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Qual a diferença entre fertilização in vitro e inseminação artificial em seres humanos?

 

18/06/2014

Autor y Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, conforme competência de área 4 da matriz de referência de Ciências e suas Tecnologias do ENEM.

Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, conforme habilidade H14 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências biológicas, conforme habilidade H17 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Interpretar experimentos ou técnicas que utilizam seres vivos, analisando implicações para a saúde, conforme habilidade H29 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas do Sistema Reprodutor Feminino e Masculino (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: Conhecendo o assunto

 

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição de um vídeo sobre fertilização in vitro e inseminação artificial em seres humanos (Figura 1 e 2).


Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir aos vídeos nos computadores acessando o link http://www.youtube.com/watch?v=z1wbtnwpsCk e http://www.youtube.com/watch?v=ao5eqdEK8RQ   (Acesso em 01 de junho  de 2014).

 
Comentário:

 

Caso seja necessário, o professor pode, previamente, fazer o download dos vídeos e gravá-los em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.


Observação:
 

Fica a critério do professor a interrupção parcial dos vídeos para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do vídeo seguida de discussão.

 

Figura 1: Animação 3D de como a Inseminação Artificial Funciona (2:41)

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Fonte: Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=z1wbtnwpsCk  (Acesso em 01 de junho de 2014).

 

Figura 2: Animação 3D de como a FIV Funciona (3:21)

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Fonte: Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=ao5eqdEK8RQ  (Acesso em 01 de junho de 2014).

 

O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo dos vídeos.


Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem ao Questionário de Contextualização.


Observações:
 

1. O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição dos vídeos poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.


2. Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização no documento de um editor de texto – como, por exemplo, o software Microsoft Word – e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do questionário.


Questionário de Contextualização


1 – O que é inseminação artificial?
2 – Por que as amostras dos espermas precisam ser preparadas em laboratório para a inseminação artificial? Explique.
3 – Por que a fertilidade feminina diminui rapidamente depois dos 35 anos?
4 – Em que momento o óvulo feminino está pronto para a fecundação na inseminação artificial?
5 – Como é realizada a fertilização in vitro?
6 – O que acontece com os óvulos e espermatozóides retirados para o processo de fertilização in vitro?
7 – Depois de quantos dias o embrião saudável é introduzido no útero feminino no processo de fertilização in vitro?


Comentário:


Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do questionário, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento a possíveis equívocos, cabendo a ele, sempre que necessário, intervir ou complementar as respostas.



Segundo momento: aprendendo um pouco mais


Preparação do ambiente:


Nesse momento da aula, cabe ao professor orientar os alunos a se organizarem em quatro grupos. Esses grupos deverão posicionar as carteiras em forma de pequenos círculos e cada um deles ficará responsável pela leitura e discussão de um dos textos destacados abaixo. Cada membro do grupo, sucessivamente até o término do texto, deverá ler um parágrafo em voz alta, tomando o cuidado de usar um tom de voz adequado para que os demais membros do seu grupo possam ouvi-lo, mas sem interferir na leitura dos demais grupos. Dessa forma, todos se manterão atentos ao longo da leitura.


Grupo 1: Inseminação artificial: o método mais antigo de fertilização, site Minha Vida
Fonte: Disponível:  http://www.minhavida.com.br/familia/tudo-sobre/16480-inseminacao-artificial-o-metodo-mais-antigo-de-fertilizacao   (Acesso em 01 de junho de 2014)


Grupo 2: Fertilização In Vitro: o famoso bebê de proveta, site Minha Vida
Fonte: Disponível: http://www.minhavida.com.br/familia/tudo-sobre/16499-fertilizacao-in-vitro-o-famoso-bebe-de-proveta    (Acesso em 01 de junho de 2014)


Grupo 3: Qual a diferença entre fertilização e inseminação?, site Revista Superinteressante
Fonte: Disponível: http://super.abril.com.br/ciencia/qual-diferenca-fertilizacao-inseminacao-677756.shtml?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_super     (Acesso em 01 de junho de 2014)


Grupo 4: Diferenças entre inseminação artificial e fertilização in vitro
Fonte: Disponível: http://super.abril.com.br/saude/diferencas-inseminacao-artificial-fertilizacao-in-vitro-441060.shtml   (Acesso em 01 de junho de 2014)



Observação:


O professor poderá executar previamente o download dos textos nos sites mencionados e providenciar uma cópia para os grupos.


Finalizada a leitura dos textos, cada grupo deverá apresentar oralmente, para os demais colegas de classe, uma síntese do texto lido, destacando os aspectos que considerou mais importante. Para tanto, os alunos deverão posicionar as carteiras em forma de um grande círculo para facilitar a comunicação com a turma.  apresentações podem ter o tempo limitado a cinco minutos cada. Concluída essa apresentação, o professor poderá passar para o momento seguinte da aula.


Terceiro momento: Pesquisa on-line


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática, utilizando computadores com acesso à internet, caderno para anotações, caneta e lápis.


Para a utilização dos computadores, o professor deverá organizar a turma em cinco grupos com, pelo menos, cinco integrantes cada. Cada grupo deve contar com, no mínimo, um computador.


Observação:


Caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática, o professor poderá orientar os alunos a realizarem a coleta de dados em casa, mantendo a organização em grupos.


Como se vê abaixo, cada um dos cinco grupos ficará responsável por coletar dados sobre doenças que causam infertilidade feminina, consultando, para tanto, sites específicos.


Mais especificamente, cabe ao professor orientar cada um dos cinco grupos a coletar dados relativos:
 

  –aos sintomas da doença designada para o grupo.

 ao diagnóstico da doença designada para o grupo.

 –à prevenção da doença designada para o grupo.

 –ao tratamento da doença designada para o grupo.


Os grupos deverão selecionar e arquivar, em um documento de um editor de texto – como, por exemplo, o Microsoft Word – as informações e as imagens que considerarem mais importantes, a partir dos parâmetros estabelecidos. As informações selecionadas, bem como as imagens, serão utilizadas no momento seguinte da aula.


Sites indicados para consulta:



Grupo 1: Síndrome dos Ovários Policísticos
Fonte: Disponível: http://www.apfertilidade.org/web/principais-causas-de-infertilidade-feminina   (Acesso em 01 de junho de 2014).
Fonte: Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/sindrome-do-ovario-policistico (Acesso em 01 de junho de 2014).
Fonte: Disponível: http://drauziovarella.com.br/mulher-2/sindrome-do-ovario-policistico/ (Acesso em 01 de junho de 2014).


Grupo 2: Endometriose
Fonte: Disponível: http://www.apfertilidade.org/web/principais-causas-de-infertilidade-feminina   (Acesso em 01 de junho de 2014).
Fonte: Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/endometriose (Acesso em 01 de junho de 2014).
Fonte: Disponível: http://drauziovarella.com.br/mulher-2/endometriose/  (Acesso em 01 de junho de 2014).


Grupo 3: Obstrução tubar
Fonte: Disponível: http://www.apfertilidade.org/web/principais-causas-de-infertilidade-feminina  (Acesso em 01 de junho de 2014).
Fonte: Disponível: http://www.maeaflordapele.com/2011/08/infertilidade-obstrucao-das-trompas.html (Acesso em 01 de junho de 2014).
Fonte: Disponível: http://infoinferfem.blogspot.pt/2013/10/obstrucao-tubar.html   (Acesso em 01 de junho de 2014).


Grupo 4: Muco cervical incompetente
Fonte: Disponível: http://www.apfertilidade.org/web/principais-causas-de-infertilidade-feminina   (Acesso em 01 de junho de 2014).
Fonte: Disponível: http://infoinferfem.blogspot.pt/2013/09/muco-cervical-incompetente.html  (Acesso em 01 de junho de 2014).
Fonte: Disponível:   http://infertipedia.wikispaces.com/Infertilidade+Feminina  (Acesso em 01 de junho de 2014).


Grupo 5: Gravidez ectópica
Fonte: Disponível: http://www.apfertilidade.org/web/principais-causas-de-infertilidade-feminina (Acesso em 01 de junho de 2014).
Fonte: Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/gravidez-ectopica  (Acesso em 01 de junho de 2014).
Fonte: Disponível: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?220  (Acesso em 01 de junho de 2014).



Quarto momento: Organizando um seminário de pesquisa


Preparação do ambiente:
 

Esse momento da aula poderá ser desenvolvido em sala de aula, ou em outro local a critério do professor, e consiste na apresentação de seminários de pesquisa.


Serão utilizadas as informações e imagens selecionadas e arquivadas pelos grupos no momento anterior da aula. Nesse sentido, cabe ao professor orientar os alunos a manterem os mesmos grupos.


O seminário de pesquisa nada mais é do que um procedimento metodológico que envolve o estudo e a apresentação em grupo sobre um determinado assunto - informação disponível em: http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario  (Acesso em 01 de junho de 2014).


A apresentação dos grupos poderá ser feita por meio de exposição oral, utilização do quadro-negro, flip-chart, cartazes, etc.


Cabe ao professor, após a apresentação de todos os seminários, abrir espaço para uma discussão, estimulando os alunos a identificarem as informações que puderam adquirir a partir do trabalho dos colegas. Além disso, ele deve acompanhar a apresentação dos grupos de modo a intervir para enfatizar informações relevantes, bem como para promover uma síntese das conclusões.

 

Quinto momento: viajando no conhecimento

 
Preparação do ambiente:


Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática, pois serão necessários computadores com acesso à internet.


Os alunos deverão trabalhar individualmente ou em duplas e serão convidados pelo professor a acessar o site http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10615/fertilizacao_in_vitro.swf     (Figura 3), por meio do qual poderão, de forma lúdica, aprender um pouco mais sobre o sistema de fertilização in vitro.


Vale destacar que o site é autoexplicativo: basta seguir os comandos apresentados automaticamente.


Figura 3: Fertilização in vitro

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Fonte: Disponível: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10615/fertilizacao_in_vitro.swf (Acesso em 01 de junho de 2014)

 

Sexto momento: Redação


Preparação do ambiente:
 


Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção dos textos 1 e 2. O professor pode também “copiar” e “colar” esses textos em um documento do software Microsoft Word e imprimi-los em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula.

 

Texto 1 – Primeiro bebê de proveta do mundo comemora 35º aniversário, site Rádio Voz da Rússia
Fonte: Disponível: http://portuguese.ruvr.ru/2013_07_25/primeiro-bebe-de-proveta-do-mundo-comemora-35-aniversario-2050/  (Acesso em 01 de junho de 2014).


Texto 2 – Primeira bebê de proveta do Brasil diz como cresceu em meio à curiosidade, site Folha de São Paulo
Fonte: Disponível: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/06/1463528-primeira-bebe-de-proveta-do-brasil-diz-como-cresceu-em-meio-a-curiosidade.shtml   (Acesso em 01 de junho de 2014).


O professor deverá solicitar que um aluno leia em voz alta o Texto 1 e outro aluno faça o mesmo com o Texto 2.


Com base no conteúdo já trabalhado na aula e a partir das informações veiculadas por meio dos textos lidos, o professor deverá orientar os alunos a, individualmente, elaborarem uma redação com o seguinte tema:

 

 - Bebê de proveta: vantagens e desvantagens

 

Essa atividade poderá ser feita em conjunto com o professor de Língua Portuguesa, que poderá, durante sua aula, realizar com alunos uma discussão sobre como elaborar uma redação dissertativa. Com isso, os alunos podem obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula em ambos os conteúdos.

Cabe ao professor promover a socialização convidando os alunos a exporem suas redações no mural da sala. Se o espaço do mural for insuficiente para expor todas as redações concomitantemente, o professor pode realizar um rodízio diário das redações adotando como critério, por exemplo, a ordem alfabética da lista de presença.

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:


Artigo: “Fertilização”, site Youtube
Fonte: Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=mg9qLsgd4e4 (Acesso em 01 de junho de 2014).



Artigo: “Infertilidade”, site Minha Vida
Fonte: Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/infertilidade (Acesso em 01 de junho de 2014).
 


Sugestões de links para os alunos:


Artigo: “Infertilidade”, site Gineco
Fonte: Disponível:  http://www.gineco.com.br/saude-feminina/infertilidade/(Acesso em 01 de junho de 2014).


Artigo: “Bebê de proveta”, site Wikipedia
Fonte: Disponível:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Beb%C3%A9-proveta(Acesso em 01 de junho de 2014).

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho no seminário de pesquisa ou na redação.

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