15/09/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
O aluno poderá aprender um pouco da historia do futebol a partir dos ícones, das diferentes épocas. Além disso, poderá vivenciar com o próprio corpo, um pouco do estilo desses jogadores.
Os alunos deverão fazer uma pequena pesquisa em casa, com parentes ou amigos, a respeito dos melhores jogadores de futebol de todos os tempos ou dos melhores lances.
Atividade I
Duração: aproximadamente 30min
A turma será dividida em grupos mistos de 6 integrantes e cada grupo irá pesquisar, na sala de informática, vídeos dos jogadores previamente selecionados, elegendo uma jogada para ser encenada.Depois de escolhida a jogada, os alunos deverão descrevê-la de forma detalhada, para que isso os auxilie quando descerem para a quadra e não estiverem mais diante do vídeo.
Enquanto os alunos estiverem observando a jogada, vale ressaltar as diferenças de estilo de cada jogador, se o que chama a atenção é a velocidade, a força, a malícia, ou o domínio da bola por exemplo.
Pedir para que os alunos anotem, em cada roteiro de jogada, o link de acesso do vídeo.
Atividade II
Duração: aproximadamente 30min
Na quadra e com os roteiros de jogada em mãos, os alunos deverão recriar a cena, mas sendo eles os jogadores dos vídeos escolhidos. É importante ressaltar que as dificuldades técnicas de executar certas jogadas devem ser superadas com a criatividade, por exemplo, pode-se deixar algum integrante por conta de segurar a bola e fazer com a ajuda da mão a trajetória que a bola faria sozinha na jogada real.
Atividade III
Duração: aproximadamente 20min
Os alunos agora deverão criar uma jogada própria, dentro do estilo do jogador escolhido, mas que seja mais bonita do que a anterior.
Encerramento
Depois de concluídas as atividades II e III, cada grupo deverá apresentar para o restante da turma as duas encenações criadas e expor para todos um pouco do que eles puderam perceber do jogador estudado. O professor pode, então, sugerir uma discussão a respeito da diferença dos corpos dos atletas e também dos estilos de jogo, construindo com os alunos hipóteses que justifiquem essa diferença.
Nome | Tipo |
---|---|
Brasil Futebol Clube [Visões do esporte] | Vídeo |
Links com grandes jogadas:
Durante o desenrolar da aula, o professor deve observar o interesse e a participação dos alunos fazendo possíveis alterações e adaptações que tornem a prática mais atraente ou motivante. Já ao final da aula, durante a roda de partilha, cabe ao professor conduzir a discussão de modo a auxiliar os alunos na construção de uma síntese crítica, do que foi vivido e experimentado corporalmente.
Uma forma interessante de se registrar e também avaliar o trabalho, é a gravação das apresentações, visando a construção de um DVD a ser exibido para os estudantes, onde se compare a jogada original com sua releitura, seguida da jogada criada por cada grupo.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!