19/06/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Para a realização desta aula é necessário que os alunos tenham habilidades básicas de leitura e de escrita.Trata-se de uma aula que irá ampliar os conhecimentos dos alunos acerca da adoção de animais. Porém, se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno – UCA, consideramos importante que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA e ou do tablet.
Informações ao professor
Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios que tem como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.Para outras informações acesse: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília: MEC, SEB, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11>. Acesso em: 23 de maio 2013.
Para o desenvolvimento das atividades desta aula os alunos deverão ter acesso a um computador e à internet. Portanto, a aula poderá acontecer no Laboratório de Informática ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto UCA. Neste último caso, cada aluno terá acesso a um notebook com sistema Linux. O tablet também poderá ser utilizado.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Motivando os alunos:
Fonte da imagem: Sítio: “Tia Raquel” Disponível em:<http://tiaraquelministerioinfantil.blogspot.com.br/2010/08/carinhas-de-meninas.html >. Acesso em: 23 de maio 2014.
Organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo a respeito do que eles sabem sobre o convívio do homem e os animais de estimação. Incentive os alunos a expressarem suas ideias, assim, estimule a participação de todos.
Você poderá iniciar a conversa por meio de imagens. Elas permitem ao aluno observar e identificar animais de estimação. Para apresentá-las, utilize recurso multimídia, para isso, faça slides e por meio de Data Show ou DVD apresente à turma. Ou se preferir faça cartazes.
Leitura e discussão de cena
Professor, apresente as cenas abaixo para sua turma. Em seguida estabeleça um diálogo para interpretá-las.
Cachorro - Fonte: Acervo da própria autora.
Gato - Acervo da própria autora.
Peixinhos - Acervo da própria autora.
Calopsita - Acervo da própria autora.
Comece indagando:
a- O que vocês estão vendo em cada imagem apresentada?
b- Qual é o assunto dessas imagens?
c- Vocês cuidam de algum animal em casa? Qual é este animal?
d- Como você e sua família cuidam deste animal?
e- Por que é importante que cuidemos dos animais que vivem em nossas casas?
f- Vocês conhecem ou já viram algum animal abandonado na rua? Onde vocês o viram?
g- De que forma podemos ajudar a proteger os animais abandonados?
Depois de ouvir os alunos, apresente as imagens a seguir e converse com os alunos sobre elas.
Fonte: Sítio: “Camaçari Notícias”. Disponível em: <http://www.camacarinoticias.com.br/leitura.php?id=58154>. Acesso em: 23 de maio 2014.
Fonte: Sítio: “Associação Protetora dos Animais- Abrigo Flora e Fauna” Disponível em: <http://www.abrigofloraefauna.org.br/2013_01_01_archive.html>. Acesso em: 23 de maio 2014.
Fonte: Sítio: “Animal show” Disponível em: <http://animalshow.com.br/noticias/2011/05/11/curiosidades-e-informacoes-sobre-adocao-de-animais/>. Acesso em: 23 de maio 2014.
Indague:
Professor, após o diálogo proponha aos alunos que façam uma pesquisa sobre animais abandonados. Para isto, registre na lousa e peça que copiem a seguinte “Atividade de casa”. (Procure registrar esta atividade num final de semana, assim os pais ou outro responsável pelo aluno poderá acompanhar a atividade proposta.).
Converse com seus familiares e peça-os que ajudem a descobrir se na cidade ou no bairro onde moram existe um local/abrigo onde ficam os animais para adoção. Escreva alguma/s informação/ões a respeito destes animais. Para isto, preencha a ficha a seguir. Se possível, fotografe este animal.
Animal | Onde foi encontrado | Tempo que está no abrigo |
|
Fonte: Acervo da própria autora.
Outra possibilidade para descobrir se os alunos possuem animais de estimação
Professor, solicite que os alunos se organizem em grupos de até cinco elementos. Peça que respondam a questão:
-Você tem algum animal em sua casa? Qual?
Para responder a este questionamento, providencie uma ficha para cada grupo. Por meio dela será possível descobrir os animais que os alunos têm em casa. Veja nossa sugestão para a ficha:
Fonte: Acervo da própria autora.
Após o preenchimento da ficha, você poderá propor que cada grupo eleja um participante para informar a classe sobre os animais citados. Com este material, você terá oportunidade de construir um gráfico que representa a quantidade de cachorros, gatos, peixes etc. que são cuidados pelos alunos. Utilize o gráfico para elaborar questões pertinentes ao mesmo. Para ver algumas atividades sobre gráficos acesse o Sítio: “Portal do Professor”- Coleção de aulas: Gráfico e tabelas: que linguagem é essa? Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=381>. Acesso em: 26 de maio 2014.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Animais abandonados
Professor, para ampliar a discussão sobre animais abandonados, apresente as cenas a seguir. Providencie a cópia impressa das mesmas, assim, os alunos poderão colar no caderno de Ciências e registrar atividades sobre a temática.
Fonte: Sítio: “UFPB- Campus 1- João Pessoa”. Disponível em: <http://gatosdaufpb.blogspot.com.br/2010/08/gatos-abandonados-na-ufpb-de-quem-e.html>. Acesso em: 25 de maio 2014.
Fonte: Sítio “Blog da Marilia”. Disponível em: <https://mariliaescobar.wordpress.com/2011/08/page/2/>. Acesso em: 25 de maio 2014.
Fonte: Sítio “AMAA- Associação dos melhores amigos dos animais” – Disponível em: <http://amaa-goioere.blogspot.com.br/2010_11_01_archive.html >. Acesso em: 25 de maio 2014.
Sugestão de como trabalhar:
Fonte: Sítio: “Uol bichos” . Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/ultnot/bichos/leiseprotecao/posseresponsavel.jhtm >. Acesso em: 25 de maio 2014.
Para finalizar este momento pergunte aos alunos o que eles acharam da aula e se foi possível aprender algo. É importante que justifiquem suas respostas.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Lendo uma tirinha
Professor, o incentivo a leitura é fundamental para que o aluno avance em seu processo de alfabetização. Na sala de aula, a tirinha é um recurso bastante eficaz, pela sua característica humorística, devido ter um roteiro muitas vezes curioso, por ter personagens cativantes, por ser construído por diálogos que lembram os diálogos possíveis no dia a dia (possibilitando um olhar entre as relações de oralidade e escrita) e por ter uma história curta, que não solicitará do aluno um tempo maior para se fazer a leitura. Desse modo, a tirinha promove maior interesse por parte dos alunos e ao mesmo tempo, trabalha a linguagem de forma geral. Além disso, permite que o aluno passe a entender a imagem como discurso, atribuindo-lhe sentidos sociais e ideológicos.
Assim, sugerimos que você utilize as tirinhas do cartunista, ilustrador e jornalista Clóvis Geyer que mostram a triste e dura realidade dos animais abandonados. Para isto, utilize o Sítio “Oba! Blog”. Disponível em: <http://www.obafloripa.org/blog/2009/08/excelente-iniciativa/ >. Acesso em: 25 de maio 2014.
Apresente as tirinhas e converse com a turma sobre as mesmas, faça:
Pergunte:
a- É possível verificar uma crítica na tira? Se sim a quem ela é dirigida? Comentem.
b- A tira provoca humor? Que sensação vocês tiveram ao lerem o texto?
Finalize pedindo que os alunos avaliem a aula. É importante que justifiquem suas respostas.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Fazendo entrevista
Professor, se possível convide um veterinário ou um biólogo para falar sobre abandono de animais. Aproveite para trabalhar com o gênero textual “convite”. Questione os alunos sobre as informações que deve conter em um convite: nome do convidado, data, local e horário do evento, quem está convidando, ou outras informações que acharem pertinentes.
Anteriormente a entrevista, faça um roteiro com os alunos, contendo questões que gostariam de ver respondidas. Explique que poderão fazer outros questionamentos durante a entrevista. É importante esclarecer a forma como os alunos deverão tomar nota durante a palestra. Explique à turma que não é preciso registrar todas as falas do convidado, apenas o que conseguirem, pois você também fará suas anotações. Oriente os alunos que ainda não escrevem com autonomia para que fiquem atentos à fala para ajudarem a completar as anotações daqueles que ficaram responsáveis em registrar a palestra.
Informe ao convidado sobre o que os alunos já sabem, assim poderá apresentar informações complementares ao estudo. Peça que exponha sobre o tráfico de animais, que não se deve comprar animais que vivem livres na natureza, como papagaios, micos, filhotes de tartarugas, dentre outros. É importante que a turma conscientize que ao adotar animais adaptados ao convívio humano, como cães e gatos, em vez de animais não domesticados, deixamos de incentivar o tráfico.
Se for possível, e com o consentimento do palestrante grave este momento, através do laptop Classmate do Projeto UCA utilize o caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o "botão vermelho". Para visualizar fotos ou vídeos, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).
Para finalizar esse momento, induza os alunos a agradecerem ao convidado e também dizerem o que acharam da atividade. Não se esqueça de pedir que justifiquem suas respostas.
Logo após o encerramento da entrevista produza um relatório coletivo que contemple as respostas dos questionamentos elencados, consulte os registros que você fez durante a entrevista. Os alunos vão expondo suas ideias e você vai registrando na lousa, no final todos fazem uma revisão do texto e o copiam. Ao final, peça que façam uma ilustração.
5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Confeccionando cartazes
Professor, você poderá enriquecer sua aula convidando os alunos para fazerem cartazes informando o que descobriram e também alertando as pessoas sobre a responsabilidade do abandono de animais.Durante a confecção dos cartazes caminhe entre os grupos, e quando necessário chame atenção quanto aos aspectos gramaticais, ortográficos, pontuação e à coerência textual. Você poderá sugerir que utilizem o dicionário para conferir palavras que estão em dúvida.
Divida a turma em duplas ou grupos de até quatro alunos.
Proponha que trabalhem com o gênero textual “cartazes”, pois ele faz parte do cotidiano escolar e representa uma excelente estratégia de comunicação visual. Para isso, leve para sala de aula: revistas para recortes, cartolinas, colas, tesouras, canetas hidrocor, tintas para pintura em papel, dentre outros materiais que você julgar necessário para confecção de cartazes.
Após a confecção dos cartazes permita que cada grupo socialize seu trabalho. Em seguida, peça que escolham diferentes espaços no interior da escola para que possam colar os cartazes dos grupos. Não se esqueça de pedir que escrevam os nomes dos autores e seu respectivo ano de estudo.
Observação: Se você quiser poderá pedir que os alunos tragam as figuras de animais de suas casas para confeccionar os cartazes.
Sugestões de links para o aluno e professores:
.Sítio: “Escola Kids” – Cuidados com os animais domésticos. Disponível em: <http://www.escolakids.com/cuidados-com-os-animais.htm>. Acesso em: 25 de maio 2014.
.Sítio: “Bichinhos precisam de lar” Disponível em: <http://bichinhosprecisamdelar.blogspot.com.br/2010/11/50-frases-legais-sobre-caes.html>. Acesso em: 25 de maio 2014.
.Sítio “AMAA- Associação dos melhores amigos dos animais” – Disponível em: <http://amaa-goioere.blogspot.com.br/2010_11_01_archive.html>. Acesso em: 25 de maio 2014.
Sugestão de link para professores:
. Sítio: “Revista Nova Escola”. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/plano-de-aula-seres-humanos-animais-estimacao-749729.shtml>. Acesso em: 25 de maio 2014.
Sugestão de bibliografia para o aluno e o professor:
SIMARD, Rémy. Trad. Ana Maria Machado. Meu cachorro é um elefante. São Paulo: Salamandra, 2008.
MICHSELIS, Ana; TUAN, Roseli. Bicho da minha casa. São Paulo: Callis, 1997.
A avaliação deverá ser feita durante a realização de cada atividade proposta, num processo contínuo de reflexão. Analise o desenvolvimento dos alunos quanto ao entendimento da relevância de adotar um animal e da responsabilidade em fazê-lo. Utilize seus registros e suas observações para verificar se os alunos foram capazes de: valorizar o ato de adotar um animal abandonado; conhecer os cuidados necessários ao bem estar de um animal; respeitar os cuidados necessários à sobrevivência de um animal de estimação; ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda; utilizar diferentes gêneros textuais: convite, roteiro e cartazes, observar com criticidade imagens de animais abandonados. Analise também, os registros pessoais dos alunos verificando se eles estão aproximando cada vez mais da escrita alfabética.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
04/05/2015
Cinco estrelasAchei o projeto super interessante. Acho importante ensinar as crianças a respeitar a vida de outros seres. A aula é bem diferente e prende a atenção da criança fazendo-a entender e evoluir sem grandes esforços. Cada nova etapa faz as crianças se encantarem mais e terem maior consciência a respeito do mundo animal. Adorei!