Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


VOCÊ É PATRIOTA? APRENDENDO COM OS SÍMBOLOS NACIONAIS. HINOS BRASILEIROS

 

22/07/2014

Autor y Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende; Cristiane dos Guimarães Alvim Nunes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Conhecer o significado de Patriotismo.

·         Despertar o amor e respeito à pátria.

·         Conhecer quais são os hinos brasileiros, que representam símbolos importantes para o país.

·         Valorizar o Hino Nacional Brasileiro e o Hino à Bandeira Nacional.

·         Conhecer e analisar a mensagem transmitida pelo Hino Nacional Brasileiro e o Hino à Bandeira Nacional.

·         Desenvolver a leitura e a escrita.

Duração das atividades
10 aulas de uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula destina-se a alunos do terceiro e quarto ano do ensino fundamental, devido aos recursos utilizados e habilidades envolvidas nas atividades. Poderá complementar ou iniciar a aula “Você é Patriota? Aprendendo com os Símbolos Nacionais. A Bandeira Nacional” também publicada no Portal do Professor.

 

Pretende contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Tem a intenção de proporcionar ao aluno um encontro com a leitura e a escrita de forma lúdica, através de um assunto que faz parte do seu cotidiano.

 

Por muito tempo o conceito de patriotismo ou civismo foi considerado simplesmente obediência à pátria, tendo influenciado a decisão de alguns professores e gestores escolares, em não mais trabalhar tal conceito no interior das escolas. Concordamos com Tavares (2011, p.12) que “não faz parte do comportamento cívico homenagear poderosos ou curvar-se às suas vontades. As atitudes verdadeiramente cívicas seguem outras inspirações. Elas estão baseadas no orgulho e na alegria de habitar a terra de nossos pais (ou o solo que nos acolheu), a pátria. Civismo é amar a cidade, o lugar em que se vive. É relacionar-se em comunidade de forma respeitosa, cortês, civilizada e, sobretudo, tolerante. É integrar-se, proativamente, à família nacional, contribuindo para o aperfeiçoamento de suas práticas e a melhoria da qualidade de vida de seus integrantes”. Nesse sentido, o objetivo das aulas aqui propostas é despertar nos alunos o amor à pátria, bem como informá-los sobre os Símbolos Nacionais, mais especificamente os Hinos Brasileiros como forma também de conhecer a nossa história e refletir sobre o futuro.

 

Fonte: TAVARES, Rogério Faria. O civismo nos dias de hoje. Disponível em: http://www.fundacaoamae.com.br/home/images/stories/amae_educando/2011/setembro/amae_378_site_opiniao.pdf. Acesso em 14 de julho de 2014.

Estratégias e recursos da aula

 

AULA 1

 

1° momento: Para introduzir o tema sobre Patriotismo, convide dois alunos da sala para lerem em voz alta ao restante da turma as seguintes poesias: Ser Patriota, de Jorge Linhaça e Orgulho Patriótico, de Guida Linhares.

 

SER PATRIOTA - Jorge Linhaça

 

Ser patriota é mais que empunhar uma bandeira
Ser patriota é mais do que gritar o nome do país
É mais do que se declarar brasileiro
Ser patriota é entender que a nação não é só o território
físico "cercado" por fronteiras.
 
Ser patriota é entender que uma nação é composta por pessoas
É entender que é nas diferenças que evoluímos
Ser patriota é amar, não apenas o "nosso" chão, mas sim, importar-se com nosso povo.
 
Ninguém é verdadeiramente patriota se carrega em si preconceitos
de cor, de classe, de religião, de naturalidade ou de opção política.
 
Quando alguém grita ser patriota, desejando a morte de quem não concorda com ele, deixa de ser patriota e passa a ser apenas um reacionário.
 
Um País ou uma Nação, só podem ser construídos através da união de seus cidadãos, não na unidade de ideias, mas na unidade de ação em prol do crescimento de todos.
 
Ser patriota é querer servir à Nação e não querer que os outros nos sirvam julgando-nos superiores a eles.
 
Ser patriota é desejar o melhor para o País, mesmo que não seja o melhor para nós mesmos.

 

Fonte: LINHAÇA, Jorge. SER PATRIOTA. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/poesias/2590172. Acesso em 18 de julho de 2014.

 

 

ORGULHO PATRIÓTICO - Guida Linhares


Quero sentir orgulho
do meu amado Brasil
quero poder dizer aos filhos
este é o berço esplêndido
onde conhecerás a Ordem
de um país que não é porão
de nenhuma outra nação

Quero sentir firmeza
no meu amado Brasil
um país que ofereça a seu povo
as condições básicas de sobrevivência
e deixe de ser das nações estrangeiras
destroços de subserviência

Quero sentir segurança
neste amado Brasil
poder andar nas ruas
sem medo da violência
poder partilhar dos anseios
de Progresso em efervescência

Quero sentir que as riquezas
deste amado Brasil
não escoem pelos ralos da
obscura clandestinidade.

Que o ouro das nossas matas
não só minerais como vegetais
não sejam dilapidados a olhos nús,
pelo salteador que se apodera
e depois aqui comercializa o produto
dentro da cruel ganância que impera

Quero poder dizer com satisfação
sou brasileira com muito orgulho,
faço parte deste povo varonil
nascida no mar de Vicente de Carvalho
sob a égide da bondade gentil
do querido Martins Fontes.

Quero sentir o Brasil como uma nação
que tudo tem pra ser altaneira
mas é preciso que o povo desperte
para o sol da liberdade derradeira

Possamos refulgir em brado retumbante
acordando todos aqueles
que dormem em berços esplêndidos,
crentes de que o povo não tem memória
e portanto não vai alterar a história.
Será??????


Santos/SP/Brasil – 2006

 

Fonte: LINHARES, Guida. ORGULHO PATRIÓTICO. Disponível em: http://cantinhosonhopoesia.blogspot.com.br/2009/09/orgulho-patriotico-guida-linhares-quero.html. Acesso em 18 de julho de 2014.

 

 

2° momento: Após a leitura das poesias, pergunte à toda turma:

 

  • O que mais marcou para vocês em tais poesias?
  • Vocês já haviam ouvido falar do termo patriotismo?
  • O que compreenderam sobre o termo patriotismo?

 

É importante dar oportunidade a todos os alunos para que falem e expressem suas percepções, bem como dúvidas. Vale estimulá-los a fazer uma avaliação das poesias para além de dizerem que apreciaram ou não, mas no sentido de apresentarem críticas e sugestões aos autores. Além disso, não perca a oportunidade de levá-los a refletir sobre o sentimento de patriotismo, bem como suas percepções sobre se eles se consideram patriotas ou não.

 

3° momento: Após esse debate inicial, apresente as seguintes imagens referentes à Patriotismo aos alunos para que reflitam sobre as mesmas.

 

Imagem 1:

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/-OZhGVbMGQkU/U0vu5XiF8yI/AAAAAAAAASU/QcCg-6VOgOc/s1600/futebol-nao-e-patriotismo.jpg. Acesso em 18 de julho de 2014.

 

Imagem 2:

Fonte: http://kdfrases.com/frases-imagens/frase-patriotismo-e-a-conviccao-de-que-o-pais-da-gente-e-superior-a-todos-os-demais-simplesmente-george-bernard-shaw-125479.jpg . Acesso em 18 de julho de 2014.

 

Imagem 3:

Fonte: http://novohamburgo.org/site/wp-content/uploads/2009/09/desfile0809.jpg. Acesso em 18 de julho de 2014.

 

Imagem 4:

Fonte: http://mensagens.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/mensagens-sobre-patriotismo-1/mensagens-sobre-patriotismo-3.jpg. Acesso em 18 de julho de 2014.

 

Imagem 5:

Fonte: https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSQ9oXATlvXwkBnjYybqPvi9wG2OwmZv94Wwrkr78KdVLSymaN1MA. Acesso em 18 de julho de 2014.

 

4° momento: Explore as imagens e promova uma discussão com a turma por meio das seguintes questões:

 

  • Vocês concordam que amar futebol não é sinal de patriotismo? Por quê?
  • Vocês concordam com a afirmação de que devemos amar o nosso país pelo simples fato de que nascemos nele? Na sua percepção isso significa ser patriota?
  • Fazer passeata nas ruas, carregando a Bandeira do Brasil pode representar uma ação patriota? Por quê?
  • Qual a mensagem explícita na imagem 4? Será que um morador de rua ama seu país mesmo não tendo condições dignas de moradia, alimentação, saúde, educação? O fato de tal personagem aparecer envolvido em uma bandeira do Brasil é sinal de patriotismo?
  • Na imagem 5 porque será que o personagem jogou fora na lixeira a bandeira e outros símbolos do Brasil? O que levou esse personagem a adotar essa postura? Na sua percepção, a ação do personagem pode ser considerada antipatriota? Por quê?

 

5° momento: Tendo em vista as discussões em aula, proponha aos alunos que individualmente construam a sua poesia sobre Patriotismo. Posteriormente, sugerir aos alunos que juntos elaborem um painel para expor as poesias em sala de aula, durante o desenvolvimento das aulas desse tema.

 

Sugestão ao professor

 

Para trabalhar a produção de poesias em sala, você poderá utilizar o texto eletrônico Poesia em Sala de Aula, de Isabel Furini, disponível em: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=2024. Acesso em 18 de julho de 2014.

 

 

 

AULAS 2 e 3

 

 

1° momento: Retome as discussões da aula anterior e reforce a importância de os alunos conhecerem os símbolos nacionais que representam sua pátria. Pergunte se eles conhecem tais símbolos e apresente-os à turma: Bandeira do Brasil, Hino Nacional, Selo e Brasão. No endereço a seguir você conseguirá as imagens de tais símbolos.

 

Imagem da Bandeira Nacional. Disponível em: http://www2.planalto.gov.br/acervo/simbolos-nacionais/bandeira/bandeira-nacional.jpg. Acesso em 30 de junho de 2014.

Imagem da partitura do Hino Nacional. Disponível em: http://www.leilaorio.com.br/imagens/img_m/0479/211754_1.jpg. Acesso em 30 de junho de 2014.

Imagem do Brasão Nacional. Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/bf/Coat_of_arms_of_Brazil.svg/395px-Coat_of_arms_of_Brazil.svg.png. Acesso em 30 de junho de 2014.

Imagem do Selo Nacional. Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/f6/National_Seal_of_Brazil.svg/567px-National_Seal_of_Brazil.svg.png. Acesso em 30 de junho de 2014.

 

2° momento: Para abordar o assunto sobre os hinos oficiais do Brasil, que representam símbolos importantes para o país, convide-os a assistirem ao Vídeo do Youtube: Marcos Meier civismo hino nacional patriotismo.mp4. Duração: 12min09seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=nHEnYb3owyE. Acesso em 18 de julho de 2014.

 

Fonte: Imagem obtida pela própria autora a partir do site: http://www.youtube.com/watch?v=nHEnYb3owyE. Acesso em 18 de julho de 2014.

 

 

3° momento: Explore o vídeo com os alunos perguntando:

 

  • O que mais lhes marcaram no vídeo?
  • Vocês concordam com o entrevistado Marcos Meier de que é fundamental que se conheça os símbolos nacionais?  Por quê?
  • Vocês conheciam a informação de que houve uma época em que as pessoas entendiam que ser patriota significava obedecer aos governantes? Vocês concordam com isso?
  • Vocês conhecem algum hino brasileiro? Qual?
  • Na sua percepção se vocês fizessem uma enquete na sua rua, vocês encontrariam muitas pessoas que conhecem os hinos brasileiros?

 

4° momento: Proponha aos alunos que em duplas organizem uma enquete para ser feita na escola com as seguintes questões:

 

  • Quantos hinos oficiais brasileiros existem?
  • Destes, quantos vocês conhecem e sabem cantar?

 

Divida a turma para que percorra a escola toda no horário do recreio procurando realizar a enquete com o maior número possível de pessoas. Oriente os alunos a gravarem ou anotarem as suas respostas.

 

5° momento: De volta à sala, relacione o resultado da enquete com a informação oficial de que existem cinco hinos oficiais brasileiros:

  • Hino Nacional Brasileiro
  • Hino da Independência do Brasil
  • Hino da Proclamação da República
  • Hino à Bandeira Nacional
  • Canção do Expedicionário

 

Fonte: Hinos. Disponível em: http://www2.planalto.gov.br/acervo/simbolos-nacionais/hinos/. Acesso em 13 de julho de 2014.

 

6° momento: Promova um debate sobre a seguinte questão: Por que nem todos brasileiros conhecem todos os hinos de seu país?

 

7° momento: Após o debate solicite que os alunos produzam um texto tendo como título a mesma pergunta norteadora do debate: Por que nem todos brasileiros conhecem todos os hinos de seu país?” relacionando-o com o patriotismo.

 

 

 

AULA 4

 

 

1° momento: Para verificar o grau de conhecimento dos alunos com relação ao Hino à Bandeira Nacional, pergunte:

 

  • Quem conhece a letra do Hino à Bandeira Nacional? Quem já cantou?

  

2° momento: Convide os alunos para ouvirem o áudio do Hino à Bandeira Nacional. Duração: 4min09seg. Disponível em: http://www2.planalto.gov.br/acervo/simbolos-nacionais/hinos/hino-a-bandeira-nacional-mp3-3.8-mb. Acesso em 01 de julho de 2014.

 

 

3° momento: Distribua aos alunos uma cópia do Hino à Bandeira Nacional, com lacunas em algumas palavras para que acompanhem a letra e tentem preencher à sua maneira, conforme seus conhecimentos prévios e após terem ouvido a música na aula. Cópia do Hino à Bandeira Nacional disponível em: http://www2.planalto.gov.br/acervo/simbolos-nacionais/hinos/hino-a-bandeira-nacional. Acesso em 01 de julho de 2014.

 

 

HINO À BANDEIRA NACIONAL

 

Salve lindo pendão da __________________!

Salve símbolo augusto da___________________!

Tua nobre presença à lembrança

A _______________________da Pátria nos traz.

 

Recebe o __________________que se encerra

em nosso peito juvenil,

Querido símbolo da terra,

Da _________________terra do Brasil!

 

Em teu seio _______________ retratas

Este céu de puríssimo azul,

A verdura sem par destas matas,

E o __________________do Cruzeiro do Sul.

 

Recebe o afeto que se encerra

Em nosso peito juvenil,

Querido símbolo da_________________,

Da amada terra do Brasil!

 

Contemplando o teu ______________sagrado,

Compreendemos o nosso_______________,

E o Brasil por seus filhos amado,

_________________e feliz há de ser!

 

Recebe o afeto que se encerra

Em nosso peito juvenil,

Querido __________________da terra,

Da amada terra do Brasil!

 

Sobre a imensa Nação Brasileira,

Nos momentos de festa ou de dor,

Paira sempre ____________________bandeira

Pavilhão da ____________________e do amor!

 

Recebe o afeto que se encerra

Em nosso peito juvenil,

Querido símbolo da____________________,

Da amada terra do Brasil!

 

Letra de: Olavo Bilac (1865-1918)
Música de: Francisco Braga (1868-1945)
Apresentado pela 1ª vez em 09/11/1906

 

 

4° momento: Após o preenchimento da letra, os alunos deverão confrontar o que produziram com a letra oficial. Em seguida, deverão procurar em dicionários online ou outros dicionários os significados das palavras que foram retiradas, bem como um sinônimo para elas.

 

Se a sua escola fizer parte do Projeto Um Computador por Aluno, cada aluno deverá utilizar seu netbook para pesquisar as palavras. Caso não seja possível, convidá-los a utilizarem o Laboratório de Informática de sua escola.

 

Sugestão ao professor

 

Professor, você poderá sugerir aos alunos para cantarem o Hino à Bandeira Nacional, de duas maneiras: 1) conforme sua letra oficial; 2) substituindo as palavras das lacunas pelos sinônimos encontrados na atividade do 4° momento, para verificarem se o Hino continuaria com a mesma sonoridade da letra original.

 

 

AULAS 5 e 6

 

 

1° momento: Para verificar o nível de conhecimento dos alunos quanto ao Hino Nacional Brasileiro, inicie um diálogo com as seguintes perguntas:

 

  • Quem conhece a letra do Hino Nacional?
  • Quem já teve curiosidade de pesquisar no dicionário as palavras do Hino cujo significado não conhece?
  • Quem já leu a letra do Hino Nacional de forma diferente de como está escrito?

 

 

2° momento: Convide os alunos a ouvirem o Hino Nacional, de olhos fechados. Posteriormente, solicite que escrevem as palavras que ouviram, mas não conhecem o significado e/ou alguma expressão que não tenham compreendido o significado. Duração: 3min36seg. Disponível em: http://www2.planalto.gov.br/acervo/simbolos-nacionais/hinos/hino-nacional-brasileiro-mp3-3.2-mb. Acesso em 07 de julho de 2014.

 

Se necessário, execute o Hino novamente para que os alunos anotem as palavras que não conhecem.

 

Anote na lousa as palavras selecionadas pelos alunos, para comparação após apresentação da letra do Hino Nacional, no momento seguinte.

 

 

3° momento: Apresente a letra do Hino Nacional aos alunos, com destaque de algumas palavras e expressões, bem como seus significados, conforme abaixo. Convide os alunos a compararem as palavras/expressões em destaque com as palavras apresentadas por eles.

 

 

HINO NACIONAL

 

Parte I

 

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas (calmas, tranquilas, serenas)

De um povo heroico o brado (grito, clamor) retumbante (que ressoa, ecoante)

E o sol da liberdade (independência), em raios fúlgidos (brilhantes, luminosos),

Brilhou no céu da Pátria nesse instante.

 

Se o penhor (direito) dessa igualdade

Conseguimos conquistar com braço forte (com nossa firmeza),

Em teu seio (interior, âmago), ó liberdade,

Desafia o nosso peito (coração) a própria morte!

 

Ó Pátria amada,

Idolatrada (adorada, venerada, amada),

Salve! Salve!

 

Brasil, um sonho intenso, um raio vívido (brilhante, resplandecente)

De amor e de esperança à terra desce,

Se em teu formoso (belo) céu, risonho (repleto de promessas) e límpido (claro),

A imagem do Cruzeiro (constelação Cruzeiro do Sul) resplandece (brilha).

 

Gigante pela própria natureza (desde que nasceste),

És belo, és forte, impávido (destemido) colosso (gigante)

E o teu futuro espelha (refletirá) essa grandeza.

 

Terra adorada,

Entre outras mil,

És tu, Brasil,

Ó Pátria amada!

 

Dos filhos deste solo és mãe gentil (generosa),

Pátria amada,

Brasil!

 

 

Parte II

 

Deitado eternamente em berço esplêndido (admirável, grandioso),

Ao som do mar e à luz do céu profundo,

Fulguras (cintilas, brilhas), ó Brasil, florão (ornato, enfeite) da América,

Iluminado ao sol do Novo Mundo!

 

Do que a terra, mais garrida (vistosa),

Teus risonhos, lindos campos têm mais flores,

"Nossos bosques têm mais vida",

"Nossa vida" no teu seio "mais amores."

 

Ó Pátria amada,

Idolatrada,

Salve! Salve!

 

Brasil, de amor eterno seja símbolo

lábaro (bandeira) que ostentas (exibes) estrelado,

E diga o verde-louro (amarelo) dessa flâmula (bandeira)

- Paz no futuro e glória no passado.

 

Mas, se ergues da justiça a clava (arma) forte,

Verás que um filho teu não foge à luta,

Nem teme, quem te adora, a própria morte.

 

Terra, adorada,

Entre outras mil,

És tu, Brasil,

Ó Pátria amada!

Dos filhos deste solo és mãe gentil,

Pátria amada,

Brasil!

 

Letra: Joaquim Osório Duque Estrada / Música: Francisco Manuel da Silva

Fonte: Você entende o Hino Nacional Brasileiro? Disponível em: http://www.soportugues.com.br/secoes/curiosidades/hino.php. Acesso em 07 de julho de 2014.

 

 

Sugestão ao professor

 

Professor, você poderá aprofundar a compreensão do Hino Nacional Brasileiro com os alunos, trabalhando com a forma como foi escrito. Apresente-o na versão simplificada, conforme sugerido no texto Você entende o Hino Nacional Brasileiro? Disponível em: http://www.soportugues.com.br/secoes/curiosidades/hino.php. Acesso em 07 de julho de 2014.

 

Convide os alunos a compararem as duas versões (original e simplificada). Você poderá apresentar, também, a versão original e o Hino Nacional escrito em ordem direta, o que facilita a compreensão de sua mensagem, conforme sugerido em: LUCHINI, Tiago. Hino Nacional - ordem direta e glossário. Disponível em: http://www.tiagoluchini.eu/2009/01/20/hino-nacional-ordem-direta-e-glossario/. Acesso em 07 de julho de 2014.

 

Professor, há também o livro infantil chamado “Ouviram do Ipiranga”, escrito por Marcelo Duarte, que revela o significado de cada palavra da letra do Hino Nacional, apresentando passagens históricas e curiosas relacionadas à criação da letra. Também traz a letra do Hino Nacional Brasileiro, do Hino da Independência e da Proclamação da República, biografias dos personagens mencionados na obra (Dom Pedro I, por exemplo) e as novas ilustrações, que fiz misturando técnicas e materiais. Fonte: DUARTE, Marcelo. Ouviram do Ipiranga. Disponível em: http://mauricionegro.blogspot.com.br/2011/01/ouviram-do-ipiranga.html. Acesso em 14 de julho de 2014.

 

Figura 1- Imagem da capa do livro "Ouviram do Ipiranga", de Marcelo Duarte. Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_DoH9Zl0bFLc/TSS_zxtR58I/AAAAAAAABV8/iZtTPFuJ9Lw/s1600/CAPA_OUVIRAM%2BDO%2BIPIRANGA.jpg. Acesso em 14 de julho de 2014.

 

4° momento: Solicite aos alunos que, individualmente, elaborem um desenho representando o Hino Nacional. Distribua cartolina, giz de cera, lápis de cor, tinta guache e pincel etc.

 

5° momento: Disponibilize um mural em sala de aula para expor os desenhos dos alunos. Solicite que cada aluno explique seu desenho e mantenha a exposição dos desenhos por algum tempo. Posteriormente, você poderá definir com a Diretoria da escola um local onde possa realizar a exposição dos desenhos para serem vistos por todos os alunos, na semana de 13 de abril, que é o Dia do Hino Nacional Brasileiro ou em outra data comemorativa.

 

AULAS 7 a 10

 

1° momento: Convide os alunos a criarem uma letra para um hino ao seu país. Tomar o cuidado para não criarem uma paródia, utilizando como melodia o original, para não correr o risco de tratar com desrespeito um Símbolo Nacional. Sugira como título “Hino ao meu país” e que para composição se baseiem na atual realidade brasileira, com temas como fome, desemprego, corrupção, mas também esperança, honestidade, união etc.

 

 

Sugestão ao professor

 

Para estimular a criatividade dos alunos, sugere-se a apresentação de vídeos das músicas “Brasil”, de Cazuza; “Que país e este?”, de Legião Urbana; “Desordem”, de Titãs, disponíveis no Youtube, ou outros que sejam do seu conhecimento e se encaixam no contexto. Explique aos alunos que embora essas músicas tenham sido compostas na década de 1980, os assuntos são atuais e condizem com a realidade brasileira: corrupção, desordem, pobreza, justiça etc.

 

Vídeo Youtube. Cazuza- Brasil. Duração: 3min11seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=1Ss_b5IirIg. Acesso em 07 de julho de 2014.

Se necessário, distribua a letra da música “Brasil”. Disponível em: http://letras.mus.br/cazuza/7246/. Acesso em 07 de julho de 2014.

 

Vídeo Youtube. Titãs - Desordem (Clipe Original) Audio HQ. Duração: 04min. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=pHfCi5elVh0. Acesso em 07 de julho de 2014.

Se necessário, distribua a letra da música “Desordem”. Disponível em: http://letras.mus.br/titas/48964/. Acesso em 07 de julho de 2014.

 

Vídeo Youtube. Legião Urbana - Que país é esse? (Clipe Oficial). Duração: 2min56seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=CqttYsSYA3k. Acesso em 07 de julho de 2014.

Se necessário, distribua a letra da música “Que país é este?” Disponível em: http://letras.mus.br/legiao-urbana/46973/. Acesso em 07 de julho de 2014.

 

 

2° momento: Solicite que cada aluno apresente o “Hino ao meu país” ao restante da sala. Discuta com os alunos a abordagem feita por cada um e definam, em comum acordo, o “Hino ao meu país” que melhor representa a realidade brasileira e o desejo de um futuro melhor.

 

3° momento: Convide a turma a elaborar um painel, escrito e ilustrado, com o “Hino ao meu país” escolhido por todos e defina com a Diretoria da escola um local de fácil acesso e visibilidade para todos os alunos da escola para expor o painel.

 

4° momento: Solicite aos alunos que elaborem um desenho representando o Hino Nacional. Distribua cartolina, giz de cera, lápis de cor, tinta guache e pincel etc.

 

5° momento: Disponibilize um mural em sala de aula para expor os desenhos dos alunos. Solicite que cada aluno explique seu desenho e mantenha a exposição dos desenhos por algum tempo. Posteriormente, você poderá definir com a Diretoria da escola um local onde possa realizar a exposição dos desenhos para serem vistos por todos os alunos, na semana de 13 de abril, que é o Dia do Hino Nacional Brasileiro ou em outra data comemorativa.

Recursos Complementares

DORNELLAS, Vaneide Correa. Aprendendo a cantar o Hino Nacional. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56375. Acesso em 14 de julho de 2014.

 

HORTA, Cristiane Neri. Análise e reflexão da linguagem utilizada nos hinos. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26191. Acesso em 14 de julho de 2014.

 

SANT´ANNA, Clério José Borges de. Hino Nacional. Disponível em: http://www.clerioborges.com.br/hinonacional.html. Acesso em 14 de julho de 2014.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e contínua. Procure identificar, no decorrer das aulas, se os alunos compreenderam o que significa patriotismo e a importância de exercitarmos esse sentimento. Busque observar se os alunos perceberam as mensagens, os significados e a simbologia contida nos Hinos, por meio de sua participação nas rodas de conversa e os debates em aula. Verifique se cada aluno conseguiu transmitir sua mensagem através da criação de seu próprio hino, considerando a nossa realidade atual.  Avalie ainda se houve uma evolução da linguagem oral e escrita. Por fim, avalie a participação individual e coletiva dos alunos e, ainda, o envolvimento com o assunto nas rodas de conversa e debates realizados nas atividades.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.