20/09/2009
Gilka da Silva Pimentel e Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
História do nome e sobrenome.
Professor(a) coloque a música Gente Tem Sobrenome para as crianças escutarem e cante muitas vezes com elas durante a semana.
Leia o texto com a letra da música e chame a atenção para os nomes e sobremones citados na música. Converse sobre o nomes e sobrenomes de cada criança, questionando:
Todas as coisas têm nome,
Casa, janela e jardim.
Coisas não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Todas as flores têm nome:
Rosa, camélia e jasmim.
Flores não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
O Jô é Soares, Caetano é Veloso,
O Ary foi Barroso também.
Entre os que são Jorge
Tem um Jorge Amado
E um outro que é o Jorge Ben.
Quem tem apelido,
Dedé, Zacharias, Mussum e a Fafá de Belém.
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também.
Todo brinquedo tem nome:
Bola, boneca e patins.
Brinquedos não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Coisas gostosas têm nome:
Bolo, mingau e pudim.
Doces não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Renato é Aragão, o que faz confusão,
Carlitos é o Charles Chaplin.
E tem o Vinícius, que era de Moraes,
E o Tom Brasilei ro é Jobim.
Quem tem apelido, Zico, Maguila, Xu xa,
Pelé e He-man.
Tem sempre um nome e depois do nome < br /> Tem sobr enome também.
2 º Momento: Na roda entregue os cartões/crachás com o nome dos alunos e peça para as crianças observarem os seus nomes. Depois, oriente as crianças para que elas procurem o seu sobrenome no cartão. Peça que cada criança fale o seu sobrenome e anote numa cartolina organizando um quadro com os nomes e sobrenomes da turma. Sugira uma pesquisa sobre o brasão de cada família para os alunos conhecerem a origem do seu sobrenome.
3º Momento: Após a pesquisa da origem do sobrenome, combine com as famílias um dia em que os pais possam ir a escola contar a história de sua família.
Sugestão de leitura:
Dora. Coleção Nomes & Nomes. Belo Horizonte: Formato.
Observar se os alunos relatam fatos relacionados a história do seu nome.
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
03/03/2013
Cinco estrelasAchei excelente a sugestão e vou utiliza-la no primeiro dia de aula, espero que os alunos recebam com muito carinho e atenção. Gostaria de receber no meu e-mail, mais sugestões de como trabalhar diversas atividades ao mesmo tempo com os meu alunos; isto é, já que vou trabalhar portugues, historia, geografia, ciencias e matemática, se possível. Um abraço Jivaldo Professor.
27/02/2012
Quatro estrelasGostei da exposição da aula e estou aproveitando em um momento com os meus alunos e está sendo muito bom. Eles tem apenas 4 aninhos. Apenas dei um nome diferente para o tema.
19/07/2011
Quatro estrelasParabéns pela aula,vou fazer na minha sala.Obrigada. Mandem mais sugestões para o meu e-mail,eu agradeço.Um abração.
31/01/2011
Cinco estrelasmaravilhoso
26/03/2010
Quatro estrelasachei ótima aula, muito interessante.