20/10/2008
EZIQUIEL MENTA
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
As estratégias utilizadas serão:
- aula interativa com uso da mídia vídeo;
- utilização do laboratório de informática;
ATIVIDADE 1
Esta atividade será constituída, primeiramente, da leitura individual e silenciosa do poema:
O Bicho
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
Poema de Manuel Bandeira
(http://enemnota100.blogspot.com/2008_05_01_archive.html)
O professor proferirá a leitura do poema em voz alta, preferencialmente, circulando entre os corredores da classe de forma a chamar a atenção dos alunos para si.
Em seguida, sem abertura para comentários e discussões, o docente apresenta aos alunos o vídeo ILHA DAS FLORES (13 minutos), disponível em www.portacurtas.com.br/pop_160.asp
Ao término do vídeo, o professor deve promover um debate em sala de aula, provocando os alunos a participarem:
- Existe relação entre o tema do poema O BICHO com o vídeo ILHA DAS FLORES?
- Qual o tema abordado nas duas produções?
- As produções apresentam tanto na poesia como no documentário, um lado perverso da realidade humana. Quais aspectos nas obras indicam seu caráter crítico?
- O que despertou seu interesse foi a leitura individual do poema ou ouvi-lo declamado por outra pessoa?
- Existe contribuição da exibição do vídeo ILHA DAS FLORES para a compreensão do tema abordado pelo poema O BICHO? Qual?
As duas últimas questões são sugeridas como mecanismo de apontamento dos caminhos que os alunos podem utilizar em seus momentos de estudo, ou seja, usar de diferentes recursos para estimular o cérebro no processamento de informações, estimulando diferentes sentidos para promover a compreensão das informações.
ATIVIDADE 2
Os alunos devem construir uma lista de palavras que acreditam que faça relação ao tema pobreza indicado no poema e vídeo abordados na atividade 1. Os alunos devem trocar entre os colegas da classe as relações constru ídas e a partir d aí indicarem significado às palavras. Depois da atividade concluída, cada relação de palavras deverá retornar ao estudante que a criou e este deverá circular as palavras com as quais concorda totalmente com o significado atribuído pelo colega. Posteriormente, devem consultar em dicionários o significado das palavras com as quais não se sentem seguros a respeito e confirmar as demais.
ATIVIDADE 3
O objetivo desta atividade é oportunizar aos estudantes a consulta a opiniões de outros professores e profissionais da educação sobre a escrita da redação. É necessário que depois das consultas realizadas pelos alunos sobre as características de uma boa redação eles sejam instigados a sintetizá-las para a escrita de uma redação. Cada aluno deve criar uma lista de itens fundamentais, uma espécie de check list que pode guiar a realização de uma boa redação.
No laboratório de informática os alunos devem pesquisar sobre a escrita da redação. São sugestões de sites:
http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=corrigir/docs/cap6
http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=14581
ATIVIDADE 4
Neste momento, a atividade de listar os pontos necessários para a elaboração de uma redação será realizada por toda a classe em conjunto. Os alunos deverão estar dispostos em círculo, para facilitar a comunicação. Cada aluno indicará um item para a relação check list para elaboração de uma redação, justificando a sua importância.
Exemplos de itens para esse check list
• Rascunho do documento que se quer elaborar
• Vocabulário apropriado
ATIVIDADE 5
Cada estudante criará sua própria redação, observando todos os pré requisitos tratados nas atividades anteriores.
Quatro estrelas 63 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
06/09/2015
Quatro estrelasAo ver o desenvolvimento, deu para imaginar o quanto eu iria resgatar valores que às vezes no nosso dia a dia, estamos vivendo e não paramos para uma reflexão madura e construtiva. Muito bom.
01/09/2015
Cinco estrelasConteúdo excelente!
01/09/2015
Cinco estrelasConteúdo excelente!
03/07/2015
Cinco estrelasBastante produtiva minhas aulas, com conteúdos que nos ajudam nos estudos diários.
09/04/2015
Cinco estrelasTive um excelente aproveitamento com essas aulas, (apesar do vídeo não esta mais disponível) o conteúdo dos textos são bem claros, pois visam não só o aprimoramento do conhecimento, mas também vem nos conscientizando a respeito do descaso que vemos em nosso País no dia a dia, com o mais nescessitados e com o preconceito.
07/04/2015
Quatro estrelasACHEI MUITO BOM O POEMA , ALGO QUE NOS REMETE A DEBATER O ASSUNTO . EXCELENTE !!
16/03/2015
Cinco estrelasUma aula dinâmica e criativa , capaz de chamar a atenção dos alunos , e de ser uma experiência única e marcante. Aprender assim é divertido , o que muitos alunos querem hoje em dia.
15/03/2015
Cinco estrelasAchei ótimo o que o professor propôs aos alunos,a interação e criatividade,oportunidade de explanarem seus conhecimentos sendo transmissores e receptores dos conteúdos ali abordados.A idéia do vídeo também foi boa,mas não acho tão participativo,poderia ter sido algo de cunho melhor.
10/03/2015
Quatro estrelasA LEITURA DO POEMA E INCRÍVEL, NÓS MOSTRA A REALIDADE DE MUITA PESSOAL QUE VIVEM NAS RUAS SEM TER O QUE COMER. E MUITAS VEZES TEMOS DO BOM E DO MELHOR E AINDA RECLAMAMOS, PRECISAMOS VALORIZAR MAS A VIDA. E FAZER ALGO PELO PRÓXIMO.. AULA FOI MARAVILHOSA SOBRE O QUE EU LI SÓ NÃO CONSEGUIR ASSISTE O VÍDEO. MAS ESCLARECEU MUITAS DUVIDAS. OBRIGADA.
18/02/2015
Cinco estrelasGostei muito da dinâmica usada.Enfatizou várias áreas de conhecimento,envolvendo de maneira participativa todos os educandos.
07/02/2015
Cinco estrelasAula muito criativa e interessante , desperta curiosidades e prende a atenção.
31/05/2014
Cinco estrelasNo meu entendimento, essa aula enriquece em muito o conhecimento para a elaboração de um bom texto.
10/04/2014
Cinco estrelasmuito boa, gostei da sugestão
13/03/2014
Quatro estrelasgostei desse tema aprendir muitas coisas nele.
18/10/2013
Cinco estrelasExcelente aula Rita! Estarei reproduzindo com os meus alunos.
21/09/2013
Cinco estrelasmuito interessante esse texto, consegue-se prender a atenção dos alunos, e aguçar a curiosidade para que eles respondam ao questionário. Parabéns
02/06/2013
Quatro estrelasMuito interessante a ideia de usar um poema para inciar uma atividade dissertativa. Parabéns!
04/04/2013
Cinco estrelasMuito pertinente as escolhas do poema e do vídeo.
10/08/2012
Cinco estrelasAdorei, vou usar as atividades para todas as minhas turmas.
18/07/2012
Cinco estrelasOs exercícios são ótimos.
08/07/2012
Cinco estrelasÓtima aula,é o que estava procurando.
23/01/2012
Cinco estrelasAchei muito interessante essas sugestões de atividades. vão me ajudar bastante.
17/10/2011
Cinco estrelasmuito interessante.parabéns!
06/03/2011
Cinco estrelasmuito interessante a sugestão de aulas. Parabéns
29/09/2010
Cinco estrelasQuando o professor utiliza a leitura,compreensão,interpretação e produção de texto como recursos para colocar os alunos em contato com os diferentes gêneros textuais ele consegue alcançar o efetivo processo de ensino aprendizagem.
21/08/2010
Cinco estrelasa aula é criativa, dinânica e enriquecedora.Adorei e irei utilizá-la.parabéns.
21/08/2010
Cinco estrelasadorei a sua aula Rita principalmente por você possibilitar diferentes estratégias/recursos para que o aluno construa seu conhecimento de forma colaborativa e prazerosa.Já a escolhemos para introduzir um projeto que estamos iniciando sobre o uso do laboratório.Parabéns
18/08/2010
Cinco estrelasachei a abordagem de sua aula maravilhosa.Se todos o professores fizessem, a coisa seria bem melhor . sucesso!
30/06/2010
Cinco estrelasAmei essa aula, irei usar no meu primeiro dia de aula de redação na sétima série da minha escola...Achei fantástica e produtiva...Parabéns!
18/05/2010
Cinco estrelasParabéns pela aula, já conhecia o poema, havia trabalhado com ele mas dentro de outro contexto.Achei a sugestão excelente, vou apresentar para outras colegas. Abraços, Gorete Silva
24/03/2010
Cinco estrelasEssa metodologia é bastante pertinente, pois o uso de tecnologias torna a aula dinâmica. Quanto ao trabalho com o poema, é algo muito interessante o contato entre o texto poético e o aluno, principalmente, por ser um poema tão propício à interpretação como "O bicho", proporcionando uma reflexão de cunho social. A proposta complementar do filme é bastante viável para um melhor entendimento da mensagem presente no poema, além das atividades de leitura, compreensão e produção textual de gêneros.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito desta proposta, pois trabalha tanto a oralidade quanto à escrita, além de estimular a pesquisa, através da internet e a interpretação, tanto do poema quanto do vídeo. Assim, o uso dos recursos tecnológicos farão toda a diferença na execusão das atividades!!! Parabéns à Professora Rita de Cássia!!!
24/03/2010
Quatro estrelasParabenizo pelo roteiro das aulas; pois realmente utilizou-se dos recursos tecnológicos,possibilitando aos alunos serem autores de seu conhecimento.Enfatizo que a utilização das novas mídias é de suma importância à interação e aproveitamento das aulas.Será muito bem aproveitada! Abraços!!
24/03/2010
Quatro estrelasRita....muito sugestiva e interessante esta aula...com certeza farei com meus alunos
24/03/2010
Cinco estrelasAula muito dinâmica, conteúdo excelente, inúmeras situações a serem socializadas por todos os alunos.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito da sua estratégia pois é uma forma de fazer com que o aluno participe inteiramente da aula e com certeza aprenderá com mais facilidader, parabens.
24/03/2010
Quatro estrelasOtima. Usou recursos tecnológicos que atraem a atençao e o interesse do aluno.Estimulou a criatividade do aluno na produçao de texto.Demonstrou a sensibilidade do autor, o que com certeza ajudou a sensibilizar o aluno diante da problemática mostrada no texto: a fome- um dos maiores problemas sociais da atualidade.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito criativa sua aula. Com poucos recursos o professor consegue desenvolver uma aula interativa e que estimula a criatividade dos alunos.
24/03/2010
Cinco estrelasO texto selecionado e a adequação das atividades estão excelentes, cabe a cada professor adaptá-las a sua turma. Porém, as sugestões são ricas.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei excelente a maneira como foi conduzido este trablaho. No momento não estou em sala de aula. Estou coordenador escolar, procurando ajudar aos meus companheiro professores. Vou sugerir a todos os professores de língua portuguesa aqui do colégio onde trabalho (Sabino Guerra) Itaira-Ce, a trabalharem este mini projeto com os alunos. Parabens pela idéia brilhante de fazer com que os alunos participem e aprendam a lidar com um dos inigmas da lingua portuguesa, que é o ato de escrever. Um abraç
24/03/2010
Cinco estrelasAula muito dinâmica, conteúdo excelente, inúmeras situações a serem socializadas por todos os alunos.
24/03/2010
Cinco estrelasMil perdões, equivoquei ao escrever a palavra execução no comentário anterior...
24/03/2010
Quatro estrelasA Modalidade/nível de ensino: Ensino Médio Componente curricular: Língua Portuguesa Gêneros discursivos: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal. Autora Rita de Cassia Delconte Ferreira Na minha opinião, está riquíssimo, este planejamento, pois além de praticar a leitura e escrita, tambem utiliza mecanismos audiovisual.
24/03/2010
Quatro estrelasÓtima, acredito na escrita a partir do conhecimento prévio do aluno e das práticas sociais por ele vivida.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente a dica, pois trabalha de forma prazerosa a produção de texto, que é tão odiada pelos alunos.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns, esta proposta é ótima.
24/03/2010
Cinco estrelasGOSTEI MUTO DE SUA AULA,APESAR DE PARECER SIMPLES ELA É RICA EM RECURSOS E ESTRATATÉGIAS
24/03/2010
Cinco estrelasAgradecemos o presente que foi esta aula ao inserirmos em nosso currículo. Os alunos se envolveram bastante nas atividades quando juntamos a mídia impressa e o vídeo. Então, o aprendizado aconteceu. Obrigadas e parabéns.
24/03/2010
Quatro estrelasOs recursos tecnologicos, contribuem na aplicação das aulas, possibilitando maior interesse dos alunos e com isso preparando-os para uma melhor realização de produções textuais, sobre o assunto estudado. Parabenizamos a organização do roteiro das atividades propostas, levando em consideração que sem dúvida fará parte da nossa metodologia que iremos aplicar.
24/03/2010
Cinco estrelasNossa essa ula é muito prazerosa. Já conhecia o poema O bicho pois tive a oportunidade de trabalhar com o mesmo no 1 ano do EM com o projeto Primeiro Aprender...adorei.É fantástico por que retrata um fato real, ao qual os alunos veem acontecer em suas vidas. Muito boa a aula.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito interessante a aula, pois traz para a sala de aula situações do cotidiano. utilizando dois tipos de recursos que envolvem a atençao e interesse dos alunos.
24/03/2010
Cinco estrelasA construção da aula usou todos os metodos para instingar a criação do aluno e a aprticipação de todos, assim colocando em debate, cada um dando sua opnião, valoriza muito a aula, dizer da participação da tecnologia através de pesquisas e a desenvoltura na redação...Enfim todos os campos da criatividade foram usados, com certesa esta turma estára muito bem preparada...
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns Professora! Sua aula está riquíssima de recursos. Acredito que qualquer aluno possa desenvolver um bom texto depois de uma sequência didática tão diversificada!
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito desta proposta, pois trabalha tanto a oralidade quanto à escrita, além de estimular a pesquisa e a interpretação. Parabéns à Professora Rita de Cássia!!!
24/03/2010
Cinco estrelasParabenizo a professora Rita de Cassia pelo planejamento de uma aula que contempla a diversidade de linguagens tanto verbal quanto não verbal, utilizar da tecnologia e por propiciar a interação entre o uso reflexao e uso da linguagem.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei da interação entre filme e poema, porém a proposta de produção textual deixou a desejar, uma vez que não há a proposta de produção de um gêneros discursivo específico, ou a especificação das condições de produção desse gênero. Falar em "escrever uma redação" é muito vago e pouco eficiente para o ensino de produção textual, de acordo com as teorias linguísticas mais recentes.
24/03/2010
Quatro estrelasAchei muito criativa sua aula, muito interessante, uma aula de conscientização. O uso dos recursos tecnológicos são uma bela forma de chamar a atenção dos alunos.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito da sugestão de aula da professora Rita, principalmente, porque ela procurou utilizar recursos que chamam muito a atenção dos alunos, como o vídeo e a Internet. Ela foi muito feliz ao escolher esse poema belíssimo do Manuel Bandeira “O bicho”, que já pude perceber, ao trabalhar esse texto em sala de aula, provoca um impacto muito grande nos alunos num primeiro contato. Acredito que esse impacto é de grande valia, pois provoca a reflexão critica no aluno. Parabéns
24/03/2010
Cinco estrelasÓTIMA
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito. Abre janelas para que alunos(as) e professores(as) possam promover a interdisciplinaridade, refletir e posicionar-se criticamente, acerca de um problema social que envergonha o nosso país paradoxalmente rico e miserável.
24/03/2010
Quatro estrelasNesta aula pode perceber que foi bem adaptada quando foi trabalhada a Produção textual de modo dissertativo e argumentativo, a partir do texto poético, pois o texto poético é muitas vezes difícil a sua compreensão por parte dos educandos, mas através de muita leitura, trabalhos orais , discussões em grupos e leituras grupais, a atividade se torna mais prazerosa e comprensível. A metodologia usada para se trabalhar a interpretação de texto realmente é nesse sentido.
24/03/2010
Quatro estrelasSou professora de Língua Portuguesa e gostei muito da sugestão da aula ,principalmente da relação do texto com o vídeo e o uso do computador produção escrita. Enilda
24/03/2010
Cinco estrelasBastante criativa, dessa forma o aluno se prendre mais ao conteúdo tendo como resultado satisfatório.