Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Parlendas: um aprender brincando

 

18/06/2014

Autor y Coautor(es)
ALINE CARRIJO DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer textos do gênero parlenda.
  • Perceber a transcrição gráfica de um gênero oral poético.
  • Conhecer um pouco mais do folclore infantil brasileiro.
Duração das atividades
4 aulas de 50minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Dominar o gênero poema.
  • Estar alfabetizado.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Brincadeira de roda.
  • Leitura de parlendas e percepção delas no universo infantil.
  • Pesquisa de brincadeiras de roda e parlendas.
  • Pesquisa em âmbito familiar.

 

Recursos:

  • Pátio para atividades lúdicas.
  • Folha impressa com exemplos de parlendas.
  • Laboratório de Informática.
  • Sarau.

 

Professor, as parlendas são textos literários de origem na oralidade e que são normalmente recitadas em cantigas de roda e outras brincadeiras infantis. Trabalhar com esse gênero poético é aproximar o conteúdo de Língua Portuguesa à realidade infantil do alunado.

Aula 1 – As nossas cantigas de roda

Professor, leve os alunos para o pátio, faça uma roda com eles e peça para que eles tentem se lembrar de alguma brincadeira de roda. Espera-se que surjam brincadeiras como: Corre, Cutia; Batata quente; Escravos de Jó etc.

Roda

Imagem disponível em: http://www.novidadediaria.com.br/wp-content/gallery/cantigas-de-roda/cantigas-de-roda-14.jpg, acesso em 31/05/2014.

Depois que eles falarem os nomes das brincadeiras, pergunte à sala, se eles podem brincar de Corre, Cutia. Pergunte quem deles sabe brincar; escolha um deles para iniciar a atividade, entregue-lhe uma bola de meia e peça-lhe para explicar as regras do jogo.

Depois da explicação feita, relembre com a turma a música que deve ser cantada em quando a “Cutia” corre ao redor da roda fechada. Disponível em: http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=21, acesso em 31/05/2014.

Se necessário, professor, sugerimos uma matéria de Bruna Nicolielo com brincadeiras que se utilizam de parlendas e instruções para jogá-las, a fim de aumentar o repertório da turma: Brincadeiras do Centro-Oeste: Corre Cutia, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/brincadeiras-regionais-centro-oeste-corre-cotia-700741.shtml, acesso em 14/06/2014.

Pergunte se todos estão preparados e peça ao aluno que está com a bola de meia para iniciar a sua trajetória ao redor do círculo enquanto os demais começam a cantar e bater palmas no ritmo da música.

Professor, deixe os alunos brincarem por um tempo, acreditamos que uns 10 minutos são suficientes para que eles não se cansem.

 

Atividade 2

Professor, propomos para essa atividade uma dinâmica para que os alunos tenham em mente um repertório de parlenda, mesmo que inconsciente, para que possamos ter material para trabalharmos a transcrição da atividade oral para a escrita na próxima aula.

Faça com eles um semicírculo, agora, deixando um espaço confortável para caber uma pessoa nele.

Explique aos alunos que faremos uma apresentação de textos usados em brincadeiras infantis e que quem souber de algum que se habilite para “subir ao palco” e se apresentar. Comece você professor, para que eles possam entender a dinâmica. Sugerimos que apresente de forma bem dramática o Bão Balalão:


Bão, babalão,
Senhor Capitão,
Espada na cinta,
Ginete na mão.
Em terra de mouro
Morreu seu irmão,
Cozido e assado
No seu caldeirão


Disponível em: http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=21#ixzz33JofVlJ5, acesso em 31/05/2014.

Ajude aos alunos a lembrarem de outras brincadeiras infantis como A batatinha quando nasce; Hoje é domingo; Um, dois, três etc.

 

Aula 2 – Do oral ao escrito

Prof

Imagem disponível em: http://www.vocesabia.net/wp-content/uploads/2012/10/professor2.jpg, acesso em 31/05/2014.

Atividade 1

Professor, peça aos alunos para que te ajude a lembrar da letra do Um, dois, três recitado na última aula. Assim que forem se lembrando, vá escrevendo a letra no quadro de forma contínua, sem fazer as marcas de verso.

Pergunte aos seus alunos como seria uma forma de transformar o texto supracitado e permitir que o leitor consiga reconhecer o ritmo e a musicalidade dele. Será que um manual seria a melhor forma? Será que uma narrativa seria a melhor forma? Será que um poema seria a melhor forma?

Lembre seus alunos dos conceitos principais de um poema: rima, ritmo e musicalidade na relação entre as palavras. E como eles já conhecem um poema, como fariam para transformar as frases que estão no quadro em um poema que respeitasse as características do texto recitado na brincadeira da aula anterior?

Professor, peça para os alunos criarem possibilidades de construção do poema e vá transcrevendo-as no quadro de acordo com o consenso da sala.

Ajude-os a chegar à forma consagrada:

Um, dois, feijão com arroz,
Três, quatro, feijão no prato,
Cinco, seis, falar inglês,
Sete, oito, comer biscoito,
Nove, dez, comer pastéis


Disponível em: http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=21#ixzz33Jrt3DJm, acesso em 31/05/2014.

Atividade 2

Professor, peça para seus alunos fazerem uma pesquisa em casa com seus avós, tios, pais e primos mais velhos de quais foram as brincadeiras de rodas que eles mais brincaram em sua infância e peça-os para transcreverem o nome das brincadeiras e as canções utilizadas nelas para que o aluno traga a letra para  próxima aula.

 

Aula 3 - Pesquisando o folclore brasileiro do universo infantil

Professor, peça a seus alunos que tenham em mãos o resultado da pesquisa de brincadeiras infantis feita em casa com seus familiares e os leve para o Laboratório de Informática.

Solicite para que eles façam uma pesquisa no Google sobre como jogar as brincadeiras enumeradas pelos familiares, disponível em: https://www.google.com.br/. Acesso em 14/06/2014.

Peça para que eles imprimam o material mais interessante sobre as brincadeiras que encontrarem. Professor, ajude-os a identificar o porquê um material é mais interessante, já que traz informações de como brincar, regras etc.

Depois de impressas, peça para os colegas socializarem as suas pesquisas na sala, explicando a brincadeira e dizendo se qual das que encontrou achou mais interessante e porquê. Professor, essa atividade é importante para que os alunos trabalhem a argumentação e a exposição de ideias em público.

Feito isso, explique aos alunos que faremos um sarau de parlendas para a escola e que para isso é importante que cada um escolha uma brincadeira de roda para si e a respectiva parlenda que acompanha a brincadeira. Depois da escolha, eles devem levar as folhas para casa e praticar a leitura das normas do jogo e da parlenda.

Aula 4 - Sistematização do conteúdo

Professor, retome com seus alunos o que eles fizerem nessa sequência didática: brincaram de roda, transcreveram um poema oral para a forma escrita, pesquisaram em casa as brincadeiras marcantes para seus familiares, pesquisaram como jogar essas brincadeiras e estão elaborando um sarau para a escola.

Depois de terminada a recapitulação, diga a eles que o poema dessas canções, quando passamos esse texto oral para escrita, assume uma forma que chamamos de parlenda e por ser assim nós podemos definir algumas características desse gênero textual. Ajude-os a pensar nas características trabalhadas em cada uma das atividades, como:

  • Possui rima e ritmo, por isso é perfeita para ser usada em brincadeiras infantis.
  • Pertence à tradição oral.
  • Faz parte da cultura infantil.
  • Fazem parte do folclore brasileiro.
  • É utilizada em rodas para favorecer à dinâmica de grupo.
  • É utilizada para entreterimento, dentre outras.

Depois de apresentadas as características da parlenda, reforce a importância da socialização das brincadeiras de roda que estão em suas mãos, a fim de que a cultura de nossos pais, avós, tios e primos seja passada para os mais novos como eles, para que o folclore brasileiro não se perca diante de tanta novidade tecnológica (lembre-os que hoje o tempo de diversão deles é preenchido na maioria das vezes por viodegame, computador, televisão etc.).

Sendo assim, mãos à obra! Vamos treinar o sarau! Peça para cada um deles fazer a leitura cuidadosa da brincadeira que tem em mãos para se preparem para a plateia do sarau.

Aula 5 - Sarau

sarau

Imagem disponível em: http://www.bomdespacho.mg.gov.br/wp-content/uploads/2013/11/sarau-de-poesia.jpg, acesso em 14/06/2014.

Professor, organize seus alunos no anfiteatro da escola e convide as outras salas para assistirem a apresentação das brincadeiras e parlendas que eles trabalharam.

Recursos Complementares

Ensino Fundamental 1. Parlendas. Disponível em: http://ensfundamental1.wordpress.com/parlendas/, acesso em 31/05/2014.

 

Avaliação

A avaliação deve ser realizada durante as atividades. Cabe ao professor observar, a partir da interação dos alunos com as atividades e a transcrição do texto oral para o escrito se o aluno compreendeu as características da parlenda como um gênero poético.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.