Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


TODO MUNDO TEM UM NOME: Meu nome

 

22/09/2009

Autor y Coautor(es)
Maria Núbia Pessoa
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Gilka da Silva Pimentel e Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a origem do seu nome.

Reconhecer seu nome como singular.

Desenvolver a noção de identidade.

Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida aproximadamente em 30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Trabalhar com o nome da criança, desenvolvendo a noção de identidade e resgatando sua história de vida.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento:

Professor(a) inicie uma conversa na roda sobre a importância de se ter um nome, já que este nos identifica socialmente. Informe as crianças que ter um nome é um direito de todos garantido pela legislação brasileira, e os pais devem fazer a certidão de nascimento da criança logo que ela nasce. Explique-lhes que os nomes são escolhidos pelos familiares e têm uma história. 

Em seguida, Professor(a) comente com as crianças que alguns escritores e cantores criaram poesias e músicas sobre o nome e você fará a leitura da poesia "Nome de Gente". Essa poesia faz parte do livro 'Cavalgando o arco-íris' de Pedro Bandeira. Depois organize a leitura da poesia em forma de jogral, para isso, divida a turma em grupos e cada um recitará uma parte da poesia digitada ou escrita a mão.

undefined

NOME DA GENTE

POR QUE É QUE EU ME CHAMO ISSO

E NÃO AQUILO?

POR QUE QUE É QUE O JACARÉ

NÃO SE CHAMA CROCODILO?

O NENÊ

QUE VAI NASCER

VAI CHAMAR

COMO O PADRINHO

COMO O VOVÔ,

MAS NINGUÉM

VAI PERGUNTAR

O QUE PENSA

O COITADINHO.

QUANDO EU TIVER UM FILHINHO,

NÃO VOU PÔR NOME NENHUM.

QUANDO ELE FOR BEM GRANDE,

ELE QUE PROCURE UM!

 Em outro momento ouça a música Nome de Gente e cante com as crianças. Proponha a criação de uma paródia com o nome dos alunos da sala.

NOME DE GENTE

MBP4

Tem muito nome de gente
Muito significado
Prudêncio que é prudente
Tito que é honrado
Hugo que é previdente
Reinaldo que é ousado
Tem muito nome de gente
Muito significado

Tem muito nome de gente
Que é nome de bicho
Tem jonas que é pombo
E raquel que é ovelha
E tem leon
Que quer dizer leão
Com nome de bicho
Tem uma porção

Ataulfo é nobre-lobo
Arnaldo, águia potente
Arnulfo é águia e lobo
Arlindo, águia e serpente
Leandro, homem-leão
Leonardo é leão forte
Catulo, um pequeno cão
Bernardo é urso forte

Tem muita gente com nome de flor...
Tem mesmo: tem violeta, tem rosa
Tem cravo, camélia, dália e jasmim...
E tem carmem que quer dizer jardim.

Dulce quer dizer que é doce
Lia, que é trabalhadora
Olga, que é nobre moça
Berenice, a vencedora
Bárbara é estrangeira
Estela, que é estrela
No meio de tantas belas
É vera que é verdadeira

Tem muito nome por causa do tempo
Nomes por causa da hora e do mês
É sim, tem nome que lembra o momento
Lembra o dia em que nasceram os bebês

Natalício e Natalino
Nasceram os dois no natal
Domingos foi num domingo
Na páscoa, nasceu Pascoal
Genaro foi em janeiro
Em março nasceu Marçal
Aurora porque nasceu Na hora que nasce o sol

Cumpadre, tem muito nome de gente
Dizer tudo é u ma coisa de louco
Quê que a gente faz: pára ou vai em frente?
Seguinte: vamos cantar mais um pouco

Lucas, é reluzente
Adalgisa nasceu nobre
Camila foi livremente
Cássio porque nasceu pobre
Albano é albino e branco
Esaú é cabeludo
Bruna, de pele morena
Branca, o nome disse tudo

Tem muito nome e a gente
Cantou somente um bocado
É muito nome de gente
Prum verso de pé quebrado
A gente fica contente
Se ninguém ficar zangado
Se nesse quase repente
Seu nome não foi cantado

2º momento:

Professor(a) construa com as crianças um bilhete solicitando aos pais uma cópia da certidão de nascimento dos alunos. No dia seguinte, organizem um painel com esse documento, explorando os dados/informações que devem constar no registro de nascimento. Com base nas informações observadas, pode-se construir com as crianças uma certidão para elas completarem os dados.

Sugestão de livros:

Crianças como vocês. Ana Kindersley e Barbas Kindersley.Ática.

Recursos Complementares

Avaliação

Observar se os alunos relatam oralmente fatos relacionados a história do seu nome.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/4 - 25%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 1/4 - 25%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Beatriz, Creche Ruth , São Paulo - dijo:
    be.biacarmo@gmail.com

    15/02/2014

    Quatro estrelas

    Gostei de tudo mas a sugestão do livro Crianças como Você foi ótima!


  • Leda Matos, Secretaria de Educação , Ceará - dijo:
    ledaalvesmatos@gmail.com

    13/08/2013

    Quatro estrelas

    Gostei muito do projeto dos nomes, as atividades e as dicas me serviram de base para desenvolver outro projeto em meu município.


  • MARGARETE, E.M.E.I. Pestalozzi , São Paulo - dijo:
    margaretepinheirocurvelo@gmail.com

    01/05/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito, pois o nome é fator de suma importnacia na construção e no desenvolvimento da identidade da criança. Sou professora, trabalho muito essa questão do nome com eles, lembro-me da minha infancia ninguém tinha, eu achava muito estranho a professora falar Margarete , eu ficava pensando: Que vergonha estão todos me olhando, eles nem sabem o que é margarete. Então comecei a inventar nomes e meu pai me contou que Maragarete Era uma Princesa Iglesa. Tudo Mudou eu era princesa.


  • Sandra Gilene Steinhowser Machado Sanches, Secretaria Municipal de Educação de TANGARA DA SERRA , Mato Grosso - dijo:
    sandragiltga@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Esta é uma aula que nós educadores da Educação Infantil desenvolvemos com muita frequência em nossas salas, pois o nome é assunto pra muitas aulas para os pequeninos, em especial os meus de 4 aninhos de idade.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.