professor pode sugerir alimentos industrializados como bolacha, chocolates, enlatados, laticínios, etc. e levar os alunos a refletir sobre sua origem, chegando sempre na matéria prima desses alimentos = os seres vivos.
Lembre que água e sais minerais também estão presentes nos alimentos e são os únicos que podem ser obtidos através de fonte não viva (embora estejam presentes também nos alimentos e na matéria viva).
Dica! – Aqui também pode ser considerada a dimensão social da alimentação, porque poderá ser percebida uma variação entre os costumes e realidades de cada aluno.
A partir deste momento, os alunos poderão compreender que, analisando-se as substâncias químicas presentes nos alimentos é possível conhecer as substâncias químicas formadoras dos seres vivos.
Dica! – Professor, você pode conseguir muitas imagens livres através do creative commons (link abaixo). Utilizando os buscadores ali disponíveis é possível encontrar imagens de todo tipo. Aí é só salvar para apresentar em DVD ou até mesmo impressas em transparências para retro projetor.
www.creativecommons.org.br
Cada aluno deverá buscar uma embalagem na caixa e, analisando o quadro de informação nutricional, registrar as informações solicitadas na tabela abaixo.
A imagem a seguir mostra o que o aluno deverá observar nas embalagens.
Atividade – Analisando a composição química dos alimentos / seres vivos
Solicite, em aulas anteriores, para que os alunos tragam todo tipo de embalagem de alimentos. Essas embalagens deverão estar limpas com o rótulo presente ou apenas os rótulos das mesmas. Todas as embalagens poderão ser acondicionadas em uma caixa grande.
Neste momento, explore com os alunos a tabela de INFORMAÇÃO NUTRICIONAL presente na embalagem, esclarecendo:
• o que é caloria e Kilo caloria (cal e Kcal);
• o que é Valor Diário de Referência;
• a diferença entre as unidades de medida g e mg;
Os principais componentes químicos dos seres vivos são cinco: CARBOIDRATOS, PROTEÍNAS, LIPÍDIOS, ÁGUA e SAIS MINERAIS. Normalmente o quadro de valor nutricional dos alimentos informa a quantidade de cada um desses componentes. Como a água e sais minerais estão presentes em praticamente todos os alimentos (ou podem ser ingeridos a partir de matéria não viva) convém analisar as embalagens dando enfoque apenas aos três componentes orgânicos: CARBOIDRATOS, PROTEÍNAS E LIPÍDIOS.
Esta atividade tem por objetivo levar o aluno a relacionar qual componente químico esta presente em que tipo de alimento e, concluir que tipo de alimento ele mais ingere no seu dia a dia.
Na aula em que realizará a atividade, forneça aos alunos a tabela a seguir, previamente impressa (pode ser em tamanho reduzido – até quatro por página) com a seguinte instrução:
Analise a embalagem de cada um dos alimentos da lista, marcando o valor da porção e a quantidade em gramas dos três componentes, CIRCULANDO COM CANETA COLORIDA o componente químico que aparece em maior quantidade.
Aula 02
Para verificar os dados pesquisados nas embalagens, você professor, pode projetar a tabela no quadro de escrever e realizar o mesmo procedimento que os alunos, marcando um X na substância que cada alimento possui em maior quantidade. Isso funciona como uma correção da atividade realizada e permite alguns comentários, refletindo sobre:
• A quantidade equilibrada de substâncias no leite (o que o caracteriza como alimento completo) e as diferenças entre os tipos integral, semi-desnatado e desnatado).
• A presença de proteínas em quantidade significativa em alguns vegetais como o feijão (além da presença de proteína nas carnes).
Também durante a análise dos resultados obtidos na tabela, podem ser apresentadas as principais funções de cada substância para o organismo vivo e a importância de sua presença na alimentação.
Atividade Complementar 1 – Função térmica da água
Durante a aula você pode realizar um experimento simples que representa o poder de absorção e perda de calor característico da água, o que a torna um bom regulador da temperatura nos organismos vivos.
Monte uma pequena caixa de cartolina e posicione-a sobre um tripé de metal ou outro suporte semelhante. Acenda uma vela e coloque-a sob a caixa de cartolina com água no seu interior. (Essa experiência também pode ser feita utilizando uma bexiga cheia com água)
Explore com os alunos, porque a caixa de papel (ou a bexiga) não queima com o calor da vela e faça a relação da água dentro da caixa com a água presente em nosso suor, por exemplo.
Atividade Complementar 2 – Criando um rótulo de embalagem
Esta atividade pode ser realizada em pequenos grupos. Cada grupo deverá criar uma embalagem de alimento (o professor pode determinar um tipo de alimento para cada grupo), com um rótulo que informe os valores nutricionais que uma porção desse alimento possui. Também deverão criar um slogan ou propaganda para incentivar o consumo desse produto. Cada grupo apresenta à turma a sua produção.
Atividade Complementar 3 – Elaborando um cardápio equilibrado
Consi derando a realidade de cada aluno, estes deverão procurar elaborar um card& aacute;pio para o seu dia a dia, que contemple a ingestão de todas as principais substâncias necessárias aos organismos vivos.
IMAGENS DOS RECURSOS COMPLEMENTARES (copie e cole as url abaixo em seu navegador)
http://www.emedix.com.br/ dia/ali006_1f_batataassada.php
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/mec/2291/1/Bioquimica.swf
AUTO-AVALIAÇÃO
Analise as categorias a seguir e indique qual delas está mais apropriada à sua situação.
INICIANTE - 4,0 pontos
Apenas percebe a relação entre os alimentos e os compostos dos seres vivos.
APRENDIZ - 6,0 pontos
Reconhece nos alimentos os diferentes compostos formadores da matéria viva.
PROFISSIONAL - 8,0 pontos
Sabe analisar embalagens de alimentos, reconhecer os compostos químicos presentes no ser vivo e sua função para este.
MESTRE - 10,0 pontos
Tem condições de compreender quais são os componentes da vida, quais suas funções e como podem ser adquiridos de forma equilibrada através da alimentação.
Nome | Tipo |
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Inclusão | Áudio |
Quatro estrelas 3 calificaciones
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07/04/2010
Quatro estrelasmuito legal a sua aula, pode ser bem aproveitada e entendida pelos recursos visuais apresentados. Gostei muito vou usurfluir. brigadim.
24/03/2010
Quatro estrelasO entendimento dessa aula é muito interessante, mesmo eu ainda estando em período de estágio, todo mundo achou bem legal e divertido pela maneira de explanação.
24/03/2010
Quatro estrelasachei ótima essa aula, bem de acordo com a realidade de nossas escolas