Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Clonagem

 

22/08/2008

Autor y Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Demonstrar conhecimento sobre a clonagem. • Entender o mecanismo da clonagem. • Perceber que a clonagem tem diferentes finalidades. • Refletir sobre as questões éticas que cercam a clonagem.
Duração das atividades
1 aula para visualização dos recursos. 2 a 3 aulas para a preparação e realização do Júri Simulado.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conceito de DNA e sua duplicação. Meiose e mitose.
Estratégias e recursos da aula

Levar os alunos para o laboratório de informática e pedir que eles realizem as atividades dos recursos abaixo:

Clonagem

O recurso é uma animação que explica de que maneira é feita uma clonagem.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/560/imagens/clonagem2.jpg


Webquest Clonagem Escola BR – Júri simulado sobre o clone de Machado de Assis, disponível em: http://livre.escolabr.com/ferramentas/wq/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=4971&id_pagina=1
 

Webquest é uma metodologia de pesquisa orientada, na forma de uma atividade investigativa, na qual quase todos os recursos necessários para concluí-la são provenientes da Internet. O grande número de webquest que estão na internet deve-se ao fato desta metodologia conciliar a grande disponibilidade de informações da Web com a realização de tarefas concretas e instigadoras, que mobilizam a atenção do aluno.
 

Atividades em Sala de aula

Dividir a turma em equipes para a atividade do Juri simulado. Também é possível realizar a atividade de júri com outro réu, por exemplo, um cientista que decida utilizar seres humanos para cloná-los.
É interessante recomendar um filme que ilustra a questão de clonagem em seres humanos. Um dos mais recentes é “A Ilha”, cuja imagem e sinopse segue abaixo.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/560/imagens/ilha_2.jpg

 

Cena do filme “A Ilha” – retirado de http://www.cinepop.com.br/filmes/ilha.htm

 


Sinopse: O filme conta a história de Lincoln Six-Echo, um morador de uma colônia humana muito bem controlada, em meados do século 21. A Ilha é o único lugar do planeta livre da contaminação que os isolou naquela colônia. Porém, Lincoln descobre que todo o esquema que conhece é uma mentira. Ele e todos os habitantes da colônia são clones, feitos com o objetivo de fornecer órgãos para seus humanos originais. Percebendo que sua vida corre perigo, ele e sua colega Jordan Two-Delta fogem da colônia e passam a ser perseguidos.
Depois de ver o filme o professor pode encaminhar um debate com os alunos acerca de questões relacionadas com a clonagem e a ética.
Questões geradoras que podem ser usadas:
• É gasto uma soma vultuosa de dinheiro nas pesquisas de clonagem. Que vantagens podem vir desta técnica?
• O tema clonagem é amplamente polêmico. Que problemas as pessoas vêem na clonagem de seres vivos?
• Há diferença, se sim, qual, em clonar uma ovelha e clonar um ser humano?
• Que setores da sociedade se mobilizam para aceitar ou repudiar a clonagem? Quais seus argumentos?
• É justo criar um ser humano com o propósito de utilizar partes de seu corpo para salvar uma outra vida?
Após o debate, pedir aos alunos que redijam uma análise do filme e das questões debatidas em um texto dissertativo individual, mostrando sua posição frente à clonagem.

 

Abaixo temos um exemplo de planilha de rubrica, para auxiliar a avaliação.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/560/imagens/clonagem.jpg

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Clonagem Animação/simulação
Recursos Complementares
http://www.comciencia.br/reportagens/clonagem/clone02.htm página que explica sobre a técnica, relatando seus avanços e que ainda está se desenvolvendo. http://www.youtube.com/watch?v=PJsy9KDKzX8 enquete sobre a clonagem. http://www.aprendebrasil.com.br/projetos/clone/tema1.asp Esta página trata dos aspectos éticos envolvidos na clonagem. http://veja.abril.com.br/idade/saladeaula/aula_da_semana/p_02.html atividade com texto e debate da página Veja na escola, da revista Veja. http://www.youtube.com/watch?v=AeMFc7Hw_3Y&NR=1 vídeo que traz a visão da bioética e dos valores religiosos acerca da clonagem.
Avaliação
O professor poderá avaliar os alunos por um roteiro do filme, com perguntas do contexto do filme e que tenha ligação com o tema da aula, onde os alunos poderão responder individualmente. Também poderá avaliar os alunos durante a participação de cada um no júri simulado, onde a webquest sobre a clonagem tem um exemplo de rubrica muito bom para este fim. O professor poderá montar uma planilha para avaliação dos alunos durante o debate, na mesma linha de rubrica, abordando os critérios que julga serem mais relevantes. Um exemplo de planilha que pode auxiliar na avaliação dos alunos pode ser visualizada acima, logo após as atividades propostas.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • renato, ufrpe , Pernambuco - dijo:
    renatogentil3@yahoo.com.br

    04/01/2011

    Cinco estrelas

    muito bom


  • Jarbas Alves de Oliveira, COL EST MARIA EULALIA DE J PORTILHO , Goiás - dijo:
    jarbasao_phs@yahoo.com.br

    20/06/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns,achei fantástica esta aula,pois ela aproveita os recursos tecnológicos que temos e prende realmente atenção principalmente se são temas de atualidades como clonagem,pois este filme é muito interessante.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.