22/09/2009
Gilka da Silva Pimentel e Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Nomes próprios. Origem e significado dos nomes.
Identidade da família:o sobrenome
1º Momento:
Professor(a) leia as informações que os alunos pesquisaram a respeito da história do seu nome. Sugira o registro contando o que aprenderam sobre a história dos seus nomes. As crianças deverão fazer desenhos e usar a escrita para ilustrar o que aprenderam.
2º momento:
Organize um painel com as informações sobre a história do nome de cada criança. Coloque fotos das crianças seguida do seu nome completo, nome da pessoa que escolheu o nome, a origem/significado. Segue a sugestão de um painel:
Figura 1: História do Meu Nome
2º Momento
Professor(a) converse com as crianças sobre as suas preferências, por exemplo: brincadeiras, músicas, desenhos etc. Em seguida, convide as crianças para assistirem o vídeo EU do Palavra Cantada. No Caso de a escola não ter o DVD, você encontrará esse vídeo na internet ao pesquisar no You Tube Palavra Cantada-EU, segue o site:
http://www.youtube.com/watch?v=2cqcWHs7a_E&feature=related
Após o vídeo o(a) professor(a) deverá incentivar através de questionamentos as crianças a falarem o que observaram no vídeo. Sugerimos que organize um questionário para os pais com perguntas relacionadas a infância deles. Quando as crianças devolverem os questionários leia para elas. Convide alguns pais para vivenciarem momentos significativos de sua infância com as crianças. Segue uma sugestão para o questionário:
Professor(a) sugerimos que organize um livro com as histórias de todos os nomes da turma. Coloque fotos das crianças, desenhos e escreva sobre as informações que as crianças trouxeram sobre a origem do seu nome.
Observar se a crianças relatam fatos relacionados a história do seu nome.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
04/03/2012
Cinco estrelasExcelente, estarei utilizando todas as etapas com os meus alunos. Adorei a sugestão do vídeo da Palavra cantada, mas adotei o outro que vem com personagens. http://www.youtube.com/watch?v=2cqcWHs7a_E&feature=related