20/05/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
· Descobrir curiosidades sobre os animais típicos da região em que vive;
· Conhecer os hábitos de sobrevivência dos animais;
· Conhecer a importância da preservação do meio ambiente para a vida dos animais;
· Desenvolver a habilidade de leitura e de escrita;
· Valorizar as relações com o outro;
· Ampliar o vocabulário;
· Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
· Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
Os animais da sua região: vamos desvendar os seus segredos
Professor, o tema animais chama a atenção dos alunos e consiste em um importante aliado no processo de alfabetização. A turma poderá realizar descobertas incríveis sobre os animais e isso poderá favorecer uma relação mais próxima com a leitura e a escrita. Por isso, propomos esta aula, direcionada a instigar possibilidades múltiplas de concretização da aprendizagem da leitura e da escrita, considerando o professor como fundamental nesta empreitada. Vamos lá!
1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Animais de nossa região
Você sabia? Tratar temas da atualidade no processo de aprendizagem da leitura e da escrita favorece a interação dos alunos com textos diversificados e auxiliam nos processos de comunicação em sala de aula e envolvimento da turma.
Fonte: FERREIRA, Andréa Tereza Brito; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. As rotinas da escola e da sala de aula: referências para a organização do trabalho do professor alfabetizador. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 17-28, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf>. Acesso em: 04 de maio 2014.
Fonte da imagem: Sítio: “Ache tudo & região”. Disponível em: <http://www.alienado.net/animais-do-brasil/>. Acesso em: 04 de maio 2014.
Professor, inicie a atividade com a turma organizada em uma roda de conversa. Instigue os alunos a pensarem sobre:
Quais animais vocês já viram na cidade em que moram?
Para o presente momento é fundamental favorecer a participação de todos os alunos. Registre em uma cartolina o nome dos animais falados pela turma. Depois, afixe a cartolina no mural da sala de aula.
Agora, organize os alunos em duplas e peça para pesquisarem na internet, informações sobre os animais que foram citados pela turma. Para isso, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e os sítios sugeridos abaixo:
Fonte da imagem: Sítio: “Super Abril”. Disponível em: <http://super.abril.com.br/mundo-animal/animais-silvestres-vivem-cidade-sao-paulo-446928.shtml>. Acesso em: 04 de maio 2014.
Fonte da imagem: Sítio: “Mundo entre patas”. Disponível em: <http://animais.mundoentrepatas.com/curiosidades-animais.htm>. Acesso em: 04 de maio 2014.
Depois da pesquisa, proponha que cada aluno escolha um dos animais da pesquisa para fazer fazer um desenho do mesmo e escrever algumas das informações encontradas na pesquisa. Para isso, cada aluno poderá utilizar o caderno de Ciências.
Quando todos terminarem, proponha um momento de diálogo sobre o que elaboraram.
2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Um passeio pela escola
Professor, faça um passeio com a turma pela escola e peça para que levem o laptop Classmate para fotografar os animais que possam encontrar. Os alunos poderão ser organizados em duplas para que possam dialogar e decidir o que deverão fotografar. Para fotografar utilize a câmera do laptop Classmate acessando (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam) ou (Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” tira uma foto através da Webcam, oriente os alunos a tirarem uma foto de cada vez e em momentos diversos.
Em sala de aula faça um momento de socialização das fotos e em seguida, peça que, cada dupla copie e cole a imagem no programa KWord utilizando o laptop Classmate, a acessado pelo ícone da área de trabalho ou (Metasys > Aplicativos > KWord) , ou outro editor de texto. Os alunos deverão colocar a imagem e abaixo escrever o nome do animal encontrado.
Imprima as produções da turma e afixe-as no mural da escola com o título:
Animais que encontramos em nossa escola!
Professor, agora proponha que cada aluno possa descobrir o nome de plantas e animais típicos da região. Para isso, explique que deverão ser investigadores e para isso precisam dialogar com os familiares para que possam aprender mais. Você poderá distribuir uma cópia da tabela abaixo para cada aluno e explicar que cada um ficará com a mesma durante uma semana para preenchê-la.
Nome do animal |
Desenho |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Com a atividade pronta, faça um momento de socialização do que cada aluno encontrou. Em seguida, organize a turma em duplas e peça para que pesquisem na internet informações e imagens dos animais típicos da região e que foram registradas nas atividades.
Com a pesquisa pronta, a turma poderá organizar um livro contendo em cada página um desenho representando o animal típico da região e abaixo do desenho escrever informações relevantes sobre o animal. Depois, o livro poderá ficar exposto na biblioteca para consulta de outras turmas.
3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Professor, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo para que a turma possa consultar o mapa do Brasil e descubram os animais em extinção de cada região.
Fonte da imagem: Sítio: “Ache tudo & região”. Disponível em: <http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/mapa_animais_extincao.htm>. Acesso em: 04 de maio 2014.
Após a consulta ao sítio organize os alunos em grupos e peça para descobrirem o animal em extinção da região em que moram atualmente. Em seguida, solicite que cada aluno faça uma pesquisa na internet e descubra:
Abaixo, sugerimos alguns sítios que podem ser consultados pela turma:
Anta
Fonte da imagem: Sítio: “InfoEscola”. Disponível em: <http://www.infoescola.com/mamiferos/anta-brasileira/>. Acesso em: 04 de maio 2014.
Fonte da imagem: Sítio: “Brasil Escola”. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/brasil/a-biodiversidade-regiao-norte.htm>. Acesso em: 04 de maio 2014.
Lobo Guará
Fonte da imagem: Sítio: “Sua Pesquisa”. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/mundoanimal/lobo_guara.htm>. Acesso em: 04 de maio 2014.
Fonte da imagem: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ptcsvVFO5yk>. Acesso em: 04 de maio 2014.
Professor, instigue a turma a pensar sobre o que podemos fazer para proteger os animais. Para auxiliar a reflexão, faça a leitura da história sugerida abaixo "Clara: a pequena guardiã da natureza", a partir do sítio da Embrapa. Mediante a história, a turma poderá observar a importância dos cuidados com o meio ambiente para que os animais possam viver de forma saudável.
Fonte da imagem: Sítio: “Embrapa”. Disponível em: <http://ccw.sct.embrapa.br/?pg=biblioteca_default&codigo=6>. Acesso em: 04 de maio 2014.
Após ouvirem a história, organize os alunos em duplas e peça para que criem dois desenhos:
Ao final, faça uma exposição dos trabalho no mural da escola para que toda a comunidade escolar possa apreciar.
Professor, organize com a turma outra lista, classificando os animais que são de estimação, ou seja, que podemos criar em casa.
Depois, providencie uma cópia da letra da música abaixo para cada aluno. Leia e cante com a turma.
Animais de Estimação
Animais, animais
De estimação...
São demais,são demais
Querem proteção...
Se você quer ter um trate com carinho...
E você nunca mais vai ficar sozinho(2x)
Pode ser
Cachorrinho
Gato ou
Passarinho
Papagaio ou
Tartaruga
São todos mansinhos
São pequenos
São grandões
Isso não importa
Eles dão muito amor
Abra a sua porta
Fonte da imagem: Sítio: “Letras.mus”. Disponível em: <http://letras.mus.br/patati-patata/1922367/>. Acesso em: 04 de maio 2014.
Agora, peça para cada aluno circular os nomes dos animais de estimação na letra da música. Em seguida, peça para escreverem no caderno de Língua Portuguesa e elaborarem uma frase para cada palavra.
Ao final, solicite que socializem as frases com a turma.
Professor, favoreça um momento de reflexão da turma sobre os cuidados com os animais domésticos. Para isso, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e os sítios sugeridos abaixo para que a turma possa ler os textos online:
Fonte da imagem: Sítio: “Escola Kids”. Disponível em: < http://www.escolakids.com/cuidados-com-os-animais.htm>. Acesso em: 04 de maio 2014.
Fonte da imagem: Sítio: “Proteção Animal”. Disponível em: < http://www.protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br/Conteudo/Dicas.aspx>. Acesso em: 04 de maio 2014.
ELABORANDO LISTA
Após a leitura, construa com a turma uma lista de dicas sobre os cuidados que acharam mais importantes para ter com os animais domésticos. A lista poderá ser escrita em uma cartolina e afixada no mural da escola para que toda a comunidade escolar possa ter acesso.
Agora, auxilie os alunos da turma, a acessarem o sítio abaixo e se divertirem com o jogo.
Fonte da imagem: Sítio: “SmartKids”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/animais-7-erros-fazenda.html>. Acesso em: 04 de maio 2014.
Após jogarem peça para os alunos descreverem oralmente o cenário e os tipos de animais que apareceram na imagem.
4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Jogando com os animais: uma forma divertida de aprender!
Professor, auxilie os alunos a acessarem os recursos abaixo, a partir do laptop Classmate para que descubram outros nomes de animais e também possam se divertir com o jogo.
Professor, a turma também poderá se divertir com o jogo online abaixo, disponível no sítio da Embrapa. Com o jogo a turma poderá descobrir novos nomes de animais e se divertir.
Fonte da imagem: Sítio: “Embrapa”. Disponível em: <http://ccw.sct.embrapa.br/?pg=brinque_com_ciencia_default&codigo=12>. Acesso em: 04 de maio 2014.
Depois de pronto, explique para a turma que os alunos terão como desafio elaborarem uma história sobre os animais que escolheram. As duplas poderão escrever a história no caderno de Língua Portuguesa e depois utilizarem o cenário de massinha para contarem para a turma.
Nome | Tipo |
---|---|
Jogando com os animais | Software Educacional |
Conhecendo letras com animais e objetos | Software Educacional |
Sugestões de links para alunos:
. Sítio “Animal Planet”. Disponível em: < http://animalplanet.discoverybrasil.uol.com.br/>. Acesso em: 05 de maio 2014.
Sugestões de links para professores:
. Sítio “Ministério do Meio Ambiente”. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/>. Acesso em: 05 de maio 2014.
A avaliação deverá permear todo o processo de aprendizagem. Para isso, o professor poderá recorrer à observação dos alunos durante as atividades, e registrar as possíveis dificuldades e facilidades encontradas pelos mesmos. É preciso considerar os objetivos propostos na aula e ter como meta o seu alcance pelos alunos. O principal é perceber a autonomia dos alunos frente à leitura e à diversidade de materiais que podem utilizar para uso pessoal. Desta forma, ao longo de todo o trabalho desenvolvido, o professor terá a oportunidade de acompanhar e perceber o real interesse e a participação dos alunos em relação às atividades propostas, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!