Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Informação pela internet: possibilidades para novas descobertas

 

19/06/2014

Autor y Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·      Conhecer sítios da internet que possam ser utilizados para pesquisas;

·      Descobrir a importância da internet para a aprendizagem da leitura e da escrita;

·      Analisar a escrita de palavras;

·      Ampliar o vocabulário;

·      Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;

·      Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.

Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Informação pela internet: possibilidades para novas descobertas

 

Professor, a internet tem sido cada vez mais um recurso utilizado pelos alunos e precisamos trazê-la para um trabalho sistematizado em sala de aula para favorecer a reflexão sobre as suas possibilidades de apoio ao processo de aprendizagem. Por isso, propomos a presente aula como recurso para favorecer a análise crítica dos alunos e o conhecimento de sítios que auxiliam no processo de busca por novos conhecimentos. Vamos lá!

 

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

 

Informação pela internet: possibilidades para novas descobertas

 

Você sabia? Para um planejamento condizente com uma real aprendizagem dos alunos o professor necessita estar atento às diferentes necessidades dos mesmos garantindo os direitos de aprendizagem a todos. Desta forma, é fundamental que seja considerado como pedra angular do planejamento o conhecimento prévio dos alunos e isso, passa pelos saberes cotidianos que são a ponte para a construção e produção de novos conhecimentos pelos alunos.

 

Para saber mais consulte o material abaixo:

 

Fonte: LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B. C. de; CRUZ, M. do C. S. Planejando o ensino para todos: diversificação no trabalho docente. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Alfabetização para todos: diferentes percursos, direitos iguais. Brasília: MEC, SEB, ano 7, unidade , p. 14-20, 2012. Disponível em:< http://www.criciuma.sc.gov.br/site/upload/ckfinder/files/Unidade%2007%20Ano%2001%20AZUL.pdf>. Acesso em: 04 de mar. 2014.

 

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Possibilite um momento para cada aluno falar o que já sabe sobre o que mais gostam de fazer na internet.

 

Depois, liste as preferências dos alunos para o uso da internet e afixe no mural da sala de aula.

 

 

Criando um canal de comunicação

 

 

Professor, atualmente os alunos contam com inúmeras possibilidades de comunicação, que são viabilizadas pelos recursos tecnológicos. Por isso, trazemos uma ideia inovadora de se construir um Blog com a turma, com o intuito de divulgar e até registrar as principais atividades, selecionadas pelos participantes, a toda comunidade escolar e também para outras pessoas que se interessarem pelo tema.

 

Desta forma, o conhecimento cumpre seu papel de socialização e os alunos poderão interagir com outros pesquisadores que também estão envolvidos com o estudo da temática “Internet”. Sendo assim, convide a turma a criar um Blog, utilizando para isso, a atividade “Vamos criar um Blog da turma?”, acessada no sítio do Portal do Professor, disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391>. Acesso em: 03 de jun. 2014.

 

Com a aula proposta acima, os alunos terão oportunidade de realizar passo a passo uma sequência de atividades que culminarão com a construção de um Blog. O mais importante é que percebam a função do Blog e a sua importância para o registro e divulgação do conhecimento. É importante também ressaltar, que os alunos deverão acompanhar as postagens no Blog de possíveis usuários, bem como responder e interagir com outras pessoas, com o acompanhamento e orientação do professor. Para isso, escolha com os alunos as atividades que poderão compor o Blog.

 

Após criarem o Blog, que tal fazer uma pesquisa com a turma sobre a história da internet? Para isso, auxilie a turma a acessar o sítio abaixo e realizarem a leitura do texto online.

 

Aula4.1_junho_2014

Fonte: Sítio: “Smart Kids”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/historia-da-internet.html>. Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

Professor, no sítio abaixo a turma poderá descobrir os nomes de alguns termos utilizados na internet. Para isso, auxilie-os na leitura do texto online:

 

Aula4.3_junho_2014

Fonte: Sítio: “Aisa”. Disponível em: < http://www.aisa.com.br/diciona.html>. Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

Após a leitura, peça para  cada aluno criar em seu caderno de Língua Portuguesa o seu próprio dicionário da internet. Para isso, organize os alunos em duplas e peça para  juntos, criar um significado próprio para cada termo. Explique-lhes que a maioria das palavras que descobrimos têm sua origem no idioma Inglês. Veja abaixo quais são os termos:

 

DICIONÁRIO

 

@ (arroba)

 

Anti-vírus

Attachment

Avatar

Banda larga

Banner

Browser

Byte

Comércio eletrônico

Cookies

Download

E-mail

Firewall

Hackers

Hipertexto

Homepage

HTML ou Hyper Text Markup Language

HTTP ou Hyper Text Transfer Protocol

Links

Lista de discussão

Portal

Search engines

Spam

Vírus

 

Depois de criarem o dicionário próprio, peça que os alunos descubram as palavras do jogo da forca abaixo. Explique para a turma que poderá consultar a lista do caderno de Língua Portuguesa.

 

Aula4.4_junho_2014

Fonte: Sítio: “Smart Kids”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-forca-termos-da-internet.html>. Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

 

Pesquisa na internet!

 

Professor, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos. Peça que explorem o sítio abaixo e descubram as curiosidades e também assuntos diversos.

 

Aula4.5_junho_2014

Fonte: Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/>. Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

Após a exploração peça para cada grupo escolher um dos temas tratados para realizarem uma pesquisa. Explique para a turma que os alunos terão como desafio realizar a leitura do texto online e se acharem necessário, poderão buscar outras informações em outros sítios.

 

Os grupos deverão escolher um tema, realizar um estudo aprofundado sobre o mesmo e descobrir uma dinâmica diferenciada para explicar o assunto para a turma. Desta forma, cada grupo poderá optar:

 

·         Por uma apresentação em slides;

·         Por uma dramatização;

·         Por uma explicação oral;

·         Pelo recurso de cartazes e outros.

 

Professor, quando todos estiverem prontos, faça o momento de socialização das apresentações e aproveite para registrar em forma de vídeo, utilizando para isso o laptop Classmate, a partir do caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam) ou (Área de Trabalho > Câmera).O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o "botão vermelho". Outra opção é utilizarem máquina fotográfica digital no modo filmar.

Dependendo da dinâmica escolhida pelo grupo, poderão ocorrer diversas atividades, mas em todas elas você deverá orientar os procedimentos, para que consigam um bom desempenho.

 

Após a apresentação dos grupos, faça um momento de diálogo a partir dos seguintes aspectos:

 

·         Como foi a pesquisa?

·         O que o sítio pesquisado tem de interessante?

·         O que o texto online trouxe de novidade?

·         O que você achou mais fácil e mais difícil ao realizar a pesquisa online?

·         Quais temas você tem interesse em pesquisar?

 

 

Sessão pipoca! De olho no filme!

 

Professor, assista com a turma ao vídeo sugerido no sítio abaixo. Para isso, escolha um local confortável e se possível faça uma sessão pipoca!

 

Aula4.6_junho_2014

Fonte: Sítio: “TV Escola”. Disponível em: <http://turmadamonica.uol.com.br/video/turma-da-monica-chico-bento-em-a-hora-da-onca-beber-agua/>. Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

Após assistirem ao vídeo, converse com a turma sobre alguns aspectos:

 

  • O que acharam do vídeo?
  • Foi legal assistir ao vídeo pela internet?
  • O que descobriram a partir do vídeo?

 

Professor, após trocar ideias com a turma, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos e peça para escolherem um tema, com o qual deverão escrever uma história. Explique que o desafio é que terão que dramatizar a história, a qual será filmada. Para isso, a turma poderá organizar a história, pensar no cenário e nas roupas dos atores e utilizar o laptop Classmate para filmar, acesso a câmera a partir do caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam) ou (Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o "botão vermelho". Você poderá filmar as dramatizações para ajudar o grupo.

 

Depois de tudo organizado e as filmagens feitas, assista com a turma aos vídeos e em seguida insira os mesmos no Blog da turma para que toda a comunidade escolar possa ter acesso. Assim, a turma vai compreender que a internet também é um canal em que eles fazem parte.

 

Agora, proponha para a turma que acessem o sítio sugerido abaixo e descubram a história do folclore. É importante que a turma perceba a riqueza e as possibilidades de novas descobertas, utilizando o recurso da internet. 

 

 

Após assistirem ao vídeo, proponha que cada aluno fale sobre o que compreendeu e também se conhecem alguma história do folclore. Depois, organize os alunos em duplas e solicite que façam uma pesquisa e encontrem um vídeo na internet que tenha alguma história do folclore brasileiro. Quando encontrarem, peça para que escrevam um pequeno resumo da história para ser socializado com a turma. 

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

 

Vamos jogar na internet?

 

Professor, a partir do sítio abaixo a turma poderá descobrir jogos interessantes que envolvem diversão e também muita aprendizagem. Deixe que explorem o sítio e depois peça que joguem o jogo: “A mensagem decifrada”.

 

 

Aula4.7_junho_2014

Fonte: Sítio: “TV Escola”. Disponível em: <http://tvescola.org.br/jurubebas/>. Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

A partir do jogo acima, que tal criar com a turma uma carta enigmática? Para isso, organize os alunos em duplas e peça que elaborem uma frase sobre o que acharam do jogo. Auxilie os alunos na correção das palavras. Depois, peça  que substituam algumas letras por algum símbolo, como no jogo em que, por exemplo, a letra M foi substituída por um raio. Depois, peça para que reescrevam a frase, só que agora colocando no lugar da letra o símbolo referente à mesma. Peça que façam uma legenda, veja o exemplo abaixo:

 

Aula4.2_junho_2014

 

Depois que a frase estiver completa, peça para cada dupla trocar a frase com outra dupla, para que os colegas possam decifrar a mensagem e descobrir o que os outros alunos acharam do jogo.

 

 

Agora, proponha que acessem o sítio abaixo e descubram novas palavras e também aprendam mais sobre a formação de palavras com a cruzadinha.

 

Aula4.8_junho_2014

Fonte: Sítio: “Turma da Mônica”. Disponível em: <http://www.jogosdaturmadamonica.net/cruzadinha-turma-da-monica/>. Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

Após jogarem, organize os alunos em duplas e peça  que cada dupla escolha quatro palavras. Explique que os alunos terão como desafio formar uma cruzadinha, semelhante à do jogo, para que outra dupla possa responder. Para isso, a dupla terá que pensar na palavra e também fazer o seu desenho, que será a referência para os colegas responderem.

 

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Uma lista de links

 

Professor, construa com a turma uma lista de sítios que possam ser utilizados para:

 

·         Fazer pesquisa;

·         Realizar leitura de histórias;

·         Jogar;

·         Escrever;

·         Ver vídeos.

 

Para isso, organize os alunos em duplas, sendo que cada dupla deverá encontrar no mínimo, dois sítios para os temas acima. Para o registro, peça que utilizem o laptop Classmate, a partir do programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou (Metasys > Aplicativos > KWord) , ou outro editor de texto.

Explique para a turma que terá como desafio criar a lista de sítios e abaixo do endereço eletrônico e do nome do sítio, os alunos deverão escrever um resumo sobre o sítio, contendo informações sobre o mesmo. Para isso, a turma poderá fazer uma pesquisa e descobrir os sítios interessantes e também explorá-los para poder escrever o resumo do mesmo. Os alunos poderão ainda, copiar imagens que representem o sítio para ilustrar o mesmo. Veja um exemplo a seguir:

 

Revista online Super Interessante

 

Aula1.2_mar_2014

Fonte: Sítio: “Super Interessante”. Disponível em: <http://super.abril.com.br/>. Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

Revista com reportagens interessantes sobre temas variados, que pode auxiliar estudantes em pesquisas e atualização de assuntos do dia a dia.

 

Professor, a turma poderá acessar o sítio do Portal do Professor sugerido abaixo e descobrir uma variedade de links para pesquisa. Desta forma, vocês terão um acervo para consulta e auxílio na atividade proposta acima.

 

Fonte: Sítio: “Portal do Professor”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links.html>. Acesso em: 05 de jun. 2014

Quando as listas estiverem prontas, faça um momento de troca de ideias na turma e insira as descobertas no Blog da turma, para que toda a comunidade escolar tenha acesso.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Folclore Vídeo
Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Sítio: "Smart Kids". Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/meios-de-comunicacao-internet.html>. Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

Sugestões de links para professores:

Sítio: "Super Interessante". Disponível em: <http://super.abril.com.br/tecnologia/lugar-crianca-internet-494435.shtml>.  Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

Sítio: "TV Escola". Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=5908>.  Acesso em: 05 de jun. 2014.

Avaliação

A avaliação deverá permear todo o trabalho pedagógico e pode ser realizada pela observação e registro que envolve aspectos como a participação dos alunos no decorrer do trabalho, das possíveis facilidades e dificuldades que encontrarem no caminho. Portanto, verifique se os alunos: refletiram e compreenderam o sistema alfabético da escrita por meio da análise da escrita de palavras: ampliaram o vocabulário e souberam utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula. Sabemos que o trabalho pedagógico poderá ser reconfigurado mediante a avaliação do processo, cumprindo sua função de favorecer a aprendizagem. 

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.