22/08/2008
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Transmissão da vida, ética e manipulação genética |
Levar os alunos para o laboratório de informática e pedir que eles realizem as atividades dos recursos abaixo:
O recurso é uma animação que explica de que maneira é feita uma clonagem.
Webquest Clonagem Escola BR – Júri simulado sobre o clone de Machado de Assis, disponível em: http://livre.escolabr.com/ferramentas/wq/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=4971&id_pagina=1
Webquest é uma metodologia de pesquisa orientada, na forma de uma atividade investigativa, na qual quase todos os recursos necessários para concluí-la são provenientes da Internet. O grande número de webquest que estão na internet deve-se ao fato desta metodologia conciliar a grande disponibilidade de informações da Web com a realização de tarefas concretas e instigadoras, que mobilizam a atenção do aluno.
Atividades em Sala de aula
Dividir a turma em equipes para a atividade do Juri simulado. Também é possível realizar a atividade de júri com outro réu, por exemplo, um cientista que decida utilizar seres humanos para cloná-los.
É interessante recomendar um filme que ilustra a questão de clonagem em seres humanos. Um dos mais recentes é “A Ilha”, cuja imagem e sinopse segue abaixo.
Sinopse: O filme conta a história de Lincoln Six-Echo, um morador de uma colônia humana muito bem controlada, em meados do século 21. A Ilha é o único lugar do planeta livre da contaminação que os isolou naquela colônia. Porém, Lincoln descobre que todo o esquema que conhece é uma mentira. Ele e todos os habitantes da colônia são clones, feitos com o objetivo de fornecer órgãos para seus humanos originais. Percebendo que sua vida corre perigo, ele e sua colega Jordan Two-Delta fogem da colônia e passam a ser perseguidos.
Depois de ver o filme o professor pode encaminhar um debate com os alunos acerca de questões relacionadas com a clonagem e a ética.
Questões geradoras que podem ser usadas:
• É gasto uma soma vultuosa de dinheiro nas pesquisas de clonagem. Que vantagens podem vir desta técnica?
• O tema clonagem é amplamente polêmico. Que problemas as pessoas vêem na clonagem de seres vivos?
• Há diferença, se sim, qual, em clonar uma ovelha e clonar um ser humano?
• Que setores da sociedade se mobilizam para aceitar ou repudiar a clonagem? Quais seus argumentos?
• É justo criar um ser humano com o propósito de utilizar partes de seu corpo para salvar uma outra vida?
Após o debate, pedir aos alunos que redijam uma análise do filme e das questões debatidas em um texto dissertativo individual, mostrando sua posição frente à clonagem.
Abaixo temos um exemplo de planilha de rubrica, para auxiliar a avaliação.
Nome | Tipo |
---|---|
Clonagem | Animação/simulação |
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
04/01/2011
Cinco estrelasmuito bom
20/06/2010
Cinco estrelasParabéns,achei fantástica esta aula,pois ela aproveita os recursos tecnológicos que temos e prende realmente atenção principalmente se são temas de atualidades como clonagem,pois este filme é muito interessante.